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COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História

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Apresentação em tema: "COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
Aula: 09/03/2013

2 Revisão de História Povos da antiguidade
Oriente Próximo: Sociedades, reinos, impérios O mundo grego

3 (Upf 2012) Com relação à civilização hebraica é incorreto afirmar:
a) O denominado “Cativeiro da Babilônia” constituiu-se no processo de diáspora dos hebreus da região da Palestina. Esse processo os tornou um povo vagante desde aquela migração forçada e consequente dispersão de sua civilização - situação só reparada com a criação do Estado de Israel em 1948. b) Suas leis foram sistematizadas a partir de reelaborações de códigos de várias civilizações do Oriente Próximo, todavia, apresentaram uma novidade em relação às demais ao defender os pobres, viúvas e órfãos. c) A defesa de um deus uno, transcendente e bom implicava a vivência ética e moral visando à salvação futura de cada um. d) A consideração de si mesmos como “povo eleito” incutia nos hebreus a responsabilidade de serem exemplos de moralidade e vivência para as demais civilizações antigas. e) A importância dedicada à história devia-se à compreensão de que é na atuação temporal/cotidiana que se está constituindo o caminho para a salvação futura.

4 (Upf 2012) Com relação à civilização hebraica é incorreto afirmar:
a) O denominado “Cativeiro da Babilônia” constituiu-se no processo de diáspora dos hebreus da região da Palestina. Esse processo os tornou um povo vagante desde aquela migração forçada e consequente dispersão de sua civilização - situação só reparada com a criação do Estado de Israel em 1948. b) Suas leis foram sistematizadas a partir de reelaborações de códigos de várias civilizações do Oriente Próximo, todavia, apresentaram uma novidade em relação às demais ao defender os pobres, viúvas e órfãos. c) A defesa de um deus uno, transcendente e bom implicava a vivência ética e moral visando à salvação futura de cada um. d) A consideração de si mesmos como “povo eleito” incutia nos hebreus a responsabilidade de serem exemplos de moralidade e vivência para as demais civilizações antigas. e) A importância dedicada à história devia-se à compreensão de que é na atuação temporal/cotidiana que se está constituindo o caminho para a salvação futura. Explicação: O “cativeiro da Babilônia” se refere ao período em que os hebreus do Reino de Judá foram dominados pelos assírios e milhares foram deportados para a Babilônia e parcialmente escravizados.

5 1. As mais antigas civilizações humanas tiveram origem no oriente, surgiram com o sedentarismo humano, com a organização social dos grupos cada vez maiores e mais complexos e também da necessidade de administrar os excedentes da produção agrícola. Entre as civilizações orientais destacamos a egípcia, a babilônica, a hebraica, a fenícia e a pérsica. Nos inventos simples como a roda, ou mais aprimorados como a escrita fenícia, o homem emergiu da primitividade para a civilização. Com base em seus conhecimentos sobre a antiguidade oriental, interprete corretamente a organização política, econômica e social dessas civilizações. I- As civilizações do oriente próximo como o Egito e a Mesopotâmia estruturaram sua organização econômica baseada no modo de produção asiático. II- As monarquias despóticas e teocráticas, nas quais o poder político concentra-se na pessoa do rei, eram legitimadas pela religião. III- Inicialmente, a organização da sociedade hebraica era dirigida pelos patriarcas e, mais tarde, por juízes, e em nenhum momento instituiu-se um governo monárquico. IV- O desenvolvimento de atividades comerciais, da metalurgia e da tecelagem iniciou-se no Império Persa, incentivado pelo expansionismo no governo de Dario I. V- A produção cultural e artística era pouco original e primária, cabendo destaque apenas aos aspectos religiosos marcados nas construções de conteúdo estritamente religioso. Estão corretas: a. ( ) I e II. b. ( ) I e III. c. ( ) II e III. d. ( ) IV e V.

