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Custos: Conceitos e Aplicações
Fundamentos de Administração e Agronegócios Custos: Conceitos e Aplicações Abordagem e Apresentação: Prof. Paulo Rigatto Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Estrutura dos Mercados
12 a 16 de Julho 2008. Estrutura dos Mercados Concorrência Perfeita Oligopólio Monopólio ...e Oligopsónio Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Concorrência Perfeita
12 a 16 de Julho 2008. Concorrência Perfeita Muitos Produtores X Muitos Compradores Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Poucos Produtores X Muitos Compradores
12 a 16 de Julho 2008. Oligopólio Poucos Produtores X Muitos Compradores Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Um Produtor X Muitos Compradores
12 a 16 de Julho 2008. Monopólio Um Produtor X Muitos Compradores Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Muitos Produtores X Poucos Compradores
12 a 16 de Julho 2008. Oligopsónio Muitos Produtores X Poucos Compradores Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Estruturas de Mercado no Agronegócio
12 a 16 de Julho 2008. Estruturas de Mercado no Agronegócio Fluxo de Produtos Fluxo Financeiro Antes da Porteira Depois da Porteira …como se dá a formação dos preços nestes mercados? Oligopólio Oligopsónio Setor de Insumos Setor Produtivo Setor de Processamento Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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12 a 16 de Julho 2008. Em Mercados de Produtos Concorrênciais as Estratégias de Gestão devem Valorizar a Gestão de Custos. Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Mercado Concorrêncial
12 a 16 de Julho 2008. Determinantes do Resultado Mercado Concorrêncial Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Mercado Concorrêncial
12 a 16 de Julho 2008. Determinantes do Resultado Mercado Concorrêncial Preço - Custo = Resultado Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Mercado Concorrêncial
12 a 16 de Julho 2008. Determinantes do Resultado Mercado Concorrêncial Preço - Custo = Margem Mercado Imperfeito Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Mercado Concorrêncial
12 a 16 de Julho 2008. Determinantes do Resultado Mercado Concorrêncial Preço - Custo = Margem Mercado Imperfeito Custo + Margem = Preço Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Mercado Concorrêncial
12 a 16 de Julho 2008. Determinantes do Resultado Mercado Concorrêncial Preço - Custo = Margem Mercado Imperfeito Custo + Margem = Preço Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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No Mercado Concorrêncial
12 a 16 de Julho 2008. Determinantes do Resultado No Mercado Concorrêncial O Preço é dado pelo mercado, logo a Margem ou o Resultado será função, principalmente do Custo de Produção. No Mercado Imperfeito O Custo é função do mercado, sendo o Preço mais dependente da Margem ou Resultado desejado. Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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12 a 16 de Julho 2008. Daí a Importância da Gestão de Custos nos processos de produção no Agronegócio* Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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12 a 16 de Julho 2008. Daí a Importância da Gestão de Custos nos processos de produção no Agronegócio* Porque? Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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12 a 16 de Julho 2008. Daí a Importância da Gestão de Custos nos processos de produção no Agronegócio* Porque? A grande maioria das atividade destes setores trabalha com produtos comoditizados ou tem seus preços determinados pelo mercado. Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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12 a 16 de Julho 2008. Em Mercados de Produtos Concorrênciais as Estratégias devem Valorizar a Gestão de Custos como Fator de Competitividade Prof. Paulo Rigatto 2013-2 Prof. Paulo Rigatto - Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes Cascavel - PR
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Reunidos em Grupos, Relacionem os ítens que, na sua opinião, compõem os elementos de devem ser considerados como custos, na produção de uma lavoura de soja. Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Estratégias Genéricas de Competitividade
(Porter, 1980) Duas estratégias genéricas no nível da empresa: liderança em custo (economias de escala, curva de experiência, controle de custos, commodities, ect.) a disputa se dá via preços - ênfase no processo. diferenciação (qualidade percebida pelos consumidores, uso de marcas, barreiras à entrada, produtos diferenciados) a disputa se dá via agregação de valores - ênfase no produto. Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Custo: Classificações e seus Propósitos
