A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas"— Transcrição da apresentação:

1 Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas

2 O que são Redes Semânticas?
Representações de conceitos e das suas inter- relações Gráficos constituídos por nós (conceitos) e por linhas rotuladas (relações entre os conceitos) REDES SEMÂNTICAS = MAPAS CONCEPTUAIS

3 O que são Redes Semânticas?

4 Construir Redes Semânticas Envolve os Alunos…
Na reorganização do conhecimento; Na descrição explícita de conceitos e das suas inter-relações; No processamento profundo do conhecimento; No relacionamento de novos conceitos com conceitos existentes; Na aprendizagem espacial.

5 Conhecimento Declarativo…
Representa a consciência de algum objecto, acontecimento ou ideia (saber que)

6 Conhecimento Procedimental…
É o conhecimento de como usar o conhecimento declarativo (saber como)

7 Formas do Conhecimento…
Conhecimento estrutural Conhecimento declarativo Conhecimento procedimental

8 Conhecimento Estrutural…
É o conhecimento sobre o modo como as ideias dentro de uma área se encontram integradas e inter-relacionadas (Diekhoff, 1983)

9 Redes Semânticas como Ferramenta de Aprendizagem…
Guia de estudo Ferramenta de reflexão e integração do conhecimento Ferramenta de planificação Método para avaliar a aprendizagem

10 Como Treinar a Construção de Redes Semânticas…
Fazer um plano e estabelecer a perspectiva para a análise de uma área de conteúdos Identificar conceitos importantes Criar, definir e desenvolver nós Construir ligações e conceitos de ligações Continuar a expandir a rede Reflectir acerca do processo

11 Pensamento Crítico na Construção e uso de Redes Semânticas…
UTILIZAÇÕES COMPETÊNCIAS

12 Pensamento Criativo na Construção e uso de Redes Semânticas…
UTILIZAÇÕES COMPETÊNCIAS

13 Pensamento Complexo na Construção e uso de Redes Semânticas…
COMPETÊNCIAS UTILIZAÇÕES

14 Alguns Critérios para Avaliar Redes Semânticas…
Número de nós Número de proposições distintas Número de ligações directas e indirectas Grau de hierarquia Validade e síntese de ligações cruzadas Quantidade de diferentes tipos de ligações Proeminência da rede Consistência no uso das ligações Precisão da informação incluída na rede

15 Modelos para Avaliar Redes Semânticas…
Comparar a rede do aluno com a do especialista (professor) Determinar o crescimento do conhecimento do aluno Aceitar as diferentes perspectivas dos alunos Comparar as redes dos alunos com os objectivos do curso

16 Software de Construção de Redes Semânticas…
C-Map SemNet Inspiration Textvision Learning Tool MindMan Axon Idea Processor VisiMap Activity Map

17 Software de Construção de Redes Semânticas…
criada no SemNet

18 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas…

19 Vantagens… As ferramentas para a sua construção são fáceis de usar;
A sua construção ajuda à memorização; Melhoram a compreensão e retenção de ideias; Demonstram a inter-relação entre ideias de diferentes disciplinas e de diferentes cursos; Melhoram o desempenho dos alunos na resolução de problemas.

20 Limitações… Têm uma capacidade limitada para representar relações causais; Não são verdadeiros mapas da mente, são antes representações do que pensamos estar na mente; O conhecimento que representam é dinâmico; As redes proposicionais na mente são bastante mais complexas.

21 Resumo… Os programas para construção de redes semânticas proporcionam um conjunto de ferramentas gráficas de conceptualização para a criação de mapas de conceitos. Estes mapas de conceitos representam a estrutura das ideias na memória ou numa área de conteúdos. O trabalho com redes semânticas envolve os alunos numa análise da área de conteúdos, que os ajuda a organizar o seu conhecimento para uma melhor compreensão e retenção. O trabalho com redes semânticas é, também, eficaz para planificar outros tipos de produções ou bases de conhecimento. Das ferramentas cognitivas descritas neste livro, as redes semânticas são das mais versáteis.

22 Maria José Silva nº 38557 ☺☺☺ Licenciatura em Matemática – UMINHO
Elaboração: Maria José Silva nº 38557 ☺☺☺ Licenciatura em Matemática – UMINHO Iniciação à Prática Profissional: Ambientes Multimédia de Aprendizagem Braga, 12/3/2007


Carregar ppt "Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google