A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISSONÂNCIA COGNITIVA. O QUE É Termo criado por Festinger processo e resultado finalcognitivo e emocionaldiferença Refere-se ao processo e resultado final,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISSONÂNCIA COGNITIVA. O QUE É Termo criado por Festinger processo e resultado finalcognitivo e emocionaldiferença Refere-se ao processo e resultado final,"— Transcrição da apresentação:

1 DISSONÂNCIA COGNITIVA

2 O QUE É Termo criado por Festinger processo e resultado finalcognitivo e emocionaldiferença Refere-se ao processo e resultado final, cognitivo e emocional, da verificação da diferença entre o que se esperava e o que ocorreu. Discordância entre as ações, as idéias e a ética do sujeito. Vou lá e faço! Minha vontade era falar tudo que eu estava sentindo, mas fiquei calado. Tive vontade de mandar o professor à p*, mas na hora pensei nas conqüências.

3 DISSONÂNCIA COGNITIVA O profissional de marketing não pode eliminar a dissonância cognitiva. Seu papel é compreendê-la e tentar alterar seu conteúdo: a forma como as pessoas lidam com a surpresa, o inesperado e a frustração.

4 DISSONÂNCIA PÓS-CONSUMO Propensão a julgamentos negativos em relação ao produto/serviço. É uma das fontes do surgimento de julgamentos negativos antes da compra. A comparação que a pessoa faz antes e depois do consumo não deve ser confundida com as representações sociais, embora estejam relacionadas. O julgamento do consumo (com base nas representações sociais), vem antes. É uma espécie de permissão para o consumo. Tem a ver com a ética.

5 COMO AS PESSOAS RESOLVEM A DISSONÂNCIA COGNITIVA Distorção das percepções (só ver o que interessa) Depreciar a fonte de dissnância Buscar apoio social

6 DISSONÂNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO DE CONSUMO Duas situações possíveis: A dissonância pode levar uma pessoa a um consumo específico como forma de eliminá-la; A dissonância é causada pelo próprio consumo.

7 REDUZINDO A DISSONÂNCIA COGNITIVA Influenciar e etapa da construção de expectativas (prestação de serviços X táticas tradicionais de vendas) Atuar no momento da compra e no pós-compra Conversar com o cliente, conhecer suas expectativas e oferecer produtos/serviços adequados; Conhecer as fontes de estímulos que o cliente seleciona antes da compra; Construir junto com o cliente as alternativas; Conhecer a origem dos julgamentos negativos e avaliar se existe, no presente, alguma experiência que possa abrandá-los ou modificá-los.


Carregar ppt "DISSONÂNCIA COGNITIVA. O QUE É Termo criado por Festinger processo e resultado finalcognitivo e emocionaldiferença Refere-se ao processo e resultado final,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google