A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ILION A Guerra de tróia é a mãe das histórias, vamos discuti-la sobre três pontos de vista: 1- arqueologia 2-possibilidade de realidade 3-a lenda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ILION A Guerra de tróia é a mãe das histórias, vamos discuti-la sobre três pontos de vista: 1- arqueologia 2-possibilidade de realidade 3-a lenda."— Transcrição da apresentação:

1 ILION A Guerra de tróia é a mãe das histórias, vamos discuti-la sobre três pontos de vista: 1- arqueologia 2-possibilidade de realidade 3-a lenda

2 Localização de Tróia

3 Filme

4 ARQUEOLOGIA Muito se discutiu à respeito do escrito de Homero, porém acredita-se que Tróia (Ilion) existiu na região noroeste da Turquia, próximo ao estreito de Dardanelos. Muito se discutiu à respeito do escrito de Homero, porém acredita-se que Tróia (Ilion) existiu na região noroeste da Turquia, próximo ao estreito de Dardanelos. O alemão Heirich Schliemann encontrou ruínas na planície de Hissarlick, e proclamou a descoberta de TRÓIA.(+) O alemão Heirich Schliemann encontrou ruínas na planície de Hissarlick, e proclamou a descoberta de TRÓIA.(+)

5 Sitio arqueológico

6 Heinrich Schielemann

7 Filme

8 Arqueologia No local de escavação de Heinrich Schielemann foram encontradas várias camadas com cidades superpostas. No local de escavação de Heinrich Schielemann foram encontradas várias camadas com cidades superpostas. Os estudos sugerem que a Tróia de Homero seja a 6ª ou a 7ª camada desvendada. Os estudos sugerem que a Tróia de Homero seja a 6ª ou a 7ª camada desvendada. Os estudos dos detalhes das defesas da cidade (muros, portões) e tipos de construção, favorecem essa hipótese.(+) Os estudos dos detalhes das defesas da cidade (muros, portões) e tipos de construção, favorecem essa hipótese.(+)

9 Projeto das escavações

10 Tróia

11

12 Projeto das Escavações

13 Filme

14 Sítios I aC - vila neolítica - estrutura elementar. I aC - vila neolítica - estrutura elementar. II a 2000 a.C. - pequena cidade com grande Castelo. II a 2000 a.C. - pequena cidade com grande Castelo. III – IV – V a 1500 a.C. - 3 vilas destruídas pouco após fundação. III – IV – V a 1500 a.C. - 3 vilas destruídas pouco após fundação. VI a 1250 a.C. - Grande cidade fortificada, destruída por terremoto. VI a 1250 a.C. - Grande cidade fortificada, destruída por terremoto. VII – a.C. - Difícil de separar do estrato VI devido ao incêndio (Homérico). VII – a.C. - Difícil de separar do estrato VI devido ao incêndio (Homérico). VIII – Colônia - século VII a.C. - grega sem fortificação. VIII – Colônia - século VII a.C. - grega sem fortificação. IX - Colônia- século IV Romana. (+) IX - Colônia- século IV Romana. (+)

15 Filme

16 SEGUNDA PARTE PROBABILIDADE DOS FATOS SEREM REAIS

17 POSSIBILIDADE DA GUERRA TER SIDO REAL Devemos esclarecer que, nos termos do escrito de Homero, temos que ter fé, devido às intervenções divinas. Devemos esclarecer que, nos termos do escrito de Homero, temos que ter fé, devido às intervenções divinas. O Local foi encontrado. O Local foi encontrado. Agamenon e Menelau são da realeza histórica da Grécia.(Casa de Atreu) Agamenon e Menelau são da realeza histórica da Grécia.(Casa de Atreu) A Grécia dominou todo mar Egeu. A Grécia dominou todo mar Egeu. A luta por domínio era a regra geral nos tempos antigos. A luta por domínio era a regra geral nos tempos antigos.

