A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Arnaldo Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Arnaldo Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Arnaldo Geografia arnaldo506@gmail.com
ÁSIA Professor Arnaldo Geografia

2 “A paixão sem razão é cega, e a razão sem paixão é morta
“A paixão sem razão é cega, e a razão sem paixão é morta. Em tudo que fazemos em vida, devemos sempre tê-las presente”. Baruch Spinoza

3 Mais de 3,9 bilhões de habitantes
Área aproximada: 44 milhões Km² População: Mais de 3,9 bilhões de habitantes Maior continente: 30% das terras emersas

4 Grande diversidade cultural, religiosa
Continentes de contrastes (diferenças) Mudanças em decorrência de problemas econômicos, sociais e políticos: CHINA – adotou o socialismo JAPÃO – reestruturação econômica, transformou-se em potência mundial SUDESTE ASIÁTICO – surgiram as plataformas de exportação ORIENTE MÉDIO – avanço do fundamentalismo Islâmico

5 Maior parte no hemisfério norte
Hemisfério oriental 11 fusos horários

6 Banham o continente... NORTE: Oceano Glacial Ártico SUL: Oceano Índico LESTE: Oceano Pacífico OESTE: Mar vermelho, mar mediterrâneo, mar negro, mar Cáspio, montes Urais e cordilheira do Cáucaso

7 Maior parte entre a zona temperada do norte, entre o círculo polar ártico e o trópico de câncer
Também possui terras na zona glacial Ártica e zona Intertropical

8 AS SEIS REGIÕES ASIÁTICAS
1 - Ásia Setentrional 2 - Ásia Central 3 - Oriente Médio ou Ásia Ocidental 4 - Ásia Meridional ou Subcontinente Indiano 5 - Extremo Oriente 6 - Sudeste Asiático

9 “É durante as adversidades que surgem as grandes oportunidades” (provérbio árabe) “ORIENTE MÉDIO”

10 O Oriente Médio ocupa uma área de km² População predominantemente árabe Maior país: Arábia Saudita Menor país: Bahrein Predomina o clima árido e semi-árido e relevo montanhoso (Turquia, Irã e Afeganistão)

11 A PARTILHA Entre os séculos XV e XX o Oriente Médio ficou sob o domínio do Império Turco Otomano. No século XX (Final da primeira Guerra Mundial) ficou dividido entre Inglaterra e França: Inglaterra (Palestina, Mesopotâmia e Jordânia). França (Síria e Líbano).

12 Agricultura (de subsistência): arroz, trigo, cana-de-açucar e algumas frutas. Na região mediterrânea, destacam-se as plantas para exportação: oliveira, fumo, trigo e tâmara. Pecuária: ovinos e caprinos e camelos. Indústria: Em geral a atividade industrial não é forte.

13 Petróleo: o “ouro negro” do deserto
Petróleo: o “ouro negro” do deserto. OPEP: Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait, Indonésia, Líbia, Nigéria, Argélia e Venezuela.

14 Hidrografia “A água é um recurso natural muito escasso no Oriente Médio” Muitos países precisam importá-la ou dessalinizar água do mar para obter água potável. Principais rios: Tigre, Eufrates e Jordão.

15 ISRAEL O Estado de Israel compreende uma faixa litorânea de clima mediterrâneo. Israel tem duas capitais: Jerusalém e Tel Aviv. Kibutz: fazendas agrícolas comunitárias Deserto de Neguev

16 ISRAEL X PALESTINA A PARTILHA DE 1947 A GUERRA DA INDEPENDÊNCIA (1948) A GUERRA DO CANAL DE SUEZ (1956) A GUERRA DOS SEIS DIAS (1967) A GUERRA DO YOM KIPPUR (1973)

17 INTIFADA: é um termo que pode ser traduzido como “revolta”
INTIFADA: é um termo que pode ser traduzido como “revolta”. Tem sido especialmente utilizado para designar dois fortes movimentos da população palestina contra a presença israelense nos territórios ocupados e em certas áreas devolvidas à Autoridade Palestina (Faixa de Gaza e Cisjordânia). O termo surgiu em 1987 em um levante espontâneo com a população civil palestina atirando paus e pedras contra os militares israelenses. Este levante seria conhecido mais tarde como "Primeira Intifada" ou "guerra das pedras“ ( ). A recusa de Arafat em aceitar a proposta de paz de Israel, teve início a "Segunda Intifada" palestina, em 29 de setembro de 2000.

18 JIHAD: significa "esforço" ou "empenho“
JIHAD: significa "esforço" ou "empenho“. Este termo pode ser usado tanto por muçulmanos como por não muçulmanos. Disse Deus no Corão: "Ele permitiu (o combate) aos que foram atacados; em verdade, Deus é Poderoso para socorrê-los. São aqueles que foram expulsos injustamente dos seus lares, só porque disseram: Nosso Senhor é Deus!…" (Cap.22:39-40) "Combatei pela causa de Deus, aqueles que vos combatem; porém, não pratiqueis agressão, porque Deus não estima os agressores. (Cap. 2:190, 193) A Jihad Islâmica da Palestina é um grupo militante palestino, considerado um grupo terrorista pelos governos dos Estados Unidos, da União Européia e de Israel. O grupo prega a destruição do Estado judeu e a constituição de um Estado Islâmico na Palestina.

