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GESTÃO ESTRATÉGICA 03 e 04 Recebimento dos exercícios A ARTE DA GUERRA; CONCEITOS BÁSICOS DE ESTRATÉGIA: o propósito da organização; princípios e valores;

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1 GESTÃO ESTRATÉGICA 03 e 04 Recebimento dos exercícios A ARTE DA GUERRA; CONCEITOS BÁSICOS DE ESTRATÉGIA: o propósito da organização; princípios e valores; o triângulo estratégico; estratégia para a construção de futuro; formulação das estratégias. Estratégias Competitivas; Estratégias de Diversificação; Estratégias de Alianças e Parcerias; Estratégias de Expansão.  Prof. Marcopolo Marinho

2 PROPÓSITO DA ORGANIZAÇÃO
A organização empresarial serve para agrupar e estruturar todos os recursos da empresa – pessoas, tempo, equipamentos, dinheiro, estrutura patrimonial, máquinas e equipamentos - para permitir o alcance dos objetivos almejados da melhor forma possível. Assim, o objetivo da ORGANIZAÇÃO é agrupar as pessoas para que estas trabalhem melhor em conjunto. A organização existe pela necessidade de unir pessoas para a execução das diferentes atividades diferentes, o que conduz a um novo problema: o da coordenação entre as pessoas.

3 Organização orientada por estratégias
O gerenciamento através deste tipo de gestão busca responder aspectos como: 1. Onde a organização está? (através do diagnóstico estratégico); 2. Aonde a organização quer chegar? (através da visão e objetivos); 3. Como a organização irá chegar? (através das metas, programas e ações); 4. Como a organização está indo? (através dos sistemas de controle).

4 Evolução do pensamento estratégico
Texto integral: DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA.pdf

5 Missão, Visão e Valores FERRAMENTA FILOSÓFICA ESTRATÉGICA INDICADA PARA ORGANIZAÇÕES DE TODOS OS PORTES, EM ESPECIAL AS QUE ESTÃO NASCENDO OU AS PEQUENAS. SERVE PARA: definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da Companhia e da motivação da equipe. É ÚTIL PORQUE: permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa. é frequentemente mal empregadona gestão de empresas. É comum observarmos companhias com declarações de missão, visão e valores que são meros objetos decorativos ou que acabam se tornando motivo de piadas dos colaboradores.

6 Missão, Visão e Valores FERRAMENTA FILOSÓFICA ESTRATÉGICA INDICADA PARA ORGANIZAÇÕES DE TODOS OS PORTES, EM ESPECIAL AS QUE ESTÃO NASCENDO OU AS PEQUENAS. SOBRE O RECURSO: Imagine se você fosse convidado para entrar em um veículo que o levaria a algum lugar. Como se sentiria se não soubesse qual seria o veículo, o local, o momento de chegada ao destino nem as condições da viagem? Muitas empresas são assim. Seus dirigentes e colaboradores não sabem qual é o propósito de a empresa existir, onde e quando querem chegar e qual é a lógica do seu funcionamento. Assim, quando crescem e chegam a uma situação de sucesso, não sabem como fizeram isso. um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. A definição do trio é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios dos empreendedores de primeira viagem e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa. Gestores só são visionários quando conseguem manter intactos a missão, a visão e os valores definidos no início da empresa.

7 Missão, Visão e Valores Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. Propósito de Longo prazo Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo). Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros. Fonte: Movimento Empreenda (Adaptado)

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9 Minha empresa não tem M, V e V, então:

10 Estratégias Competitivas
Prof. Marcopolo Marinho

11 A ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESTRATÉGICA
Análise Externa Ameaças Oportunidades Análise interna Forças Fraquezas MISSÃO Impacto: Organizacional Ação de Mudança Nenhum Positivo Negativo OBJETIVOS Mensuráveis Geral Específicos ESCOLHA ESTRATÉGICA Estratégia de negócios Liderança em custos/ preços; Diferenciação de produtos; Integração vertical; Alianças estratégicas; Diversificação; Fusões, aquisições, etc. IMPLEMENTAÇÃO Montagem do plano; Preparação da Estrutura (físicas e administrativas); Política de Remuneração e Plano de carreira; Criação de processos de controle. VANTAGEM COMPETITIVA Vantagem Temporária Sustentada Desvantagem Prof. Marcopolo Marinho

