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Avaliação e Planejamento Ana Maria Malik CEAHS 2005 Aula 12.

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1 Avaliação e Planejamento Ana Maria Malik CEAHS 2005 Aula 12

2 Objetivos da Aula Abordar conceitos básicos relativos à qualidade, avaliação e planejamento Mostrar a importância da qualidade e da avaliação e o impacto sobre o processo de planejamento A utilização de Indicadores e de Parâmetros

3 Hospitais e Programas de Qualidade no Estado de São Paulo Ana Maria Malik João Pedro Teles Artigo publicado na RAE – Jul/Set 2001

4 Tudo começou... Década de 70 – Início do assunto qualidade em saúde (avaliação, qualidade e gestão) Década de 80 – Qualidade em saúde ganha importância Década de 90 – Modismo...apesar de cada vez mais se falar em falta de qualidade na saúde!!!

5 Internacionalmente ISQua (International Society for Quality Assurance in Health Care) European Society for Quality in Health Care ALASS (Associação Latina para a Análise de Sistemas de Saúde) E também nacionalmente: Cadernos Fundap, Rev. Saúde Pública, CQH, RAP, RAE,...

6 A Qualidade na Saúde Pressupõem-se que poucas instituições possuem indicadores e menos ainda o utilizam Os modelos de qualidade universalmente aceitos são únicos (Malcolm Baldrige, Deming Prize, European Quality Award, PNQ,...)???

7 Objetivo do Trabalho Identificar quais os programas ou atividades ligadas à qualidade mais freqüentemente utilizados nos hospitais de São Paulo.

8 Metodologia Questionário Piloto: Enviado a 13 executivos de hospitais com questões abertas. A partir das dificuldades encontradas com esse questionário piloto, acabou-se optando por questões fechadas. Amostra: 120 hospitais selecionados aleatoriamente do Cadastro Geral dos Hospitais de São Paulo

9 Metodologia Questionários foram enviados 3 vezes: –1ª vez: 23% de resposta (36 questionários) –2ª vez: 42% de resposta (66 questionários) –3ª vez: 61% de resposta (97 questionários) Amostra estratificada em: –Hospitais Públicos, Filantrópicos, Não- Filantrópicos e Universitários –Em Nº de Leitos (até 50 leitos, entre 51 e 150 leitos e mais de 151 leitos)

10 Resultados 72,2% dos hospitais respondentes afirmaram conhecer algum sistema de qualidade (e os demais 27,8%?) Citações sobre sistemas de qualidade: 199 –132 Sistemas não-específicos para a saúde (TQM, ISO, CCQ e 5S) –63 Sistemas específicos para a saúde (CQH e Acreditação) –4 Outros

11 Conhecem algum caso bem sucedido de implantação de sistema de qualidade? 8,2% Não responderam 45,4% Não conhecem 45,4% Conhecem –Hospital Albert Einstein –Hospital São Luiz –Leonor Mendes de Barros –Hospital das Clínicas

12 Conhecem alguma tentativa de implantação programa de qualidade que foi abandonada? 22,7% Sim –7 públicos –5 filantrópicos –8 não-filantrópicos –2 universitários 77,3% Não

13 Por que implantar Iniciativas de Qualidade? 1º) Melhorar a assistência prestada 2º) Melhorar a organização 3º) Aumentar a satisfação do usuário

14 Como foi a decisão pelo sistema a ser implantado? 1º) Informações obtidas em cursos/eventos 2º) Informações da literatura 3º) Determinação superior

15 Qual foi o principal fator facilitador? 1º) Envolvimento da Direção Superior 2º) Interesse do Corpo Funcional pela Qualidade 3º) Atitude favorável do Corpo Funcional às Mudanças

16 Qual foi a principal dificuldade? 1º) Falta de Formação do Pessoal Envolvido 2º) Demora para a obtenção dos resultados 3º) Custo 4º) Dificuldade de Envolvimento das Pessoas

17 Existe monitoramento dos Indicadores? 20,62% SIM –29,3% Indicadores de Produtividade –24,1% Indicadores Financeiros –22,4% Indicadores de RH –20,7% Indicadores de Qualidade –3,45 Outros

18 Resultados Positivos 1º) Participação dos funcionários 2º) Aumento da satisfação do usuário 3º) Racionalização dos Processos 4º) Melhora nos indicadores de Eficiência

19 Resultados Negativos 1º) Ausência de Resultados 2º) Aumento dos conflitos internos

20 E os hospitais sem iniciativa de qualidade? 1 hospital disse que definitivamente não vai implantar 72% Disseram ter interesse em implantar –36% Não sabiam o quanto investiriam em treinamento –32% Não sabiam o quanto investir em área física e consultoria –26,7% Não sabiam o quanto investiriam em informática

21 Seu hospital já teve ou tem alguma iniciativa de qualidade? 11,3% Sem resposta 11,3% Conhecem –6,19% na área da saúde –5,15% em outras áreas 77,32% Não Conhecem

22 Algumas dissonâncias... ISO – Muito conhecida, mas pouco implantada... CQH – Conhecida só na área da saúde, “mas” bastante citada. Qualidade é realmente um diferencial competitivo para os hospitais???

