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DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO

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Apresentação em tema: "DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO"— Transcrição da apresentação:

1 DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
1ª ETAPA

2 Descrição da empresa Ramo de atividade
Código de atividade Econômica(CAE) Razão social e nome fantasia? Registro Razão Social e ou Nome Fantasia. Característica Jurídica Legislação comercial, código das sociedades comerciais Impostos Verifiquem a classificação tributário em função do ramos de atividade Equipe gerencial Currículo dos sócios-proprietários e gerentes. Parcerias/terceirizações

3 BENEFÍCIOS E DIFEREN CIAIS
Produto ou Serviço Descreva as características e os benefícios que o cliente tem em se utilizar dos seus produtos e serviços; Explique porque os seus produtos/serviços se diferenciam dos da concorrência e porque os clientes escolheriam a sua empresa. O que tem de especial nos produtos/serviços de sua empresa? CARACTERÍSTICAS, BENEFÍCIOS E DIFEREN CIAIS

4 Produto ou Serviço Características: Benefícios: Tamanho Conveniência
Formato Peso Dimensão Cor Feito de... Usado para... Benefícios: Conveniência Segurança Garantia Não precisa atualizar Traz amor, saúde e felicidade Fácil de usar

5 Produto ou serviço Instalação Produto ampliado Serviços Entrega e
Embalagem Serviços Pós-venda Entrega e crédito Marca Qualidade Benefícios Produto Núcleo Características Estilo Produto tangível Garantias

6 CICLO DE VIDA PRODUTOS P A D R Õ E S T U I O N G Ó C

7 Estratégia de posicionamento
Fases do ciclo de vida Efeitos INTRODUÇÃO EXPANSÃO TURBULÊNCIA SATURAÇÃO DECLINIO Concorrência Sem importância Novos concorrentes atraídos pelo crescimento e lucro Depuração do mercado, concorrentes fracos têm dificuldades Poucos concorrentes fortes, mercado depurado Poucos sobreviventes, concorrentes saem do mercado Oferta e demanda Pequena oferta e demanda Pequena oferta e grande demanda, muitos novos consumidores Oferta igual à demanda diminui o número de novos consumidores Prevalece a lei da oferta e da demanda, crescimento de compras repetidas Oferta maior que a demanda, substituição Estratégia de posicionamento Fixação no mercado, persuadir consumidor a testar Penetração no mercado, conquistar a maior fatia possível Diferenciação, assegurar preferência do consumidor Defender a posição, promover pontos fortes Retirada, recuperar o máximo Preço Mais alto, custos altos e recuperação dos investimentos Alto, demanda maior do que a oferta Começam a cair ligeiramente, alguns excessos de oferta O que o mercado suportar, evitar guerra de preços através de diferenciação Liquidação, acabar com estoques Lucro Baixo, custos altos devido à baixa eficiência operacional Muito alto, recuperação do investimento Alto, beneficiados pela eficiência operacional Estabiliza, varia com a posição competitiva Desaparece com a liquidação dos estoques.

8 Ciclo de vida do produto
1. Introdução do Produto: custos elevados de promoção e fabricação; margens apertadas 2. Crescimento: aumento de demanda; melhoria na relação promoção/vendas. 3. Maturação: estabilização das vendas; pressão por redução de preços. 4. Declínio: desaparecimento do produto

9 Instrumentos de diferenciação
Produtos Características, desempenho, Adequação, Durabilidade, Confiabilidade, Facilidade de Conserto, Estilo e Design Serviços Entrega, instalação, treinamento ao cliente, consultoria e assistência técnica Colaboradores Competência, cortesia, credibilidade, confiabilidade, responsabilidade e comunicação Imagem Símbolos, mídias, atmosfera e eventos. Instrumentos de diferenciação

10 Áreas em que as PME podem ter Vantagem Competitiva
Diferenciação Escolha do Produto Conhecimento do Mercado Local Preço Qualidade do Produto/Serviço ao Cliente Resposta Rápida às Oportunidades Qualidade dos colaboradores Áreas em que as PME podem ter Vantagem Competitiva

11 Posicionamento Posicionamento não é o que você faz com o produto, mas sim o que você faz na mente do cliente em perspectiva, ou seja, você posiciona o produto na mente do comprador em potencial”

12 Posicionamento 1- Ser o melhor em Qualidade
2- Ser o melhor em Desempenho 3- Mais confiável 4- Mais durável 5- Mais segura 6- Mais rápida 7- Fornece mais por menos $$$ 8- De maior prestígio 9- Que tem melhor design ou estilo 10- A mais fácil de usar Posicionamentos mais Específicos Procure identificar onde seus concorrentes se posicionam e tente se diferenciar

13 Clientes Potencial de mercado

14 Clientes

15 Segmentação de mercado
Clientes Segmentação de mercado Descrição demográfica Pessoa física : Faixa etária, faixa de renda , sexo, profissão, estado civil, tamanho da família, grupo étnico, nível de escolaridade, se tem casa própria. Pessoa jurídica: Setor, ramo de atividade, número de anos em operação, faturamento, número de empregados, número de filiais etc. Descrição geográfica A região que se pretende atender ( Área específica de uma cidade, a cidade inteira, uma região do estado, todo uma região do país , todo o país ou parte do mercado internacional. Descrição psicológica as atividades : o que os indivíduos fazem ou usufruem do tempo livre ; os interesses : O que é importante , as opiniões: o que pensam

