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Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia

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Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Ensino Fundamental, 9º Ano Origem e características do Socialismo

2 OBJETIVOS DE AMBAS DOUTRINAS
A meta socialista: uma sociedade mais justa, sem tanta desigualdade entre as pessoas Traça os moldes de uma sociedade onde o ser humano seja mais livre e menos explorado

3 PRIMEIRA PARTE SOCIALISMO UTÓPICO

4 CONCEITO É aquele que precede o socialismo científico
Não recebe a denominação de científico por não se apoiar no conhecimento das leis do desenvolvimento social Mas mesmo assim possui alguns elementos válidos que foram examinados criticamente e posteriormente utilizados pelos fundadores da teoria científica

5 HISTÓRICO Com a substituição do feudalismo pelo capitalismo (sec XI - Europa Ocidental), houve um grande impulso ao desenvolvimento das produções, das técnicas e do saber Mas esse mesmo progresso não pode ser considerado como melhora à situação dos trabalhadores A exploração desses continuava tão cruel e desumana como já havia sido no feudalismo ou sob o escravismo

6 HISTÓRICO Assim crescia o descontentamento das massas, a luta de classes aumentava As alterações que ocorriam na sociedade em nada melhoravam o lado dos trabalhadores e isto gerava repercussão na vida da sociedade Surgem, deste modo, doutrinas socialistas que traduziam o protesto dos povos contra a injustiça imposta pelo capitalismo, a ordem estabelecida

7 EVOLUÇÃO Esse protesto teve como pontos fundamentais o respeito e a preocupação pelo homem Esta é a doutrina do humanismo

8 A IDEOLOGIA Na opinião dos socialistas utópicos, o capitalismo tinha de ser substituído por uma sociedade nova Esta acabaria para sempre com a mais-valia e com a corrida ao lucro E ainda faria do trabalho a virtude essencial

9 A IDEOLOGIA Os homens deixariam de oprimir os seus semelhantes
Unir-se-iam para juntos dominarem as forças da natureza Assim se chegaria à justiça social, à liberdade e à igualdade verdadeiras

10 UTOPIA E REALIDADE Só que infelizmente no início do século XIX não havia ainda um clima para acolher a teoria da luta revolucionária do proletariado O modo de produção capitalista estava surgindo, o proletariado não estava ainda organizado como classe e ainda não tinha consciência da sua missão histórica Também não se conhecia os caminhos e meios que permitiriam introduzir a nova sociedade socialista

11 UTOPIA E REALIDADE E também os utopistas, por grandes pensadores e filósofos que fossem, não foram capazes de descobrir o caminho certo para o futuro socialismo, não tomaram conclusões lógicas Eles continuaram na fase de sonho e utopia, presos na fantasia e por ela impedidos de concretizar seus projetos

12 VALOR HISTÓRICO Pioneiro na crítica à desigualdade social, à sociedade burguesa, ao capitalismo e suas taras mostrando sua efemeridade Plano de organização de sociedade igualitária, baseado na sociedade coletiva Começo de uma nova sociedade com a abolição da propriedade privada e com a proclamação da sociedade coletiva, que permitiria liberdade, igualdade e fraternidade

13 O HUMANISMO Para a nova sociedade esta doutrina teria como missão garantir ao homem as condições favoráveis à evolução e ao aperfeiçoamento É uma idéia de que o homem, suas capacidades e necessidades, seu trabalho, são grandes valores que devem ser cultivados

14 OUTRAS CARACTERÍSTICAS
O trabalho deve ser a primeira necessidade vital, um prazer Deveria-se abolir a diferença cidade campo O consumo seria feito segundo o trabalho e conforme as necessidades de cada um

15 MOTIVOS DO FRACASSO Ruptura com o povo, com a classe operária, ignorância da infra- estrutura material da vida da sociedade, das leis da evolução social Desejo de se dedicarem exclusivamente às idéias, à cultura e à educação “À imaturidade da produção capitalista, à imaturidade da situação das classes, correspondeu a imaturidade das teorias” (Engels apud Afanassiev et al, p. 24)

