A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA"— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
SISTEMA TEGUMENTAR Jesus te ama...

2 SISTEMA TEGUMENTAR Pele ou Cútis
O sistema tegumentar (tegumento cobertura) é constituído pela: Pele – Epiderme e derme E seus órgãos acessórios, como os pêlos, as unhas, as glândulas e os vários receptores especializados. A pele constitui um manto contínuo que envolve todo o organismo, protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente. Esse invólucro somente é interrompido ao nível dos orifícios naturais (narinas, boca, ânus) onde se prolonga pela respectiva mucosa.

3 A pele apresenta três camadas principais:
Epiderme Derme Tecidos subcutâneos.....

4 SISTEMA TEGUMENAR Pele ou Cútis
De todos os órgãos do corpo, nenhum é mais facilmente inspecionado e exposto à infecção, à doença e a lesão, que a pele. Devido a sua visibilidade, a pele reflete nossas emoções e alguns aspectos da fisiologia normal, como ruborizar-se e transpirar. As alterações da pele podem ser causadas por problemas dos órgãos internos, sangue ou infecções sistêmicas, ou envolver apenas a pele em si, como verrugas, manchas senis ou espinhas. A localização da pele torna-a vulnerável à lesões por trauma, luz solar, micróbios ou poluentes no ambiente.

5 FUNÇÕES DA PELE Regular a temperatura corporal. A pele auxilia na regulação térmica do organismo pela eliminação do suor, fazendo a temperatura do corpo permanecer constante, independente das variações externas. Remover água, sais e vários compostos orgânicos. Detectar estímulos relacionados à temperatura, ao tato, à pressão e à dor.

6 FUNÇÕES DA PELE Proteger contra substâncias nocivas ao organismo nas formas líquida, só lida e gasosa, além dos microrganismos, parasitas e insetos. Auxiliar nas respostas imunológicas (céls de Langerhans). Iniciar a síntese de vitamina D, pela ação dos raios ultravioletas.

7 A pele apresenta três camadas principais:
Epiderme Derme Tecidos subcutâneos.....

8 ESTRUTURA DA PELE  Estruturalmente a pele é formada por duas partes principais: Epiderme Derme ou cório Sob a derme está uma tela subcutânea, também chamada de hipoderme, que fixa a pele às estruturas subjacentes.

9 EPIDERME A epiderme (epi = acima) é composta de epitélio escamoso estratificado queratinizado e contém 4 (quatro) ou 5 (cinco) camadas distintas de células. Na maioria das regiões do corpo, a epiderme tem 4 (quatro) camadas reconhecíveis. Nas regiões expostas a maior fricção, como nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, a epiderme é mais espessa (1 a 2 mm) e 5 (cinco) camadas são reconhecíveis. A exposição constante da pele, fina ou espessa, à fricção ou pressão estimula a formação de um calo, um espessamento anormal da epiderme.

10 CÉLULAS PRESENTES NA EPIDERME:
QUERATINÓCITOS MELANÓCITOS CÉLULAS DE LANGERHANS CÉLULAS DE MERKEL

11 QUERATINÓCITOS Cerca de 90% das células na epiderme é conhecido como queratinócíto (kerato = córneo), uma célula que sofre queratinização. À medida que as células se movem para a superfície, acumulam queratina, urna proteína que ajuda a proteger a pele e o tecido subjacente. Eventualmente, as células queratinizadas descarnam e são substituídas pelas células subjacentes que, por sua vez, tornam-se queratinizadas. Todo o processo dura de 2 (duas) a 4 (quatro) semanas.

12 MELANÓCITOS Melanócito (melan = negro), que também pode ser encontrado na derme. Ele produz melanina, um dos pigmentos responsáveis pela cor da pele, e absorve radiação ultravioleta (UV).

13

14

15 CÉLULAS DE LANGERHANS O terceiro tipo de célula na epiderme é conhecido como células de Langerhans. Estas células funcionam nas respostas imunológicas, e são facilmente lesadas pela radiação UV.

16 CÉLULAS DE MERKEL O quarto tipo de célula encontrado na epiderme é denominado células de Merkel. Estas células estão localizadas na camada mais profunda da epiderme. Acredita-se que as células de Merkel funcionem na sensação do tato.

17 DERME A segunda principal parte da pele, a derme (derma = pele) é composta de tecido conjuntivo contendo fibras colágenas e fíbras elásticas. A combinação de fíbras colágenas e fibras elásticas dá à pele sua força, extensibilidade e elasticidade. Extensibilidade é a capacidade de distensão, e, elasticidade é a capacidade de retornar à forma original após uma extensão.

18 DERME Isto pode ser observado na obesidade, na gestação ou no edema. As estrias (stria = faixa) aparecem quando ocorrem lacerações na pele devido à distensão extensa. A derme é mais espessa nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, e muito fina nas pálpebras e no escroto. A região inferior da derme consiste de tecido conjuntivo denso e irregular, tecido adiposo, folículos pilosos, nervos, glândulas sebáceas e ductos de glândulas sudoríparas. Os receptores de frio e calor são encontrados nas partes superior e média da derme.

