A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Professor: Ermerson de Oliveira Moraes Graduado em Administração – Comércio Exterior Especialista em Logística e Gestão de Pessoas Graduado em Sistema de Informações

2 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Ementa: Energia e Suas Formas Teoria eletrônica Tensão, Corrente e Resistência Elétrica Potência Elétrica Resistores Elétricos Associação de Resistências em Série, Paralelo e Misto Circuito Elétrico Série, Paralelo e Misto 1ª Lei de Ohm Resistividade 1ª e 2ª Leis de Kirchhoff Magnetismo Eletromagnetismo Gerador Elementar Aparelhos de Medição (Amperímetro, Voltímetro) Circuitos de Corrente Contínua

3 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuitos de Corrente Alternada Sistemas Monofásico, Bifásicos e Sistemas trifásicos Leitura e Interpretação de Esquemas Elétricos Noções de Aterramento Capacitores Ligação de Capacitores(série, paralelo e misto) Portas lógicas (and, or, not, nand, nor) Circuitos Lógicos Referências IDOETA, I. V., CAPUANO, F. G. Elementos de Eletrônica Digital. 38ª Edição, São Paulo: Érica, 2001. GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2ª Edição, São Paulo: Makron Books, 1997. WIRTH, Almir. Eletricidade e Eletrônica Básica. 2ª Ed. São Paulo: Alta Books, 2007.

4 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA AVALIAÇÕES: 02 PROVAS 01 SEMINÁRIO DATAS A SEREM DEFINIDAS

5 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Introdução A energia, muito além de insumo produtivo, é grandeza fundamental para a existência e manutenção da vida. Todas as nossas atividades diárias envolvem energia, desde o simples ato de respirar, até a execução de tarefas mais pesadas. Fisicamente, energia é a capacidade de realizar trabalho. Entende-se por trabalho um processo de transformação. Assim, o princípio da conservação de energia define que “a energia não pode ser criada nem destruída, somente transformada”.

6 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Introdução Em função das transformações que sofrer, a energia pode se apresentar sob as mais diferentes formas. As fontes de energia obtidas diretamente da natureza são denominadas fontes primárias, podendo ser fósseis (carvão, petróleo, gás natural) e não fósseis (hidráulica, eólica, solar, biomassa, nuclear). As fontes secundárias (gasolina, diesel, álcool, eletricidade) são aquelas obtidas a partir de fontes primárias, através de um processo de transformação.

7 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Potencial Energia Potencial é a energia que pode ser armazenada em um sistema físico e tem a capacidade de ser transformada em energia cinética. Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cinética ou vice-e-verso.

8 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Potencial Energia de combustíveis Combustão é a reação em que átomos de um material se combinam quimicamente com átomos de oxigênio do ar, ou seja, é a queima de material. Essa reação é exotérmica, isto é, há liberação de energia, principalmente na forma de luz e calor. Essa energia liberada pode ser aproveitada para aquecimento, cozimento, produção de energia elétrica, movimentação de meios de locomoção, etc. Os combustíveis, materiais que são passíveis de ser queimados, podem ser vegetais ou fósseis.

9 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Potencial Combustíveis fósseis: Existem três grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural. Os três foram formados há milhões de anos na época dos dinossauros, daí o nome de combustível fóssil. Os combustíveis fósseis são resultado de um processo de decomposição das plantas e dos animais. Quando as plantas, dinossauros e outras criaturas morreram, a terra decompôs os seus corpos enterrados, camada por camada, debaixo da terra. São necessários dois milhões de anos para que estas camadas de matéria orgânica se transformem em pedra preta e dura a que chamamos o carvão, num líquido negro: o petróleo, ou ainda no gás natural.

10 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Potencial Combustíveis fósseis: Os combustíveis fósseis encontram-se normalmente no subsolo e são extraídos de minas (é o caso do carvão) ou como o petróleo e gás natural retirados através de uma bomba de pressão dos poços petrolíferos.

11 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Potencial A energia nuclear: Fissão e Fusão Outra grande forma de energia é a nuclear - energia presa dentro do núcleo de cada átomo. Uma das leis da natureza é que a energia não pode ser criada nem destruída, mas apenas mudar a forma. A massa dos corpos pode ser transformada em energia. Os cientistas usaram a fórmula de Einstein para descobrir a energia nuclear e construir bombas atômicas.- A fissão nuclear consiste em separar o núcleo de um átomo.- A separação do núcleo gera energia luminosa e calorífica.

12 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Potencial A energia nuclear: Fissão e Fusão

13 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Potencial A energia nuclear: Fissão e Fusão Numa central nuclear controla-se a reação nuclear para produzir calor e aquecer a água. A água fervida dentro dos tubos transforma-se em vapor que faz girar a turbina e produzir eletricidade.

