Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO
REDAÇÃO OFICIAL QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO Profa Mirian Ferrazzi
2
IMPESSOALIDADE de quem comunica de quem recebe a comunicação
do próprio assunto
3
FORMALIDADE polidez civilidade uso do adequado pronome de tratamento
4
PADRONIZAÇÃO uniformidade na apresentação dos textos
clareza datilográfica papéis uniformes correta diagramação
5
CONCISÃO “Lipoaspiração” do texto.
O máximo de informações com o mínimo de palavras. Economia de palavras sim; de ideias, jamais! Eliminar clichês e redundâncias. Retirar ideias excessivas.
6
EXEMPLOS Informamos que a entrada, a frequência e a permanência nas dependências deste clube são terminantemente proibidas, seja qual for o pretexto, a pessoas que não fazem parte de seu quadro de sócios. É proibida a entrada de não sócios.
7
CLAREZA - Vocabulário simples, porém formal; - Frases curtas, mas bem estruturadas; - Períodos e parágrafos reduzidos; - Ordem direta; - Palavras ou expressões sofisticadas não são adequadas; - Não confundir simplicidade com pobreza de expressão.
8
COESÃO Palavras de ligação que relacionam as ideias do texto. Além de facilitarem o entendimento da mensagem, tornam o texto mais fácil de ser lido e compreendido.
9
EXEMPLO O Ministro não compareceu à reunião.
O Ministro manifestou interesse de seu governo no assunto. Embora o Ministro não tenha comparecido à reunião, manifestou o interesse do governo no assunto.
10
COERÊNCIA Harmonia entre as palavras.
Está intimamente relacionada ao sentido do que se quer expressar. Mensagem organizada de forma sequenciada, tendo início, meio e fim, sem contradições ou mudanças bruscas no pensamento.
11
EXEMPLOS Trajeto feito a pé porque não havia animal por perto.
Despesa grátis. Acho bom o banco suspender o negócio do cliente para não ter aborrecimentos futuros. A máquina elétrica financiada é toda manual e velha.
12
Os anexos seguem em separado.
Tendo em vista que o mutuário adquiriu aparelhagem para processar inseminação artificial, e que um dos touros holandeses morreu, sugerimos que se fizesse o treinamento de uma pessoa para tal função. Visitamos o açude da fazenda e, depois de longos e demorados estudos, constatamos que o mesmo estava vazio.
13
Empregar a forma ideal para expressar uma ideia.
PRECISÃO Empregar a forma ideal para expressar uma ideia. Procurando a palavra certa; Evitando palavras desgastadas pelo uso e fórmulas feitas; Revendo criteriosamente o texto e, se necessário, reescrevendo-o.
14
OBJETIVIDADE Ir direto ao assunto, sem redundâncias e/ou rodeios;
Identificar a ideia principal da mensagem e, depois, as secundárias; A mistura dessas ideias pode causar confusão ao leitor.
15
CORREÇÃO GRAMATICAL Utilizar-se da linguagem padrão, observando os princípios da gramática normativa: Ortografia, Concordância, Uso do sinal de crase, Pontuação, etc.
16
VÍCIOS DE LINGUAGEM Desvios em relação à norma da língua, que comprometem a qualidade do texto: - Ambiguidade - Pleonasmo - Chavões - Cacofonia - Eco - Estrangeirismo - Prolixidade - Gerundismo - Clichê - Barbarismo - Solecismo - Plebeísmo - Jargão técnico fora de contexto
17
AMBIGUIDADE - Mais de um sentido para a frase -
Prejudica a clareza e a objetividade. Ocorre em questões de pontuação ou de colocação de palavras: Entre não espere. Entre não, espere. Entre, não espere.
18
O secretário comunicou ao coordenador sua promoção.
O secretário comunicou sua promoção ao coordenador. O secretário comunicou ao coordenador a promoção deste.
19
PLEONASMO OU TAUTOLOGIA
Repetição desnecessária de um termo: Em minha própria opinião pessoal... Eu tenho certeza absoluta... Comparecer pessoalmente... É expressamente proibido... Encarar de frente... Isso foi há anos atrás...
20
JARGÃO TÉCNICO FORA DE CONTEXTO
Maneira característica e específica de um determinado grupo se comunicar: Sua mialgia só será curada com o uso de medicamentos. Infelizmente a alocação de recursos em outras áreas de risco obstaculizou a realização do briefing do projeto no prazo crítico da missão.
21
Duas palavras que se juntam provocando um som desagradável:
CACOFONIA Duas palavras que se juntam provocando um som desagradável: Ela tinha exigido... Beijou a boca dela... Cumprimento-o por tão inusitado fato... O cliente pagará por cada remessa...
22
Repetição nos finais de palavras:
ECO Repetição nos finais de palavras: O rigor do calor de Manaus lhe causava horror. O aumento da população sem alimento agravava seu tormento.
23
Palavras estrangeiras usadas de forma desnecessária:
ESTRANGEIRISMO Palavras estrangeiras usadas de forma desnecessária: Off Sale Free Sine qua non Data venia
24
PROLIXIDADE Documentos longos, cansativos, condenados a não serem lidos (verborragia) Temos redes robustas de ativos estratégicos dos quais detemos a propriedade ou o acesso contratual, o que nos dá mais flexibilidade e velocidade para, de modo confiável, fornecer soluções logísticas abrangentes.
25
GERUNDISMO Locução verbal que dá ideia de futuro, com o verbo principal no gerúndio: Nosso gerente vai estar entrando em contato. Vou estar enviando seu cartão. Vai estar sendo resolvido seu problema.
26
CLICHÊ Lugares-comuns – modismos Frases desgastadas pelo uso excessivo
Fazer uma colocação Enquanto Junto a Dirimir dúvidas Através de A nível de
27
Erros de grafia, pronúncia ou flexão
BARBARISMO Erros de grafia, pronúncia ou flexão Excesso – exceção Onde – aonde Mau – mal Há – a – à Mas – mais Acerca de – a cerca de – há cerca de Rubrica – ruim – gratuito Os documento / os pessoal
28
Erros de sintaxe, concordância, regência ou colocação pronominal
SOLECISMO Erros de sintaxe, concordância, regência ou colocação pronominal Fazem dois meses O pessoal saíram Paulo aspira o cargo Me disseram que
29
Uso de palavras vulgares ou gírias
PLEBEÍSMO Uso de palavras vulgares ou gírias Ele é um advogado bacana. Este relatório ficou show de bola. Fiquei besta com a sentença.
30
CHAVÕES Vícios de estilo já incorporados como linguagem em textos oficiais. Alguns chavões contêm erros gramaticais ou semânticos e outros são apenas muletas que se convém evitar. Acusamos o recebimento de... Acima citado, supramencionado, em epígrafe O corrente mês... O mês em curso... Devidas providências... Providências cabíveis... Lamentamos profundamente... Devidamente atendido... Honrosa presença...
31
QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO
REDAÇÃO OFICIAL QUALIDADES ESSENCIAIS DO TEXTO Profa Mirian Ferrazzi
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.