18 Possibilidade real O motivo Homérico, O rapto de Helena, pode ser puro romance dentro do contexto de dominação que supra-citamos. O motivo Homérico, O rapto de Helena, pode ser puro romance dentro do contexto de dominação que supra-citamos. Os tipos de armas e tipos de combates narrados por Homero estão dentro de uma lógica viável, mesmo quando analisada sob programas computadorizados - vide análises de militares americanos. (+) Os tipos de armas e tipos de combates narrados por Homero estão dentro de uma lógica viável, mesmo quando analisada sob programas computadorizados - vide análises de militares americanos. (+)

19 CAVALO DE TRÓIA O famoso e emblemático Presente de Grego, foi testado e militarmente considerado viável. O famoso e emblemático Presente de Grego, foi testado e militarmente considerado viável. As análises computadorizadas das forças existentes no conflito, indicam um empate teórico, o que, justificaria o longo período de cerco ( 10 anos). As análises computadorizadas das forças existentes no conflito, indicam um empate teórico, o que, justificaria o longo período de cerco ( 10 anos).

20 Filme

21 Estudo das Táticas Historiadores e militares de West Point nos EUA nos ilustram. Historiadores e militares de West Point nos EUA nos ilustram. Estudos sobre a possibilidade da eficácia e realidade do – cavalo. Estudos sobre a possibilidade da eficácia e realidade do – cavalo. Achados de reservas hídricas. Achados de reservas hídricas. Analise das armas. Analise das armas.

22 Filme

23 CAVALO DE TRÓIA

24 Terceira Parte A Lenda

25 Cavalo de Tróia

26 A LENDA Parece estória de criança, mas tudo começa com uma FESTA NO CÉU Parece estória de criança, mas tudo começa com uma FESTA NO CÉU Existe relato do casamento de Tétis com Peleu, ou qualquer outro motivo. Existe relato do casamento de Tétis com Peleu, ou qualquer outro motivo. Porém uma Deusa não foi convidada Éris, da discórdia, e para vingar-se explorou a Vaidade dos deuses, oferecendo a Zeus uma maçã dourada que, deveria ser dada a deusa mais bela do Olimpo. Porém uma Deusa não foi convidada Éris, da discórdia, e para vingar-se explorou a Vaidade dos deuses, oferecendo a Zeus uma maçã dourada que, deveria ser dada a deusa mais bela do Olimpo.

27 A CRIAÇÃO

28 Zeus e Era Carraci Sec XVI

29 Leda e o Cisne Leonardo da Vinci 1503/1504

30 Leda e o Cisne Corregio 1531/1532

31 Tétis e Aquiles Johann Balthasar Probst

32 Rio Estige (Styx) Gustave Doré Div Com

33 Éris

34 A lenda Juno, Vênus e Atena estariam dispostas a se digladiar pelo prêmio! Juno, Vênus e Atena estariam dispostas a se digladiar pelo prêmio! Vênus ofereceu a Páris a mulher mais bela do mundo: Helena, esposa de Menelau e levou o troféu, e tornou-se a Deusa da Beleza e do amor. Vênus ofereceu a Páris a mulher mais bela do mundo: Helena, esposa de Menelau e levou o troféu, e tornou-se a Deusa da Beleza e do amor. Menelau rei de Esparta, irmão do Rei Agamenon exigiu vingança, esse o motivo Homérico da guerra. Menelau rei de Esparta, irmão do Rei Agamenon exigiu vingança, esse o motivo Homérico da guerra.

35 Vênus, escolhida de Páris segundo Botticelli

36 Helena de Tróia Evelyn de Morgan 1898

37 Agamémnon descoberta por Schielemann

38 A Guerra Logo de início um problema com Arthemis - um antílope caçado gerou ira da deusa que provocou calmaria dos ventos e retenção da frota grega em Aulis. Logo de início um problema com Arthemis - um antílope caçado gerou ira da deusa que provocou calmaria dos ventos e retenção da frota grega em Aulis. Episódio resolvido com sacrifício humano: Ifigênia in Aullis. Episódio resolvido com sacrifício humano: Ifigênia in Aullis. Aquiles - filho de Tétis e Peleu, com um único ponto vulnerável no corpo, protegido por Juno. Submerso no rio Styx (Estige) Aquiles - filho de Tétis e Peleu, com um único ponto vulnerável no corpo, protegido por Juno. Submerso no rio Styx (Estige) Páris e Heitor, protegidos por Vênus. Páris e Heitor, protegidos por Vênus.