16 Fatores Mercadológicos:
Localização Fatores Operacionais Legalização Fatores Mercadológicos: Fluxo Pessoas e Público Alvo Fácil estacionamento Concorrentes Próximos Visibilidade e Barreiras Geográficas Negócios Complementares Empresa Anterior Condições do Imóvel

17 A EMPRESA COMO UM SISTEMA Macro Ambiente – Externo
Análise do setor ECONOMIA Concorrentes e Novos concorrentes em potencial POLÍTICA Marketing Vendas Gestão Contabilidade TECNOLOGIA Compradores Fornecedores Compras Produção Qualidade Pessoas Logística Finanças Substitutos LEGISLAÇÃO SOCIAL CULTURA A EMPRESA COMO UM SISTEMA Macro Ambiente – Externo

18 Análise do setor ECONOMIA
PNB, Taxa de Inflação, Produtividade, Taxas de Emprego, Balanço de pagamentos, taxa de Juros, Tributos e receitas dos consumidores POLÍTICA Tipo de Governo, Atitude do Governo face às várias indústrias, Aprovação de leis, partidos políticos LEGISLAÇÃO Legislações ( Código defesa do consumidor) Leis ambientais etc. CULTURA Níveis Educacionais, costumes, Crenças, Estilos de Vida, Distribuição geográfica TECNOLOGIA Novos procedimentos e equipamentos

19 Análise do setor A EMPRESA COMO UM SISTEMA Micro Ambiente – Externo
Novos Concorrentes em potencial Riscos de Novos Concorrentes Concorrentes Industriais Rivalidade entre empresas existentes Poder de Barganha dos Fornecedores Poder de Barganha dos Compradores Fornecedores Compradores Riscos de produtos ou Serviços substitutos Principais fatores de competitividade dentro De uma indústria.Michael E.Porter Substitutos A EMPRESA COMO UM SISTEMA Micro Ambiente – Externo

20 Análise do setor Rivalidade entre concorrentes
Concorrentes numerosos / equilibrados; Crescimento vagaroso do ramo de atividade; altos custos fixos / armazenagem; Falta de diferenciação ou custo de mudanças; Capacidade aumentada; Concorrentes diferentes; Altos riscos estratégicos; Altas barreiras para sair. Poder de Barganha dos Fornecedores Dominado por poucas empresas e mais concentrado ; Não concorrem com produtos substitutos; Não possuem clientes importantes em um ramo de atividade; Prod. Fornecedor É diferenciado / custo de mudança / importante p/ comprador e Fornecedor representa ameaça de integração p/ frente. Poder de Barganha dos Compradores Estão concentrados ou compram grandes volumes; Produto alta significação dos custos; Prod. Padrão ou não diferenciado; Poucos custos de mudança; Prod. Não é importante p/ a qualidade do comprador; Quando têm toda a informação. Barreiras à entrada Economia de Escala; Diferenciação de Produto;Necessidades de capital;Custo de mudanças;Acesso aos canais de distribuição;Desvantagens de custos indep. de escala;Política Governamental. Substitutos Redução dos custos ( custo X benefício ) Empresas com caixa ( diversificação )

21 ANÁLISE DO AMBIENTE FERRAMENTA – SWOT
Fatores Internos Fatores Externos + FORTALEZAS (use-as) OPORTUNIDADES (aproveite-as) - FRAQUEZAS (Elimine-as) AMEAÇAS (Evite-as) Avaliação dos pontos fortes(Strenghts) e dos pontos fracos(weaknesses) e das oportunidades(Opportunities) e das Ameaças(Threats)

22 Objetivos e metas Objetivos: são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Metas: são declarações específicas que se relacionam diretamente a uma determinada meta. Metas devem ser SMART Diferenças: objetivo relaciona-se com palavras (esboçando o quadro geral) e meta com números (complementando-o com os detalhes específicos)!

23 Missão, visão, valores e negócios
Como a organização Espera estar no futuro Visão Missão Valores Credos, padrões éticos E princípios que orienta As ações da organização Razão de ser Da organização Negócios Necessidades, grupos de clientes e forma de atendimento

24 Exemplos Visão Missão Valores Negócios
Ser uma empresa reconhecida como o melhor centro de tratamento da beleza das pessoas, disponibilizando, para isso, serviços e diferenciais que permitam exceder as expectativas dos nossos clientes Visão Missão Valores Qualidade Preço justo Comprometimento Honestidade Responsabilidade Social Cuidar da beleza das pessoas Negócios (1) Atender as necessidades de beleza oferecendo as mulheres cosméticos De alta qualidade a preços justos por meio de uma loja de varejo (2) Atender as necessidades de estética oferecendo aos homens serviços de massagens, corte de cabelos e Limpeza facial por meio de um salão de


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