A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estela Aquino ISC/UFBA (Coordenadora CI BA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estela Aquino ISC/UFBA (Coordenadora CI BA)"— Transcrição da apresentação:

1 Estela Aquino ISC/UFBA (Coordenadora CI BA)

2 APRESENTAÇÃO O ELSA é um estudo longitudinal multicêntrico, que pretende acompanhar o estado de saúde de adultos, investigando o desenvolvimento de doenças crônicas, principalmente doenças cardiovasculares e o diabetes. É desenvolvido pelo consórcio vencedor da Chamada Pública DECIT/MS/FINEP/CNPq 02/05, constituído por seis IES das regiões Nordeste (UFBA), Sudeste (FIOCRUZ, USP, UFMG e UFES) e Sul (UFRGS).

3 APRESENTAÇÃO (cont.) De natureza multidisciplinar, integra conhecimentos e pesquisadores de diferentes campos científicos, tais como: epidemiologia, clínica médica (cardiologia, endocrinologia), oftamologia, psiquiatria, fisiologia, biologia molecular, imunologia, nutrição, bioestatística, antropologia, comunicação, entre outros. Pretende-se agregar geneticistas ao longo do projeto.

4 JUSTIFICATIVA No Brasil, o envelhecimento populacional exige novas políticas de promoção à saúde e prevenção de doenças. Em relação à assistência: Dependência funcional parcial ou total de novos contingentes populacionais; Aumento da ocorrência de doenças crônicas, as quais consomem grande parte dos recursos de atenção à saúde. Com grandes desigualdades sociais e diversidade cultural, a prevalência de doenças e agravos e o acesso à assistência distribuem-se desigualmente entre grupos sociais e populacionais.

5 JUSTIFICATIVA (cont.) O conhecimento sobre a situação de saúde, particularmente sobre DCV e diabetes e seus fatores de risco, pode ser obtido através de estatísticas oficiais e de estudos transversais. Constata-se: Mortalidade precoce por DCV; Conhecimentos sobre fatores como fumo, colesterol, atividade física, dieta, HA e obesidade são localizados e fornecem apenas prevalências. Modelos causais complexos – todos produzidos a partir de estudos no hemisfério norte (Framingham, Whitehall Study, ARIC, MESA entre outros) Inexistem no Brasil grandes estudos longitudinais que estimem a incidência dessas doenças e investiguem seus determinantes, além de permitir examinar as mudanças em curso.

6 OBJETIVOS PRINCIPAIS Estimar a incidência do diabetes e das doenças cardiovasculares e estudar sua história natural; Investigar associações entre fatores biológicos, ambientais, psicológicos e sociais relacionados a essas doenças e às complicações decorrentes, buscando compor modelo causal que contemple suas inter-relações; Descrever a evolução temporal desses fatores e os determinantes dessa evolução; Identificar modificadores de efeito das associações observadas.

7 OBJETIVOS SECUNDÁRIOS
Explorar hipóteses de inter-relações entre os fatores estudados e outras doenças relevantes, incluindo neoplasias malignas; Desenvolver, testar, e validar novos métodos e instrumentos para mensurar exposições e desfechos relevantes; Formar novos pesquisadores, particularmente em epidemiologia e no estudo das doenças crônicas; Estocar material biológico, para estudos futuros com diversos tipos de marcadores relacionados à inflamação, coagulação, disfunção endotelial, resistência à insulina, obesidade central, estresse e fatores de risco tradicionais, bem como prover a extração de DNA, para exames genéticos futuros.

8 ASPECTOS METODOLÓGICOS ESTRATÉGIA E POPULAÇÃO
Trata-se de um estudo de coorte, no qual serão investigados 15 mil mulheres e homens, com 35 a 74 anos, funcionários de 6 IES públicas do país.