23 Vamos pensar um pouquinho? Só 7 minutos Em grupos de 6, sua organização é “boa”? O que lhe(s) permite dizer isso? Quem falou que “isso” é bom ou adequado?

24 E…é possível falar em qualidade sem falar em avaliação? Avaliação: Elaboração, negociação, aplicação de critérios explícitos, analisados a partir de um exercício metodológico cuidadoso, com vistas a conhecer, medir e julgar o contexto, méritos, valor ou estado de um objeto, para estimular e facilitar processos de aprendizado e desenvolvimento de pessoas e organizações Avaliação diz se tem ou não qualidade? Se a qualidade é boa ou ruim? Há qualidade ruim?

25 Avaliação Avaliação Processo Diferentes Olhares/Diferentes Finalidades Sempre Subjetiva Para melhorar, para saber o que acontece, para justificar…

26 Avaliação Avaliação Objetos: Estrutura, Processo e Resultado (Donabedian) Quem Avalia: Quem quiser? Todo Mundo? Sobre o que Avalia: Critérios (implícitos? explícitos? Fontes de critérios) Quando Avalia?

27 Caracterização de tipos de avaliação segundo critérios selecionados Normas Integrado/contínuo Recomendações Corrente/pontual Hipótese Pontual/replicado Juízo formulado em relação à Temporalidade Instrumentos para gestãoInformaçãoDemostraçãoUtilização da informação Natural ControladoContexto Quantitativo e qualitativo situacional Qualitativo e quantitativo situacional Quantitativo (qualitativo) Experimental/quasi- experimental Metodologia dominante Caracterização/QuantitativoCaracterização/CompreensãoImpactosEnfoque priorizado Interno(externo) Externo(interno)Posição do avaliador AprimoramentoTomada de decisãoConhecimentoObjetivo Avaliação para gestãoAvaliação para Decisão Investigação Avaliatória Critérios Fonte: Rev. Saúde Pública 2000;34(5):547-59,Novaes,H.M.D www.fsp.usp.br/rsp www.fsp.usp.br/rsp

28 Objetos - Indicadores  Atividade da Unidade  Produtividade  Qualidade  Satisfação do Cliente

29 Exemplo de Indicadores PACIENTES-DIA PORCENTAGEM DE OCUPAÇÃO (%) RECEITA, DESPESA, RESULTADO / FUNCIONÁRIO PRODUÇÃO / MÉDICO TEMPO DE ESPERA PARA SER MEDICADO NA EMERGÊNCIA

30 Características Indicadores CONFIABILIDADE COMPREENSÃO MENSURABILIDADE CREDIBILIDADE RELEVÂNCIA keep it simple...

31 Parâmetro Valor Desejado / Desejável para… Fontes: Literatura, Benchmarking Parâmetro x Meta

32 Exemplos de Parâmetros TEMPO MÉDIO DE PERMANÊNCIA: já foi de 3 dias para parto normal e 5 para cesárea. Hoje… NÚMERO DE CONSULTAS/MÉDICO: usado parâmetro desatualizado INTERNAÇÕES/POPULAÇÃO: já foi 10% …(Port 3046/82)

33 Exemplos de Parâmetros FUNCIONÁRIOS/LEITO: existe? –Conta terceiros? –Conta médicos? –Conta SADT externo? –Como conta administrativo? –Horas extra trabalhadas? –Horas extra não trabalhadas?

34 Exemplos de Parâmetros LEITOS/1000 HABITANTES: existe? Congresso americano: 1946 - 4,5l/1000 - HOJE: Kaiser Permanente : 0,5l/1000; no Brasil há 3,2l/1000; SUS usa (paga) 1,6l/1000 internação domiciliar, média de permanência baixa, outros case-mix

35 Avaliação PROCESSOS MONITORADOS POR INDICADORES; VARIABILIDADE NATURAL - GESTÃO PELO GERENTE? - CONTROLE DA VARIABILIDADE RESULTADOS: METAS + “BENEFICIADOS”

36 Perguntas a Responder Perguntas a Responder O que/por que/para que eu quero mudar Quanto eu consigo mudar? Quanto quero/posso gastar Com que/com quem posso contar? Que resultados esperar?

37 De todos os homens que conheço o mais sensato é meu alfaiate. Cada vez que vou a ele, toma novamente minhas medidas. Quando aos outros, tomam a medida apenas uma vez e pensam que seu julgamento é sempre do meu tamanho. George Bernard Shaw


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