19 FAIXA DE GAZA A Faixa de Gaza é uma pequena faixa de terra litorânea que faz fronteira com o Egito (a península de Sinai, a sudoeste) e Israel. Originalmente, na divisão da Palestina pela ONU, em 1947, faria parte do Estado palestino. Com a guerra de 1948, quando os países árabes foram derrotados mas, Jordânia e Egito tomaram para si partes do território destinado aos palestinos, Gaza ficou com o Egito e a Cisjordânia com a Jordânia (e os palestinos, sem nada).

20 HAMAS, FATAH e HEZBOLAH: Grupos políticos e paramilitares ou grupos terroristas?

21 HAMAS INTIFADA

22 O FATAH E A OLP

23 HEZBOLAH (LÍBANO)

24 A GUERRA CIVIL NO LÍBANO ( ) Desde 1958 ocorrem conflitos no Líbano: cristãos contra palestinos; palestinos contra muçulmanos; muçulmanos contra muçulmanos. Uma guerra interminável e que não morreram apenas libaneses. Morreram no Líbano mais de cem mil pessoas. Antes do início da guerra, o Líbano era uma nação aberta e democrática. Beirute era a capital financeira e bancária de todo o Oriente Médio, uma próspera Suíça Oriental.

25 Dezessete diferentes comunidades convivem num exíguo território de três milhões de habitantes. Os cristãos e os muçulmanos dividem-se em muitos grupos. E há os refugiados palestinos. Governos cristãos gozavam de muitas regalias, e como já não eram mais a maioria, isso incomodava os muçulmanos que aspiram a um poder maior e a mais influência na economia libanesa. E se impacientam com a resistência que os cristãos oferecem às mudanças.

26 A guerra é causada pela disputa de poder entre grupos religiosos do país: os cristãos maronitas, os sunitas (o chefe de Estado deve ser eleito pelos representantes do Islã), drusos, xiitas e cristãos ortodoxos. O poder, no Líbano, era estratificado. Os cargos de chefia eram ocupados pelos cristãos maronitas, o primeiro ministro era sunita e os cargos inferiores ficavam com os drusos, xiitas e ortodoxos.

27 IRÃ X IRAQUE ( ) Foi o resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países. O exército iraquiano, em 22 de Setembro de 1980, invadiu a zona ocidental do Irã, que reagiu imediatamente. Não houve ganhos e as perdas foram estimadas em cerca de 1,5 milhão de vidas. A guerra destruiu os dois países e diminuiu o ímpeto revolucionário no Irã.

28 CURDOS: um povo sem território
Os povos que habitam o norte do Iraque, Irã, Síria e Turquia, são denominados Curdos (cerca de 26 milhões). E querem formar o Curdistão, um país independente. Durante a guerra Irã-Iraque na década de 1980, o regime implementou políticas anticurdos e uma guerra civil explodiu.

29 A campanha do governo iraquiano contra os curdos em 1988 contabilizou um saldo de 100 mil curdos mortos. Após o levante curdo de 1991, tropas iraquianas recapturaram as regiões curdas. Para suavizar a situação, uma "zona de exclusão" foi estabelecida pela ONU. A população curda recebeu com prazer as tropas americanas em 2003.

30 As principais religiões monoteístas do Oriente Médio: JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO

31 JUDAÍSMO Os ensinamentos são baseados na Torá (bíblia dos judeus) “Velho Testamento”. O calendário judaico começa a ser contado em 7 de outubro de 3760 a.C.que para os judeus foi a data da criação do mundo o que quer dizer que estamos vivendo no ano de 5769.

32 CRISTIANISMO Religião centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, na sua peregrinação pelo mundo, apresentado no “Novo Testamento”. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, filho de Deus, Senhor e Salvador do mundo.

33 ISLAMISMO Criado pelo profeta Maomé, a doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, Alcorão. Foi fundada na região da atual Arábia Saudita. Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Aos 40 anos de idade, recebeu a visita do anjo Gabriel. A partir deste momento, começa sua fase de peregrinação.

34 Entre tantos ensinamentos contidos no Corão, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.

35 Segundo a Sharia, todo muçulmano deve: Crer em Alá como seu único Deus; Fazer cinco orações diárias curvado para a Meca; Pagar o zakat (contribuição para ajudar os pobres); Fazer jejum no mês de Ramadã e, Peregrinar para Meca pelo menos uma vez na vida.

36 Cidades sagradas: Meca: onde fica a “Pedra Negra”. Medina: local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). Jerusalém: cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

37 Divisões do Islamismo Os seguidores da religião muçulmana se dividem em: Sunitas (80%), de acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Xiitas (20%) também possuem sua própria interpretação da Sharia. São mais conservadores.


Carregar ppt "Professor Arnaldo Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google