39 Arthemis ou Diana

40 Heróis de Tróia Príamo rei de tróia, pai de Heitor e Páris. Príamo rei de tróia, pai de Heitor e Páris. Enéias, herói troiano,primo de Heitor, futuro fundador de Alba Longa, primeira cidade Romana. Enéias, herói troiano,primo de Heitor, futuro fundador de Alba Longa, primeira cidade Romana. O recente Filme TRÓIA com Brad Pitt não faz jus ao poema Homérico, e não dá a importância a Pátroclo como foi dada a Hefestion no filme Alexandre O Grande. O recente Filme TRÓIA com Brad Pitt não faz jus ao poema Homérico, e não dá a importância a Pátroclo como foi dada a Hefestion no filme Alexandre O Grande.

41 Aquiles (filme)

42 Ação As armas dos Gregos eram insuficientes contra os muros de defesa de Tróia. As armas dos Gregos eram insuficientes contra os muros de defesa de Tróia. O CERCO, provocou incursões troianas de contra-ataques e de sobrevivência, e nesses episódios, sangrentas batalhas que, na hora da definição sofriam intervenção divina, prolongando ainda mais a guerra. (+) O CERCO, provocou incursões troianas de contra-ataques e de sobrevivência, e nesses episódios, sangrentas batalhas que, na hora da definição sofriam intervenção divina, prolongando ainda mais a guerra. (+)

43 Ação Famosa a incursão Troiana que queimou parte da frota grega e matou Pátroclo. Famosa a incursão Troiana que queimou parte da frota grega e matou Pátroclo. Aquiles que estava farto da guerra ao ver seu amigo morto, retorna aos combates e mata Heitor. Aquiles que estava farto da guerra ao ver seu amigo morto, retorna aos combates e mata Heitor. Priamo necessita implorar pelo corpo e enterro digno do filho. Priamo necessita implorar pelo corpo e enterro digno do filho.

44 Filme

45 TABLAS Como no jogo de xadrez, quando ninguém consegue vencer, propõe-se: Tablas! Como no jogo de xadrez, quando ninguém consegue vencer, propõe-se: Tablas! Sem conseguir a vitória, através de uma batalha invasora, os gregos tramam um engodo: O Cavalo de Tróia. Sem conseguir a vitória, através de uma batalha invasora, os gregos tramam um engodo: O Cavalo de Tróia. Construído com os destroços de navios destruído pelos troianos, uma inovação de estratégia de batalha é imaginada. (+) Construído com os destroços de navios destruído pelos troianos, uma inovação de estratégia de batalha é imaginada. (+)

46 Filme

47 A Queda de Tróia. Aceitando o presente, os troianos carregam o Cavalo para o interior de sua cidade. Aceitando o presente, os troianos carregam o Cavalo para o interior de sua cidade. O plano dera certo e os gregos abrem as portas de Tróia e a invasão foi inevitável. O plano dera certo e os gregos abrem as portas de Tróia e a invasão foi inevitável. Uma flecha caprichosa, acerta o tornozelo e mata Aquiles. Uma flecha caprichosa, acerta o tornozelo e mata Aquiles. A destruição de Tróia confirma a dominação dos gregos sobre o Mar Egeu. A destruição de Tróia confirma a dominação dos gregos sobre o Mar Egeu.

48 Final O final da Guerra de Tróia dá início a duas novas Histórias: O final da Guerra de Tróia dá início a duas novas Histórias: O retorno de Ulisses para sua Penélope, A Odisséia. O retorno de Ulisses para sua Penélope, A Odisséia. E a Fuga de Enéias para Cartago, seu encontro com Dido e sua posterior ida para a Itália. A Fundação de Alba Longa. Principal personagem da Eneida de Virgílio. E a Fuga de Enéias para Cartago, seu encontro com Dido e sua posterior ida para a Itália. A Fundação de Alba Longa. Principal personagem da Eneida de Virgílio.

49 Enéias em fuga Frederico Barocci- 1598


Carregar ppt "ILION A Guerra de tróia é a mãe das histórias, vamos discuti-la sobre três pontos de vista: 1- arqueologia 2-possibilidade de realidade 3-a lenda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google