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Cenários Profa. Lillian Alvares Curso de Arquivologia / Universidade de Brasília.

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Apresentação em tema: "Cenários Profa. Lillian Alvares Curso de Arquivologia / Universidade de Brasília."— Transcrição da apresentação:

1 Cenários Profa. Lillian Alvares Curso de Arquivologia / Universidade de Brasília

2 Cenário Descrição de um futuro possível, com a explicitação dos eventos que levariam à sua concretização.

3 Visão de Futuro Fatos Portadores de Futuro: Fator de mudança que produzirá uma tendência importante amanhã

4 Tipos de Cenário Cenários Exploratórios Analisar possíveis futuros, alternativos, dentro dos limites de conhecimento antecipáveis (não embutem desejos ou preferências)

5 Tipos de Cenários Cenários Desejáveis Expressão do futuro, baseada na vontade de uma coletividade, refletindo seus anseios e expectativas, e delineando o que se espera alcançar, num horizonte dado.

6 Metodologia 1 Elaboração de Cenários Exploratórios e Probabilísticos 2 Análise do Cenário de maior Probabilidade 3 Cenário Desejado

7 Função do Cenário Organizar a incerteza em um número limitado de opções, e possibilitar ao planejador avaliar as decisões, apesar do alto grau de incerteza envolvido

8 O que é cenário

9 c2008, Valentim O que é cenário ? É um método para ordenar as percepções acerca de alternativas futuras, visando a tomada de decisão e planejamento

10 O que é cenário ? É um método de previsão estratégica, que mostra uma preocupação integral por todas as variáveis da atividade organizacional

11 O que é cenário ? É um método especulativo que contempla o futuro como uma realidade múltipla e indeterminada

12 O que é cenário ? É um método qualitativo que demanda um esforço temporal e econômico

13 c2008, Valentim O que é cenário ? Cria diferentes possibilidades de visualizar o futuro

14 O que é cenário ? Facilita o planejamento de ações direcionadas ao que se pretende atingir no futuro

15 O que é cenário ? Garante estratégias mais bem formuladas

16 O que é cenário ? Possibilita a criação de diferentes planos de ação, que podem ser utilizados quando existirem mudanças no ambiente

17 O que é cenário ? Amplia a perspectiva e a visão empresarial.

18 Etapas de elaboração de um cenário

19 Etapas Formulação das estratégicas Implicações Desenvolvimento de cenários Tendências, perspectivas e mudanças Caracterização da empresa

20 Etapa 1 – Caracterização da Empresa Conhecimento do entorno organizacional; Compreensão da organização como um sistema complexo; Determinação dos fatores chave.

21 Etapa 2 – Análise das tendências, perspectivas e mudanças Identificar e analisar as tendências e perspectivas de mudanças; Avaliar as tendências de mudanças em função do nível de impacto e do grau de incerteza.

22 Etapa 3 – Criação e desenvolvimento de cenários Eleição das principais variáveis/hipóteses do processo; Desenvolver quatro cenários;

23 Etapa 4 – Determinação das implicações Desenvolver as implicações de cada cenário sobre o sistema funcional da organização; Identificar as brechas existentes no sistema funcional da empresa.

24 Etapa 5 – Formulação das estratégias empresariais Identificar os futuros nichos de mercado; Formular as estratégias de ação de médio e longo prazo; Desenvolver ações estratégicas específicas para adequar o sistema funcional da organização aos cenários possíveis.

25 Elaboração de Cenários

26 Elaboração O planejamento por meio de cenários advém da observação de que, dada a impossibilidade de saber exatamente como será o futuro, uma boa decisão a tomar ou estratégia a adotar será aquela que se comporte bem em vários futuros possíveis.

27 Elaboração Para encontrar esta estratégia robusta, os cenários são criados no plural, de tal forma que cada cenário diverge substancialmente dos outros.

