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1 O compromisso do profissional da educação no terceiro milênio. Profª. Msc Aracy santos Sens ICPG-UNIVEST-PORTAL-UNIDAVI.

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1 1 O compromisso do profissional da educação no terceiro milênio. Profª. Msc Aracy santos Sens ICPG-UNIVEST-PORTAL-UNIDAVI

2 2 Docente-Profª Msc Aracy Santos Sens. Graduação: História e Geografia Pós Graduação: Psicopedagogia- Metodologia da Geografia- Metodologia do Ensino Superior- Mestrado: Educação e Cultura-UDESC. Professora Universitária: UNIDAVI, UNIASSELVI, UNIVEST.IES BRASIL. Professora Educação Básica: Ensino Médio: UNIDAVI Professora em Pesquisa e Extensão: UNIDAVI Ministrante de Cursos em Formação Continuada nos municípios e escolas particulares. Autora do Caderno de Estudos da ED do ICPG Planejamento e Avaliação Institucional.2008.

3 3 PAUTA- 25/02/09 1-Apresentação da ementa e pessoal-(diagnóstico). 2-Discussão-Auto-estima e assertividade- proatividade. 3-Mudar é preciso. O ensino mudou.E você? 4-Será que devo?Disciplina,autoridade,respeito. 5-Práticas Educativas. 6-Remédios para o professor e a educação. Viva melhor. 7-Vídeo –O poder da Visão

4 4 FORMAÇÃO DOCENTE Quem sabe onde quer chegar, escolhe certo o caminho e o jeito de caminhar. (Thiago de Mello) Quem sabe onde quer chegar, escolhe certo a avaliação e o jeito de avaliar. (José Dias Sobrinho)

5 5 EDUCAÇÃO-TERCEITO MILÊNIO É PRECISO REINVENTAR A ESCOLA. Reinventar a relação de E/A. É preciso reinventar aquilo que se faz para se construir uma pessoa de sucesso.

6 6 É PRECISO REINVENTAR A ESCOLA. NINGUÉM TERÁ DIREITO DE SER MEDÍOCRE NO SÉCULO XXI.

7 7 É PRECISO REINVENTAR A ESCOLA. NA MESA DE JOGO DO SÉCULO XXI A QUALIDADE,NÃO SERÁ MAIS UM DIFERENCIAL COMPETITIVO,MAS O CACIFE MÍNIMO PARA SE PEDIR AS CARTAS. Luis Almeida Marins. Consultor.

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9 9 AUTO- ESTIMA Os relacionamentos mais desastrosos são aqueles que as pessoas não se valorizam; a união de dois abismos não produz um cume. (Nathaniel Branden )

10 10 O PROFESSOR -AUTO-ESTIMA é positivo e age de maneira otimista; aceita os outros como são, por que se aceita como é; e reconhece nos outros e nele mesmo os instrumentos para a evolução. tem e põe em prática virtudes como a honestidade, sinceridade, tolerância e acima de tudo, integridade.

11 11 O PROFESSOR-AUTO-ESTIMA é corajoso, decidido, flexível, criativo, capaz de desfrutar as pequenas coisas da vida, é receptivo a novos conhecimentos, vê as pessoas como amigas e não como uma ameaça. E tem senso de humor. confia nas próprias idéias e sabe ser merecedor da felicidade. Reconhece o fato de que o seu destino é ser feliz, por isso não desanima perante as dificuldades da vida e persiste diante delas.

12 12 ASSERTIVIDADE

13 13 ASSERTIVIDADE -VIVER E USUFRUIR OS SEUS DIREITOS. RECONHECER E EXPRESSAR OS SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES; SOLICITAR O QUE VOCÊ QUER; EXPRESSAR OS SEUS PONTOS DE VISTA SOBRE ASSUNTOS, IDÉIAS, IDEAIS E CONCEITOS.

14 14 SER ASSERTIVO FAZER MERGIR O SEU EU. ACEITAR O SEU EU. EXPOR O SEU EU COM ALTIVEZ. FAZER O SEU EU SER VISÍVEL E RESPEITADO; CRIAR UMA PARCERIA COM VOCÊ PRÓPRIO. AMA O PRÓXIMO COMO A TI MESMO.

