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Gestão da Qualidade NORMALIZAÇÃO.

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Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade NORMALIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade NORMALIZAÇÃO

2 NORMALIZAÇÃO CONCEITO DE NORMALIZAÇÃO O que é Normalização
“Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto” - definição da ABNT.

3 NORMALIZAÇÃO CONCEITO DE NORMALIZAÇÃO O que é Normalização
Em outras palavras, a normalização é a formalização do sistema utilizado pela empresa em relação ao controle e asseguramento da qualidade. A forma de manter os índices de qualidade dentro do objetivo proposto.

4 NORMALIZAÇÃO CONCEITO DE NORMALIZAÇÃO O que é Normalização (VÍDEO)

5 NORMALIZAÇÃO Objetivos da Normalização
Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos; Comunicação: Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços; Segurança: Proteger a vida humana e a saúde; Proteção do Consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos; Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais: Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial. Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente. Fonte: ABNT (

6 NORMALIZAÇÃO Benefícios da Normalização
Numa economia onde a competitividade é acirrada e onde as exigências são cada vez mais crescentes, as empresas dependem de sua capacidade de incorporação de novas tecnologias de produtos, processos e serviços. A competição internacional entre as empresas eliminou as tradicionais vantagens baseadas no uso de fatores abundantes e de baixo custo. A normalização é utilizada cada vez mais como um meio para se alcançar uma redução de custo da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade

7 NORMALIZAÇÃO Benefícios da Normalização
Os benefícios da Normalização podem ser: Qualitativos, permitindo: Utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra); Uniformizar a produção; Facilitar o treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico; Registrar o conhecimento tecnológico e Facilitar a contratação ou venda de tecnologia. Quantitativos, permitindo: Reduzir o consumo de materiais; Reduzir o desperdício; Padronizar componentes; Padronizar equipamentos; Reduzir a variedade de produtos; Fornecer procedimentos para cálculos e projetos; Aumentar a produtividade; Melhorar a qualidade e Controlar processo. É ainda um excelente argumento para vendas ao mercado internacional como, também, para regular a importação de produtos que não estejam em conformidade com as normas do país importador.

8 NORMALIZAÇÃO Benefícios da Normalização Tipos de Normas
Existem basicamente dois tipos de Norma: Normas para Produtos: Define a especificação do produto e testes a serem realizados para garantir a qualidade do produto fabricado. Normas para Gestão da Qualidade: Define o sistema de Gestão da Qualidade a ser seguido por uma empresa. As Normas de Gestão da qualidade são passíveis de “certificação”, ou seja, a empresa que quiser implantar esse tipo de Norma deverá passar por uma auditoria de Verificação o qual irá emitir um certificado de Qualidade.

9 NORMALIZAÇÃO Benefícios da Normalização Controle e Emissão de Normas
As Normas são controladas e emitidas por órgãos oficiais. Cada país possui pelo menos um órgão oficial responsável por emissão de Normas. O principal órgão mundial de controle e emissão de Normas é o órgão ISO. Muitos dos órgãos oficiais de normalização de diversos países são filiados ao órgão ISO, no entanto, existem outros órgãos importantes de emissão e controle de Normas que não são ligados a esse órgão mundial. No Brasil o principal órgão de emissão e controle de Normas é a ABNT.

10 NORMALIZAÇÃO ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
Histórico da ABNT Fundada em 1940, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma entidade privada, sem fins lucrativos. É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).

11 NORMALIZAÇÃO ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
Histórico da ABNT A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO – International Organization for Standardization; IEC – International Electrotechnical Comission; e das entidades de normalização regional: COPANT–ComissãoPanamericanadeNormas Técnicas e AMN – Associação Mercosul de Normalização.

12 NORMALIZAÇÃO A Elaboração de uma Norma
As normas podem ser elaboradas em 4 níveis: Nível internacional - normas destinadas ao uso internacional, resultantes da ativa participação das nações com interesses comuns. Por exemplo, normas da ISO (International Organization for Standardization) e IEC (International Eletrotechnical Comission). Nível regional - Normas destinadas ao uso regional, elaboradas por um limitado grupo de países de um mesmo continente. Por exemplo: normas da CEN (Comitê Europeu de Normalização - Europa), COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas- Hemisfério Americano), AMN (Associação Mercosul de Normalização - Mercado Comum do Cone Sul). Nível nacional - Normas destinadas ao uso nacional, elaboradas por consenso entre os interessados em uma organização nacional reconhecida como autoridade no respectivo país. Por exemplo: normas da ABNT (Brasil); AFNOR (França); DIN (Alemanha); JISC (Japão) e BSI (Reino Unido). Nível de empresa - normas destinadas ao uso em empresas, com finalidade de reduzir custos, evitar acidentes, etc.

13 NORMALIZAÇÃO O ÓRGÃO ISSO O que é ISO?
ISO é uma rede instituições nacionais de padronização de 146 países, com base de um sócio por país, com uma Secretaria Central em Genebra, Suíça que coordena o sistema. ISO é uma organização não governamental: seus sócios não são, como no caso do sistema das Nações Unidas, delegações de governos nacionais.

