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APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

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Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Aula 1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

2 Curso de Licenciatura em Pedagogia
Reconhecimento pela Portaria MEC nº 92/2012 publicada no DOU de 18/06/2012

3 (disponíveis na página da turma no AVA)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Plano de Ensino Plano de Estudos (disponíveis na página da turma no AVA)

4 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006. LOPES, Eliane M. T. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 2009.

5 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2009. GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 2004. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. NISKIER, Arnaldo. 10 anos de LDB - uma visão crítica. Rio de Janeiro: Consultor, 2007. NISKIER, Arnaldo. História da educação brasileira - de José de Anchieta aos dias de hoje /2010. São Paulo: Europa, 2011.

6 CALENDÁRIO INSTITUCIONAL 2014.1
(DATAS DE DESTAQUE) 31 MAR A 4 ABR - AV1 2 A 6 JUN - AV2 9 A 13 JUN - SEGUNDA CHAMADA E DEFESA TCC 16 A 20JUN- AVF 30 JUN - ENCERRAMENTO DO SEMESTRE LETIVO

7 Frequência exigida nas aulas – 75%

8 AV1 Conteúdos estudados até a data da AV1. AV2 Todos os conteúdos estudados no semestre letivo. 2ª CHAMADA/ AVF Todos os conteúdos estudados no semestre letivo. AV1 - Prova compõe 100% da nota de AV1 (sem trabalhos ou atividades complementares): - prova presencial, individual e sem consulta. Valor de 10,0 pontos. - prova mista elaborada pelo professor com questões objetivas e discursivas na proporção 80/20 ou 60/40. - conteúdo da prova deve contemplar a matriz da disciplina por competências, considerando o que foi ministrado até a AV1. AV2 - PC - Prova compõe 60% da nota: - prova presencial, individual e sem consulta. Valor de 6,0 pontos, com 15 questões, cada questão vale 0,4. SC - AVF - Segunda Chamada e Avaliação Final - Prova compõe 100% da nota de AV1: - Prova presencial, individual, sem consulta. Valor de 10,0 pontos. - conteúdo da prova deve contemplar toda a matriz da disciplina por competências. AV2 - APS - Atividade Prática Supervisionada compõe 40% da nota: - atividade padronizada, valendo 4,0 pontos, e com indicadores de avaliação definidos para todas as turmas pela Coordenação do Curso. Segunda Chamada aplica-se à AV1 ou AV2 como um todo e não, somente a uma das partes que compõem essas avaliações. Ou seja, não existe Segunda Chamada de provas, atividades práticas e outras atividades de forma isolada. O aluno com direito a Segunda Chamada é aquele que obteve nota zero por não ter realizado a AV 1 ou AV2 (e não, nota zero numa prova, ou numa atividade supervisionada ou numa outra atividade avaliativa).

9 A ATIVIDADE DEVERÁ SER ELABORADA INDIVIDUALMENTE OU EM DUPLA.
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (PADRONIZADA PARA TODAS AS TURMAS) A ATIVIDADE DEVERÁ SER ELABORADA INDIVIDUALMENTE OU EM DUPLA. OS ALUNOS DEVERÃO ESCOLHER UM FILME INDICADO E REALIZAR UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO. DEVERÃO SEGUIR UM ROTEIRO DISCUTIDO PREVIAMENTE COM O DOCENTE. APÓS A CORREÇÃO E DEVOLUÇÃO DA PROFESSORA PARA SOCIALIZAÇÃO COM OS COLEGAS DE TURMA. ETAPA 1 - ETAPA 1: SELEÇÃO DO FILME E INDICAÇÃO DO TEMPO HISTÓRICO   ETAPA 2: FICHAMENTO DO CONTEÚDO RELATIVO AO CONTEXTO HISTÓRICO SOCIOCULTURAL RETRATADO PELA HISTÓRIA DO FILME, REGISTRADO NO LIVRO HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS DE MOACIR GADOTTI. NA DATA AGENDADA SERÁ APRESENTADO O FICHAMENTO MANUSCRITO EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO PARA O DOCENTE. ETAPA 3: TRABALHO ESCRITO COM UMA BREVE SÍNTESE DO FILME ANALISANDO PRINCIPALMENTE O CONTEXTO HISTÓRICO SOCIOCULTURAL RETRATADO PELA HISTÓRIA. A SEGUIR, O ALUNO DEVERÁ ELABORAR UM PENSAMENTO SOBRE OS REFLEXOS DO DISCURSO DA ÉPOCA PARA A EDUCAÇÃO, CITANDO CENAS DO FILME.

