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Público-Alvo.

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Apresentação em tema: "Público-Alvo."— Transcrição da apresentação:

1 Público-Alvo

2 Definições Segmento do mercado: Público-Alvo
Grupo de pessoas para qual o produto ou serviço a ser anunciado se destina; Público-Alvo Grupo de pessoas para qual a comunicação se destina;

3 Público-Alvo Orienta a criação e a escolha de mídia;
Deve refletir o segmento de mercado do produto; Possui diversas características: socio-psíquicas-culturais, geográficas, experiência de mídia, identidade, projeção, grupos, tribos...

4 Estratégias Público-Alvo = Segmento de mercado
A comunicação fala diretamente para quem importa, economizando verba de mídia e aumentando a eficiência da comunicação. Exemplo: Mala direta para um grupo de poucos consumidores.

5 Estratégias Público-Alvo = Grupo de influência/decisão.
Agora não se destina diretamente ao segmento, mas sim as pessoas que influenciam o segmento. Esta comunicação tem um efeito “indireto”, mas que também possui resultados. Exemplos: comunicação para crianças que os pais que compram o produto. Executivos que têm poder de compra em multinacionais, médicos...

6 Estratégias Público-Alvo = Grupo social / comportamento.
Mais indireto, um grupo social pode ser alvo de uma comunicação ao abranger mais consumidores ao conhecimento do produto. Exemplo: Universitários, roqueiros...

7 Estratégias Público-Alvo = Massa.
Comunicação disforme que atinge todos os públicos de diversas variáveis. Normalmente serve para tomar conhecimento de algo, e tendem a uma estratégia mais generalista de valores e linguagens Exemplo: Anúncios em cadeia nacional,

8 Estratégias Massa Grupo Influência Segmento

9 Qual estratégia usar? Depende dos objetivos de Marketing e Comunicação, da verba disponível e da ação a ser realizada. Pode-se misturar os públicos em determinados momentos da campanha; ora top-down, ora botton-up.

10 Como definir um bom público-alvo
Primeiro, ele tem que ser identificável por variáveis: Faixa etária; Sexo; Etnia; Escolaridade...

11 Como definir um bom público-alvo
Em segundo lugar, ele deve ter uma característica psicológica identificável (ex. Pirâmide de Maslow): Auto-Realização Social Auto-estima Segurança Fisiológica

12 Como definir um bom público-alvo
Por fim, ele deve ter um comportamento de compra: Consumidor de produtos de beleza; Gasta X Reais em segurança; Bebe bons vinhos...

13 Como definir um bom público-alvo
Resultado: Homens de 30 anos, casados, que estão numa escala de auto-realização, professores universitários, que consomem vinhos semanalmente e possuem carro.


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