14 NORMALIZAÇÃO O ÓRGÃO ISSO O que é ISO?
Mesmo assim, o órgão ISO ocupa uma posição importante entre os setores públicos e privados. Isto porque, por um lado, muitos de seus institutos sócios fazem parte da estrutura governamental de seus países, ou são designados por seus governos. Por outro lado, outros sócios têm as raízes exclusivamente no setor privado, havendo fixado associações nacionais de indústria.

15 NORMALIZAÇÃO O ÓRGÃO ISSO Qual o significado do nome ISO?
Devido ao fato do nome "International Organization for Standardization" possuir diferentes abreviações em diversas línguas ("IOS" em Inglês, "OIN" em Francês para Organisation Internationale de Normalisation), foi decidido que o título do órgão mundial de normalização seria derivado da palavra grega “isos”, que significa "igual“. Dessa forma, independente do país, qualquer que seja o idioma, a abreviação desse órgão internacional será sempre “ISO”.

16 NORMALIZAÇÃO O ÓRGÃO ISSO OUTROS ÓRGÃOS FILIADOS À ISO
ANSI - American National Standards Institute (Estados Unidos da América). DIN - Deutsches Institut für Normung e.V. (Alemanha). BSI - British Standard Institute (Inglaterra). ÓRGÃOS NORMATIVOS NÃO FILIADOS À ISSO O INMETRO SAE - Society of Automotive Engineers

17 NORMALIZAÇÃO O ÓRGÃO ISSO ÓRGÃOS DE FOMENTO DA QUALIDADE
IBPQ - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. ABCQ - Associação Brasileira de Controle da Qualidade. ÓRGÃOS DE PREMIAÇÃO DA QUALIDADE FPNQ - Fundação Prêmio Nacional da Qualidade BNQP - Baldrige National Quality Program JUSE - Union of Japanese Scientists and Engineers

18 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE
As Normas de Gestão da Qualidade são emitidas por diversos órgãos, no entanto, as Normas que mais são utilizadas pelas empresas são aquelas emitidas pelo órgão ISO. Dentre as Normas ISO, aquelas que são mais utilizadas para implementação de um sistema de Gestão da Qualidade são da família ISO 9000. Norma ISO 9001:2000 é utilizada por empresas de diversos setores, podendo ser de qualquer ramo. Obviamente seu maior emprego é em empresas do ramo industrial, porém existem diversas empresas de serviços que são certificadas por essa Norma.

19 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE
As Normas de Gestão da Qualidade se diferenciam das Normas de Especificação de Produto ou Processo, pelo motivo de serem certificáveis, ou seja, a empresa que pretende adotar essa Norma, pode requerer um certificado de que possui um atendimento dos requisitos citados na Norma. Podem-se separar as Normas de Gestão da Qualidade em 3 categorias:

20 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE
As Normas ISO da série 9000 foram as primeiras a serem mundialmente aceitas pelas empresas em busca de certificação do Sistema de Gestão da Qualidade. Em seguida iniciou-se um processo de certificação em busca da Norma ISO 14000, em menor escala, mas que gradualmente vem crescendo (principalmente por estar sendo difundido os conceitos da “consciência ecológica” e a cobrança de ações em prol do meio-ambiente por governos, entidades e clientes em geral).

21 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE
Por se tratar de uma Norma Genérica, a ISO 9000 sofreu um certo preconceito pelas indústrias do setor automotivo, por isso, foram criadas Normas específicas para esse setor em cada um dos grandes centros de produção de automóveis: EUA: Norma QS-9000 Alemanha: Norma VDA França: Norma EAQF Itália: Norma AVSQ.

22 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA QS-9000
Em 1988, respondendo à crescente pressão de seus fornecedores, os três gigantes da fabricação automobilística: Chrysler, Ford e General Motors formaram uma Força Tarefa para encontrar meios pelos quais seus requisitos de garantia de qualidade para fornecedores pudessem ser padronizados a fim de reduzir custos. O resultado foi o surgimento da norma QS-9000. Lançada em agosto de 1994, a QS-9000 é a harmonização para o sistema de gestão da qualidade daquelas montadoras e também um requisito contratual para todos os fornecedores de materiais de produção, peças ou serviços, serviços de acabamento, tratamento térmico, pintura, metálicos e outros diretamente fornecidos a Chrysler, Ford ou General Motors.

23 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA QS-9000
Para obter a QS-9000, os fornecedores das três grandes montadoras devem definir, documentar, implementar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para satisfazer os requisitos da QS-9000 (Seções 1 e 2) e a atual interpretação sancionada pelo Internacional Automotive Steering Group (IASG). A verificação da conformidade com a QS-9000 será feita através de avaliação de terceira parte (a avaliação independente por um terceiro apropriadamente qualificado).

24 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA QS-9000
Para todos os fornecedores de produtos, serviços, peças ou materiais da Chrysler, Ford ou General Motors, será requisitada a obtenção da certificação de terceira parte do seu sistema de gestão da qualidade para os requisitos da QS-9000. Outras corporações importantes também estão solicitando de seus fornecedores a certificação QS-9000 como uma exigência contratual.

