A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

14º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "14º ENCONTRO Webfólio Debora Gil."— Transcrição da apresentação:

1 14º ENCONTRO Webfólio Debora Gil

2 Registrei apenas o trecho final para aquecer a memória.
Leitura em voz alta O arquivo Victor Giudice Registrei apenas o trecho final para aquecer a memória. — Mas seu joão, logo agora que o senhor está desassalariado? Por quê? Dentro de alguns meses terá de pagar a taxa inicial para permanecer em nosso quadro. Desprezar tudo isto? Quarenta anos de convívio? O senhor ainda está forte. Que acha? A emoção impediu qualquer resposta. joão afastou-se. O lábio murcho se estendeu. A pele enrijeceu, ficou lisa. A estatura regrediu. A cabeça se fundiu ao corpo. As formas desumanizaram-se, planas, compactas. Nos lados, havia duas arestas. Tornou-se cinzento. joão transformou-se num arquivo de metal.

3 Retomada Grandes dúvidas... Prazo para entrega do projeto.
Produção de texto individual. Dar conta de tantas propostas: projeto, portfólio, Cidade Educadora. Conversamos que o projeto precisa ter planejamento e tempo estimado de duração. Porém, no curso, iremos socializar sua realização nos últimos encontros. Falamos também que o professor poderá ser o escriba do texto do folder, pois o objetivo maior é garantir a linguagem escrita.

4 Meus pontos de observação!
Uma recompensa: observar que as discussões e materiais socializados no curso estão apresentando resultados na prática da sala de aula. Um descontentamento: falta de tempo para aprofundar algumas questões.

5 TRABALHO EM GRUPO – Revisão coletiva do folder
Trabalhamos na revisão do folder. Retiramos, acrescentamos, modificamos, corrigimos... A intenção era melhorar o texto, tendo em vista o leitor. Foi um momento de vivenciar etapas do processo que os alunos também percorrerão. Antecipar dúvidas, dificuldades, desafios...

6

7 Esse quebra-cabeça deu um trabalhão!
Mas valeu a pena!

8 Rede de ideias Questionei se o grupo considerava errado explorar algumas atividades ditas tradicionais, como a cópia e o ditado e como utilizava essas práticas?

9 Hora do lanche Momento de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências, observar produções individuais... Aprender com o outro!

10 Vídeo – Para aprender a escrever
DESTAQUEI ALGUNS ASPECTOS QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDOS! O ditado pode ser uma boa atividade para pensar sobre a escrita. Propor o ditado interativo – as crianças sentam em duplas e discutem a escrita de algumas palavras destacadas pela professora. Três perguntas podem auxiliar no momento do planejamento dessas atividades: Quando copiar? Por que copiar? O que aprendo quando faço a cópia? A cópia não ensina a escrever, mas por meio dela os alunos vão conhecendo os procedimentos de cópia (copiar exatamente como está, mudança de linhas, segmentação da escrita...).

11 Algumas citações relevantes:
Leitura compartilhada Carta no 5 Algumas citações relevantes: Copiar faz parte de uma série de situações da vida social. O problema é considerar que ao copiar os alunos estão aprendendo a escrever. Na vida fora da escola ela também cumpre inúmeras funções: pode-se copiar para repetir uma receita de um bolo gostoso, para fazer uma “simpatia”, para cantar uma música, para rezar. Copiar, entre outras coisas, serve para aprender: • a separar palavras . • a escrever corretamente dominando a ortografia. • a acentuar, a pontuar, a utilizar maiúsculas e minúsculas . • a escrever da esquerda para a direita .

12 Quando corrigir, quando não corrigir
Os erros devem ser corrigidos no momento certo. Que nem sempre é o momento em que foram cometidos. Muitos professores e mesmo os pais consideram que o erro não corrigido ficará para sempre na memória do aprendiz. Isso não é verdade. Assim, entre o “tudo pode” e o “nada pode”, entre o “não deve deixar nem a sombra do erro” e o “agora não é mais para corrigir” existe um enorme espaço para atuação inteligente do professor Os alunos sabem o que achamos importante que eles aprendam, mesmo que não falemos nada. As correções feitas pelo professor não podem ser todas da mesma natureza, porque os conteúdos não o são.

13 Encaminhamentos levantados – Painel coletivo
- Usar a estratégia dos pontinhos (cada vez que olha para lousa). - Texto de memória com consulta no fundo da classe em um cartaz. - Copiar para divulgar algo para alguém. - Copiar um trecho substituindo palavras sublinhadas por outras de igual sentido (usar banco de palavras). - Texto lacunado. - Estimular o aluno a escrever do melhor jeito que conseguir. - Correção no momento certo ( de acordo com a hipótese e o objetivo da atividade), que nem sempre é o momento em que o erro foi cometido.

14 “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”. William Shakespeare


Carregar ppt "14º ENCONTRO Webfólio Debora Gil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google