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DESENVOLVIMENTO INFANTIL

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Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO INFANTIL

2 CRESCIMENTO X DESENVOLVIMENTO
CRESCIMENTO - aumento físico do corpo: como um todo ou em suas partes, pode ser medido em termos de centímetros ou de gramas. Traduz aumento do tamanho das suas células (hipertrofia) ou de seu número (hiperplasia). DESENVOLVIMENTO - conceito amplo que se refere a: uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, inclui além do crescimento, a maturação, a aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais

3 DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
Processo de humanização, que inter-relaciona: aspectos biológicos, psicoafetivos, cognitivos, ambientais, sócio-econômicos e culturais, mediante o qual a criança vai adquirindo maior capacidade de: *Mover-se, *coordenar, *sentir, *pensar, *e interagir com os outros e o meio que o rodeia. em síntese, é o que lhe permitirá incorporar de forma ativa e transformadora a sociedade em que vive

4 ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL/PRECOCE X
TRATAMENTO PRECOCE ESTIMULAÇÃO PRECOCE / ESSENCIAL - Ações dirigidas à família, centradas na criança e encaminhada a promover e enriquecer o ambiente através de: estímulos sensoriais, motores e emocionais, assim como as condutas adaptativas, de linguagem e processos cognitivos TRATAMENTO PRECOCE - Uma vez detectados desvios no desenvolvimento do bebê capazes de impedir seu prosseguimento normal, deve ser executado sempre por uma equipe especializada, sendo indispensável a cooperação dos pais

5 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Nutrição adequada Educação materna Aleitamento materno Vínculo mãe-filho Desmame precoce Condições de pré-natal, parto e assistência ao RN Estímulos Ambientais e Segurança CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO Doenças hereditárias Moradia Alimentos Saneamento Acesso à água Dinâmica Familiar Uso de fumo, álcool e outras drogas Hospitalizações repetidas

6 Benefícios do acompanhamento do desenvolvimento
Alcance do potencial do desenvolvimento normal; Identificação precoce de desvio do desenvolvimento normal; Tratamento oportuno dos distúrbios identificados; Prevenção de disfunções e/ou instalação de seqüelas; Recuperação total ou regressão importante de distúrbios motores, senso-percepto-cognitivos e de linguagem; Facilitação de interação afetiva e socialização; Melhoria da auto-estima e satisfação pessoal; Otimização de custos.

7 A intervenção A intervenção tem como objetivo garantir uma melhoria na qualidade do atendimento e acompanhamento do desenvolvimento saudável de nossas crianças promovendo ações que sejam pertinentes e estruturadas. Dentre elas podemos citar:

8 A intervenção Maximizar o potencial de desenvolvimento da criança globalmente; Estimular a conduta adequada à idade e realizar atividades coerentes; Favorecer e estruturar o desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e perceptivo da criança; Motivar, interessar e proporcionar prazer à criança (o brincar é um fator primordial para o desenvolvimento infantil);

9 A intervenção Crianças com desenvolvimento mais atrasado devem ser intensamente estimuladas, mas todas as crianças devem receber estímulos; A criança deve movimentar-se e tornar a manter posturas ativamente;

10 A intervenção As condições que impedem ou dificultam o desenvolvimento devem ser afastadas ou atenuadas; Respeitar a maturidade do bebê para cada etapa do desenvolvimento

11 MARCOS DO DESENVOLVIMENTO A SEREM OBSERVADOS
1 MÊS Acompanha objeto luminoso Tranqüiliza-se ao ouvir a voz humana 2 MESES Sorri em resposta a rosto humano Apresenta choro variado, conforme as situações (fome, dor, necessidade de atenção, etc.) Sustenta a cabeça (deitada de bruços)

12 4 MESES Inicia o balbucio Começa a pegar objetos voluntariamente Vira-se em direção ao ruído Deitado de bruços segura bem a cabeça e o tronco apoiando-se nas mãos 6 MESES Senta com apoio Produz barulho batendo em objetos (tambor, panela, lata, etc.) Toca diversas partes do próprio corpo