19 DERME A derme é mais espessa nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, e muito fina nas pálpebras e no escroto. A região inferior da derme consiste de tecido conjuntivo denso e irregular, tecido adiposo, folículos pilosos, nervos, glândulas sebáceas e ductos de glândulas sudoríparas. Os receptores de frio e calor são encontrados nas partes superior e média da derme.

20 TELA SUBCUTÂNEA OU HIPODERME
Profundamente à pele encontramos um plano formado por tecido conjuntivo frouxo que é, denominado tela subcutânea (tecido subcutâneo). A tela subcutânea permite o deslizamento da pele sobre os planos e camadas subjacentes. O tecido conjuntivo frouxo que constitui a tela subcutânea pode ser enriquecido por grande quantidade de células gordurosas formando uma camada variável de tecido adiposo que recebe o nome de panículo adiposo.

21 TELA SUBCUTÂNEA OU HIPODERME
O panículo adiposo representa um verdadeiro sistema de armazenamento e reserva. Em certas regiões do corpo, a tela subcutânea é muito pobre em células adiposas, como nas pálpebras, pavilhão da orelha, prepúcio, escroto e lábios menores do pudendo feminino.

22

23 A pele é composta por camadas: epiderme, Derme e anexos
A pele é composta por camadas: epiderme, Derme e anexos. Abaixo da derme fica a hipoderme, tem a função de apoiar e unir a pele ao resto do corpo. Histologia da Pele

24

25

26

27

28

29

30

31

32 ÓRGÃOS ACESSÓRIOS DA PELE

33 PÊLOS Cada pêlo é um fio de células fundidas, mortas, queratinizadas que consiste de uma haste e uma raiz. Circundando a raiz, está o folículo piloso que é composto de duas camadas de células epidérmicas: as bainhas externa e interna da raiz, circundadas por uma bainha de tecido conjuntivo. A cor do pêlo é devida à melanina

34 PÊLOS O pêlo grisalho ocorre com o declínio na síntese da melanina
O pêlo branco resulta do acúmulo de bolhas de ar na haste do pêlo Associado aos pêlos, há um feixe de músculo liso denominado eretor do pêlo (arrector = elevar). Estes músculos contraem-se sob estresses de medo e frio, puxando os pêlos para uma posição vertical, resultando na pele arrepiada.

35 Em geral, os pêlos do couro cabeludo crescem por cerca de 3 anos e repousam por cerca de 1 a 2 anos. Em qualquer momento, a maioria dos pêlos está em estágio de crescimento. A perda normal de pêlos (muda) no couro cabeludo é aprox. de 100 pêlos por dia. Tanto a velocidade do crescimento quanto o ciclo de reposição podem ser alterados por qualquer um dos seguintes fatores: genética, doença, rádio e quimioterapia, dieta, idade, sexo e estresse emocional.

36

37

38 TIPOS DE PÊLOS

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48 UNHAS Cada unha consiste de um corpo, uma margem livre e uma raiz.

49 Funcionalmente, as unhas auxiliam:
Na preensão e na manipulação de pequenos objetos Fornecem proteção às extremidades dos dedos Permitem o coçar de várias partes do corpo.

50 Unhas Auxiliam na apreensão e manipulação de objetos.

51 GLÂNDULAS Glândulas sebáceas Glândulas sudoríparas Glândulas mamárias
Glândulas ceruminosas

52

53 GLÂNDULAS SEBÁCEAS Estão situadas na derme.
São constituídas por um número variável de pequenas concavidades (alvéolos) que se intercomunicam livremente e se relacionam com um largo e curto ducto excretor do pêlo, O ducto excretor das glândulas sebáceas abre-se no folículo do pêlo. A contração das fibras do músculo eretor do pêlo determina compressão da glândula sebácea, auxiliando na expulsão da substância gordurosa que produz.

54 GLÂNDULAS SEBÁCEAS Ao nível das pálpebras encontramos as glândulas sebáceas ciliares que desembocam no folículo e contribuem para a formação de uma substância comumente chamada de remela. Um outro tipo especial de glândulas sebáceas é representado pelas glândulas areolares que estão situadas nas aréolas das mamas. O produto das glândulas sebáceas é o sebo ou secreção sebácea. O sebo impede a impregnação da pele pela água e além disso lubrifica-a impedindo o seu ressecamento. São muito mais numerosas que as glândulas sudoríparas.

55

56

57

58

59 Histologia da Pele

60

61

62

63 GLÂNDULAS SUDORÍPARAS
São encarregadas de segregar o suor e trazê-lo à superfície da pele. Em nosso organismo existem aproximadamente 2 (dois) milhões de glândulas sudoríparas. As glândulas sudoríparas segregam o suor que líquido, incolor, de sabor salgado, rico em água e cloreto de sódio; ainda, o suor pode conter amônia e uréia, auxiliando os rins na eliminação dessas substâncias. O suor tem a composição semelhante à urina diluída.