6 1. As mais antigas civilizações humanas tiveram origem no oriente, surgiram com o sedentarismo humano, com a organização social dos grupos cada vez maiores e mais complexos e também da necessidade de administrar os excedentes da produção agrícola. Entre as civilizações orientais destacamos a egípcia, a babilônica, a hebraica, a fenícia e a pérsica. Nos inventos simples como a roda, ou mais aprimorados como a escrita fenícia, o homem emergiu da primitividade para a civilização. Com base em seus conhecimentos sobre a antiguidade oriental, interprete corretamente a organização política, econômica e social dessas civilizações. I- As civilizações do oriente próximo como o Egito e a Mesopotâmia estruturaram sua organização econômica baseada no modo de produção asiático. II- As monarquias despóticas e teocráticas, nas quais o poder político concentra-se na pessoa do rei, eram legitimadas pela religião. III- Inicialmente, a organização da sociedade hebraica era dirigida pelos patriarcas e, mais tarde, por juízes, e em nenhum momento instituiu-se um governo monárquico. IV- O desenvolvimento de atividades comerciais, da metalurgia e da tecelagem iniciou-se no Império Persa, incentivado pelo expansionismo no governo de Dario I. V- A produção cultural e artística era pouco original e primária, cabendo destaque apenas aos aspectos religiosos marcados nas construções de conteúdo estritamente religioso. Estão corretas: a. ( ) I e II. b. ( ) I e III. c. ( ) II e III. d. ( ) IV e V.

7 (Ufpi 2008) Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial: 
a. ( ) A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina.   b. ( ) A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidades-estado) controladas por uma elite mercantil.   c. ( ) A criação de um alfabeto (aramaico) que seria incorporado e aperfeiçoado pelos egípcios, tornando-se conhecido como escrita hieroglífica.   d. ( ) As práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus (monoteísmo) e no messianismo, pois acreditavam na vinda de um messias libertador do povo hebreu.   e. ( ) As inovações tecnológicas desenvolvidas na agricultura, possibilitando grande crescimento da produtividade agrícola na região palestina.  

8 (Ufpi 2008) Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial: 
a. ( ) A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina.   b. ( ) A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidades-estado) controladas por uma elite mercantil.   c. ( ) A criação de um alfabeto (aramaico) que seria incorporado e aperfeiçoado pelos egípcios, tornando-se conhecido como escrita hieroglífica.   d. ( ) As práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus (monoteísmo) e no messianismo, pois acreditavam na vinda de um messias libertador do povo hebreu.   e. ( ) As inovações tecnológicas desenvolvidas na agricultura, possibilitando grande crescimento da produtividade agrícola na região palestina.  

9 (Ufsm 2004) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas. b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais. c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico. d) possuir uma área agriculturável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates. e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.

10 (Ufsm 2004) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas. b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais. c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico. d) possuir uma área agriculturável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates. e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.

11 (Ueg 2012) Artigo 200: Se um homem arrancou um dente de um outro homem livre igual a ele, arrancarão o seu dente. Artigo 201: Se ele arrancou o dente de um homem vulgar pagará um terço de uma mina de prata. Artigo 202: Se um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior, será golpeado sessenta vezes diante da assembleia com um chicote de couro de boi. CÓDIGO DE HAMURÁBI. In: VICENTINO; DORIGO. História para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, p. 47. Estes artigos pertencem ao célebre Código de Hamurábi, primeiro registro escrito de leis de que se tem notícia. Com base na leitura dos exemplos apresentados, conclui-se que: a) a pena pelo delito cometido pode variar de acordo com a posição social da vítima e do agressor. b) para a legislação de Hamurábi, a Lei de Talião era absoluta, sempre “olho por olho, dente por dente”. c) Hamurábi conseguiu unificar a Babilônia a partir da implantação de um só código de leis para todo o território. d) os antigos babilônios consideravam que agredir a face de um homem era mais grave do que arrancar seu dente.

12 (Ueg 2012) Artigo 200: Se um homem arrancou um dente de um outro homem livre igual a ele, arrancarão o seu dente. Artigo 201: Se ele arrancou o dente de um homem vulgar pagará um terço de uma mina de prata. Artigo 202: Se um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior, será golpeado sessenta vezes diante da assembleia com um chicote de couro de boi. CÓDIGO DE HAMURÁBI. In: VICENTINO; DORIGO. História para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, p. 47. Estes artigos pertencem ao célebre Código de Hamurábi, primeiro registro escrito de leis de que se tem notícia. Com base na leitura dos exemplos apresentados, conclui-se que: a) a pena pelo delito cometido pode variar de acordo com a posição social da vítima e do agressor. b) para a legislação de Hamurábi, a Lei de Talião era absoluta, sempre “olho por olho, dente por dente”. c) Hamurábi conseguiu unificar a Babilônia a partir da implantação de um só código de leis para todo o território. d) os antigos babilônios consideravam que agredir a face de um homem era mais grave do que arrancar seu dente.

