A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA"— Transcrição da apresentação:

1 OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA

2 Até ao ano 622, data em que Maomé se autoproclama o Profeta, mensageiro de Alá (Deus), os árabes eram um povo politeísta que se dividia em diferentes tribos, sobretudo nómadas, de pastores e comerciantes.

3 Os Árabes erguiam as suas tendas junto dos oásis onde a vida era menos difícil.
Aí dispunham de água, alimento e pasto, cercados por um território pobre e desértico.

4 Mas quem era de facto Maomé ?
Um homem de sorte entre outras coisas. Alguém que viveu numa época e numa região em que para além dos pastores, artesãos e escravos do costume, se destacavam os comerciantes nómadas que de oásis em oásis conduziam as suas caravanas de camelos. No topo da Pirâmide Social estavam os reis, os governadores, a aristocracia guerreira e os sacerdotes que, como ainda é costume, sendo poucos detinham todo o poder.

5 Maomé foi neste contexto um “ eleito “
Maomé foi neste contexto um “ eleito “. Casando com uma rica viúva que tinha herdado a caravana e os negócios do defunto marido , o futuro “ profeta “ passava de um dia para o outro, de obediente condutor de camelos a próspero proprietário . Dizem-nos as crenças que numa das suas rotineiras viagem através do deserto , de oásis em oásis Maomé negociante de especiarias, tapeçarias e outras coisas, terá tido uma visão.”

6 A “ visão “ do Anjo Gabriel, o incansável combatente do Mal
A “ visão “ do Anjo Gabriel, o incansável combatente do Mal. A criatura tida por Judeus , Cristãos e Muçulmanos, de acordo com os ensinamentos do “ Antigo Testamento “ que todos respeitavam mas interpretavam de forma diferente, como a escolhida por Deus para enfrentar os demónios . Demónios que todos juntos chegavam para assustar mesmo quem acreditava em anjos . Gabriel revelou-se a Maomé , imponente e impositivo , designando-o ” o Mensageiro” de um Deus único (Alá). Um Deus sem forma e todo poderoso. Generoso para os crentes mas implacável para com os infiéis os impuros, que não o venerassem

7 A visão “que lhe revelou a existência de um único Deus, desde logo fez de cristãos e judeus, também monoteístas, os companheiros predilectos de Maomé. Procurava-os, mais do que para os converter, para com eles conversar e discutir as grandes questões que faziam a filosofia e religião da época. Mas se entre judeus e cristão ,as conversões não foram muitas, o mesmo não aconteceu junto da população pobre árabe a quem os muitos deuses oficiais pouco pareciam querer oferecer.

8 Instalado em Meca, Maomé cedo se tornou numa pessoa influente poderosa e sobretudo incontrolável para os chefes tribais e sacerdotes , pagãos, que em nome de Alá era preciso combater. Entretanto os seus discursos e a sua crescente popularidade incomodavam cada vez mais os governantes e guardiães dos templos politeístas onde generosamente os crentes depositavam as ofertas que alimentavam as elites politicas e religiosas. Pressentindo o pior, Maomé decide abandonar secretamente a cidade, escolhendo Medina como destino. A cidade de Meca

9 A sua fuga às autoridades de Meca para a cidade de Medina , acontecimento a que os muçulmanos chamam “Hejira” ,no ano de 622 , é considerada o marco que assinala nascimento de uma nova religião. O ano zero da era Islâmica. Depois de vários confrontos entre as duas cidades, os habitantes de Medina que Maomé tinha convertido, tomaram sem resistência a cidade de Meca cuja população passou também a reconhecê-lo como “ O profeta”.

10 Com Maomé nasceu assim uma nova religião monoteísta: o Islamismo.
O Islamismo proclama a existência de: Um só Deus – Alá Uma só palavra – o Corão Um só profeta - Maomé

11 Convertidas todas as tribos ao Islamismo, os Árabes iniciam pouco tempo depois, em todas as direcções , um forte movimento de expansão territorial.

12 “A Jihad” , ou Guerra Santa, tinha começado.
No séc. VIII, o seu Império estendia-se já do Próximo Oriente à Península Ibérica passando pelos territórios do norte de África. A BANDEIRA DA “JIHAD”

13 Dominam todo o Mediterrâneo Sul, quando a entrada na Europa pelo Reino Franco lhes é vedada por Carlos Martel que os vence na Batalha de Poitiers em 732. Batalha de Poitiers

14 Resta-lhes, no entanto, em território europeu, a Península Ibérica, o Al-Andaluz, onde permanecerão durante quase 800 anos.

15 Em 711, Tarik comandando um poderoso exército invadiu, pelo estreito de Gibraltar, a Península Ibérica e facilmente venceu a fraca resistência dos cristãos visigodos, na Batalha de Guadalete. Assim terminava o breve reinado de Roderico, ( ), o último rei visigodo da Península.