12 A ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESTRATÉGICA
Análise Externa Ameaças Oportunidades Análise interna Forças Fraquezas MISSÃO Impacto: Organizacional Projeto Nenhum Positivo Negativo OBJETIVOS Mensuráveis Geral Específicos ESCOLHA ESTRATÉGICA Estratégia de negócios Liderança em custos/ preços; Diferenciação de produtos; Integração vertical; Alianças estratégicas; Diversificação; Fusões, aquisições, etc. IMPLEMENTAÇÃO Montagem do plano; Preparação da Estrutura (físicas e administrativas); Política de Remuneração e Plano de carreira; Criação de processos de controle. VANTAGEM COMPETITIVA Vantagem Temporária Sustentada Desvantagem MISSÃO: Razão pela qual a empresa ou o projeto existe. Propósito de Longo prazo.

13 A MISSÃO DE UMA EMPRESA OU PROJETO PODE MUDAR?
Prof. Marcopolo Marinho

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18 A ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESTRATÉGICA
Análise Externa Ameaças Oportunidades Análise interna Forças Fraquezas MISSÃO Impacto: Organizacional Projeto Nenhum Positivo Negativo OBJETIVOS Mensuráveis Geral Específicos ESCOLHA ESTRATÉGICA Estratégia de negócios Liderança em custos/ preços; Diferenciação de produtos; Integração vertical; Alianças estratégicas; Diversificação; Fusões, aquisições, etc. IMPLEMENTAÇÃO Montagem do plano; Preparação da Estrutura (físicas e administrativas); Política de Remuneração e Plano de carreira; Criação de processos de controle. VANTAGEM COMPETITIVA Vantagem Temporária Sustentada Desvantagem OBJETIVOS: Alvos específicos e mensuráveis (através das metas) que .a empresa pode utilizar para avaliar até que ponto está realizando sua missão.

19 TIPOS DE OBJETIVOS Critérios qualitativos Critérios quantitativos
Gestão mais profissional Percepção dos indicadores Participação no mercado Opinião pública (Interna x Externa) Critérios quantitativos Por faturamento Por número de funcionários Por setor Comércio, Indústria ou Serviços Prof. Marcopolo Marinho

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21 Objetivos do milênio

22 Fonte: http://jamiltonneres.zip.net/arch2009-12-20_2009-12-26.html

23 A ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESTRATÉGICA
Análise Externa Ameaças Oportunidades Análise interna Forças Fraquezas MISSÃO Impacto: Organizacional Projeto Nenhum Positivo Negativo OBJETIVOS Mensuráveis Geral Específicos ESCOLHA ESTRATÉGICA Estratégia de negócios Liderança em custos/ preços; Diferenciação de produtos; Integração vertical; Alianças estratégicas; Diversificação; Fusões, aquisições, etc. IMPLEMENTAÇÃO Montagem do plano; Preparação da Estrutura (físicas e administrativas); Política de Remuneração e Plano de carreira; Criação de processos de controle. VANTAGEM COMPETITIVA Vantagem Temporária Sustentada Desvantagem SWOT: Análises das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

24 EXTERNOS: Mudança tecnológica – Tendências demográficas – Tendências Culturais – Clima Econômico – Condições legais e políticas – Acontecimentos internacionais específicos . INTERNOS: Recursos (Quantidade e Qualidade), Capacidade Produtiva, etc.

25 ANALISAR CENÁRIOS

26 A ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESTRATÉGICA
Análise Externa Ameaças Oportunidades Análise interna Forças Fraquezas MISSÃO Impacto: Organizacional Projeto Nenhum Positivo Negativo OBJETIVOS Mensuráveis Geral Específicos ESCOLHA ESTRATÉGICA Estratégia de negócios Liderança em custos/ preços; Diferenciação de produtos; Integração vertical; Alianças estratégicas; Diversificação; Fusões, aquisições, etc. IMPLEMENTAÇÃO Montagem do plano; Preparação da Estrutura (físicas e administrativas); Política de Remuneração e Plano de carreira; Criação de processos de controle. VANTAGEM COMPETITIVA Vantagem Temporária Sustentada Desvantagem ESCOLHA ESTRATÉGICA: Seleção dos desejos ou necessidades demandadas.

