A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSEDIO MORAL Por    assédio    em    um   local   de   trabalho   temos   que entender  é toda   e    qualquer   conduta   abusiva  manifestando-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSEDIO MORAL Por    assédio    em    um   local   de   trabalho   temos   que entender  é toda   e    qualquer   conduta   abusiva  manifestando-se."— Transcrição da apresentação:

1 ASSEDIO MORAL Por    assédio    em    um   local   de   trabalho   temos   que entender  é toda   e    qualquer   conduta   abusiva  manifestando-se sobretudo   por  comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que   possam   trazer   dano  à    personalidade,   à   dignidade  ou  à integridade   física   ou   psíquica   de   uma   pessoa, pôr em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho. Atos de intimidação e práticas de humilhar, de rebaixar, de intimidar o outro no local de trabalho. Individualizam o problema em uma só pessoa, tratam aquele indivíduo como incapaz, quando na verdade isso é resultante de condições outras de trabalho. Envolve uma série de outros fatores, principalmente a questão da pressão para: trabalhar, produzir, dar qualidade em pouco tempo. As principais doenças causadas pelo assédio moral são : Manifestações depressivas Hipertensão, Dores generalizadas pelo corpo, tensão no pescoço, gastrite -distúrbios digestivos- e distúrbios do sono

2 Veja as situações de assédio moral que você já passou
Seu chefe / Sua chefe: ( ) Não lhe cumprimenta mais e não fala mais com você. ( ) Atribui a você "erros imaginários" ( ) Bloqueia o andamento dos seus trabalhos ( ) Manda cartas de advertência protocolada ( ) Impõe horários injustificados ( ) Enche de trabalho ( ) Pede trabalhos urgentes sem nenhuma necessidade ( ) Dá instruções confusas e imprecisas ( ) Ignora sua presença na frente dos outros ( ) Fala mal de você em público ( ) Manda você executar tarefas sem interesse ( ) Faz circular maldades e calúnias sobre você ( ) Transfere você do setor para lhe isolar ( ) Não lhe dá qualquer ocupação; não lhe passa as tarefas ( ) Retira seus instrumentos de trabalho: telefone, fax, computador, mesa... ( ) Proíbe seus colegas de falar/almoçar com você ( ) Agride você somente quando você está a sós com ele ( ) Insinua e faz correr o boato de que você está com problema mental ou familiar ( ) Força você a pedir demissão ( ) Prejudica sua saúde Questionário Você encontra muitas vezes nas suas atividades as dificuldades aqui apontadas? ( ) Objetivos pouco claros ( ) Carga de trabalho excessiva ( ) Utilização insuficiente de métodos de trabalho mais modernos ( ) Mudanças freqüêntes da organização de trabalho ( ) Falta de pessoal ( ) Uma competição grande entre as pessoas ( ) Horários não respeitados

3 FRASES DISCRIMINATORIAS
Você é mesmo difícil... Não consegue aprender as coisas mais simples! Até uma criança faz isso... e só você não consegue! É melhor você desistir! É muito difícil e isso é pra quem tem garra!! Não é para gente como você! A empresa não é lugar para doente. Aqui você só atrapalha! Teu filho vai colocar comida em sua casa? Não pode sair! Escolha: ou trabalho ou toma conta do filho! Pessoas como você... Está cheio aí fora! Reconheço que foi acidente... mas você tem de continuar trabalhando! Você não pode ir a médico! O que interessa é a produção! É melhor você pedir demissão... Você está doente... está indo muito a médicos! Para que você foi a médico? Que frescura é essa? Tá com frescura? Se quiser ir pra casa de dia... tem de trabalhar à noite! Se você ficar pedindo saída eu vou ter de transferir você de empresa... de posto de trabalho... de horário... Como você pode ter um currículo tão extenso e não consegue fazer essa coisa tão simples? A empresa não precisa de incompetente igual a você! Ela faz confusão com tudo... É muito encrenqueira! É histérica! É mal casada!

4 CARACTERÍSTICA DO AGRESSOR
O sujeito tem um sendo grandioso da própria importância; É absorvido por fantasias de sucesso ilimitado, de poder; Acredita ser "especial" e singular;tem excessiva necessidade de ser admirado; Pensa que tudo lhe é devido; Explora o outro nas relações interpessoais;não tem a menor empatia; Inveja muitas vezes os outros; Dá provas de atitudes e comportamentos arrogantes; Superior   e   moralista  com   relação   às   pessoas   em   todos   os   aspectos; São   pessoas   frias,   com   o   objetivo   único   de satisfazer  a  sua necessidade de destruição e auto-realização. TÁTICAS UTILIZADAS Recusar comunicação direta Desqualificar e desacreditar a vitima. Isolar, agregar tarefas inúteis a vitima. Induzi-la ao erro. Utiliza da hierarquia para chantagem e amedrontar

5 TIPOS DE CHEFES Chefe Pitbull - é aquele chefe agressivo, perverso, que sente um certo prazer em humilhar. É um sádico. Ele demite friamente os subordinados. Chefe Profeta - é aquele chefe que tem qualificações. Alguns tem pós-graduação. É o tipo de chefe que acredita que a missão dele é tornar aquela empresa o mais ágil possível e alcançar as metas; para isso, não mede sacrifícios. Ele humilha com cautela, reservadamente, mas normalmente, humilha na frente dos outros chefes (os pares dele) como forma de se mostrar como se humilha com elegância. Chefe Troglô - é o troglodita. É aquele que é bruto, grotesco. Ele implanta as normas. Eu mando e você obedece. Ele mandou fazer tem que fazer. Não pode questionar. Ele está completamente fora de moda. A moda é questionar. Chefe Tigrão - é aquele chefe incapaz, incompetente, inseguro, que esconde a sua incapacidade, torturando, agredindo, ameaçando constantemente. E ele necessita de público, no caso os próprios colegas, para que ele possa ser temido e reafirmar a sua autoridade. Chefe Grande Irmão - é o que se aproxima dos subordinados, procurando saber da sua vida afetiva, dos problemas familiares. Mas na primeira oportunidade, ele utiliza as confidências contra o próprio Trabalhador. E utiliza, muitas vezes, com seus superiores para mostrar que o subordinado não tem condições para se manter no ambiente de trabalho. O Profeta o Grande Irmão "convencem" o assediado de que o ambiente de trabalho não é bom para ele.


Carregar ppt "ASSEDIO MORAL Por    assédio    em    um   local   de   trabalho   temos   que entender  é toda   e    qualquer   conduta   abusiva  manifestando-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google