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EXPERIMENTANDO ESCREVER

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Apresentação em tema: "EXPERIMENTANDO ESCREVER"— Transcrição da apresentação:

1 EXPERIMENTANDO ESCREVER
KBça

2

3 3 coisas para ser um bom escritor
Ser um Humano saudável* Alfabetizado Ter Técnica

4 Bons escritores dominam técnicas
Inspiração X Técnica Bons escritores dominam técnicas

5 Texto em 3 fases Preparação* Escrevendo Revisão e edição

6 PREPARAÇÃO Estrutura de uma dissertação Entender qual é o tema
Técnicas de ideias

7 Dissertação É o tipo de texto que expõe uma tese (ideias gerais sobre um assunto) seguida de um ponto de vista, apoiada em argumentos, dados e fatos que a comprovem. Argumentos Tese Ponto de vista Dados Fatos

8 Tese “A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita, pois lendo o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua bagagem linguística; e também porque entrará em contato com vários pontos de vista de intelectuais diversos, ampliando, dessa forma, o seu ponto de vista em relação aos assuntos. Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de ideias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento linguístico adquirido através da leitura de bons autores.”

9 Tese Tema: Escrever (Redação)
TESE: “A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita.”

10 Fato e Opinião FATO: É uma informação a respeito de um acontecimento qualquer. OPINIÃO: É a interpretação do fato, o ponto de vista de alguém em relação ao acontecimento.

11 Fato e Opinião FATO: Cresce a mortalidade infantil no Brasil.
Exercício Fato e Opinião FATO: Cresce a mortalidade infantil no Brasil. OPINIÃO: É um absurdo um país que deseja atingir o patamar dos países de primeiro mundo permitir que suas crianças morram antes de completar a fase adulta, pois se as crianças são o futuro de um país, e este “futuro” está morrendo de forma avassaladora; mostra-se, então, que este país não tem qualquer perspectiva de futuro ou bom senso.

12 Estrutura básica da dissertação:
média 5 linhas Introdução média 20 linhas Desenvolvimento Depois desta lâmina, montar os esquemas das estruturas das redações (Pôr algo com o número de linhas). média 5 linhas Conclusão 12

13 Estrutura básica da dissertação:
Introdução média 5 linhas média 20 linhas Desenvolvimento 1 Desenvolvimento 2 Depois desta lâmina, montar os esquemas das estruturas das redações (Pôr algo com o número de linhas). Conclusão média 5 linhas 13

14 Atenção: estrutura problemática
Introdução 12 linhas 8 linhas Desenvolvimento Depois desta lâmina, montar os esquemas das estruturas das redações (Pôr algo com o número de linhas). 10 linhas Conclusão 14

15 clareza do ponto de vista
Introdução clareza do ponto de vista Abordagem do tema resposta justificativa

16 Desenvolvimento consistência autonomia criticidade
Acrescentar ideias que provem que a justificativa sustenta a resposta autonomia Relatar uma situação que prove o que foi explicado criticidade Julgar, comentar o que foi explicado

17 Conclusão Expressar opinião. Não ser contraditório.
Ser autor do próprio texto.

18 Conclusão Conclusão-síntese: É a mais comum entre as usadas, tem por
finalidade resumir todo o texto trabalhado em um parágrafo; no entanto, deve-se tomar cuidado ao usá-la para que o texto não se torne repetitivo. Conclusão-solução: Esta conclusão apresenta soluções para o problema exposto.

19 Técnicas de ideias

20 6 Perguntas básicas O que? Quem? Onde? Quando? Como? Por quê?

21 Associação livre Brainstorm: Pense em tudo que é possível falar sobre o tema. Não discrimine ideias. Coloque todas que vier à mente, mesmo que parece absurda.

22 Causa, consequência e solução
Exercício Organize as ideias: Causa, consequência e solução Proposta: Trânsito caótico. – Há muitos carros particulares no centro da cidade. – As ruas não comportam o grande número de automóveis. – O transporte coletivo não atende satisfatoriamente a população. – Motoristas e pedestres não respeitam as leis de trânsito. – Engarrafamentos, poluição, barulho, estresse. – Insatisfação do usuário, perda de tempo. – Acidentes graves, violência. – Reduzir o número de veículos no centro da cidade. – Melhorar as condições dos transportes coletivos para que a população os use freqüentemente. – Campanhas drásticas de educação de trânsito. – Melhoria nas ruas, ampliando as vias de acesso rápido. – Multar severamente os infratores. Causa Consequência Solução

23 Textos de apoio Grife ideias dos textos que estão na proposta de redeção. Procure pelos dados apresentados

24 Os aspectos formais Letra Margem Título Rasura

25 Letra Todos os tipos de letra são aceitos, desde que
sejam mantidas as diferenças entre maiúsculas e minúsculas; ela seja legível.

26 Clareza “Se não somos inteligíveis é porque não somos inteligentes” Rousseau

27 Palavras Simples Busque sempre as palavras mais simples.

28 Períodos Curtos Escreva períodos curtos! Exercício
Alunos recém-aprovados no vestibular chegarão à universidade no segundo semestre podendo, se forem estudiosos, concluir o curso em quatro anos, fazendo em seguida um curso de pós-graduação. Alunos recém-aprovados no vestibular chegarão à universidade no segundo semestre do ano. Se forem estudiosos, poderão concluir o curso em quatro anos e, em seguida, fazer uma pós-graduação.