28 Elaboração Estes conjuntos de cenários são essencialmente histórias especialmente montadas a respeito do futuro, cada uma delas modelando um mundo distinto e plausível no qual eventualmente teríamos que viver e trabalhar.

29 Elaboração Ainda assim, a finalidade do planejamento através de cenários não é destacar eventos futuros, porém enfatizar forças de grande escala que levam o futuro para diferentes direções.

30 Elaboração O planejamento através de cenários diz respeito à visualização destas forças, de maneira que, se elas vierem a acontecer, o planejador pelo menos será capaz de reconhecê-las. Diz respeito a tomar decisões melhores.

31 A importâncias dos Cenários

32 A Importância dos Cenários As empresas prevêem mudanças lineares Elas olham do presente para o futuro, extrapolando através das tendências atuais

33 A Importância dos Cenários Mas o ambiente é um sistema caótico Pequenas mudanças podem ter grandes conseqüências Os períodos de estabilidade são curtos Quanto mais as relações internas do sistema se tornam não- lineares, mais imprevisível ele se torna

34 A Importância dos Cenários O risco vem das mudanças descontínuas Posicionando-se do futuro, olhando para o passado, podemos nos perguntar o que fizemos para chegar lá Poderemos identificar as ações que nos levarão para frente Precisamos montar cenários alternativos de futuro para poder avaliar as ações a serem tomadas no presente

35 A Importância dos Cenários O planejamento de cenários pode ser organizado dentro da empresa reunindo: Líderes Especialistas de áreas decisivas Facilitadores que garantam resultados positivos

36 Detalhamento da Etapa 3 - Construção de cenários

37 Priorizar os impulsionadores Identificar variáveis significativas que possam gerar diferentes futuros Hierarquizá-las segundo o possível impacto sobre o setor e o graus de incertezas

38 Construir cenários conceituais Analisar descobertas da pesquisa; Debater o conhecimento acumulado sobre dez impulsionadores principais para um período de dez anos ou mais; Imaginar futuros em que alguns desses impulsionadores divirjam do conhecimento acumulado; Identificar as análises necessárias para legitimar a coerência dos cenários conceituais.

39 Finalizar os cenários Examinar o trabalho de análise; Completar o cenários com pressupostos complementares sobre outros impulsionadores; Debater estratégias que possam levar ao sucesso nos diferentes cenários

40 Desenvolver a visão Descrever o futuro que a equipe deseja para a empresa; Compará-lo à realidade atual; Identificar as poucas iniciativas, de alta alavancagem, que desencadearão o processo de mudanças necessárias para concretizar a visão; Tratar das questões de liderança

41 Encaminhamento para o Planejamento Recrutar líderes para as iniciativas; Colocar equipes para trabalhar nas estratégias detalhadas; Reformular processos, necessidades de recursos e estrutura organizacional; Alinhar medições de desempenho e recompensas; Transmitir a visão, os comportamentos desejados e as ações de apoio.

42 impulsionadores

43 Impulsionadores São as forças que determinam o futuro do ambiente

44 Impulsionadores Comuns Fatores Tecnológicos: desenvolvimento de novos materiais, biotecnologia, telecomunicações e informática, etc Valores Sociais: estilos de vida, comunicações e padronização da cultura mundial, expansão da democracia, sociabilidade em rede, etc Forças demográficas: crescimento populacional, padrões de vida, envelhecimento da população, etc. Questões econômicas: dinâmica da competição, disparidades de renda na população, etc Mudanças Políticas: globalização, segurança, entidades supra-nacionais, novos relacionamentos, desenvolvimento econômico, etc

45 Impulsionadores: Como identificar Compreender os pontos de sua cadeia de valor em que a competitividade pode ser afetada por mudanças tecnológicas, sociais, demográficas, econômicas, políticas, etc Mapear os vários futuros decorrentes de tais mudanças Integrar os resultados em suas visões e em seus planos de ação


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