A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cont. Se o pastor não pode fazer esta visita, deverá organizar as classes de qualquer outra maneira; mandando chamar o encarregado, enviando um Obreiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cont. Se o pastor não pode fazer esta visita, deverá organizar as classes de qualquer outra maneira; mandando chamar o encarregado, enviando um Obreiro."— Transcrição da apresentação:

1 Cont. Se o pastor não pode fazer esta visita, deverá organizar as classes de qualquer outra maneira; mandando chamar o encarregado, enviando um Obreiro Voluntário ativo, ou escrevendo com detalhes os planos. O Pastor deve interessar-se pelo bom andamento das Classes Bíblicas, tem dois ou três recursos para fazê-lo: 1- Visitação periódica do distrito, visitando as Classes e dirigindo temas de decisão. 2- Por meio de cartas mensais com idéias úteis, e pedindo ao instrutor que responda com notícias e expondo seus problemas. 3- Mediante a criação de um boletim simples para o distrito com notícias, alvos e idéias.

2 Maiores Resultados Explorando sabiamente a psicologia, o pastor pode fazer que aumente o rendimento de suas Classes Bíblicas. 1- Ponde em cada Classe um alvo de almas 2- Fazendo saber a todos no distrito como marcha cada classe 3- Estabelecendo uma discreta e sábia comparação entre as Classes 4- Oferecendo troféus às Classes com maior números de alunos e que tenham resultados maiores.

3 COLHEITA ABUNDANTE Com devida antecipação se fixa para cada grupo uma data de batismo e se animará aos instrutores para ter o maior número possível de candidatos preparados. Na data assinalada, se celebrará o batismo, mesmo que sejam poucos os candidatos. Efetuar-se-á um bom chamado, e com os que respondem se iniciará a Classe Bíblica Permanente. Publicamente se agradará e estimulará ao instrutor da Classe Bíblica, recordando que todos os seres humanos necessitam e apreciam que se reconheçam seus esforços. Convém ser amigo dos instrutores bíblicos, e formar com eles uma amizade especial, pois são os ajudantes principais do pastor na conquista de almas. Um simples obséquio no fim do ano os animará.

4 UMA CLASSE BÍBLICA EM AÇÃO
Dirigir uma Classe Bíblica dinâmica, interessante e que impulsione à ação, é uma arte e uma ciência. O Instrutor colocará com contribuição o melhor de sua personalidade e sua espiritualidade. Orará ao Senhor em busca de sabedoria e estudará conscientemente a lição que deve apresentar.

5 Inicio da classe O Instrutor saúda aos alunos, e a seguir todos se colocam em pé para a oração. Em alguns casos, pode-se começar com um hino.

6 Fazer Chamada Pode ser feita de duas maneiras: O secretário lê a lista e vai anotando a assistência, ou o secretário faz a chamada em silêncio, olhando aos que estão presentes. Todos os alunos faltosos devem ser visitados em seus lares. Mesmo os que são assíduos devem ser visitados para uma confirmação em seus lares do grau de interesse que tem na verdade. O instrutor sofrerá grande perda de almas se assim não o fizer.

7 Técnica de Classe A Classe Bíblica se baseia em perguntas e respostas que lemos na Bíblia; depois são feitos os comentários e as explicações que correspondem. Perguntas e respostas são importantes em decorrência da atividade de ensino na CBP da igreja local. Haja cântico, oração e interação entre os alunos para o aproveitamento do ensino.

8 Uso da Bíblia O Ideal é que cada aluno possua sua Bíblia. Geralmente ao começar a Classe o instrutor distribui os textos entre os alunos. Outra forma é permitir que leia o texto àquele que o encontrar primeiro. Contudo, o instrutor terá cuidado de que todos encontrem em sua Bíblia os textos mencionados. Inclusive pode pedir que sejam sublinhados os textos mencionados mais importantes. Para dar maior ênfase a um texto, pode-se pedir à classe que o leia em uníssono. Deve ficar claro para o aluno que a Bíblia é a autoridade máxima.

9 Característica do Ensino numa CBP
Claridade – A verdade será apresentada com simplicidade, sem misturar diversas doutrinas. O Aluno deve entender perfeitamente o que desejamos ensinar-lhe. Ordem – O tema deve ser apresentado em forma ordenada e lógica, para que o aluno capte a beleza e o razoável que é a doutrina apresentada. Positiva – A Apresentação deve ser afirmativa e positiva, nunca negativa e proibitiva. Que o aluno veja que é uma benção chegar a ser um bom cristão e que anele intensamente unir-se à igreja. Interessante – Deve ser evitada a monotonia, o tédio e o desinteresse; a Classe deve ser dinâmica e mui interessante, captando poderosamente a atenção dos alunos. Ilustrada – Jesus ilustrava seus temas, e convém a nós seguir o Seu exemplo. Usemos histórias curtas, verídicas e que se ajustem. Também pode-se ilustrar com um bom quadro negro ou apresentando figuras, diagramas e painéis. Perguntas – A Sra Ellen White recomenda que permita-se aos alunos fazerem perguntas; desta maneira constataremos se entenderam a Classe e nos inteiramos quais são seus problemas. Decisão – Em cada Classe deve-se obter uma decisão definida sobre o tema apresentado. A decisão pode ser manifestada em forma visível, com o levantar de mão ou em forma audível, dizendo sim; em caso de uma decisão mais importante, assinando um cartão de decisão. Aplicação à vida – Deve ser explicado aos alunos como a verdade apresentada tem relação com sua vida e conduta. Fazê-los sentir à necessidade de mudar sua conduta e harmonizá-la com a verdade apresentada. Termino da Classe – São feitos os avisos finais e termina-se com uma oração, que pode ser oferecida por um dos alunos.