25 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA QS-9000

26 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA VDA
Da mesma maneira que a Norma QS-9000 foi emitida por um grupo de empresas automobilísticas norte-americanas, a Norma VDA foi elaborada por um grupo de empresas automobilísticas Alemã.

27 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA VDA
Os motivos para sua elaboração estão na transcrição de um trecho da Norma, abaixo: As exigências crescentes do mercado consumidor colocam a gestão da qualidade da empresa diante de tarefas novas e mais complexas. Um sistema “abrangente” de gestão da qualidade em vários setores da economia hoje em dia é parte integrante da estratégia da empresa, este cria os requisitos organizacionais para o cumprimento das exigências de alta qualidade para produtos e processos. Os sistemas de gestão da qualidade são controlados quanto a sua eficácia pelas auditorias de sistemas, realizadas em intervalos planejados.

28 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA VDA
Os motivos para sua elaboração estão na transcrição de um trecho da Norma, abaixo: Com a redução constante dos intervalos de tempo entre o desenvolvimento de um projeto para um novo produto/serviço até a produção/prestação, é exigida cada vez mais uma sincronização crescente das sequências de operações dos mais diferentes setores da empresa. Desta forma, serão feitas continuamente exigências mais altas aos processos. Considerando-se as crescentes exigências de qualidade a autoavaliação e a redução do trabalho da inspeção, são somente possíveis de serem realizados através de processos eficientes e bem dominados.

29 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA VDA
Os motivos para sua elaboração estão na transcrição de um trecho da Norma, abaixo: Isto é válido naturalmente para o processo de fabricação de produto/produção em série e para o processo de prestação de serviços. Os processos da empresa devem ser controlados continuamente para assegurar a sua confiabilidade ou em caso de discrepâncias, para se poder utilizar a tempo os mecanismos apropriados para a correção.

30 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA ISO 9001:2000
A Norma de Gestão da Qualidade mais popular e mais utilizada no mundo inteiro é a Norma ISO 9000, especificamente a versão ISO 9001:2000. A série ISO 9001:2000 é formada pelo seguinte grupo de Normas: a) ISO Sistemas de Gestão da Qualidade - Fundamentos e Vocabulário; b) ISO Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos; c) ISO Sistemas de Gestão da Qualidade - Diretriz para melhorias no desempenho; d) ISO Diretrizes sobre auditoria de sistemas de gestão da qualidade e ambiental.

31 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA ISO 9001:2000 (Vídeo)

32 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA ISO 14001
Desde sua publicação, a norma ISO foi adotada por mais de organizações de todos os portes setores da indústria em 84 países. Há outras normas ambientais e diretrizes que também foram desenvolvidas pelo comitê ISO, as mais relevantes para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) são: a) ISO Sistemas de Gestão Ambiental - Diretrizes, Princípios Gerais e Técnicas de Apoio; b) ISO Diretrizes para Auditoria Ambiental - Princípios Gerais da Auditoria Ambiental; c) ISO Diretrizes para Auditoria Ambiental - Procedimentos - Auditoria de Sistemas de Gestão Ambiental; d) ISO Diretrizes para Auditoria Ambiental - Critérios de Qualificação para Auditores Ambientais.

33 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA ISO 14001
A norma ISO é uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A ISO exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

34 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA ISO (Vídeo)

35 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA ISO/TS 16949
Em 1996, as 3 Grandes montadoras dos EUA (Chrysler, Ford e General Motors) juntaram forças com seus parceiros europeus para formar o Internacional Automotive Task Force (IATF). O objetivo era harmonizar os requisitos do sistema da qualidade de seus fornecedores, beneficiando a indústria automobilística em nível global.

36 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA ISO/TS 16949
Em junho de 1999, tendo trabalhado em conjunto o Comitê Técnico ISO/ TC176 (o comitê responsável pelas normas da família ISO 9000), esses requisitos harmonizados foram formalmente publicados na forma da especificação técnica de Sistemas da Qualidade ISO/TS 16949: Fornecedores Automobilísticos - Requisitos específicos para a aplicação da ISO 9001:1994.

37 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA ISO/TS 16949

38 NORMALIZAÇÃO NORMAS GESTÃO DA QUALIDADE NORMA ISO/TS 16949
Em 23 de abril de 2002, foi lançada sua segunda edição, a ISO/TS 16949:2002. Alinhada com a ISO 9001:2000, ela incorpora os requisitos dessa norma em sua totalidade, acrescida de requisitos adicionais específicos para a indústria automobilística. As indústrias automobilísticas filiadas a IATF e sues fornecedores possuem um prazo até 14 de dezembro de 2006 para migrarem para a norma ISO/TS 16949:2002.

39 Profa. Andréia Antunes da Luz
Bibliografias ABNT ( CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade. São Paulo: Atlas, 2012. Manuais da QS 9000. PALADINI E. P. Gestão da Qualidade. São Paulo: Atlas, 2008. Site Oficial da ISO ( Profa. Andréia Antunes da Luz


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