A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEBENTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEBENTA"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEBENTA
Professores: Ana Cristóvão / Carlos Nunes

2 MOSTRAR ESPÍRITO DESPORTIVO
EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDER AS TÉCNICAS DAS MODALIDADES DESENVOLVER CAPACIDADES FÍSICAS CONVIVER COM OS TEUS COLEGAS E PROFESSOR MOSTRAR ESPÍRITO DESPORTIVO ACEITAR AS DECISÕES DOS ÁRBITROS

3 EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDER A JOGAR DIVERTE-TE COM OS TEUS COLEGAS
TOMA ATENÇÃO À EXPLICAÇÃO , DEMONSTRAÇÃO E CORRECÇÕES DO PROFESSOR EXPERIMENTAR, EXECUTAR AS TÉCNICAS DIVERTE-TE COM OS TEUS COLEGAS APRENDER A JOGAR EXECUTA COM CORRECÇÃO

4 NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TRAZER EQUIPAMENTO ADEQUADO SER ASSÍDUO E PONTUAL CUMPRIR AS REGRAS DE SEGURANÇA RETIRAR OS OBJECTOS PERIGOSOS CUIDAR DO MATERIAL ENTREGAR OS VALORES AO FUNCIONÁRIO

5 O AQUECIMENTO NO INÍCIO DA AULA PREPARAR MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES
FEITO DE FORMA PROGRESSIVA SEM CAUSAR FADIGA COMO? Realiza 3 a 5 minutos de corrida contínua. Faz exercícios de alongamento activo e flexão. Termina com corrida com variações de velocidade. Realiza exercícios da modalidade que vais praticar. O TEU CORPO REAGE AUMENTANDO A FREQUÊNCIA CARDÍACA E RESPIRATÓRIA

6 NÚMERO DE BATIMENTOS DO CORAÇÃO NUM MINUTO FREQUÊNCIA CARDÍACA
CONTADOS DURANTE 15 SEGUNDOS MULTIPLICAR POR 4 FREQUÊNCIA CARDÍACA EM REPOUSO: 80 PULSAÇÕES APÓS ESFORÇO:140 OU MAIS PODES MEDI-LA: NO PULSO, NO PESCOÇO OUCOM A MÃO SOBRE O CORAÇÃO.

7 O RETORNO À CALMA NO FINAL DA AULA RECUPERAR DO ESFORÇO
ELIMINA PRODUTOS TÓXICOS FEITO DE FORMA SUAVE

8 A ENERGIA PARA O EXERCÍCIO FÍSICO
É FORNECIDA PELO OXIGÉNIO E ALIMENTOS FICA GUARDADA NO FÍGADO E MÚSCULOS PODE GASTAR-SE RAPIDAMENTE A SUA FALTA PROVOCA “DOR DE BURRO” E CÃIBRAS.

9 A ENERGIA PARA O EXERCÍCIO FÍSICO
NÃO TE ESQUEÇAS: O PEQUENO-ALMOÇO É FUNDAMENTAL BEBER ÁGUA É IMPORTANTE NÃO ABUSES DO AÇÚCAR E DESCANSA

10 EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMINDO:
A E.F. É INDISPENSÁVEL PARA DESENVOLVERES A TUA PERSONALIDADE O EXERCÍCIO, A ALIMENTAÇÃO E O REPOUSO AJUDAM-TE A CRESCER COM SAÚDE OBSERVA COM ATENÇÃO AS EXPLICAÇÕES DO PROFESSOR CUMPRE O REGULAMENTO INTERNO ESPÍRITO DESPORTIVO E FORMAÇÃO CÍVICA

11 CAPACIDADES FÍSICAS: TESTES A REALIZAR NA AULA
RESISTÊNCIA – VAIVÉM E CORTA-MATO VELOCIDADE – 40 M FORÇA - BRAÇOS, ABDOMINAL E PERNAS FLEXIBILIDADE – OMBROS, TRONCO E PERNAS AO SEU GRAU DE DESENVOLVIMENTO CHAMAMOS CONDIÇÃO FÍSICA

12 JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS MATA, BOLA AO CAPITÃO E OUTROS
PASSE E RECEPÇÃO DESMARCAÇÃO ORIENTADA RECUPERAÇÃO DA BOLA

13 GINÁSTICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SOLO E APARELHOS ACROBÁTICA: PARES , TRIOS E QUADRAS RÍTMICA: ARCO, BOLA FITA, MASSAS TRAMPOLIM CUMPRIR AS REGRAS DE SEGURANÇA MUITO IMPORTANTE