13 9 MESES Imita gestos e linguagem (tosse, estalidos) Inicia o engatinhar Estranha pessoas desconhecidas Segura bem objetos, passa-os de uma mão para outra 1 ANO Anda com apoio, podendo dar os primeiros passos sem apoio Fala 2 palavras Encaixa e desencaixa objetos Entende ordens simples (me dá, vem cá)

14 1 ANO E 6 MESES Anda bem e corre Associa 2 palavras Começa a segurar a colher para comer Aponta pelo menos 5 partes do corpo 2 ANOS Salta com os dois pés, sobe degraus com apoio Fala várias palavras e pequenas frases Rabisca livremente

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19 ALGUNS SINAIS DE ALARME
Apatia ou movimentação intensa e constante Crises de apnéia Irritabilidade ou choro extremos, sem consolabilidade / Não sorri aos três meses Presença ou história anterior de convulsão Dificuldades da alimentação Alterações no tônus muscular Inexistência de troca de olhares e interação com a mãe Pouco controle da cabeça

20 ALGUNS SINAIS DE ALARME (cont.)
Ombros para frente ou para trás exageradamente (não leva as mãos à frente) No colo, quando sentada, tenta constantemente jogar a cabeça para trás Usa somente um lado do corpo Dificuldade de realizar movimentos espontaneamente Mãos persistentemente fechadas c/ polegar incluso Alterações na quantidade e qualidade do sono Movimento oscilatório do globo ocular (nistágmo) Estrabismo

21 PUERICULTURA Ocupa-se da infância normal:
do acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento, da promoção da saúde e prevenção da doença na criança. Acompanha e promove a evolução da criança, nos aspectos físicos, sociais e psíquicos, com o ambiente onde ela está inserida e com o comportamento das pessoas que lhe prestam os cuidados nas etapas do seu desenvolvimento

22 PUERICULTURA OBJETIVOS
Desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de doenças Estimulação do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e complementação com alimentação da família até os 2 anos ou mais Garantir a aplicação de vacinas

23 PUERICULTURA CALENDÁRIO DE ATENDIMENTO
Consulta do bebê no pré-natal, no 3º trimestre da gravidez Consulta do recém-nascido Consulta da 1ª semana de vida, entre o 3º e o 7º dia - domicílio ou ambulatório Consulta ao final do 1º mês, aos 2 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses, 18 meses e 24 meses

24 Bons cuidados - maior Resiliência
Crianças que têm continuamente interações saudáveis com pessoas que as cuidam bem, se tornam melhor preparadas emocionalmente e biologicamente, para aprender e trabalhar estresses ou desapontamentos do dia a dia de nossas vidas.

25 AÇÕES PRIORITÁRIAS Capacitação dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) Capacitação dos agentes de saúde Definição de papéis e fluxo de encaminhamentos

26 AÇÕES PRIORITÁRIAS Estabelecimento de parcerias
difundir conhecimentos e realizar projetos em comum para o promoção e acompanhamento do Desenvolvimento Infantil (criação de áreas de lazer, bibliotecas e brinquedotecas móveis, teatro infantil) Adequação dos espaços físicos criação de espaços lúdicos e disponibilização de brinquedos, jogos, material para rabiscação, etc)

27 AÇÕES PRIORITÁRIAS Envolvimento da comunidade
na definição de propostas e execução das mesmas Grupos de gestantes e pais Promover desde a gestação (buscado sempre a participação do pai) discussão e aprofundamento sobre Desenvolvimento infantil e Estimulação Essencial, destacando o papel da afetividade Sensibilização e capacitação de reeditores (parteiras, rezadeiras, comunicadores, pastores, etc.)

28 OBRIGADO! Carlos Magno da Fonseca Médico - GSMCA/SPAIS
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde / SPAIS Gerência de Atenção à Saúde Telefones: (62) OBRIGADO! Carlos Magno da Fonseca Médico - GSMCA/SPAIS


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