10 Em direção ao Batismo Ao aproximar-se a data do batismo, anuncia-se a aproximação do evento em cada classe, com o fim de criar expectativa e desejo de batizar-se. Uma, duas ou três semanas antes se faz fervoroso chamado e anuncia-se que estamos preparando a lista dos candidatos, para a qual pedimos a todos os que desejam ser batizados que assinem um formulário especial que lhes apresentamos. O mesmo chamado efetua-se cada sábado em cada Classe Bíblica até o batismo. Convém visitar em seus lares a todos os que assinaram o cupom de pedido de batismo, para reafirmar a decisão e resolver qualquer problema de última hora. Também visita-se aos que não assinarem para fazer-lhes um chamado em particular. Uma vez organizada a lista de candidatos, estuda-se com o pastor da igreja e apresenta-se os nomes à Comissão da Igreja na qual assiste o instrutor da Classe Bíblica, para informar sobre os candidatos. Um Sábado antes do Batismo, informar aos candidatos tudo acerca da cerimônia, lugar, hora, roupa que devem levar. Também devem eles ser animados a convidar familiares e amigos para a cerimônia. O instrutor da Classe Bíblica terá parte ativa no programa. Convém que em algum momento mencione-se a Classe Bíblica. No final, o pastor com o instrutor felicitam aos novos membros. Faz-se um fervoroso chamado, obtém-se novos nomes e endereços, convidam-se aos novos interessados a participarem da Classe.

11 Classe Pós-Batismal “Quando homens e mulheres aceitam a verdade, não devemos retirar-nos e deixá-los sem sentir mais nenhuma responsabilidade por eles. Eles devem ser revelados”. EV,345 Provavelmente o ponto mais débil em todo programa de conquista de almas é a atenção, alimentação e consolidação dos novos membros. Certamente aí está a raiz de tantas apostasias. Portanto, é muito importante por em prática o plano das classes Pós-Batismais. Quer dizer que, depois do batismo as Classes continuam ainda por várias semanas. Esta Classe pode ser dirigida por ancião da Igreja com experiência e que tenha ascendência sobre a igreja. Em caso de não poder organizar as Classes Pós-Batismais, convém nomear um grupo de irmãos que visitem cada semana aos novos, para dar-lhes os estudos em seus lares. O Propósito deste trabalho é consolidar a fé, animar, ajudar nas provas que sobrevirão, dar alimento que produza um crescimento sadio. Sobretudo, ensinar aos novos membros a arte missionária. “Quando almas se convertem, ponde-as a trabalhar imediatamente. E, ao trabalharem elas segundo a sua capacidade, tornar-se-ão mais fortes. É enfrentando as influências oponentes que somos confirmados na fé. Ensinai aos recém-conversos que devem entrar em comunhão com Cristo, a serem Suas testemunhas, e tornarem-nO conhecido ao mundo”. EV. 355,356

12 Material para Classe Bíblica
1. O livro de texto é a Bíblia. O ideal é que cada aluno possua o seu exemplar e o traga e use na classe. Senão for assim, a classe deve ter suficientes Bíblias para todos os alunos. 2. A série de Estudos Bíblicos. 3. Caderno de Chamada 4. Diagramas, painéis, slides, etc.

13 Local para classe bíblica
É sempre bom ter uma sala especial para a Classe Bíblica. Uma sala bem iluminada, que tenha cadeiras para todos, quadro para giz, tela, para quando se quiser usar e projetor, etc. Porém se isso não é possível, use as salas da Escola, do Serviço Beneficente, dos Desbravadores, da Escola Sabatina das Crianças ou até mesmo a nave da Igreja.

14 A classe Bíblica e o Evangelismo
A Classe Bíblica tem demonstrado ser um auxiliar valioso nas campanhas evangelísticas. Existem duas maneiras para doutrinar aos interessados: 1- Estudos Bíblicos nos lares 2- Classes Bíblicas Ambas as maneiras se completam magnificamente

15 A CLASSE BÍBLICA EM UMA CAMPANHA GRANDE
Em uma campanha grande, em geral são ditadas conferências em vários lugares. Depois de apresentados os temas introdutórios em cada um desses lugares, organizam-se as Classes Bíblicas triples. As mesmas podem ser ditadas em horários diferentes ao da Conferência, ou depois da mesma. Em uma campanha grande bem pode estar funcionando até 20 Classes Bíblicas. O resultado é que quase 80% dos batizados terão assistido a essas Classes Bíblicas.

