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e reinventando o legado freireano

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Apresentação em tema: "e reinventando o legado freireano"— Transcrição da apresentação:

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2 e reinventando o legado freireano
INSTITUTO PAULO FREIRE MUITO OBRIGADO PELO CONVITE! 23 anos continuando e reinventando o legado freireano

3 EVASÃO NA EJA? O que é evasão? Evasão na EJA?
Quais as principais causas da evasão na EJA De quem é a responsabilidade por esse problema? Existe solução? Como podemos superar o problema?

4 Apresentação Programas de EJA Sociedade Educação Educação Popular
Alfabetização Alfabetização de Jovens y Adultos Orientações Politicas Orientações curriculares Formação do educador Ações EJA - Acontecimentos

5 PROGRAMAS E CARGA HORARIA
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO Carga horária variável 6 meses – 240 horas/aula 7 meses – 280 horas/aula 8 meses – 320 horas/aula MOVA-Brasil 7 ou 8 meses de aula Carga horaria semanal – 12 horas/aula

6 Sociedade Mais democrática Mais justa Mais paz Mais solidária
Mais humana

7 Educação Educação Libertadora
Respeito à identidade cultural do educando Apropriação e produção de conhecimentos relevantes de forma critica para a transformação da realidade social Compreensão do que encinar e aprender Estimulo à curiosidade do educando e do educador Desenvolvimento do trabalho coletivo Valorização do papel do educador Relações democraticas nas salas de aula Interação sala de aula – comunidade Comprometimento com contgeudos significativos para o educando

8 Educação Popular Grito do oprimido por libertação
Luta por sobrevivência, direitos e dingnidade Projeto de rebeldia e alteridade Engajamento dos sujeitos na luta pela trasnformação social Reconhecimento e valorização dos saberes do povo

9 Educação Popular A educação popular possibilita que educadores(as) e educandos(as) situem-se e ajam reflexivamente no contexto local e geral da sociedade. O(a) educador(a) é o(a) provocador(a) no processo de construção de saberes do mundo e na compreensão do mundo que o cerca, estimulando o(a) educando(a), por meio do diálogo, a trocar experiências, ampliar saberes e intervir na realidade. Para Paulo Freire, o diálogo é condição para o conhecimento, que implica comprometimento com a promoção da vida. O ato de conhecer se dá num contexto social em que o diálogo é o mediador e o fertilizador deste processo. (PADILHA, FAVARÃO, MORRIS e MARINE, 2011, p. 51)

10 Educação Popular (...) As diferentes expressões e dimensões das “culturas populares” não devem ser apenas "levadas em conta" como fragmentos folclóricos de modos de ser, pensar, viver e agir populares, mas devem ser assumidas como a substância social que fundamenta nossa proposta de educação (...) Ao partir das comunidades, dos movimentos, dos grupos e dos setores populares, ela (a educação) reconhece que os seus modos de vida, suas formas sociais de ser e, enfim, suas culturas, são não algo a apagar, a transcender ou a transformar de fora para dentro. Elas são, ao contrário, a matéria prima fundadora. São unidades, teias e redes de símbolos, de saberes, de significados únicos e essenciais. São "aquilo" através do que pessoas educandas e comunidades populares aprendentes entram em relação dialógica com “educadores populares intertransculturais” para realizarem, com eles e através deles, a construção de seus próprios, novos e inovadores saberes. (BRANDÃO Apud: PADILHA, FAVARÃO, MORRIS e MARINE, 2011, p. 63)

11 Alfabetização Direito social fundamental Analfabetismo – divida social
A Leitura do Mundo precede a leitura da palavra Para além da decodificação Ler a palavra para melhor ler o mundo Conferência Mundial sobre Educação para Todos – Jomtien/Tailândia: a alfabetização de Jovens e Adultos, 1ª etapa da Educação Básica, consagrando a idéia de que a alfabetização não pode ser separada da pós-alfabetização.