14 MATERIAIS BANCO SUECO TAPETE (SOLO) ESPALDAR BOQUE PLINTO BARRA FIXA
TRAMPOLIM TRAVE

15 OBJECTIVOS DA GINÁSTICA
DESENVOLVIMENTO CORPORAL MOBILIZAÇÃO ARTICULAR CONTROLO E COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS APRENDIZAGEM DE DESTREZAS

16 GINÁSTICA ARTÍSTICA SOLO
ROLAMENTOS (CAMBALHOTAS) ELEMENTOS DE LIGAÇÃO: AVIÃO, PONTE, BANDEIRA RODA E RODADA APOIOS INVERTIDOS (PINO)

17 GINÁSTICA APARELHOS PARALELAS BOQUE / PLINTO TRAMPOLIM BARRA FIXA
TRAVE BARRA FIXA

18 GINÁSTICA ACROBÁTICA PARES E TRIOS
PEGAS, SUPORTES, MONTE E DESMONTE GINASTA BASE FORÇA, RITMO, EQUILÍBRIO, SENTIDO ESTÉTICO GINASTA VOLANTE GINASTAS INTERMÉDIOS

19 PENTATLO, HEPTATLO. DECATLO
CORRIDAS :RESISTÊNCIA ,VELOCIDADE ESTAFETAS, BARREIRAS, OBSTÁCULOS SALTOS :ALTURA, COMPRIMENTO, TRIPLO E VARA. ATLETISMO LANÇAMENTOS :PESO, DISCO, DARDO, MARTELO PROVAS COMBINADAS: PENTATLO, HEPTATLO. DECATLO

20 ATLETISMO NA AULA DE EF CORRIDAS
VELOCIDADE: percorrer a distância definida no menor tempo possível. As corridas de velocidade têm 3 momentos: 1.“Aos seus lugares”, 2.“prontos” e 3.”partida” (apito, voz, sinal, tiro). ESTAFETAS: cada equipa transporta o testemunho desde o início até ao fim. A passagem do testemunho é feita na zona de transmissão. BARREIRAS: os atletas saltam 10 barreiras, com igual número de passos entre elas.

21 ATLETISMO NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SALTOS
1.ALTURA: saltar a maior altura possível sobre uma fasquia, sem a derrubar. Tem 4 partes: corrida de balanço, chamada, voo e queda. Tem várias técnicas: tesoura, rolamento ventral e costas (Fosbury). 2. COMPRIMENTO: saltar o mais longe possível sem pisar a tábua de chamada. Tem 4 partes: corrida de balanço, chamada, voo e queda. Os saltos são nulos quando pisas a tábua de chamada ou derrubas a fasquia. MUITO IMPORTANTE Cada atleta tem 3 tentativas.

22 ATLETISMO NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA LANÇAMENTOS
BOLA: Segura a bola com os dedos, realiza uma corrida de balanço e atirara bola o mais longe possível. PESO: Coloca-te dentro do círculo, segura o peso com os dedos abertos, inclina a perna, roda o corpo e empurra o peso para o sector de queda. O lançamento é nulo quando pisas a antepara ou quando o peso sai fora da zona de lançamento. MUITO IMPORTANTE Cada atleta tem 6 ensaios.

23 DESPORTOS COLECTIVOS Andebol, Basquetebol, Voleibol e Futebol
JOGO REDUZIDO EM CAMPO REDUZIDO (2X2, 3X3) JOGO FORMAL (5X5, 7X7) JOGO REDUZIDO EM CAMPO NORMAL ( EM MEIO CAMPO) COM E SEM CONDICIONAMENTOS

24 Andebol, Basquetebol, Futebol
CICLO DO JOGO ATAQUE(marcar golo) DEFESA(evitar golo) Contra-Ataque Directo Recuperação Defensiva Contra-Ataque Apoiado Parar o contra-ataque Ataque Organizado Defesa Organizada

25 Andebol, Basquetebol, Futebol
Equilíbrio de Forças ATAQUE DEFESA Conservar a bola Recuperar a bola Progredir para a baliza/ cesto Evitar a progressão Marcar golo ou Encestar Evitar golo ou o cesto

26 Andebol, Basquetebol, Futebol
Segurança nas acções Ler o jogo Adaptar-se às situações Esforço DEFENSOR Iniciativa Táctica Individual e Colectiva Antecipação

27 Andebol, Basquetebol, Futebol
Segurança nas acções Ler o jogo Adaptar-se às situações Eficácia ATACANTE Iniciativa Táctica Individual e Colectiva Remates Variados

28 Andebol, Basquetebol, Futebol
Zonal Individual Cortar linhas de passe Quebrar ritmo ataque SISTEMA DEFENSIVO Iniciativa Orientado para a bola/jogador Antecipativo

29 Andebol, Basquetebol, Futebol Individual e colectivo
Profundidade Amplitude Continuidade Ritmo SISTEMA OFENSIVO Iniciativa Variedade Individual e colectivo