64 GLÂNDULAS SUDORÍPARAS
A eliminação média de suor é de 700 (setecentas) gramas por dia, podendo a quantidade variar com a temperatura, exercícios musculares e emoções. Em virtude disso nas grandes transpirações (verão, trexaustivo,) deve-se acrescentar mais sal à alimentação.

65

66 Histologia da Pele

67

68

69

70 GLÂNDULAS MAMÁRIAS As glândulas mamárias são glândulas sudoríparas modificadas. São glândulas que secretam leite e colostro, líquido nutritivo materno, destinado a alimentar a criança nos primeiros tempos de vida extra-uterina. *Colostro - secreção produzida pelas glândulas mamárias durante a gravidez, e até mais ou menos horas após o parto, quando então será substituído pelo leite.

71 GLÂNDULAS MAMÁRIAS As mamas tem sido erroneamente chamadas de seios ou peitos. Apesar de existirem nos dois sexos, elas só se desenvolvem e funcionam no sexo feminino, após a puberdade. Apresentam-se muito rudimentares no homem. No interior da mama é que encontramos a parte glandular, a qual está situada na tela subcutânea, envolta por abundante tecido adiposo. E principalmente esse tecido adiposo que determina o volume e a forma da mama.

72 GLÂNDULA CERUMINOSAS Ceruminosas (cera = cera).
As glândulas ceruminosas estão presentes no meato acústico externo, o canal da orelha externa. Seus ductos abrem-se na superfície do meato acústico externo ou nos ductos das glândulas sebáceas.

73 GLÂNDULA CERUMINOSAS A secreção combinada das glândulas ceruminosas + sebáceas é denominada cerume – CERA DE OUVIDO O cerume e os pêlos no meato acústico externo formam uma barreira viscosa contra os corpos estranhos.

74 QUEIMADURA DE 1º GRAU

75 QUEIMADURA DE 2º GRAU

76 QUEIMADURA DE 3º GRAU

77 QUEIMADURA DE 3º GRAU

78 DOENÇAS DE PELE

79 Acne vulgar ou juvenil, é uma das doenças da pele (dermatoses) mais freqüentes, afetando cerca de 80% dos adolescentes. É uma afecção que atinge o conjunto pilossebáceo (pêlo e glândula sebácea).  

80 História natural da evolução da Acne
As lesões da acne são decorrentes da obstrução dos folículos pilossebáceos, em decorrência de:  - aumento da produção e secreção sebácea; - hiperqueratinização com obstrução do folículo pilossebáceo - proliferação e ação das bactérias; - reação inflamatória local.

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90 Conseqüências Cicatrizes Cistos

91 Quelóides

92 Psoríase A psoríase é uma doença da pele bastante freqüente.
Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. Sua causa é desconhecida. Fenômenos emocionais são freqüentemente relacionados com o seu surgimento ou sua agravação, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Cerca de 30% das pessoas que têm psoríase apresentam história de familiares também acometidos. Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas.

93

94 Vitiligo Doença de causa desconhecida, o vitiligo caracteriza-se pela formação de manchas acrômicas (sem pigmentação) na pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação do pigmento melanina, que dá cor à pele) nos locais afetados. A causa disto ainda não está clara mas fenômenos auto-imunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso é comum a correlação com alterações ou traumas emocionais que poderiam atuar como fatores de desencadeamento ou agravação da doença. 

95 Hanseníase (Lepra) A hanseníase, antigamente chamada de lepra, é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada pelo Mycobacterium leprae, microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo.

96 Foliculite Infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pêlos ou depilação. Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pêlos, sendo freqüente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres).

97 Furúnculo Infecção bacteriana da pele que causa a necrose (destruição) do folículo pilosebáceo. É causada pela bactéria estafilococos. A lesão inicia-se por um nódulo muito doloroso, vermelho, inflamatório, endurecido e quente e centrado por um pêlo, onde pode aparecer pequeno ponto de pus. Com a evolução do quadro ocorre o rompimento do nódulo e a eliminação do "carnegão", deixando área ulcerada que vai cicatrizar geralmente deixando marca escura no local. As lesões são mais freqüentes em áreas de dobras da pele, sendo muito comuns nas nádegas e virilhas. Quando ocorrem repetidamente, a doença recebe o nome de furunculose e está associada à uma deficiência do organismo em evitar a infecção do folículo. Quando várias lesões surgem simultaneamente, próximas e interligadas, o quadro recebe o nome de antraz, ocorrência mais comum na região da nuca.

98 CUIDADO.... PARA NÃO FICAR ASSIM...

99 OBRIGADO

100 Desenvolvimento da pele
A cobertura epitelial, derivados e o tecido nervoso originam-se do ectoderma; O tecido conjuntivo e os elementos vasculares originam-se do mesoderma. A epiderme que contém os 5 estratos é encontrado em pele desprovidas de pêlo, plano nasal, almofadas dos pés e a teta.

101 Camadas da pele

102 Epiderme


Carregar ppt "ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google