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Colégio Objetivo Araraquara. 3º ano

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Apresentação em tema: "Colégio Objetivo Araraquara. 3º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Objetivo Araraquara. 3º ano - 2013
Professor: Elias Campos Disciplina Geometria Plana, Espacial e Descritiva.

2 Definições e Postulados
Geometria Plana 1

3 Ponto É um ente geométrico adimensional. E representamos o ponto por uma letra maiúscula do alfabeto.

4 Reta Dados dois pontos, há uma reta formada por tais pontos.

5 Retas paralelas Retas paralelas são aquelas que não possuem pontos em comum.

6 Retas concorrentes São retas que possuem um ponto em comum.
Para B ϵ r, Ǝ Bϵ s. Logo, r Ω s = B.

7 Retas coincidentes São aquelas que possuem todos os pontos em comum. Para todo P ϵ r, Ǝ Pϵ s. Logo, r = s.

8 Semirreta É um ente geométrico que possui inicio mais não possui fim. Um ponto quando truncado divide uma reta em duas semirretas. Semirreta

9 Segmento de reta É um “pedaço” da reta, um ente geométrico que tem início e tem fim, ou seja, pode ser medido. Segmento de reta

10 Segmentos de retas congruentes
São segmentos de reta que possuem a mesma medida. Observe que

11 Ponto médio de um segmento de reta
Se, C é ponto médio do segmento Então,

12 Região Convexa É uma região, onde ao tomarmos dois pontos quaisquer, internos a essa região, conseguimos traçar um segmento de reta que estará totalmente contido nessa região.

13 Região côncava ou não convexa
E a região que ao tomarmos dois pontos quaisquer no seu interior, e formarmos com eles um segmento de reta, pode ocorrer desse segmente não estar totalmente contido nessa região. Note que C S, mas, C S.

14 ângulos São objetos geométricos formados por duas semirretas de mesma origem. Ângulo

15 Ângulos Consecutivos São aqueles que possuem um mesmo vértice e pelo menos um lado em comum. Os Ângulos e são consecutivos.

16 ângulos Adjacentes São aqueles que possuem um lado em comum, mas não pontos internos em comum. Observe que os ângulos e são adjacentes

17 Ângulos congruentes São dois ou mais ângulos que possuem a mesma medida. Assim, α≈β.


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