A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obesidade, é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obesidade, é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Obesidade, é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono e osteoartrite.

3 Causas: Fatores psicológicos Fatores genéticos Fatores Ambientais

4 Sintomas e Sinais O ganho de peso geralmente acontece ao longo do tempo. A maioria das pessoas sabe quando engordou. Entretanto, mas alguns sinais e sintomas de obesidade incluem: * Roupas parecendo apertadas e necessidade de usar números maiores. * A balança mostrando que você ganhou peso. * Ter gordura extra ao redor da cintura. * Índice de massa corpórea e circunferência da cintura maiores do que o considerado normal.

5 DOENÇAS Determinadas doenças físicas e mentais e algumas substâncias farmacêuticas podem predispor à obesidade. Além da cura dessas situações poder diminuir a obesidade, a presença de sobrepeso pode agravar a gestão de outras. Males físicos que aumentam o risco de desenvolvimento de obesidade incluem diversas síndromes congênitas (acima mencionadas), hipotiroidismo Síndrome de Cushing e deficiência do hormônio do crescimento. Certas enfermidades psicológicas também podem aumentar o risco de desenvolvimento de obesidade,diabetes disfunções alimentares como bulimia nervosa.

6 Síndrome de Cushing A síndrome de Cushing é uma condição que ocorre quando o corpo da pessoa é exposto a muito hormônio cortisol. A síndrome de síndrome de Cushing acontece em decorrência de duas causas: * Medicação que faz que o corpo fabrique muito cortisol, ou o próprio medicamento contém cortisol. Isso pode ocasionar nível de cortisol acima do normal no organismo. * O próprio corpo da pessoa fabrica mais cortisol do que o necessário. O sintomas mais comuns da síndrome de Cushing podem incluir: * Obesidade na parte superior do corpo, face e pescoço redondos, e braços e pernas finos. * Taxa de crescimento baixa em crianças. * Problemas de pele, como acne. * Pressão alta. * Fraqueza óssea e muscular. * Irritabilidade ou depressão. * Taxa de açúcar no sangue alta.

7 Bulimia Nervosa A bulimia nervosa é um tipo de transtorno alimentar. Uma pessoa com bulimia nervosa ingere muita comida em pouco tempo e então busca prevenir o ganho de peso ao tentar se livrar do que comeu tentando vomitar ou tomando laxantes. A pessoa com bulimia nervosa sente como se não pudesse controlar a quantidade de alimentos que come. Pessoas com bulimia também podem se exercitar muito para prevenir o ganho de peso. Ao contrário da anorexia, pessoa com bulimia podem estar dentro da faixa de peso normal. O diagnóstico da bulimia nervosa pode não ser tão fácil por seus sinais muitas vezes não ficarem aparentes. Uma pessoa com bulimia pode ser magra, obesa ou ter peso normal. Além disso, os comportamentos como vomitar são muitas vezes realizados escondidos. Porém, alguns sinais podem indicar que a pessoa tem bulimia nervosa, como: * Uso de pílulas para emagrecer, laxantes e diuréticos. * Ir ao banheiro sempre depois que comer. * Exercitar-se exageradamente.

8 Como é o tratamento da obesidade? O método para tratamento depende do nível da obesidade, condição geral de saúde e motivação para perder peso. O tratamento da obesidade pode incluir uma combinação de dieta, exercícios físicos, mudança de comportamento e algumas vezes remédios para emagrecer. Em alguns casos de obesidade severa, a cirurgia para redução de estômago (bariátrica) pode ser recomendada. Lembre-se que o controle de peso é um esforço para toda a vida.

9 Como prevenir a obesidade? Desde a infância uma alimentação saudável deve ser incentivada, evitando-se que a criança apresente peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em princípios gerais de uma vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o lazer, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada. No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos somente serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida do paciente.

10 Se vocês tem algum amigo ou conhecem alguém com esse tipo de problema, digam a eles para procurarem um médico pra se tratar. OBESIDADE MATA ! !

11 E.E. DR. MARTINHO MARQUES Alunos: Mariana, Daiane, Maycon, Darlan, Regiane e Jayne Profº: Jamilson


Carregar ppt "Obesidade, é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google