16 Na Campanha Local Depois dos temas introdutórios e temas intermediários, transformou-se a conferência em uma Classe Bíblica, na qual os assistentes com a Bíblia nas mãos, estudam através de um sistema fácil e pleno, as doutrinas fundamentais da Palavra de Deus. As vezes é interessante ter um quadro negro e ir anotando as perguntas e respostas, permitindo que os interessados anotem as respostas em seus cadernos. Sobretudo, quando trata-se de uma campanha curta, torna-se indispensável complementar o trabalho dos estudos Bíblicos e da classe batismal

17 Inundação de Classes Bíblicas
Assim como uma inundação arrasa com tudo, se logramos uma inundação de Classes Bíblicas, arrasaríamos com o erro, para levantar o estandarte da verdade. Na obscuridade, quanto mais lâmpadas se acendem, mas rápido se iluminará o Brasil com a luz salvadora do Evangelho. Por isso, animamos a todos a organizar o maior número de Classes Bíblicas para aumentar consideravelmente a colheita de almas. Em cada igreja grande organizar as três Classes Bíblicas; para menores, jovens e adultos. Em cada grupo do distrito, organizar pelo menos uma Classe e se possível duas.

18 Classes nos Colégios A maneira mais fácil e adequada de preparar os jovens para o batismo nos colégios é por meio das Classes Bíblicas. Podem-se fazer funcionar tantas Classes Bíblicas quantas sejam possíveis ou necessárias. Podem ser Classes de acordo com as idades, cursos nos lares, etc. Os professores de Teologia, outros professores, e mesmo os alunos de Teologia, podem ser excelentes instrutores de Classes Bíblicas. Convém começar as Classes o mais breve possível no início do ano escolar. Para os colégios também é conveniente o plano de Classes Bíblicas permanentes com batismos periódicos.

19 CBB nas Escolas Fundamentais e Clube de Desbravadores
Seria maravilhoso que em nossas escolas e também nos clubes de Desbravadores se organizassem Classes Bíblicas. Cada igreja deve estudar a maneira mais adequada de por em prática este plano que certamente resultará em milhares de jovens e juvenis convertidos e batizados.

20 Escolas Filiais Em todo o nosso território, funcionam milhares de Escolas Sabatinas Filiais cada ano, porém não são batizadas as milhares de almas que eram de se esperar. Por isso sugerimos que em cada filial, sejam ditadas Classes Bíblicas. Se conseguir batizar pelo menos uma alma em cada Escola Sabatina Filial, o resultado será explosivo. Cremos que incorporando a Classe Bíblica às Filiais da Escola Sabatina, conseguiremos conquistar muitas almas para Jesus.

21 Nas reuniões de Bairro Em muitos lugares, os irmãos gostam de celebrar reuniões de Bairro. Tais reuniões, depois de algum tempo, podem converter-se em Classes Bíblicas. Dessa maneira poderíamos incorporar dezenas de irmãos como instrutores de Classes Bíblicas, e lograr que tais reuniões produzam uma rica colheita de almas. De maneira especial recomendamos transformar cada centro de pregação da Semana Santa em uma ativa Classe Bíblica; quer dizer, para adultos, jovens e menores.

22 Dirigidas por Jovens As reuniões dirigidas por Jovens poderiam transformar-se, em seu devido tempo, em Classes Bíblicas, com instrutores jovens que seguramente teriam grande ascendência sobre seus companheiros

23 A Associação / Missão e as Classes Bíblicas
Certamente a Associação ou missão terá grande interesse nas Classes Bíblicas, sendo este um meio seguro e econômico de ganhar almas. Sugerimos que o Presidente, o Ministerial e o Departamental do MIPES e Ação Missionária sejam encarregados de promover e incrementar o trabalho das Classes Bíblicas. Nas visitas que fazem ao Campo, convém que se interessem por um bom andamento das Classes Bíblicas. Corresponde à Associação ou Missão, vigiar que todos os obreiros organizem as Classes Bíblicas em suas igrejas e grupos. Também convém que recebam informação mensal acerca do número de Classes e de Alunos. Para incentivar aos obreiros é bom estabelecer um alvo de Classes Bíblicas e algum troféu para os obreiros que se destaquem na organização e resultados de suas Classes. Ao mesmo tempo a Associação ou Missão fomentará este trabalho entre os obreiros voluntários, fazendo-os ver, em congressos e concílios, quão fácil é para um obreiro voluntário dirigir um boa Classe Bíblica com ótimos resultados. A Associação ou Missão pode ampliar e melhorar consideravelmente este plano de acordo com as características especiais do Campo. Finalmente, quando chegar o momento de relatar acerca das vitórias obtidas no evangelismo, convém das às Classes Bíblicas o crédito que merecem, bem como aos Pastores e obreiros voluntários que souberam usá-las com inteligência e bons resultados.

24

25


Carregar ppt "Cont. Se o pastor não pode fazer esta visita, deverá organizar as classes de qualquer outra maneira; mandando chamar o encarregado, enviando um Obreiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google