A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS E REDES PLANEJAMENTO BIBLIOTECÁRIO. SISTEMAS E REDES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS E REDES PLANEJAMENTO BIBLIOTECÁRIO. SISTEMAS E REDES."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS E REDES PLANEJAMENTO BIBLIOTECÁRIO

2 SISTEMAS E REDES

3 Redes Tem consistência física, é palpável, visível e material. Sistema Unidade complexa formada de diversos elementos sujeitos a um plano comum ou servindo a um propósito comum.

4 SISTEMA BIBLIOTECÁRIO E SISTEMA DE USUÁRIO

5 Sistema Bibliotecário e Sistema do Usuário Para que se estabeleça uma ponte satisfatória entre os dois sistemas são necessários alguns fatores:

6 Capacitação do pessoal de biblioteca – orientadores, assistentes e atendentes dos usuários.

7 Pesquisa e estudos do usuário brasileiro – para conhecimento de suas necessidades e características próprias.

8 Capacitação dos usuários Capacitação dos usuários da biblioteca – para que possam melhor utilizar, preservar e contribuir para os serviços bibliotecários disponíveis nas comunidades e sociedades às quais pertencem.

9 SISTEMA DO USUÁRIO

10 Compõe-se de: Usuários, normas e facilidades Comunicação com outros sistemas Repositório do usuário Repositório representativo do usuário SISTEMA DO USUÁRIO

11 Usuários: Característica da clientela: – Faixa etária; – Grau de instrução; – Situação socio-econômica; – Interesses profissionais e culturais, aspirações e expectativas. Usuários, normas e facilidades

12 Normas: A que está sujeita a clientela, desde as que regulam a comunidade, como aquelas específicas para cada indivíduo. Exemplo: – Horário de aula – Horário de trabalho

13 Acesso à biblioteca – proximidade, condução, amplitude de horário para atendimento. Usuários, normas e facilidades

14 Facilidades: Melhor uso do tempo do usuário Satisfação na respostas às questões outras vantagens que o usuário encontre no seu relacionamento com o sistema bibliotecário.

15 O usuário vai além do sistema bibliotecário Nossas bibliotecas têm sido pouco ativas e representativas na solução de problemas do usuário. Grande parte da comunicação tecno- científica e cultural é feita em encontros informais e informais. Comunicação com outros sistemas

16 Encontros informais – conversas, consultas a colegas.

17 Encontros formais – congressos, reuniões, e outras oportunidades para apresentação e debate sobre suas experiências, bem como de distribuição de trabalhos originais.

18 Comunicação com outros sistemas Os especialistas, as informações e a biblioteca.

19 Comunicação com outros sistemas O usuário brasileiro pode se abastecer de informações em pelo menos quatro outras fontes que não o sistema bibliotecário:

20 Comunicação com outros sistemas Sistema comunitário Sistema comunitário

21

22 Sistema Cultural

23 Sistema de informação de massa

24 Sistema editorial

25 Repositório do usuário Soma de informações que o usuário possui antes de chegar ao sistema bibliotecário.

26 Repositório representativo do usuário Recursos que o usuário dispõe, em si, e que é capaz de manipular ou expressar, quando frente a um problema.

27 Obrigada! Sistemas e Redes Profª. Lúcia Martins Oliveira

28 Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado. ( Albert Einstein )


Carregar ppt "SISTEMAS E REDES PLANEJAMENTO BIBLIOTECÁRIO. SISTEMAS E REDES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google