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ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS

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Apresentação em tema: "ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS
Professora Doutora Sandrina Esteves

2 A 1ª e 2ª Infâncias A primeira infância é crucial para o desenvolvimento humano e para que nos tornemos adultos funcionais, participativos e responsáveis. É nesta idade que, como tantos outros sistemas no corpo humano, o cérebro - centro de todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem - se expande e consolida e está mais recetivo à estimulação e à experimentação. Na segunda infância constroem-se os alicerces que permitirão o pleno desenvolvimento do futuro adulto, ser em sociedade, em termos cognitivos, sociais e emocionais.

3 Alguns conceitos… Inatismo… linguagem… língua… fala… língua materna… ambiente linguístico… interações verbais… estímulo linguístico… consciência fonológica… consciência sintática… consciência semântica… pragmática…

4 O aprendiz de falante língua materna
Adquirir e desenvolver a linguagem implica muito mais do que aprender palavras novas, ser capaz de produzir todos os sons da língua ou de compreender e de fazer uso das regras gramaticais. É um processo complexo e fascinante em que a criança, através da interação com os outros, (re)constrói, natural e intuitivamente, o sistema linguístico da comunidade onde está inserida, i.e., apropria-se da sua língua materna. Ao mesmo tempo que adquire a língua materna, a criança serve-se dessa língua para comunicar e para, simultaneamente, aprender acerca do mundo.

5 O aprendiz de falante o papel do adulto
Na vida da criança, comunicação, linguagem e conhecimento são três pilares de desenvolvimento simultâneo, com um pendor eminentemente social e interativo. As crianças adquirem a respetiva língua materna ao mesmo tempo que desenvolvem competências comunicativas, através de interações significativas com outros falantes que as escutam e que vão ao encontro do que elas querem expressar. Ao conversar com a criança, o adulto desempenha a função de “andaime”, interpelando-a, clarificando as suas produções, expandindo os enunciados que a criança produziu e providenciando modelos que ela testa. Esta função do adulto é determinante no processo de desenvolvimento do jovem aprendiz de falante. Bruner refere-se a “andaimes” e Vygotsky a “zona potencial de desenvolvimento”

6 Para refletir… Diálogo 1: Mãe e João (14 M)2
J: (apontando para uma banana) – Nana. M: Tu queres uma banana? J: Nana. M: (dando a banana à criança) – Uma banana docinha para o João. Obs.: a mãe interpelou a criança, pronunciou corretamente a palavra banana e alargou o enunciado produzido pela criança

7 Para refletir… Diálogo 2: Educadora e Ana (36 M)
A: (mostrando um desenho à educadora) – O Luís já fazeu o desenho. E: O Luís já fez o desenho. O que é que ele fez? A: Fazeu uma casa. E: Fez uma casa? A: Fez. E: É uma casa enorme, um casarão. O Luís fez um casarão para prender lá dentro o lobo mau. E tu, o que vais fazer? Obs.: a educadora repetiu, corrigindo, tornou a repetir na forma corrigida e alargou o enunciado produzido pela criança.

8 Então… A qualidade do contexto influencia a qualidade do desenvolvimento da linguagem. Quanto mais estimulante for o ambiente linguístico, e quanto mais ricas forem as vivências experienciais propostas, mais desafios se colocam ao aprendiz de falante e maiores as possibilidades de desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional. As trocas verbais com a criança, e na sua presença, ativam a capacidade inata para a linguagem e permitem que o aprendiz de falante vá construindo o seu próprio conhecimento sobre a língua materna, o qual se torna estável no final da adolescência.

9 A Linguagem na Primeira Infância (0-3 anos)
O período dos 0 aos 3 anos é crucial para o desenvolvimento linguístico, pois aqui se verificam todas as etapas do desenvolvimento da linguagem que vão permitir à criança munir-se das competências necessárias para, a partir dos três anos e meio ser capaz de dominar a estrutura da língua alvo, capaz de falar inteligivelmente sem grandes falhas sintácticas (Lima, 2000).

10 A Linguagem na Primeira Infância (0-3 anos) desenvolvimento da linguagem
Quando se fala em desenvolvimento da linguagem, em causa estão as modificações qualitativas e quantitativas que têm lugar no processo de conhecimento linguístico por parte do falante. Do nascimento à entrada no pré-escolar um longo, e extremamente importante, percurso linguístico foi já percorrido, mas muito ainda falta andar até à entrada no 1º CEB.


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