12 Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos
Quem são os sujeitos da EJA? Quais são suas necessidades, sonhos e desejos? Leitura do Mundo Sujeitos de muitos saberes « Não ha saberes melhores nem piores, ha saberes diferentes » (Paulo Freire) Trabalho com a autoestima Relações intersubjetivas, dialogicas e horizontais

13 Orientações Políticas
Políticas públicas levando-se em conta as especificidades da EJA Garantia de recursos para EJA Formação de educadores para atuarem na educação popular com alfabetização e pós-alfabetização Garantias de acesso ao educando e sua permanência em sala de aula

14 Orientações Curriculares
Curriculo flexivel Curriculo de acordo com a realidade dos educandos Conteudos significativos para os educandos Metodologia adequada aos educandos Atividades significativas para os educandos

15 Formação de educadores
Garantia de disciplinas de alfabetização e pos-alfabetização de jovens, adultos e idosos nos curriculos das universidades Curso de extenão de educadores populares para atuarem nas comunidades Reconhecimento e incorporação dos saberes dos educadores populares na constituição de cursos de alfabetização e pos-alfabetização Educador mediador da aprendizagem

16 Ações Governamentais Não-Governamentais ONGs CONFINTEAS Foruns de EJA

17 AS CONFINTEAS I - 1949 – Elsinore, Dinamarca;
II – Montreal, Canadá; III – Tóquio, Japão IV – Paris, França V – Hamburgo, Alemanha VI – Belém, Brasil

18 EJA/Brasil - Acontecimentos
1996 A promulgação da Nova LDB 9.394/96 inscreve a Educação de Jovens e Adultos como modalidade da Educação Básica, apropriada às necessidades e condições peculiares desse grupo.

19 EJA/Brasil - Acontecimentos
2000 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos Resolução n.º 01/00 – CNE. A EJA passa a ter função: qualificadora: atualização de conhecimentos por toda a vida como função permanente da EJA; reparadora: restauração de um direito negado; equalizadora: a forma pela qual se distribuem os bens sociais de modo a garantir uma redistribuição e alocação em vista de mais igualdade, consideradas as situações específicas (CNE/CNB 11/2000)

20 EJA/Brasil - Acontecimentos
2001 Plano Nacional de Educação que estabelece a garantia de Ensino Fundamental a todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria ou que não o concluíram.

21 EJA/Brasil - Acontecimentos
2007 Inclusão da modalidade EJA no Fundo de Financiamento da Educação Básica (Fundeb).

22 EJA/Brasil - Acontecimentos
2010 Elaboração do novo Plano Nacional de Educação (ainda aguarda aprovação).

23 EJA/Brasil - Acontecimentos
fortalecimento dos fóruns; • criação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secad) e da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA); • realização da VI Confintea em Belém; • criação do Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLA-EJA); • Enejas – de 1999 a 2011, perfazendo 11 encontros

24 FREQUÊNCIA E EVASÃO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
Campo - de 7 a 25 educandos por sala Cidade – de 10 a 25 educandos por sala Frequência média estimada – 10 educandos por sala Evasão estimada: 60% MOVA-Brasil Campo e cidade – 20 educandos por sala Frequência média verificada – 12 educandos por sala Evasão verificada: 40%

25 Sala de aula da EJA « Local de confronto de culturas
Local de encontro de singularidades » (Marta Khol de Oliveira)

26 CONJUGACÃO DE FATORES Politica de Estado Compromisso de toda sociedade
Especificidade da EJA Formação do educador Reorientação curricular Remuneração do educador Relação educador – educando Valorização dos saberes dos educandos Articulação entre leitura do mundo e leitura da palavra Garantia da continuidade dos estudos

27 Leitura [...] Qualquer tipo genuíno de compreensão deve ser ativo, deve conter já o germe de uma resposta. (...) Compreender a enunciação de outrem significa orientar-se em relação a ela, encontrar o seu lugar adequado no contexto correspondente. A cada palavra da enunciação que estamos em processo de compreender, fazemos corresponder uma série de palavras nossas, formando uma réplica. Quanto mais numerosas e substanciais forem, mais profunda e real é a nossa compreensão. (BAKHTIN, 1992, p )

28 e reinventando o legado freireano
INSTITUTO PAULO FREIRE 23 anos continuando e reinventando o legado freireano


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