13 (Ufrgs 2011) Na África, durante a Antiguidade, entre 3. 000 a. C
(Ufrgs 2011) Na África, durante a Antiguidade, entre a.C. e 332 a.C, desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse Império a) legou à humanidade códigos e compilações de leis. b) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por amplos setores da sociedade. c) retinha parcela insignificante do excedente econômico disponível. d) sustentou a crença de que o caráter divino dos reis se transmitia exclusivamente pela via paterna. e) dependia das cheias do rio Nilo para a prática da agricultura.

14 (Ufrgs 2011) Na África, durante a Antiguidade, entre 3. 000 a. C
(Ufrgs 2011) Na África, durante a Antiguidade, entre a.C. e 332 a.C, desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse Império a) legou à humanidade códigos e compilações de leis. b) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por amplos setores da sociedade. c) retinha parcela insignificante do excedente econômico disponível. d) sustentou a crença de que o caráter divino dos reis se transmitia exclusivamente pela via paterna. e) dependia das cheias do rio Nilo para a prática da agricultura. Explicação: O enunciado refere-se ao Egito, Estado teocrático organizado por volta de 3200 a.C., a partir das comunidades camponesas estabelecidas ao longo do rio Nilo. O Egito desenvolveu uma economia agrária, extremamente dependente do regime de cheias e vazantes do rio, daí ser considerado uma “sociedade hidráulica”.

15 (Ufg 2003) Os povos antigos - os egípcios, os mesopotâmios, os gregos e os romanos - adotaram a escravidão em suas diversas formas, como relação de trabalho dominante, que muitas vezes coexistiu com outras modalidades de exploração de trabalho. Com base no exposto, julgue os itens abaixo: ( ) Na Atenas antiga, Sólon ( a.C.) realizou um conjunto de reformas políticas em favor do interesse dos eupátridas. Entre essas reformas destacaram-se a lei de igualdade civil entre metecos e escravos e o perdão das dívidas dos hilotas. ( ) No Egito antigo, recorria-se ao trabalho compulsório dos camponeses para a construção das grandes obras arquitetônicas e hidráulicas, as quais eram executadas na época das cheias do rio Nilo, período em que se interrompiam temporariamente as atividades agrícolas. ( ) Em 445 a.C. foi elaborada a Lei das Doze Tábuas, primeira compilação escrita das leis romanas, que proibiu a escravidão por dívidas. A partir do III século a.C., durante a expansão romana, mesmo com o aumento significativo do número de escravos prisioneiros de guerras, a prática de escravizar crianças abandonadas ainda persistia. ( ) No Império Romano havia a prática social de libertar escravos como recompensa pelo serviço fiel no leito de morte, desde que registrada em testamento. O primeiro imperador romano, Otávio Augusto (27 a.C.-14 d.C.), limitou tal prática de libertação a no máximo cem escravos em cada testamento. Resposta: F V F F

16 (Ufg 2003) Os povos antigos - os egípcios, os mesopotâmios, os gregos e os romanos - adotaram a escravidão em suas diversas formas, como relação de trabalho dominante, que muitas vezes coexistiu com outras modalidades de exploração de trabalho. Com base no exposto, julgue os itens abaixo: ( F ) Na Atenas antiga, Sólon ( a.C.) realizou um conjunto de reformas políticas em favor do interesse dos eupátridas. Entre essas reformas destacaram-se a lei de igualdade civil entre metecos e escravos e o perdão das dívidas dos hilotas. ( V ) No Egito antigo, recorria-se ao trabalho compulsório dos camponeses para a construção das grandes obras arquitetônicas e hidráulicas, as quais eram executadas na época das cheias do rio Nilo, período em que se interrompiam temporariamente as atividades agrícolas. ( F ) Em 445 a.C. foi elaborada a Lei das Doze Tábuas, primeira compilação escrita das leis romanas, que proibiu a escravidão por dívidas. A partir do III século a.C., durante a expansão romana, mesmo com o aumento significativo do número de escravos prisioneiros de guerras, a prática de escravizar crianças abandonadas ainda persistia. ( F ) No Império Romano havia a prática social de libertar escravos como recompensa pelo serviço fiel no leito de morte, desde que registrada em testamento. O primeiro imperador romano, Otávio Augusto (27 a.C.-14 d.C.), limitou tal prática de libertação a no máximo cem escravos em cada testamento.

17 (Fgv 2001) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:
a) a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo; b) o monoteísmo e a agricultura; c) o comércio e o politeísmo; d) as Cidades-estados e o monoteísmo e) a agricultura e a forma de Estado centralizado.

