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Significado da mudança Vivemos numa sociedade em constante transformação. O mundo torna-se cada vez mais complexo e ganha cada vez mais variáveis que alimentam.

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1 Significado da mudança Vivemos numa sociedade em constante transformação. O mundo torna-se cada vez mais complexo e ganha cada vez mais variáveis que alimentam a mudança. Administrar a empresa e administrar a mudança tendem a ser quase a mesma coisa.

2 O SIGNIFICADO DA MUDANÇA A mudança está em toda parte: nas organizações, nas cidades, nos hábitos das pessoas, nos produtos e nos serviços, no tempo e no clima È a passagem de um estado para outro ou a transição de uma situação para outra. Representa transformação, perturbação, interrupção, fratura etc.. Toda mudança rompe o estado de equilíbrio alcançado na situação anterior e o substitui por um estado de provisoriedade, de tensão, de incomodo.

3 O significado da mudança Toda mudança implica: – novos caminhos, –novas abordagens –novas soluções Significa uma transformação: –gradativa e constante –rápida e impactante

4 Ondas de mudanças organizacionais Etapa da agricultura: inicio da historia da humanidade até o século XVIII Etapa do artesanato: 1 a fase da revolução industrial até 1860 Etapa da industrialização: 2 a fase da revolução industrial Etapa da informação: final do século XX

5 AGRICULTURA Fonte de riqueza: terra Tipo de organização: feudal Princípios conceituais: –improvisação –ausência de método –desperdício –despreparo

6 ARTESANATO Fonte de riqueza: trabalho Tipo de organização: propriedade Princípios conceituais: –divisão do trabalho –especialização –métodos de trabalho –pagamento por tarefas –confinamento

7 INDUSTRIALIZAÇÃO Fonte de riqueza: capital Tipo de organização: Burocracia Princípios conceituais: divisão da administração separação gerencia/propriedade unidade de comando hierarquia comunicação vertical/formal rotina e estabilidade

8 INFORMAÇÃO Fonte de riqueza: conhecimento Tipo de organização: redes humanas virtuais Princípios conceituais: –cadeia horizontal –processos integrados –equipes virtuais focalizadas para tarefas –comunicação lateral

9 PARADIGMAS É um conjunto de regras, crenças ou premissas que definem fronteiras entre o que é certo e errado, entre o que é verdadeiro e o que é falso, entre o que se deve fazer e o que não se deve fazer. Essas crenças ou premissas determinam a validade do conhecimento, as regras de evidência e os princípios básicos de casualidade. A mudança paradigmática é revolucionária, pois altera um conjunto relativamente consistente e aceito de premissas ou crenças.

10 CARACTERÍSTICAS DOS PARADIGMAS Os paradigmas são comuns a toda atividade estruturada. São úteis porque definem o que é importante para as pessoas. Podem tornar-se doenças terminais da certeza São geralmente criados por pessoas estranhas A adesão a novos paradigmas exige visão futurística. As pessoas tem o poder de mudar seus paradigmas e de aprender novos. Os paradigmas não são estáticos.

11 Os paradigmas e as organizações Funciona como um modelo que define o comportamento de pessoas ou organizações Definem as condições especiais com que cada organização funciona Determinam a personalidade da organização Determinam as características de suas filosofias, de sua cultura organizacional, de seus produtos e serviços e a maneira como as pessoas nelas se comportam.


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