10 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA CADA ETAPA
ETAPA 1: SELEÇÃO DO FILME E INDICAÇÃO DO TEMPO HISTÓRICO O NOME DA ROSA (1986) – Diretor: Jean-Jacques Annaud. SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS-DeadPoetsSociety (1989) – Diretor: Tom Weir GLADIADOR (2000)- Diretor: Ridley Scott. LUTERO– (2003) Diretor: Eric Till A VOZ DO CORAÇÃO (2003) Diretor: Christophe Barratier. MACHUCA (2004)- Diretor: Andrés Wood ANJOS REBELDES - Iron JawedAngels (2004)Director: KatjavonGarnier. PRO DIA NASCER FELIZ (2006) - Diretor: João Jardim CRUZADA – A GUERRA EM NOME DA FÉ – (2007)Diretor: Ben Sombogaart ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (2008) Diretor: Laurent Cantet ESCRITORES DA LIBERDADE. Diretor: Richard LaGravenese ANOS DOURADOS (1986) - Séria exibida pela TV Globo - Escritor Gilberto Braga ANOS REBELDES (1992) - Séria exibida pela TV Globo - Escritor Gilberto Braga EM NOME DE DEUS (1988) Diretor: Clive Donner TEMPOS MODERNOS (1936) Diretor: Charles Chaplin O SORRISO DE MONA LISA (2003) Diretor: Mike Newell O CLUBE DO IMPERADOR (2002) Direção: Michael Hoffman MR. HOLLAND: ADORÁVEL PROFESSOR (1995) Direção: : Stephen Herek Na data agendada o aluno ou a dupla informará ao docente o filme selecionado e a indicação do contexto histórico sociocultural retratado pela história do filme, com a devida justificativa.

11 ETAPA 2: FICHAMENTO O aluno fará o fichamento do conteúdo relativo ao contexto histórico sociocultural retratado pela história do filme, registrado no livro História das Ideias Pedagógicas de Moacir Gadotti. O fichamento é o resumo do texto. Apresenta as idéias principais do autor . O aluno deverá extrair idéias importantes disseminadas em muitas páginas, num texto pequeno mais completo. A numeração da(s) página(as) lidas deverá ser indicada na ficha. Na data agendada será apresentado o fichamento manuscrito em folha de papel A4 para o docente.

12 Modelo de Ficha História da Educação
(escrever o título do capítulo fichado) Ficha 1 GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002. Pág Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Pág Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

13 ETAPA 3: TRABALHO ESCRITO
Na organização do trabalho escrito, os grupos deverão seguir as normas técnicas (ABNT). O trabalho será composto de: Capa. Folha de rosto. Sumário. Introdução. (na introdução, os alunos deverão fazer uma rápida apresentação da atividade prática supervisionada que foi realizada) (na introdução Desenvolvimento ( no desenvolvimento do trabalho, os alunos produzirão uma breve síntese do filme analisando principalmente o contexto histórico sociocultural retratado pela história) Considerações finais. ( Nas considerações finais, os alunos deverão elaborar um pensamento sobre os reflexos do discurso da época para a educação, citando cenas do filme) Anexos (é opcional) Referências. Será seguido um modelo divulgado no AVA. Na data de entrega do trabalho escrito, será realizado um seminário na turma, no qual as duplas farão um relato sobre a atividade  desenvolvida destacando pontos principais abordados na atividade.

14 Critérios de avaliação de cada etapa da atividade supervisionada:
Qualidade do conteúdo da atividade: 2 pontos; Apresentação do trabalho quanto à forma: 2 pontos. Datas para a entrega das ETAPAS: Etapas 1 e 2 – Até três semanas após a AV1 Etapas 3 – Semana da AV2

15 COLA (evento que ocorre durante a realização de uma prova)
 O aluno que for surpreendido dando ou recebendo qualquer auxílio para execução da prova ou servindo-se de livros, apostilas, dicionários, notas ou qualquer outro material não autorizado, que tenha conservado clandestinamente em seu poder (artifício da cola), poderá ser retirado do local da prova e terá grau 0 (zero) atribuído a sua prova, independente das sanções disciplinares que lhe vierem a ser impostas. PLÁGIO (evento que ocorre na elaboração de trabalhos pelo aluno) No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Ao detectar uma ação de plágio, o professor deverá cancelar o trabalho ou atividade do aluno, dando a este uma nova oportunidade, que deverá ocorrer num prazo previsto dentro do calendário para a avaliação em andamento. Se reincidir, o aluno receberá grau 0 (zero) atribuído ao seu trabalho, independente das sanções disciplinares que lhe vierem a ser impostas.

16 UM ÓTIMO SEMESTRE LETIVO!
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO UM ÓTIMO SEMESTRE LETIVO!


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