18 (Fgv 2001) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:
a) a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo; b) o monoteísmo e a agricultura; c) o comércio e o politeísmo; d) as Cidades-estados e o monoteísmo e) a agricultura e a forma de Estado centralizado.

19 (Ufes 1999) Na Antiguidade Oriental, o MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO caracterizou-se fundamentalmente pelo(a) a) fracionamento da propriedade fundiária em partes entregues a nobres da Casa Real. b) concentração do controle da produção num partido político. c) apropriação formal da terra pelo Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar impostos e prestar serviços ao Estado. d) emprego da força de trabalho escravo, com um comércio operoso, controlado por uma burguesia ativa e numerosa. e) industrialização acentuada, calcada sobre uma farta e barata força de trabalho servil, amplamente dominada pela aristocracia fundiária.

20 (Ufes 1999) Na Antiguidade Oriental, o MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO caracterizou-se fundamentalmente pelo(a) a) fracionamento da propriedade fundiária em partes entregues a nobres da Casa Real. b) concentração do controle da produção num partido político. c) apropriação formal da terra pelo Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar impostos e prestar serviços ao Estado. d) emprego da força de trabalho escravo, com um comércio operoso, controlado por uma burguesia ativa e numerosa. e) industrialização acentuada, calcada sobre uma farta e barata força de trabalho servil, amplamente dominada pela aristocracia fundiária.

21 (Uece 2007)  A lenda grega de Teseu e o Minotauro envolve as cidades de Creta e Atenas. Considere as seguintes afirmativas sobre a ação dos sujeitos envolvidos na referida lenda: I - Teseu matou o Minotauro e livrou Atenas do tributo anual devido a Creta, de sete moças e sete rapazes que eram devorados pelo Minotauro. II - Ariadne, filha de Minos, rei de Creta, ajudou Teseu a encontrar a saída do labirinto do Minotauro, dando-lhe um novelo de lã para marcar o caminho de volta do labirinto. III - Poseidon, em recompensa pelo sacrifício de Minos, ofereceu o Minotauro para proteger a sua família e o seu poder político sobre Creta e sobre as cidades vizinhas. São corretas a. ( ) apenas I e II  b. ( ) I, II e III  c. ( ) apenas II e III    d. ( ) apenas I e III 

22 (Uece 2007)  A lenda grega de Teseu e o Minotauro envolve as cidades de Creta e Atenas. Considere as seguintes afirmativas sobre a ação dos sujeitos envolvidos na referida lenda: I - Teseu matou o Minotauro e livrou Atenas do tributo anual devido a Creta, de sete moças e sete rapazes que eram devorados pelo Minotauro. II - Ariadne, filha de Minos, rei de Creta, ajudou Teseu a encontrar a saída do labirinto do Minotauro, dando-lhe um novelo de lã para marcar o caminho de volta do labirinto. III - Poseidon, em recompensa pelo sacrifício de Minos, ofereceu o Minotauro para proteger a sua família e o seu poder político sobre Creta e sobre as cidades vizinhas. São corretas a. ( ) apenas I e II  b. ( ) I, II e III  c. ( ) apenas II e III    d. ( ) apenas I e III 

23 (Unesp 2010) A Ilíada, de Homero, data do século VIII a. C
(Unesp 2010)  A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto, se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu. Diante disso, o procedimento usual dos estudiosos tem sido: a. ( )  desconsiderar os relatos atribuídos a Homero, pois não temos certeza de sua procedência, nem se eles nos contam a verdade sobre o passado grego.   b. ( ) identificar na obra, apesar das dúvidas, características da sociedade grega antiga, como a valorização das guerras e a crença na interferência dos deuses na vida dos homens.   c. ( ) desconfiar de Homero, pois ele era grego e assumiu a defesa de seu povo, abrindo mão da completa neutralidade que todo relato histórico deve ter.   d. ( ) acreditar que a Guerra de Troia realmente aconteceu, pois Homero não poderia ter imaginado tantos detalhes e personagens tão complexos como os que aparecem no poema.   e. ( ) descartar o uso da obra como fonte histórica, pois, mesmo que a guerra tenha ocorrido, a Ilíada é um relato literário e não foi escrita com rigor e precisão científica.   GABARITO [B]

