A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Conhecimento e seus Níveis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Conhecimento e seus Níveis"— Transcrição da apresentação:

1 O Conhecimento e seus Níveis
Prof. WAGNER SINDICI

2 O Conhecimento e seus Níveis
“A arte de descobrir a verdade é mais preciosa que a maioria das verdades que se descobrem” (FONTENELLE).

3 Pilares do pensamento científico:
Com os gregos encontra-se a origem da ciência e de lá para cá aprendeu-se muito, de forma que hoje pode-se dizer que a ciência apoia-se basicamente, entre outros, sobre cinco pilares: 1. Princípio fundamental: o principal objetivo da ciência é compreender o Universo em sua realidade e totalidade. 2. Princípio Uno: a ciência é única pois o universo tangível também o é. 3. Principio naturalista: nunca usar o sobrenatural para descrever a natureza e o Universo. As ideias propostas devem manter-se compulsoriamente atadas a fatos naturalmente verificáveis; devem ser inequivocamente corroborada por tantos quanto os possíveis, e por pelo menos por um. 4. Princípio da falseabilidade: as hipóteses devem ser sempre testáveis (falseáveis); apenas um novo fato verificável contudo contraditório é suficiente para que as ideias teóricas conflitantes sejam compulsoriamente recicladas ou abandonadas. 5. Princípio da generalidade e simplicidade: as teorias científicas devem ser as mais simples e abrangentes possíveis. Trata-se da conhecida Navalha de Ockham: "se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor" (William de Ockham). Igualmente assume-se que: se em tudo o mais forem igualmente complicadas as várias explicações para um conjunto de fenômenos em enfoque, a mais abrangente é a melhor.

4 O Conhecimento e seus Níveis
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. A ciência (= conhecimento) é a atividade humana voltada para a busca da verdade mediante um método.

5 O Conhecimento e seus Níveis
Níveis do Conhecimento:

6 O Conhecimento e seus Níveis
1. Conhecimento Empírico É aquele adquirido pela própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou com o meio social, obtido por meio de interação contínua na forma de ensaios e tentativas que resultam em erros e acertos.

7 O Conhecimento e seus Níveis
1. Conhecimento Empírico É um conjunto de saberes apreendidos de maneira informal ou não-formal por meio das práticas e das experiências vividas. Permite a teorização e a conceituação, mas não deve ser utilizado para atribuir caráter de verdade à pesquisa. Serve, na maioria das vezes, como ponto de partida para a pesquisa científica. FONTE: Cervo et al., 2007.

8 O Conhecimento e seus Níveis
1. Conhecimento Empírico Não utiliza métodos e/ou técnicas. Assistemático. Intenso processo de interação humana e social. Ex.: Chave emperrada; sabão; “fazer a feira”. FONTE: Cervo et al., 2007.

9 O Conhecimento e seus Níveis
2. Conhecimento Científico Distingue-se de outras formas de conhecimento por buscar as causas e as leis em seu campo de estudo, que compreende os objetos, os fatos, os processos e os fenômenos. Busca a verdade por meio da aplicação de métodos e técnicas que proporcionem controle, sistematização, verificação e replicação.

10 O Conhecimento e seus Níveis
2. Conhecimento Científico Vai além do empírico, procurando compreender, além do objeto, do fato e do fenômeno. Procura compreender sua estrutura, sua organização e funcionamento, sua composição suas causas e leis. Hoje a ciência não é considerada algo pronto, acabado ou definitivo. Ela não é posse de verdade imutáveis!

11 O Conhecimento e seus Níveis
Características do Conhecimento Científico: Busca constante de explicações e soluções; Dinâmica; - Racional e objetivo; Analítico; - Requer exatidão e clareza; Comunicável; - Verificável; - Explicativo; Depende de investigação metódica; - Útil. Ex.: Descobrir uma vacina que evite uma doença. Químico: base + gordura = sabão (sabe o “porquê”) FONTE: Galliano, 1979, p

12 O Conhecimento e seus Níveis
3. Conhecimento Filosófico A filosofia é a busca constante de sentido, de justificativa, de possibilidades, de interpretação a respeito de tudo aquilo que envolve o ser humano e sobre o próprio ser em sua experiência concreta. Filosofar = interrogar; refletir. Contínuo ato de questionar a si mesmo e à realidade.

13 O Conhecimento e seus Níveis
3. Conhecimento Filosófico Ocupa-se das realidades abstratas, que são imperceptíveis aos sentidos e não podem ser submetidas ao crivo das experiências. A curiosidade gera interrogações; estas geram reflexões que podem ou não levar a conclusões, mas que permitem formar opiniões. Ex.: Qual o sentido da existência do ser humano e da vida? A máquina substituirá o ser humano? A pena de morte será aceita no Brasil?

14 O Conhecimento e seus Níveis
4. Conhecimento Teológico É o conjunto de verdades ao qual as pessoas chegaram não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação dos dados da revelação divina. A fé teológica sempre está ligada a uma pessoa que testemunha Deus diante de outras pessoas. Para que isso aconteça, é necessário que tal pessoa que conhece a Deus e que vive o mistério divino a revele a outra.

15 O Conhecimento e seus Níveis
4. Conhecimento Teológico Tem como objeto de estudo o mistério, aquilo que é oculto. Aquele que manifesta o oculto é o revelador; ele pode ser uma entidade supranatural ou uma figura de autoridade. A fé é teológica quando o revelador é Deus; a fé é humana quando o revelador é um homem ou uma mulher. Ex.: Afirmar que tal pessoa é o Cristo; Santos; Milagres; Duendes; Bruxas; Reencarnação; Espírito.

16 O Conhecimento e seus Níveis
4. Conhecimento Teológico (Continuação) Características: Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.

17 O Conhecimento e seus Níveis
Conhecimento Teológico (Continuação) Conhecimento Filosófico ≠ Científico Pelo objeto de investigação e pelo método. O objeto do Conhecimento Científico são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos e por instrumentos, pois, sendo de ordem material e física, são suscetíveis de experimentação Ex.: O teor de gordura pode ser medido pelo uso de um instrumento. Porém, uma resposta de uma pergunta baseada na filosofia não pode ser medida por um aparelho.

18 O Trinômio Verdade: resultado do desvelamento do ser e da essência das coisas. Evidência: manifestação clara e transparente do ser e da essência das coisas. Certeza: estado de espírito que consiste na adesão a uma verdade.

19 A Formação da Postura Científica
Características da postura científica: crítica, objetiva e racional. Qualidades da postura científica: honestidade, imparcialidade e liberdade intelectual. Importância da postura científica: credibilidade, verificabilidade dos procedimentos e capacidade de replicar os resultados.


Carregar ppt "O Conhecimento e seus Níveis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google