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Programa Nacional Escola de Gestores Curso de especialização latu sensu em Gestão Escolar.

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Apresentação em tema: "Programa Nacional Escola de Gestores Curso de especialização latu sensu em Gestão Escolar."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional Escola de Gestores Curso de especialização latu sensu em Gestão Escolar

2 GT Interinstitucional (coordenação local) Parceiros –MEC/SEB, Ceinf/MEC, Consed, Undime, Unesco, Andifes, Anped, ANPAE, Forumdir, FNDE/Fundescola, CNTE. Coordenação técnico-operacional do Programa (Gestão físico-financeira) Coordenação pedagógica do curso (coordenação de áreas)

3 Breve histórico - MEC Referências na expansão do Programa - Avaliação do projeto-piloto realizada pelo INEP; - Estudo realizado sobre programas voltados à formação de gestores escolares: PROGESTÃO, PROGED, CINFOP, Programa de Formação de Gestores da Educação Básica – UFJF e o Programa Escola de Gestores da Educação Básica/INEP. Documentos de referência Constituição Federal de 1988 (artigo 205 e 206) LDB (Lei nº 9.394/96) Plano Nacional de Educação (PNE)

4 Objetivo geral Contribuir com a formação efetiva de gestores educacionais da escola pública, de modo que disponham de elementos teórico-práticos que viabilizem uma educação escolar básica com qualidade social. Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como PROGESTÃO, PROGED, CINFOP, Programa de Formação de Gestores da Educação Básica – UFJF.

5 Objetivos específicos -Formar em nível de especialização gestores educacionais das escolas públicas da Educação Básica; - Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

6 Participantes A proposta de formação destina-se à equipe gestora da escola: Diretor e Vice-diretor (até 2 por escola)

7 Critérios de seleção - Ter concluído curso de graduação plena; - Ser gestor, de cargo efetivo e estar em exercício, de escola pública municipal eou estadual de educação básica; - Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso; - Estar disposto a compartilhar o curso com o coletivo da escola; - Evidenciar disposição para construir, com a comunidade escolar e local, o Projeto Político-Pedagógico no estabelecimento de ensino onde atua.

8 Duração do curso 400 h/aula –40 horas presenciais – NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional/IAT) –360 horas a distância – Moodle (servidor MEC)

9 Eixos temáticos norteadores O direito à educação e a função social da escola básica Políticas de educação e a gestão democrática da escola Projeto Político-Pedagógico e práticas democráticas na Gestão Escolar

10 Contexto UFBA Execução: Faculdade de Educação

11 Comitê interinstitucional (coordenação local) UFBA/Faced José Wellington Aragão Undime Adilza Carolina Teixeira SEC/BA Penildon Silva Pena Filho

12 Equipe Coordenação: Prof o Wellington Aragão – Vice-coordenação: Prof a Jocelma Rios – Coordenação Salas ambiente Projeto vivencial: Prof a Sandra Maria Siqueira – Fundamentos do direito à educação: Prof o Irenilson Barbosa - Políticas e gestão da educação: Prof a Ronaldo Venas – Planejamento e práticas: Prof o Cleverson Suzart – Tópicos especiais: Prof a Jacqueline Silva Oficinas tecnológicas: Prof o José Mário Aleluia Oliveira –

13 Equipe Apoio técnico: Edilene Alves Apoio tecnológico: Tennessy Mnemosyne Estagiários: Bruno Soares Natália Mazzafera Mariana Kowalski Eugles Oliveira

14 Equipe Coordenação de assistência: Mary Valda Sales (SEC/BA) Maria das Graças Silva Bispo (Undime)

15 Operacionalização do curso 40 h presenciais – NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) –Sala ambiente Introdução do curso e ao ambiente virtual 360 h a distância – Moodle (servidor MEC) –PV-Sala ambiente Projeto vivencial – 120 h –FDE-Sala ambiente Fundamentos do direito à educação – 60 h –PGE-Sala ambiente Política e gestão da educação – 60 h –PPGE-Sala ambiente Planejamento e prática da gestão escolar – 60 h –TE-Sala ambiente Tópicos especiais (Saúde na escola) – 30 h –Sala ambiente Oficinas tecnológicas – 30 h Sala PGE Sala TE Sala PPGE Ambiente Moodle Sala OT Sala FTE Sala PV

16 Operacionalização do curso 6Suporte tecnológico 2Apoio técnico-administrativo 10Professor de Turma – Sala OT 10Professor de Turma – Sala TE 10Professor de Turma – Sala PPG 10Professor de Turma- Sala PGE 10Professor de Turma – Sala PDE 10Professor de Turma – Sala PV 20Assistência de Turma 2Coordenação de Assistência 6Coordenação de Sala Ambiente 1Vice-Coordenação Geral 1Coordenação Geral Qtd Profissionais

17 Distribuição das vagas P ó loEstadual/Municipal 1- Salvador (2 p ó los)40 / Feira de Santana20 / Itabuna20 / Jequi é 20 / Juazeiro20 / Barreiras20 / Alagoinhas20 / Guanambi20 / Vit ó ria da Conquista20 / 20 Total200 / 200 = 400

18 Obrigada! Escola de Gestores Faculdade de Educação - FACED Tel:


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