15 15 Como ser mais assertivo? Conhecimento dos próprios direitos A primeira mudança é interna, e passa por adquirir conhecimento de seus direitos (e dos outros). Não é parecer satisfeito se não está.

16 16 Ter o direito de ser respeitado e tratado de igual para igual manter seus próprios valores, respeitando os dos outros expressar seus sentimentos e opiniões dizer não sem se sentir culpado mudar de opinião cometer erros

17 17 Crenças bloqueadoras Não tenho o direito de recusar pedidos. Não tenho o direito de discordar dos outros. Tenho que ser perfeito e nunca cometer erros. Criticar e ser criticado é terrível.

18 18 Desenvolvendo a assertividade Ser claro, conciso e específico Falar de forma direta. Usar exemplos explicativos. Não pressupor que a outra pessoa já sabe, os outros não lêem pensamentos. Em vez de: Lembra que fizemos uma reunião de equipe há uns tempos atrás e que me passaria os dados hoje, então conseguiu fazer? Dizer: Combinamos que passaria os dados até hoje. Já estão prontos?

19 19 Desenvolvendo a assertividade Aceite críticas e manifeste intenção de mudança Sua apresentação foi muito longa. Obrigada, vou ver no que posso reduzir. Estar flexível para mudança

20 20 Desenvolvendo a assertividade Ser claro, conciso e específico Dizer eu significa que você assume a responsabilidade pelos seus pensamentos, sentimentos e ações e que não culpa os outros. Em vez: Sabe como é, ninguém consegue decidir sobre estes pontos, não é? Dizer: Eu estou com dificuldade em decidir.

21 21 PROATIVIDADE E algumas atitudes simples do dia-a-dia tornam-se essenciais para se tornar uma pessoa proativa; Tome a iniciativa. Assuma novas responsabilidades; Questione! Gere novas idéias de valor; Seja flexível. Esteja aberto a mudanças e melhorias; Aperfeiçoe-se sempre. Inscreva-se em novos cursos e treinamentos; Conheça seus colegas, sua equipe de trabalho. Explore o melhor dela. Planeje! Prepare-se para agir em situações de risco. Acredite, elas aparecerão!

22 22 PROATIVIDADE As pessoas proativas tem iniciativa. Elas se destacam dos demais por esta capacidade de antecipação às situações. m uma visão sistêmica do que acontece a sua volta. Sabem que não adianta apenas ter iniciativa. É preciso também ter um planejamento anterior à ação.

23 23 O ENSINO MUDOU. E VOCÊ? FORMAR PROFESSORES PARA MUDANÇA. QUEBRA DE PARADIGMAS. PERFIL PROFISSIONAL. CONSTRUIR CONHECIMENTO. PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO. PESQUISAR SE APRENDE PESQUISANDO

24 24 O PROFESSOR E AS MUDANÇAS PARADIGMAS EDUCAÇÃO PARA TODOS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS PPP-PDE O MOVIMENTO DA AVALIAÇÃO O MOVIMENTO DA AVALIAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

25 25 O QUE FAZER DIANTE DESTAS MUDANÇAS?

26 26 sentar num canto e chorar? sentar num canto e chorar? dormir e sonhar com o paraíso? dormir e sonhar com o paraíso? ficar em cima do muro? ficar em cima do muro? tirar proveito das mudanças? tirar proveito das mudanças?

27 27 A mudança é inevitável, é uma questão de sobrevivência da IE/PROFESSOR/EDUCAÇÃO.. É inútil resistir às mudanças, pois elas virão, queiramos ou não... Existem oportunidades e riscos para aqueles que se dispuserem ou não a participarem das mudanças...

28 28 estar aberto para incorporar novos hábitos, comportamentos, percepçõesparadigma da complexidade, O professor como partícipe do processo de transformação e construção deve estar aberto para incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas do paradigma da complexidade, permeado por uma nova concepção de ciência, conhecimento e educação; pela superação da pedagogia tecnicista consubstanciada pela TIC em prol da formação de um agente de transformação social..