14 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Potencial Energia Solar A principal fonte de energia da Terra é o Sol, responsável por mais de 99% do seu balanço energético. Da energia solar incidente decorrem os combustíveis fósseis e vegetais, a biomassa, as energias hidráulica e eólica, etc. Podemos transformar a luz do sol diretamente em eletricidade usando células solares.

15 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Potencial Energia Solar As células solares, também chamadas células fotovoltaicas, podem ser encontradas em pequenas aplicações como máquinas de calcular ou até em naves espaciais. Quando a pequena célula solar fica exposta ao sol, os elétrons libertam-se do seu núcleo deslocando-se. Eles movem-se para a superfície da placa solar. As duas extremidades da célula solar estão ligadas por um fio condutor elétrico; assim, o movimento dos elétrons gera uma corrente elétrica.

16 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética A energia cinética é a energia devido ao movimento. É o caso de um corpo que recebe energia em forma de trabalho, e todo este trabalho se converte em energia de movimento

17 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética Energia Hidráulica O movimento ou a queda da água contém energia cinética que pode ser aproveitada como fonte de energia. Durante centenas de anos o movimento da água foi usado nos moinhos. A passagem da água fazia mover lemes de madeira que estão ligados a uma mó(pedra granítica redonda muito pesada). Atualmente a corrente da água é usada para produzir energia elétrica. Energia hidroelétrica é a eletricidade produzida através do movimento da água.

18 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética Energia Hidráulica Numa usina hidroelétrica, converte-se em eletricidade a energia de movimento de correntes de água. O dispositivo de conversão é formado por uma turbina acoplada a um gerador. Uma turbina para geração de energia elétrica é constituída de um eixo, dotado de pás.

19 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética A energia do mar Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas. Neste momento, o aproveitamento da energia do mar é apenas experimental e raro. Existem três maneiras de produzir energia usando o mar: ondas, marés e diferenças de temperatura dos oceanos.

20 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética Energia das ondas A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina a funcionar. A elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina. Quando a onda se desfaz e a água recua, o ar desloca-se em sentido contrário passando novamente pela turbina entrando na câmara por comportas especiais normalmente fechadas.

21 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética Energia das marés O deslocamento das águas do mar é outra fonte de energia. Para esta transformação são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem. Existem poucos locais no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

22 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética Energia térmica dos oceanos O último tipo de energia oceânica usa as diferenças de temperatura do mar. Ao mergulhar no oceano nota-se que a água se torna mais fria quanto mais profundo for o mergulho. A água do mar é mais quente na superfície porque está exposta aos raios solares. Esta fonte de energia é usada no Japão e no Hawai (EUA), mas apenas como demonstração e experiência.

23 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética Energia eólica A energia cinética do vento também é uma fonte de energia e pode ser transformada em energia mecânica e elétrica. O vento forte pode rodar as lâminas de uma turbina adaptada para o vento (em vez do vapor ou da água é o vento que faz girar a turbina). A ventoinha da turbina está ligada a um eixo central que contém em cima um fuso rotativo. Este eixo chega até uma caixa de transmissão onde a velocidade de rotação é aumentada.

24 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética Energia eólica

25 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética Energia Geotérmica  A energia geotérmica já era utilizada na Grécia antiga, no Império romano e no Japão, para fins medicinais, nas termas de água quente. Em 1904, foi construída a primeira usina geotérmica em Larderello, na Itália, que hoje produz eletricidade com potencia de 424 MW. Em 1958, uma segunda usina foi posta em funcionamento em Wairakei, na Nova Zelândia.

26 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética Energia Geotérmica

27 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Energia Cinética Matriz energética brasileira O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado com 45,3% de sua produção proveniente de fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energias eólica e solar. a matriz de energia elétrica que conta com a participação de 77,1% da hidroeletricidade.  Atualmente, no Brasil, existem em operação parques eólicos que somam 359 MW instalados  

28 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA

29 ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Exercícios: 1) Você acredita que o consumo de energia pelo ser humano pode definir o grau de evolução do mesmo? Comente. 2) Qual é a principal fonte de energia do planeta Terra? Por quê? 3) Defina o que é energia hidráulica e como é feita a sua conversão para energia elétrica. 4) O que é energia geotérmica e como ela é extraída? 5) O que é energia nuclear? 6) O que é energia solar e como a transformamos em elétrica? 7) Quais são as vantagens da energia solar? 8) O que é energia eólica e como é feita a sua conversão?


Carregar ppt "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google