29 Períodos Curtos Escreva períodos curtos!
Os líderes europeus tiveram de falar em Ronald Reagan, já que a morte do cowboy presidente os surpreendeu reunidos em Paris na comemoração da passagem dos 60 anos do Dia D. Os líderes europeus tiveram de falar em Konald Reagan. A morte do cowboy presidente os surpreendeu reunidos em Paris na comemoração da passagem dos 60 anos do Dia D.

30 Períodos Curtos KISS: Keep it short and simple

31 Qual é o objetivo de argumentar?
Argumentação O texto que fala de tudo acaba não falando de nada. Qual é o objetivo de argumentar?

32 Argumentação Não adianta “jogar” conclusões no texto sem apresentar suas premissas. As técnicas visam dar um caráter estético e de maior força aos argumentos.

33 Argumentação Técnicas: Causa e efeito Autoridade Enumeração Refutação
Competência linguística Exemplificação Consenso

34 Exercício Causa e efeito “cada vez mais jovens de escola pública entram nas grandes universidades brasileiras.” Melhorando o argumento “cada vez mais jovens de escola pública entram nas grandes universidades brasileiras. Isso é resultado de políticas públicas que apoiam o ingresso dos jovens carentes e das maiores oportunidades causadas por movimentos sociais que visam ajudar o jovem a conseguir uma vaga. As possibilidades de transformação social são maiores. O jovem estuda mais e com mais qualidade. Desenvolve seu intelecto e afasta-se da marginalidade.”

35 Autoridade “de acordo com a Presidente da República Dilma Rouseff o combate à miséria extrema é prioridade em seu governo.” “Para Aristóteles a felicidade deve ser algo que cabe em si. Não necessita de um motivo. O que te deixa feliz deve bastar, e pronto.”

36 Exercício Enumeração Enumeração: Consiste em especificar a ideia central através de pormenores, enumerações. “Para que o aluno sinta-se motivado a estudar, a escola deve oferecer uma série de condições favoráveis. Um prédio amplo, espaçoso cria um conforto físico facilitando o aprendizado, pois é praticamente impossível assimilar algo com desconforto. Atividades constantes e diversificadas quebram a monotonia da classe, aguçando a curiosidade do aluno e por sua vez motivando-o para a aprendizagem. Relacionamento amistoso entre diretoria, professores e alunos proporciona um clima ameno e favorável para o trabalho. (...)”

37 Refutação “Algumas correntes afirmam que os jovens tem a total capacidade de tirar carteira de motorista a partir dos 16 anos. Isso parece mais um discurso para incentivar o consumo maior de veículos. Vemos todos os dias jovens já habilitados cometendo erros terríveis no trânsito. O que podemos esperar se as pessoas puderem dirigir cada vez mais cedo?”

38 Consenso “A educação é capaz de criar cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade.” “A alimentação de qualidade está intimamente relacionada com a boa saúde.” “Os pais devem zelar pela saúde e educação de seus filhos.”

39 Exemplificação “A pena de morte não deve ser aprovada, pois não é eficaz no combate contra o crime. Em países como os Estados Unidos, onde a lei existe e é aplicada com freqüência, o crime não diminuiu; e, inclusive, é maior que em alguns países onde a Lei não existe. A Suécia é um exemplo, onde o índice de criminalidade é muito pequeno.”

40 Competência Linguística
Uso das variações linguísticas em cada situação e assunto. “As canetadas sancionando Leis do presidente FHC pedem ser chamadas de “defecatio maxima” (este espaço é nobre demais para nele escrever palavras de baixo calão, como em latim tudo é elevado...).”

41 Exemplo... Tese: Os problemas ambientais estão ligados diretamente à lógica capitalista.

42 Revisão e Edição Dicas

43 Releia o texto Leia com auxilio de uma régua Questione todos os fatos (consistência) Inverta a ordem da revisão Faça uma lista com seus erros mais comuns “Quebre” frases grandes em menores Texto legível Troque por palavras mais simples Coloque as frases na forma positiva Cuidado com os adjetivos

44 Não há indicação de margem
Evite Não há diferença entre maiúscula e minúscula

45 Maiúscula Correto: se legível Pingo no “i” Alinhamento

46 Não há indicação de margem
Não há alinhamento

47 Rasuras são admissíveis
desde que não comprometam a legibilidade.

48 Todos os tipos de letra são aceitos
desde que não comprometam a legibilidade.

49 deve aparecer em todas as dissertações.
título deve aparecer em todas as dissertações.

50 Sua razão de existir é indicar ao leitor qual será a linha geral do texto.

51 O título deve ser escrito no mesmo corpo de letra utilizado no texto.

52 errado Emprega-se letra maiúscula apenas na primeira palavra que inicia o título, ou pode empregar-se em todas as palavras tônicas que o compõem. Errado é empregar-se maiúscula desnecessariamente.

53 Não há diferenciação adequada entre maiúscula e minúscula no título.

54 Evite: parágrafo com uma só frase.


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