A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E JULGAMENTO DO CONSUMO. A TITUDE Atitudes são processos mentais individuais que determinam tanto as respostas atuais como as potenciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E JULGAMENTO DO CONSUMO. A TITUDE Atitudes são processos mentais individuais que determinam tanto as respostas atuais como as potenciais."— Transcrição da apresentação:

1 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E JULGAMENTO DO CONSUMO

2 A TITUDE Atitudes são processos mentais individuais que determinam tanto as respostas atuais como as potenciais de cada pessoa no mundo social. Como a atitude se dirige sempre para algum objeto, pode ser definida como um estado da mente de um indivíduo em relação a um valor. – Allport Com base nesse conceito, buscou-se responder como os processos sociais podem ser entendidos a partir de ações individuais.

3 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Representações sociais são formas de conhecimento socializadas (ou partilhadas por grupos), possuindo aspectos afetivos e simbólicos. (Moscovici). Como conhecimento social, elas são grupais; como resultado de processos simbólicos, são particulares, pois os símbolos variam infinitamente e são uma relação do sujeito com o objeto. Como atividade criada no espaço social, o símbolo contém o social, o outro. A mistura da experiência de cada um com a experiência de outros (o social) cria continuamente a experiência que constitui a realidade de todos.

4 Representações Sociais Têm existência independenteNão existem representações falsasNão há separação entre o todo e as partes, entre o individual e o grupal, entre o universal e o particular.

5 Social Cognitivo Afetivo REPRESENTAÇÃO SOCIAL

6 No processo de consumo, as representações sociais sobre os produtos e serviços determinam a disposição negativa ou positiva em adquiri-los.

7 FORMAÇÃO E MODIFICAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Por ANCORAGEM Por OBJETIVAÇÃO Associa com categorias e imagens conhecidas, o que ainda não é conhecido. Classificar, nomear, estabelecer relações entre categorias e rótulos.

8 REPRESENTAÇÕES E COMPORTAMENTOS DE CONSUMO Não basta querer e poder. É necessário APROVAR o ato de consumir. Não basta querer e poder. É necessário APROVAR o ato de consumir. Conforme minhas experiências, tal consumo é apropriado? Conforme o que os outros dizem sobre este consumo, ele é apropriado?

9 Eu quero e posso, mas acho que não devo (por mim e pelos outros, por isso não compro.

10 AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E O MARKETING Representações Sociais São mensuráveisEstão disponíveis na consciênciaSão inatas, mas seu conteúdo pode ser alterado

11 L EITURA RECOMENDADA : - O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. G IGLIO, E.


Carregar ppt "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E JULGAMENTO DO CONSUMO. A TITUDE Atitudes são processos mentais individuais que determinam tanto as respostas atuais como as potenciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google