27 A ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESTRATÉGICA
Análise Externa Ameaças Oportunidades Análise interna Forças Fraquezas MISSÃO Impacto: Organizacional Projeto Nenhum Positivo Negativo OBJETIVOS Mensuráveis Geral Específicos ESCOLHA ESTRATÉGICA Estratégia de negócios Liderança em custos/ preços; Diferenciação de produtos; Integração vertical; Alianças estratégicas; Diversificação; Fusões, aquisições, etc. IMPLEMENTAÇÃO Montagem do plano; Preparação da Estrutura (físicas e administrativas); Política de Remuneração e Plano de carreira; Criação de processos de controle. VANTAGEM COMPETITIVA Vantagem Temporária Sustentada Desvantagem IMPLEMENTAÇÃO: Desenvolvimento e Execução dos planos.

28 A ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESTRATÉGICA
Análise Externa Ameaças Oportunidades Análise interna Forças Fraquezas MISSÃO Impacto: Organizacional Projeto Nenhum Positivo Negativo OBJETIVOS Mensuráveis Geral Específicos ESCOLHA ESTRATÉGICA Estratégia de negócios Liderança em custos/ preços; Diferenciação de produtos; Integração vertical; Alianças estratégicas; Diversificação; Fusões, aquisições, etc. IMPLEMENTAÇÃO Montagem do plano; Preparação da Estrutura (físicas e administrativas); Política de Remuneração e Plano de carreira; Criação de processos de controle. VANTAGEM COMPETITIVA Vantagem Temporária Sustentada Desvantagem VANTAGEM COMPETITIVA: Capacidade de gerar maior valor econômico que seus concorrentes.

29 Oliveira, D. P. R., Planejamento Estratégico – Conceitos, Metodologias e Práticas. 15ª Edição. Atlas.

30 Tavares, M. C., Planejamento Estratégico: A Diferença entre Sucesso e Fracasso Empresarial. Harbra. Oliveira, D. P. R., Planejamento Estratégico – Conceitos, Metodologias e Práticas. 15ª Edição. Atlas.

31 Terence, A. C. F., Planejamento Estratégico como Ferramenta de Competitividade na Pequena Empresa: Desenvolvimento e Avaliação de um Roteiro Prático para o Processo de Elaboração do Planejamento. Tese (mestrado). São Carlos, Escola de Engenharia de São Carlos-USP.

32 4 pontos chaves na geração de estratégias competitivas
A figura, a seguir, mostra dois fatores considerados importantes na formação de estratégia. Um deles é o dos valores gerenciais, as crenças e preferências daqueles que lideram formalmente a organização, e o outro é o das responsabilidades sociais - especificamente a ética da sociedade na qual a organização opera, ao menos como ela é interpretada por seus executivos. Uma vez determinadas as estratégias alternativas, o próximo passo no modelo é avaliá-las e escolher a melhor.  4 pontos chaves na geração de estratégias competitivas Consistência: A estratégia não deve apresentar objetivos e políticas mutuamente inconsistentes.  Consonância: A estratégia deve representar uma resposta adaptativa ao ambiente externo e às mudanças críticas que ocorrem dentro do mesmo. Vantagem: A estratégia deve propiciar a criação e/ou manutenção de uma vantagem competitiva na área de atividade selecionada. Viabilidade: A estratégia não deve sobrecarregar os recursos disponíveis, nem criar subproblemas insuperáveis.

33 APROVEITAR AS OPORTUNIDADES

34 Acredite no impossível: Romero Rodrigues, fundador do Buscapé
Prof. Marcopolo Marinho

35 Estratégias de Diversificação
Prof. Marcopolo Marinho

36 Vídeo Setor Infantil Prof. Marcopolo Marinho

37 Estratégias de Expansão
Estratégias de Alianças e Parcerias

38 Estratégias de Alianças e Parcerias
Parcerias - Parte 1 Fazer algo novo; Ampliar ou mudar algo; Fazer o que não conseguiria sozinho; Aumentar receitas; Reduzir custos.


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