A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 O trabalho

2 O TRABALHO 1. A Organização do Trabalho, a importância e valores do trabalho. 2. Os benefícios do trabalho na integração do homem na sociedade 3. As patologias e psicopatologias do trabalho 4. As doenças ocupacionais

3 O TRABALHO: o que e ?

4 O TRABALHO “O termo trabalho procede do latim tripalium, instrumento de tortura utilizado para castigar escravos. Originalmente, conserva o sentido de empenho, sacrifício, esforço físico ou intelectual para atingir determinado objetivo. Para Codo (1994) o trabalho é ao mesmo tempo criação e tédio, miséria e fortuna, felicidade e tragédia, realização e tortura dos homens.

5 O TRABALHO O trabalho foi definido segundo Lapo e Bueno (2002) como:
[...] o resultado de esforço, de dispêndio de energia física e mental, que produz bens e serviços e que, para além de satisfazer as necessidades individuais e o bem-estar pessoal, contribui ainda para a manutenção e desenvolvimento da sociedade como um todo.” (PINHEIRO ET AL, 2004)

6 O LUGAR DO TRABALHO “[…] para que um ser humano seja de fato um ser humano, ele precisa produzir a si mesmo, precisa continuar vivo […] precisa comer, beber, vestir, morar […]fazemos isso por meio do nosso trabalho; sobrevivemos porque trabalhamos, portanto, se compreendermos o trabalho, saberemos muito mais a respeito de nós mesmos.” (CODO IN ZANELLI, BORGES-ANDRADE E BASTOS, 2004, p. 278)

7 (CODO IN ZANELLI, BORGES-ANDRADE E BASTOS, 2004, p. 278)
O LUGAR DO TRABALHO “[…] como as coisas migram de um objeto natural para um objeto humano (social)? Como deixam de definir-se pela mesmice (iguais entre si) para o serem por sua individualidade (diferentes entre si)? A resposta é uma só: a coisa socializa-se pelo trabalho. O trabalho humaniza a coisa. […] Um grupo, qualquer que seja ele, permite-se entender, constrói-se e exprime-se na exata medida que interpõe o trabalho entre a natureza e os homens.” (CODO IN ZANELLI, BORGES-ANDRADE E BASTOS, 2004, p. 278)

8 O LUGAR DO TRABALHO MÚSICA DE TRABALHO

9 SAÚDE E TRABALHO Para Sigmund Freud, a saúde mental é a “capacidade de amar e trabalhar” […] Pelo amor reproduzimo-nos e pelo trabalho produzimos.” Se a psicologia pretende compreender o ser humano e auxiliar no enfrentamento dos distúrbios precisa entender como ama e como trabalha e propor formas saudáveis de amar e trabalhar. É fácil dizer porém difícil de executar.

10 SAÚDE E TRABALHO “[…] saúde mental é a capacidade de construir-se a si próprio e à espécie, produzindo e reproduzindo a si próprio e à espécie. Distúrbio psicológico, sofrimento psicológico ou doença mental são o rompimento dessa capacidade.”

11 SAÚDE E TRABALHO Durante muito tempo se estudou como a psicologia poderia auxiliar a produtividade no trabalho, porém nada de como o trabalho seria de auxílio para compreender o ser humano. Por isso, a psicologia organizacional (industrial) foi vista como ‘a serviço da exploração do trabalhador’.

12 SAÚDE E TRABALHO A Psicologia do Trabalho traz a compreensão do ser humano no seu trabalho para possibilitar saúde e bem-estar, não necessariamente mais produtividade e lucro.

13 SAÚDE E TRABALHO: abordagens
TEORIAS DE ESTRESSE PSICODINÂMICA DO TRABALHO ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA

14 SAÚDE E TRABALHO: ESTRESSE
Deve estar em equilíbrio. Fontes de desequilíbrios deve ser combatida. CONCEPÇÃO DO HOMEM Quanto mais tranquilidade e paz, melhor. As modernas concepções de estresse falam de um nível aceitável de conflitos/tensão. E não, ausência de estímulos. CONCEPÇÃO DE TRABALHO Quando é submetido a período intenso de ‘fuga ou luta’ O acúmulo de substâncias provoca danos. Limite entre a saúde e a doença. CONCEPÇÃO DE “DOENÇA MENTAL” E TRABALHO O QUE É UM TRABALHO “SADIO”? Quanto menos conflito no trabalho, melhor.

15 ESTRESSE CONTROLE Uso de habilidades. Tomada de decisão.

16 SAÚDE E TRABALHO: PSICODINÂMICA DO TRABALHO
As experiências na infância estrutura o ser humano. CONCEPÇÃO DO HOMEM O trabalho traz sofrimento e afasta o homem do prazer. Quando o trabalho permite sublimação (adaptar aos desejos individuais), não há desprazer. CONCEPÇÃO DE TRABALHO Não existe doença mental produzida pelo trabalho, pode descompensar. O sofrimento ocorre quando não há saídas para as dificuldades. Quando não há possibilidade de transformar o sofrimento em criatividade (sofrimento criativo) e se forma sofrimento patogênico (as defesas individuais e coletivas fracassam). CONCEPÇÃO DE “DOENÇA MENTAL” E TRABALHO O QUE É UM TRABALHO “SADIO”? O trabalho deve permitir a sublimação.

17 SAÚDE E TRABALHO: ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA
CONCEPÇÃO DO HOMEM O ser humano vive e desenvolve pelo conflito com os outros, a natureza e consigo, pois é um ser psicossocial. CONCEPÇÃO DE TRABALHO O trabalho deve ser prazeroso. Se não for deve ser combatido. O indivíduo vive e precisa viver em constante metabolismo com a natureza, fazendo o mundo e sendo feito por ele. Quando este circuito se rompe, por exemplo, quando o trabalho é alienado, a doença mental ocorre. CONCEPÇÃO DE “DOENÇA MENTAL” E TRABALHO O QUE É UM TRABALHO “SADIO”? O trabalho no qual o sujeito sente e sabe que o autransforma, e no qual pode controlar a direção em que isso ocorre.

18 O FUTURO: tendências Teorias do estresse. Psicodinâmica.
São suas contribuições as ginásticas laborais que pretendem ‘gerenciar’ o estresse, porém suas pesquisas oferecem pistas sobre os problemas que a organização de trabalho traz. O estresse deve visto como aliado desde que se abandone soluções paliativas. Psicodinâmica. Como método qualitativo de pesquisa, a psicodinâmica é um importante ‘semeador de hipóteses’ sobre doença e saúde mental. Abordagem epidemiológica. Se o trabalho constrói o ser humano, devemos buscar compreendê-lo para que não gere mais ansiedade, depressão e denúncias de que é ruim sem propostas de melhoria.

19 Referências ARAÚJO, Tânia M. et al. Aspectos psicossociais do trabalho e distúrbios psíquicos entre trabalhadores de enfermagem. Revista Saúde Pública, Ago. 2003, Vol.37, no.4, p Disponível em: < LEGIÃO URBANA. Música de trabalho. Álbum A tempestade, p PINHEIRO, Cristina A. A.CRUZ, Eliana Bárbara Guimarães. SENA, Jane Cléia Almeida. SILVA, Sylvanna Maria V. Gomes. Estresse ocupacional: um estudo de caso com professores de escolas públicas em Salvador-Bahia. 2004, 57 f. Monografia (Especialização em Psicologia Organizacinal), Universidade Salvador, Salvador. ZANELLI, José Carlos. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.


Carregar ppt "O trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google