29 29 Paradigma: das partes para o todo Linear simplicidade estabilidade objetividade Complexidadetotalidadeinstabilidadeintersubjetividade CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO CF-LDB-ECA-PPP-PDE-

30 30 das partes para o todo Linear disciplinas estanques disciplinas estanques disciplinas estanques disciplinas estanques sala de aula linha de montagem sala de aula linha de montagem sala de aula linha de montagem sala de aula linha de montagem aprendizagem como produto aprendizagem como produto aprendizagem como produto aprendizagem como produto professor só ensina professor só ensina professor só ensina professor só ensina conhecimentos certos autoritarismo conhecimentos certos autoritarismo conhecimentos certos autoritarismo conhecimentos certos autoritarismo ênfase nas partes ênfase nas partes ênfase nas partes ênfase nas partes aluno como ser passivo aluno como ser passivo aluno como ser passivo aluno como ser passivo Complexidade integração dos assuntos integração dos assuntos domínio do processo domínio do processo aprendizagem como processo aprendizagem como processo professor ensina e aprende professor ensina e aprende conhecimento mutável conhecimento mutável diálogo diálogo ênfase no todo ênfase no todo aluno como ser ativo aluno como ser ativo

31 31 O novo paradigma exige um ensino centrado na descoberta e na exploração; na aprendizagem colaborativa; na investigação, fundamentado na realidade. Deve ser holístico, histórico e contextualizado..

32 32 ENSINO HOLÍSTICO, HISTÓRICO E CONTEXTUALIZADO ENSINO HOLÍSTICO, HISTÓRICO E CONTEXTUALIZADO APLICABILIDADEUTILIDADE VALOR Projeto Pedagógico do curso (fazendo acontecer na prática)

33 33. o trabalho docente deve privilegiar não apenas o processo de ensino mas, sim, o processo de ensino-aprendizagem; a ênfase deve estar presente na aprendizagem dos alunos e não na transmissão de conhecimentos.

34 34 Contexto Historico curso Contexto Historico curso regional regional Perfil do aluno e objetivos da educação Escolha dos métodos de ensino-aprendizagem e de avaliação APLICABILIDADEUTILIDADEVALOR Base paradigmática Base paradigmática Conteúdos curriculares

35 35 MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM AULAS EXPOSITIVAS AULAS EXPOSITIVAS ESTUDO DO MEIO SEMINÁRIOSPAINEL ESTUDOS DE CASO TRABALHOS COM TEXTOS TRABALHOS COM TEXTOS DRAMATIZAÇÃO

36 36 METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM E DE AVALIAÇÃO REFLEXÃO-NA- AÇÃO REFLEXÃO- SOBRE-A-AÇÃO REFLEXÃO-SOBRE- A-REFLEXÃO-NA- AÇÃO FORMAÇÃO REFLEXIVA ou Reprodutora?

37 37 REFLEXÃO-NA- AÇÃO O aluno aprende a a partir da análise e da interpretação de uma atividade Aprende fazendo REFLEXÃO- SOBRE-A-AÇÃO é o processo do pensamento que ocorre de forma retrospectiva sobre uma dada situação Aprende compreendendo a razão da sua própria ação REFLEXÃO-SOBRE- A-REFLEXÃO-NA- AÇÃO é o processo que leva o aluno a progredir no seu conhecimento e a construir sua forma pessoal de conhecer Aprende reconstruindo

38 38 A transposição didática representa a essência do ensinar, ou seja, "a ação de fabricar artesanalmente os saberes, tornando-os ensináveis, exercitáveis e passíveis de avaliação ". A transposição didática representa a essência do ensinar, ou seja, "a ação de fabricar artesanalmente os saberes, tornando-os ensináveis, exercitáveis e passíveis de avaliação ". Os professores devem criar momentos e atividades de aprendizagem e de avaliação capazes de atribuir sentido às práticas curriculares e de formar aluno(a)s capazes de controlarem, analisarem e tomarem decisões sobre o próprio processo de aprendizagem. Os professores devem criar momentos e atividades de aprendizagem e de avaliação capazes de atribuir sentido às práticas curriculares e de formar aluno(a)s capazes de controlarem, analisarem e tomarem decisões sobre o próprio processo de aprendizagem.