24 (Unesp 2010) A Ilíada, de Homero, data do século VIII a. C
(Unesp 2010)  A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto, se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu. Diante disso, o procedimento usual dos estudiosos tem sido: a. ( )  desconsiderar os relatos atribuídos a Homero, pois não temos certeza de sua procedência, nem se eles nos contam a verdade sobre o passado grego.   b. ( ) identificar na obra, apesar das dúvidas, características da sociedade grega antiga, como a valorização das guerras e a crença na interferência dos deuses na vida dos homens.   c. ( ) desconfiar de Homero, pois ele era grego e assumiu a defesa de seu povo, abrindo mão da completa neutralidade que todo relato histórico deve ter.   d. ( ) acreditar que a Guerra de Troia realmente aconteceu, pois Homero não poderia ter imaginado tantos detalhes e personagens tão complexos como os que aparecem no poema.   e. ( ) descartar o uso da obra como fonte histórica, pois, mesmo que a guerra tenha ocorrido, a Ilíada é um relato literário e não foi escrita com rigor e precisão científica.  

25 (Puccamp 2005)  Os países ocidentais herdaram traços significativos da democracia da Grécia Antiga. No período clássico da história dessa civilização a. ( ) a democracia dominou o mundo grego, destruindo as estruturas oligárquicas das cidades-estado e abolindo a luta de classes, principalmente em Atenas. b. ( ) o ideal democrático surgiu na cidade de Atenas, mas foi em Esparta que esse ideal pode ser difundido entre todas as classes sociais, em razão da sua organização militar. c. ( ) a conquista de direitos políticos pelos atenienses contribuiu para que Atenas se distanciasse dos conflitos e da luta entre as cidades-estado, pela hegemonia grega. d. ( ) os princípios da democracia ateniense apresentavam traços de universalismo, porém excluía grande parte de seus habitantes do direito de participação direta na vida política. e. ( ) o ideal democrático contribuiu para o fim do trabalho compulsório, razão pelo qual foi abolida a escravidão, sobretudo em Atenas.

26 (Puccamp 2005)  Os países ocidentais herdaram traços significativos da democracia da Grécia Antiga. No período clássico da história dessa civilização a. ( ) a democracia dominou o mundo grego, destruindo as estruturas oligárquicas das cidades-estado e abolindo a luta de classes, principalmente em Atenas. b. ( ) o ideal democrático surgiu na cidade de Atenas, mas foi em Esparta que esse ideal pode ser difundido entre todas as classes sociais, em razão da sua organização militar. c. ( ) a conquista de direitos políticos pelos atenienses contribuiu para que Atenas se distanciasse dos conflitos e da luta entre as cidades-estado, pela hegemonia grega. d. ( ) os princípios da democracia ateniense apresentavam traços de universalismo, porém excluía grande parte de seus habitantes do direito de participação direta na vida política. e. ( ) o ideal democrático contribuiu para o fim do trabalho compulsório, razão pelo qual foi abolida a escravidão, sobretudo em Atenas.

27 (Ufpi 2000)  Assinale o que for correto a respeito da mulher na sociedade democrática ateniense, na Antiguidade.  a. ( ) Além de cuidar da administração interna das residências, cabia à mulher fazer pessoalmente as compras no mercado.   b. ( ) Naquela organização social, a mulher estava excluída da cidadania que era reservada aos homens.   c. ( ) A mulher podia ser repudiada pelo marido desde que este apresentasse motivo justo e devolvesse o dote ao pai da esposa.  d. ( ) As mulheres passavam boa parte do tempo fora de casa, nos locais públicos com amigas e mesmo estabelecendo relações íntimas com outros homens.  e. ( ) No espaço do lar a mulher exercia o poder, cabendo a ela decidir pela rejeição ou não dos filhos recém-nascidos.

28 (Ufpi 2000)  Assinale o que for correto a respeito da mulher na sociedade democrática ateniense, na Antiguidade.  a. ( ) Além de cuidar da administração interna das residências, cabia à mulher fazer pessoalmente as compras no mercado.   b. ( ) Naquela organização social, a mulher estava excluída da cidadania que era reservada aos homens.   c. ( ) A mulher podia ser repudiada pelo marido desde que este apresentasse motivo justo e devolvesse o dote ao pai da esposa.  d. ( ) As mulheres passavam boa parte do tempo fora de casa, nos locais públicos com amigas e mesmo estabelecendo relações íntimas com outros homens.  e. ( ) No espaço do lar a mulher exercia o poder, cabendo a ela decidir pela rejeição ou não dos filhos recém-nascidos.


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