30 DESPORTOS COLECTIVOS Voleibol
JOGO REDUZIDO EM CAMPO REDUZIDO (2X2, 3X3) SERVIÇO EM PASSE PASSE COM DUAS MÃOS MANCHETTE (recepção baixa) MÁXIMO 3 TOQUES

31 QUESTÕES ESSENCIAIS AULAS
ATAQUE DEFESA PASSE /RECEPÇÃO MARCAÇÃO AJUDAS DESMARCAÇÃO REMATE GUARDA-REDES JOGO JOGO

32 QUESTÕES ESSENCIAIS JOGO
DEFESA: INDIVIDUAL ZONAL ATAQUE: MARCAR GOLO SUPERIORIDADE ORGANIZADA SEMPRE A TENTAR INTERCEPTAR A BOLA FAZER SEMPRE CONTRA-ATAQUE

33 SERVIÇOS: CURTO LONGO E LOB. BATIMENTOS: CLEAR, AMORTI, SMASH E DRIVE.
RAQUETAS SERVIÇOS: CURTO LONGO E LOB. PEGA UNIVERSAL BATIMENTOS: CLEAR, AMORTI, SMASH E DRIVE. OBTÉM-SE PONTO - QUANDO O JOGADOR QUE REALIZOU O SERVIÇO COLOCA O VOLANTE NO CAMPO DO ADVERSÁRIO.

34 REGRA de OURO: EVITAR MAGOAR O ADVERSÁRIO
LUTA Na escola a iniciação à luta faz-se com jogos de ataque e defesa Técnicas básicas a aprender: dupla prisão de pernas, prisão do braço, controlo do braço, dupla prisão de braços e braço rolado. REGRA de OURO: EVITAR MAGOAR O ADVERSÁRIO

35 1 UNIDADES DIDÁCTICAS EXEMPLOS BLOCO FASES OBJECTIVOS MEIOS ARTICULAR
MOBILIZAÇÃO GERAL ARTICULAR (5-7’) 1. Activação de todos os grandes grupos musculares e de todas as articulações; 2. Melhoria da manipula- ção da bola; 1. Exercícios indi- viduais com bola; 2. Exercícios aos pares com uma ou mais bolas; 3. Exercícios em trios com uma ou FUNCIONAL (5-7’) 1. Activação do sistema cárdio-respiratório; 2. Melhoria da manipula- ção da bola; 1. Jogos de perse- guição, em grupos reduzidos, com uma ou mais bolas; 2. Jogos de peque- na organização, em grupos reduzidos; 1

36 2 UNIDADES DIDÁCTICAS EXEMPLOS (5-7’) BLOCO FASES OBJECTIVOS MEIOS
MOBILIZAÇÃO TÉCNICA GERAL (5-7’) 1. Melhoria da capacidade geral de remate; 2. Activação geral dos guarda-redes; Exercícios i individuais com bola; 2. Exercícios aos pares com bola; ESPECÍFICA (10’) 1. Melhoria da capacidade de remate, por posto Específico; 1. Exercícios em grupo, na zona activa de jogo; 2

37 3 BLOCO FASES OBJECTIVOS MEIOS GERAL (10’) ESPECÍFICA (15-20’)
1. Melhoria do raciocínio táctico básico; 2. Aperfeiçoamento das capacidades técnicas, tácticas., e estratégicas individuais básicas; 1. Jogos Pré- - Desportivos; MOBILIZAÇÃO TÉCNICA TÁCTICA E ESTRATÉGICA ESPECÍFICA (15-20’) 1. Aperfeiçoamento das capacidades técnicas, tácticas. e estratégia. individual, ofensiva/def;ensiva 2. Aperfeiçoamento Tácticas de grupo, ofensivas e defensivas; 3. Melhoria das capacidades coordenativas. e condicionais. 1. Exercícios Competitivos; 2. Exercícios Específicos; PRINCIPAL (20-30’) 1. Aperfeiçoamento das capacidades técnicas tácticas e estratégia individual, ofensiva/def;ensiva 2. Aperfeiçoamento das capacidades tácticas e estratégicas. de grupo, ofensivas e defensivas; 3. Melhoria das capacidades condicionais. 1. Jogo Reduzido; 2. Jogo Reduzido, condicionado; 3. Jogo Formal; 4. Jogo Formal, Condicionado; 3

38 4 UNIDADES DIDÁCTICAS EXEMPLOS BLOCO FASES OBJECTIVOS MEIOS GLOBAL
RELAXAÇÃO E REGRESSO À CALMA GLOBAL (5-7’) 1. Relaxação física e psíquica; 1. Corrida contínua; 2. Exercícios individuais sem bola; 4


Carregar ppt "DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEBENTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google