Propósitos Econômicos Custo Fixo Custo Variável Custo de Oportunidade Propósitos Gerenciais Custo Direto e Indireto Custo Total e Médio Propósitos Contábeis Custos e Despesas Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Custo: Definição Econômica
Custo de Produção Remuneração dada aos fatores de produção de forma a garantir que os mesmos permaneçam sendo aplicados na produção de um determinado bem ou serviço. Considera além dos desembolsos as expectativas de remuneração por parte do trabalhador, empresario, e/ou investidor. Custo de Oportunidade Potencial de ganho (financeiro) que um investimento (capital) teria se aplicado em outra alternativa econômica. Ex. Remuneração que o valor Patrimonial teria se investido em outra alternativa de empreendimento ou no mercado financeiro. Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Custo: Classificação Contábil/Gerencial
Desembolso/Gasto Qualquer soma dispendida. Custo Soma dispendida com ítens/insumos diretamente relacionados a produção de um bem ou serviço. Despesa Soma dispendida com ítens/insumos indiretamente relacionados a produção de um bem ou serviço. Desembolsos complementares a produção. Investimento Desembolsos realizados na imobilização de capital. Os investimentos caracterizam-se por estarem disponíveis para utilização em mais de um ciclo produtivo, e por manter e/ou alavancar a capacidade produtiva. Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Custo: Classificação Contábil/Gerencial
Custo Direto Valores relacionados diretamente a produção. Ex. Sementes, Fertilizantes, Salários Tratoristas Custo Indireto Valores relacionados indiretamente a produção Ex. Depreciação Máquinas, Despesas com Juros, Seguros de Máquinas Despesa Direta Valores complementares a produção ou administrativo Ex. Material de Escritório, Telefone, Aluguel Escritório, Conta da Luz Escritório, Pró-Labore Proprietário Despesa Indireta Valores indiretamente complementares a administração Ex. Depreciação Equip. Escritório, Seguro Carro Adm. Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Custo: Classificação Econômica/Gerencial
Custo Total de Produção Refere-se ao valor total dispendido e/ou apropriado para produção de um bem ou serviço Importante para análise de resultado e fundmental para análises de viabilidade econômica e rentabilidade de um empreendimento. É único por relacionar-se ao tamanho do empreendimento Custo Médio de Produção Refere-se ao valor médio dispendido e/ou aproriado para produção de uma unidade de produção ($/hectare), de produto ($/saco de soja, $/litro de leite), ou de um serviço ($/hora-máquina) Importante para análise de eficiência e nível competitividade da atividade econômica de produção Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Custo: Classificação Econômica
Custos Fixos Valores dispendidos com insumos/serviços que podem ser utilizados por mais de um ciclo de produção Relacionam-se indiretamente com o volume de produção Ex. Seguros, Depreciação do Capital Imobilizado, Aplicação de Corretivos, MO Fixa, Implantação de um SIG, Arrendamento. Custos Variáveis Valores dispendidos com insumos/serviços integralmente consumidos no processo de produção. Relacionam-se diretamente com o volume de produção. Ex. Sementes, Fertilizantes, Combustíveis, Serviços Topografia/ Irrigação, MO Temporária, Arrendamento. Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Análise Custo x Volume Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Análise Custo x Volume Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Análise Custo x Volume Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Análise Custo x Volume Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Análise Custo x Volume Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Análise Custo x Volume Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Análise Custo x Volume Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Análise Custo x Volume Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Especificidades na determinação dos Custos de Produção no Agronegócio
Particularidades Critérios de alocação Subjetividade Precisão dos registros Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Especificidades na determinação dos Custos de Produção no Agronegócio
Particularidades Critérios de alocação Subjetividade Precisão dos registros Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Disperssão de custos e resultados no agronegócio
Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Disperssão de custos e resultados no agronegócio
Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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Inovação no Gerenciamento dos Agronegócios
Transformar Informação em Conhecimento Articulação como Cadeia de Suprimento e desenvolvimento de parcerias Buscar Novos Mercados Capacitação continuada para mais rápida absorção de novas tecnologias e processos Agilidade na avaliação/adoção de novas tecnologias. Prof. Paulo Rigatto 2013-2
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