39 39 Os conteúdos, os métodos de ensino e as práticas avaliativas só terão valor, se os professores denvolverem em conjunto um planejamento seqüencial e cumulativo para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e de avaliação. Os conteúdos, os métodos de ensino e as práticas avaliativas só terão valor, se os professores denvolverem em conjunto um planejamento seqüencial e cumulativo para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e de avaliação. Esta concepção exige um diálogo permanente dos docentes antes, durante a após a conclusão de cada semestre - feedback Esta concepção exige um diálogo permanente dos docentes antes, durante a após a conclusão de cada semestre - feedback

40 40. SORRIA. VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO. os professores devem entender a avaliação institucional como uma estratégia de aprendizagem e de reaprendizagem permanente

41 41 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Aprendizagem e reaprendizagem permanente EXAME NACIONAL EXAME NACIONAL DE CURSOS DE CURSOS 1995 ENEM PROVINHA BRASIL. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE OFERTA 1997 ENADE2006 PAIUB 1994 SINAES2003

42 42. os professores necessitam de atualização permanente para acompanharem a velocidade do mundo contemporâneo (PCCD).

43 43. Na formação contínua a mudança é de uma formação por catálogos, para uma reflexão na prática, sobre a prática. (aprender fazendo, interpretando e reconstruindo)

44 44. Sócrates, Platão e Aristóteles não perdiam tempo com conteúdos engessados. Discutiam o que era essencial. Sabiam o que era essencial porque viviam da reflexão, e a aula era resultado de um profundo processo de preparação.

45 45. A formação continuada docente deve se concretizar por meio de discussões coletivas sobre as práticas, os planejamentos, as situações vividas. Os professores devem conviver com reuniões semanais de ciclos, de séries, seminários semestrais e anuais, perspectivas interdisciplinares de discussão, dentre outras, não contempladas na estrutura do trabalho do professor.

46 46 o professor não é quem ensina, mas o eterno aprendiz, que aprende melhor e está à frente dos outros nesse desafio, ou seja, a aprendizagem deve ser permanente..

47 47 O professor deve aprender a aprender para aprender a reaprender e aprender sempre com o mais novo.....

48 48 SERÁ QUE DEVO? PROFESSOR APRENDA A UTILIZAR O SEU PODER E A SUA AUTORIDADE PARA O BEM DE SEUS ALUNOS..

49 49 PASSOS PARA A EFICIÊNCIA DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM..

50 50 PLANEJAMENTO PARA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. 1-Planeje a aula. Monte o plano de aula. 2-Prepare o ambiente com antecedência. 3-Snsibilize. Enfatize a importância o conteúdo. 4-Oriente atitudes.(atenção,flexibilidade) 5-Oriente comportamentos e habilidades.(formas de participação, estabeleça contratos). 6-Levante os conhecimentos prévios dos alunos. (relato de experiências).

51 51 PLANEJAMENTO PARA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. 7-Discussão do conteúdo (questionamentos) 8-Promova a estruturação da representação do conhecimento.Distribua folhas com esquemas,tabelas,diagramas do conteúdo a serem preenchidos com palavras-chave ou ilustrações). 9-Problematize. (perguntas individuais, em equipe,consulta em materiais de pesquisa...) 10-Conduza a aula com interatividade.Passe várias vezes pelo mesmo assunto aumentando o nível de complexidade. Isso reduz ansiedades e revisa a aula.

52 52 PLANEJAMENTO PARA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. 11-Expresse intenções imediata. Segmente a sessão em blocos/etapas e sempre que houver conclusão de assuntos,fale sobre a próxima seqüência. 12-Oriente finalidades de exercícios e trabalhos. 13-Possibilite a aplicação dos conhecimentos.

53 53 PLANEJAMENTO PARA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO. 13-Verifique o rendimento. Avalie o progresso de cada aluno. Reavalie a metodologia de ensino e a técnica de avaliação. 14-Dê feedback positivo quanto às atitudes demonstradas pelos alunos. 15-Resuma. 16-Sensibilize para a aprendizagem significativa. 17-Considere além do aspecto cognitivo, o afetivo e o psicomotor no desenvolvimento integral de cada aluno. 18-Pausa. Relaxamento de posturas.

54 54 DIRETRIZES-dia-a dia- na sala de aula para SABER/FAZER E SER. 1-Preservar a sala ambiente zelando por todo o material contido nela e deixá-la organizada, limpa após cada aula. 2-

55 55 O CONFLITO DAS DECISÕES VALORESNECESSIDADES Atitudes

56 56 MUITO OBRIGADA.


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