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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA DE SUPORTE AO TREINAMENTO

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Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA DE SUPORTE AO TREINAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA DE SUPORTE AO TREINAMENTO
Stella Cristina M.Pereira Banco do Brasil Gardênia Abbad Universidade de Brasília IV CBPOT São Bernardo do Campo, SP Julho de 2010

2 Introdução Resultados de pesquisas evidenciam a influência de variáveis contextuais sobre resultados de treinamentos. Há diversos construtos relativos ao contexto de ações educacionais, que apresentam distinções e sobreposições quanto ao: (Abbad, Coelho Jr., Freitas e Pilati, 2006) nível de análise de suporte (individual, grupal ou organizacional) tipo de aprendizagem associado ao conceito de suporte (aprendizagem informal ou aprendizagem induzida por ações de TD&E). Resultados de pesquisas evidenciam a influência de variáveis contextuais sobre resultados de treinamentos. Há diversos construtos relativos ao contexto de ações educacionais, que apresentam distinções e sobreposições quanto ao: (Abbad, Coelho Jr., Freitas e Pilati, 2006) nível de análise de suporte (individual, grupal ou organizacional) tipo de aprendizagem associado ao conceito de suporte (aprendizagem informal ou aprendizagem induzida por ações de TD&E). 2

3 Referencial Teórico Referência Conceito Definição Abbad (1999) Abbad e Sallorenzo (2001) Suporte à transferência Percepção sobre o apoio de colegas e chefias para aplicar, no trabalho, novas habilidades adquiridas em treinamento. Inclui fatores situacionais de apoio e conseqüências atribuídas ao uso de novas habilidades. Abbad, Pilati e Borges Andrade (1999) Suporte organizacional Percepção sobre o quanto a organização se preocupa com o bem-estar e valoriza as contribuições dos indivíduos que nela trabalham. Foco de análise: aspectos do ambiente pós-treinamento que facilitam ou dificultam a transferência para o trabalho dos conhecimentos e habilidades desenvolvidos no treinamento. 3

4 Objetivos do Estudo Identificar dimensões de suporte ao treinamento avaliado e elaborar escala para avaliar características contextuais que influenciam resultados do treinamento. Validar estatisticamente a escala. 4

5 Método Etapa 1 Objetivo:
Identificar dimensões de suporte e indicadores específicos capazes de afetar os resultados esperados após o treinamento “Estratégia Negocial de Desenvolvimento Regional Sustentável”. Amostra: 10 gestores de agências do Banco do Brasil (DF e SC) 01 gerente da área estratégia 01 gerente regional Procedimentos de coleta e análise: Análise documental (material didático, relatórios e normativos) 2 entrevistas individuais e 2 grupos focais Análise de conteúdo 5

6 Método Etapa 2 Objetivo: Validar estatisticamente a escala de suporte.
Amostra: Retorno de 2213 respondentes (63,8% da população). Maioria: sexo masculino (91,2%), com pós-graduação (%59,7) e mais de 40 anos (75,8%). Instrumento e Coleta de dados: 37 itens, com escala de respostas 1=“Nada Adequado” e 10= “Totalmente Adequado”. Questionário impresso enviado a todos os treinados. Procedimentos de análise: Análise de componentes principais (PC) Fatorial de eixos principais (PAF) Análise de consistência interna (Alfa de Cronbach) 6

7 Resultados – Etapa 1 Dimensões identificadas Suporte psicossocial
Práticas organizacionais de gestão de desempenho Suporte psicossocial Apoio técnico Suporte material Aspectos externos à organização 7

8 Resultados – Itens da Escala
Quantidade de metas a serem cumpridas além das metas relativas ao DRS. Gestão de Desempenho Quantidade de atribuições e serviços a serem realizados no dia-a-dia de trabalho. Suporte Psicossocial Recebimento de elogios quando aplico corretamente, no trabalho, as habilidades que aprendi no curso DRS. Compartilhamento de experiências sobre o DRS com administradores de outras agências. Apoio Técnico Assessoramento de analistas técnicos na elaboração do diagnóstico e do plano de negócios DRS. Auxílio da Superintendência na identificação e solução de dificuldades operacionais para o desenvolvimento das atividades. 8

9 Resultados – Itens da Escala
Qualidade do sistema (SISBB) e de outros programas utilizados para desenvolver as atividades de DRS. Suporte Material Suporte financeiro extra necessário ao uso das habilidades aprendidas no treinamento (ex: chamadas telefônicas, viagens ou similares). Aspectos Externos Apoio de parceiros (órgãos públicos e privados) de acordo com suas competências, para o planejamento e a realização das ações de DRS. Engajamento da comunidade e dos líderes comunitários em discussões e na busca de soluções para o desenvolvimento regional sustentável 9

10 Resultados Fatorabilidade da matriz de correlações Indicador Resultado
Interpretação Tamanho da amostra 1919 casos válidos Mais de 10 casos por item - tamanho adequado. Matriz de correlações 82,4% dos coe-ficientes > 0,30 Quantidade de correlações indica que a matriz é fatorável. Teste de Esfericidade de Bartlett´s 49896,019 (sig. = 0,000) Matriz com quantidade de correlações significante entre suas variáveis. KMO 0,962 Valor considerado ótimo, indica adequação da amostra para a análise. Determinante 4,21 E-012 Valor baixo e diferente de zero indica que a matriz deve comportar mais de um fator. *Nota: Número de casos devido ao tratamento listwise para dados omissos. 10

11 Optou-se por solução com 4 fatores, que explicaram 58,94% da variância
Resultados Estimativa do número de fatores Critérios: Valores próprios ou Eigenvalues Variância explicada por fator Gráfico Scree plot 5 valores maiores do que 1 Caixa Caixa 5 fatores com mínimo de 3% 4 ou 5 fatores Caixa Optou-se por solução com 4 fatores, que explicaram 58,94% da variância 11

12 Resultados Extração de 4 fatores Escala % de Variância Fatores
Nr. itens Alfa Cargas Suporte à transferência e Suporte Organizacional 58,94 Suporte social e técnico 14 0,94 0,95 a 0,43 Suporte externo 9 0,90 0,98 a 0,42 Práticas de gestão de desempenho 8 0,88 0,98 a 0,32 Suporte material 5 0,83 0,85 a 0,39 12

13 Discussão Novas dimensões:
Suporte técnico inclui outros intervenientes e extrapola o suporte psicossocial. Suporte externo à organização relacionada ao caráter estratégico do treinamento. Suportes psicossocial e material apresentam coerência com as dimensões da escala de Abbad e Sallorenzo(2001) relatadas na literatura. 13

14 Discussão Etapa qualitativa possibilitou identificar novos indicadores das dimensões de suporte à transferência específicos para o contexto avaliado. Escala de respostas e redação dos itens possibilitou ao respondente avaliar cada indicador como positivo ou restritivo para o desempenho pós-treinamento. Escala foi considerada válida e confiável, pois apresentou bons índices psicométricos e respaldo teórico. 14

15 CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ESCALA DE SUPORTE AO TREINAMENTO
Stella Cristina M.Pereira Banco do Brasil Gardênia Abbad Universidade de Brasília IV CBPOT São Bernardo do Campo, SP Julho de 2010 15


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