16 SOCIALISMO CIENTÍFICO
SEGUNDA PARTE SOCIALISMO CIENTÍFICO

17 NASCIMENTO Assim sendo, o socialismo utópico não deu certo e cedeu lugar ao socialismo científico em meados do século XIX Esta nova teoria tornou-se força histórica ao se juntar ao movimento revolucionário da classe operária necessitada Teoria foi feita por Marx e Engels

18 CARACTERÍSTICAS O período de atividade científica de Karl Marx ( ) e Friedrich Engels ( ) é uma época em que o capitalismo estava forte Desta forma se desenvolvia uma nova classe, a classe do proletariado industrial, empenhada na via de luta revolucionária

19 MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
Em 1848, Marx e Engels, em nome da história, condenavam o capitalismo com o Manifesto do Partido Comunista Esse relato demonstrava que a sociedade capitalista devia, como destruíra o feudalismo, ceder lugar a uma sociedade sem exploração, sem salariato, a sociedade comunista

20 FUNDAMENTOS Revela um mundo rigorosamente científico, contém conceitos coerentes sobre natureza, sociedade e leis de seu desenvolvimento Enumera ainda as vias e os meios para conhecê-las e para conseguir a sua transformação revolucionária

21 MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
Os fundamentos filosóficos do socialismo científico são dados pela filosofia elaborada por Marx e Engels - a filosofia do Materialismo Histórico e Dialético É uma doutrina que se firma na natureza terrena do mundo, na realidade das leis objetivas da evolução social Sua base é que o mundo, a natureza, são realidades materiais, objetivas, existem fora de nossa consciência que é secundária, derivada da matéria da natureza

22 MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
O mundo material, conforme esta filosofia, não é imutável Passa por modificações, movimento, uma evolução permanente A sociedade humana evolui e muda do mesmo modo que o mundo e a natureza mudam

23 A MAIS-VALIA Marx formulou ainda uma outra teoria: a mais-valia
Tal teoria é a chave da economia política marxista Ela revela o segredo do capitalismo pois revela a fonte do lucro e a exploração

24 A MAIS-VALIA Marx percebeu que na sociedade capitalista o operário não tem a propriedade dos meios de produção Sua única propriedade é a força de trabalho e precisa trabalhar para produzir valores materiais Surge um contrato: o operário vende sua força de trabalho ao capitalista, o primeiro trabalha e o segundo lhe paga um salário

25 A MAIS-VALIA O empregador contenta-se em pagar uma parte do valor dos bens produzidos pelo operário, apropriando-se da outra parte É esse trabalho não pago, a exploração capitalista , a mais- valia que vira lucro nas mãos do empregador

26 PROBLEMAS DO CAPITALISMO
O capitalismo traz em si problemas que ele próprio não é capaz de dominar Um aumento na produção das mercadorias ultrapassa o poder de compra dos trabalhadores e gera a superprodução e o subconsumo, as crises, a baixa nas bolsas de valores

27 PAPEL DA CLASSE OPERÁRIA
É a classe mais interessada em que seja abolida a propriedade privada dos meios de produção, origem de sua exploração A vitória dos operários na revolução lhes dá a propriedade social dos meios de produção Também a possibilidade de melhorar o seu nível de vida

28 A LIGA DOS COMUNISTAS Por iniciativa de Marx e Engels, em 1847 foi criada a Liga dos Comunistas Foi a primeira organização de um partido operário O Manifesto do Partido Comunista foi seu programa Karl Marx

29 A PRIMEIRA INTERNACIONAL
Em 1864 fundou-se a Associação Interncional dos Trabalhadores (Primeira Internacional) Lançou as bases da formação de partidos operários em vários países Também iniciativa de Marx e Engels Friedrich Engels

30 LÊNIN E O SOCIALISMO CIENTÍFICO
Lênin dedicou sua vida à luta revolucionária da classe operária Utilizou o Socialismo Científico para a construção do socialismo na URSS Elaborou um plano próprio para a consolidação desta doutrina aplicada nos países soviets

31 ETAPAS DA SOCIEDADE SEM CLASSES
Primeira Transição do capitalismo para o socialismo É a etapa da ditadura do proletariado Segunda É a do socialismo, onde ocorre o desaparecimento das classes sociais Terceira É a do comunismo, que se caracteriza pelo princípio “de cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades”


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