16 Em 711 invadiram e iniciaram a conquista da Península Ibérica…
Os Árabes, ao conquistarem a Península Ibérica tinham como objectivos: Expandir a sua religião Cobrirem-se de honras e de vitórias Melhorar as suas condições de vida E para isso recorriam: à guerra e, a a acordos com os nobres visigodos , e com os chefes das populações cristãs Assegurada a submissão das populações, os Árabes, eram no entanto, tolerantes perante os seus costumes e religião.

17 Aqui, mais a sul que a norte, permaneceram cerca de 800 anos…
A Herança que nos legaram: Mesquitas, palácios, habitações Tapetes, azulejos Artefactos de metal Novas técnicas e instrumentos de regadio – nora, azenha, picota Conhecimentos matemáticos, de astronomia, de medicina e de navegação A língua – mais de 600 palavras do nosso vocabulário são de origem árabe.

18 Mesquitas, palácios, habitações

19 Tapetes, azulejos

20 Representação da “ Mão de Fat’ma”,
Ergueram ainda cidades como Fátima, que deve o seu nome à tribo muçulmana que aí se instalou - Os “Fatimidas” . Estes por serem particularmente devotos da filha de Maomé, Fat’ma, decidiram dar o seu nome ao local. Representação da “ Mão de Fat’ma”, símbolo da boa-sorte

21 A Resistência Cristã Os Cristãos Visigodos que resistiram refugiaram-se nas Astúrias. Reunindo à sua volta as populações cristãs descontentes iniciaram um movimento de Reconquista, marcado pela vitória de Pelágio , na Batalha de Covadonga nas Astúrias em 722. E com o tempo, depois de muitos combates: Recuperaram vários territórios Formaram novos Reinos Cristãos Empurraram para sul, com avanços e recuos, os Muçulmanos

22 É, no entanto, errado reduzir a presença Árabe na Península e o movimento da Reconquista Cristã , apenas a um tempo de conflitos encarniçados e permanentes entre os dois povos. Se assim fosse, nem a presença muçulmana, nem sua influência seriam tão duradouras num continente, que lhes era, todo ele hostil.

23 Igreja e cristãos moçárabes
Para além do sentido de honra e linhagem, das ambições de conquista, por parte nos nobres visigodos, e sobretudo, fora do espaço dogmático da Igreja Cristã ,que não tolerava a perda para os “infiéis” de bens e influência, havia um mundo de pacífico relacionamento entre os dois povos e religiões. Igreja e cristãos moçárabes

24 Os Moçárabes, populações de Cristãos convertidos aos modos e costumes árabes mas que mantiveram a sua religião, atestam bem este facto. Portadores de uma cultura híbrida, os Moçarabes misturavam na sua arte e costumes, aspectos de ambas as civilizações.

25 De resto, as populações peninsulares não guardavam do feudalismo dos tempos visigóticos boas memórias. O servilismo, a insegurança e a pobreza não eram boas recordações. A aceitação da nova realidade, passados os primeiros tempos, não foi, por isso, particularmente dolorosa.

26 Foram também as invasões árabes que permitiram arrancar do isolamento e das trevas, o mundo feudal peninsular. No seu percurso expansionista, os Árabes assimilaram, sintetizaram e aperfeiçoaram as técnicas e os conhecimentos mais avançados do seu tempo.

27 Entre estes, incluíam-se os provenientes da China, Índia e Pérsia, prontamente espalhados por todo o império islâmico. Da astronomia à medicina, passando pela matemática, e pela geografia , a cultura árabe espelhava o refinamento e a especialização que a ciência da época tinha atingido. Com isso, muito ganharam os povos peninsulares e também o mundo.

28 Da índia trouxeram e fizeram circular por todo o Islão ,a noção do nada , do zero. Coisas que por cá , pela Europa devedora da herança romana ,eram desconhecidas. Verdadeiras novidades. Daí ,do vale do Indo ,veio também o alfabeto, que os Árabes nos deram a conhecer. A nós e a todo o mundo Com os Persas, aprenderam a conhecer melhor os céus e os astros..

29 Em contacto com os chineses e japoneses conheceram e mostraram ao resto do” mundo conhecido” novas medicinas”. E também a pólvora e o papel. Em todo este trajecto expansionista. os árabes, desenvolveram extraordinariamente, ciências, que da cartografia à navegação nos irão ser de grande utilidade na época dos descobrimentos: os mapas e roteiros de que os navegadores portugueses mais tarde se servirão … O conhecimento dos astros, dos mares e muito mais..

30 GALÉ ROMANA GALÉ ROMANA
E claro, o astrolábio e a bússola, tal como a caravela que os portugueses, criaram , adaptaram ou aperfeiçoaram. Quase tudo feito de heranças, romanas e árabes, que soubemos sintetizar e a que juntamos o nosso próprio génio ou talento quando se tratou de atingir um fim: Ir mais além porque o que cá havia não chegava… GALÉ ROMANA GALÉ ROMANA ASTROLÁBIO ÁRABE


Carregar ppt "OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google