9 ASPECTOS METODOLÓGICOS LINHA DE BASE
Entrevistas com questionário padronizado incluindo informações sócio-demográficas, trajetória educacional e ocupacional; história conjugal e reprodutiva; rede e apoio social; padrões de dieta; atividade física; morbidade, uso de medicamentos e de serviços de saúde; práticas preventivas e de detecção precoce de doenças. Medidas antropométricas, PA; exames de sangue (hemograma, glicose em jejum e teste de tolerância à glicose, creatinina, lipídios, hormônios e provas de atividade inflamatória) e de urina (microalbumina, creatinina e sódio, marcadores de lesão glomerular, função renal e ingestão de sal); ECG, US de carótida e de abdômen (fígado); Ecocardiografia; Retinografia.

10 ASPECTOS METODOLÓGICOS SEGUIMENTO
A coorte será acompanhada anualmente para verificação de seu estado geral de saúde e, a cada três anos, será chamada aos Centros de Investigação ELSA para completar avaliações mais detalhadas, incluindo exames clínicos. Também serão utilizadas bases de dados de saúde para o monitoramento de desfechos de saúde (morte, internação, afastamento do trabalho por motivo de doença). Será efetuada a estocagem de amostras de plasma/soro, leucócitos e urina (local e bioteca da Fiocruz).

11 ASPECTOS ÉTICOS Os princípios éticos de respeito à pessoa (TCLE), beneficência (adequação científica, equilíbrio entre potenciais riscos e benefícios advindos do projeto) e justiça (riscos e benefícios advindos do projeto distribuídos de forma justa) foram considerados no planejamento do projeto. Os participantes receberão os resultados de exames relevantes para sua avaliação clínica e serão informados sobre eventuais diagnósticos clínicos detectados, com orientações específicas. Problemas identificados durante a permanência no Centro de Investigação, que requeiram atenção de urgência/emergência terão atendimento assegurado na unidade especificada em cada Centro de Investigação. O projeto foi aprovado no sistema CEP/CONEP.

12 ASPECTOS LOGÍSTICOS

13 COMITÊ DIRETIVO E COMITÊS ASSESSORES
O Comitê Diretivo é constituído pelos coordenadores dos seis Centros de Investigação e do Centro de Dados; DECIT/MS; FINEP; e consultor indicado pelo DECIT. Comitê de Exposições e Operações Clínicas Comitê de Desfechos Comitê de Laboratório e Processamento de Amostras Comitê de Amostragem e Acompanhamento Comitê de Controle de Qualidade Comitê de Ética, Recrutamento e Comunicação Social Comitê de Publicações e Apresentações

14 ELSA-BA EQUIPE CIENTÍFICA Pesquisadores principais
Estela Aquino (coordenadora) Eduardo Mota (vice-coordenador) Maurício Barreto (ISC/UFBA) Luiz Carlos Passos (FAMED/UFBA) Colaboradores e alunos de graduação e pós-graduação EQUIPE OPERACIONAL Diretora de Projeto; Assistentes de projeto; Gerente de dados; Recrutamento e Arrolamento (supervisora e entrevistadores); Exames e Entrevistas (Supervisora de campo, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem, Imagenologistas, entrevistadores) Núcleo de monitoramento (apoio administrativo, entrevistadores)

15 ESTUDOS SUPLEMENTARES
Integram a perspectiva de ampliação e consolidação da pesquisa sobre a temática São definidos como aqueles que transcendem aos objetivos centrais do estudo, principalmente quando envolverem a produção de novos dados, apesar de partirem da base gerada pelo Projeto. Deverão ser aprovados pelo Comitê Diretivo e financiados por fundos externos ao projeto antes de sua implementação.

16 CONVÊNIO COM A FAPESB Recursos financeiros e bolsas para:
Realização de dois sub-projetos Estudo sócio-cultural sobre “Significados e Práticas de Saúde e Comunicação entre trabalhadores da UFBA” Sistemas de informação e monitoramento de eventos de saúde na UFBa Desenvolvimento de política de comunicação social e divulgação científica

17 Formação em pesquisa Edital exigia que consórcio reunisse centros pertencentes a IES com PPG senso estrito e pesquisadores doutores docentes permanentes; pelo menos 4 PPG consolidados (nível 5 ou mais) A formação de pesquisadores integra os objetivos do Elsa

18 Formação em pesquisa Incorporação de alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) Estágios para técnicos de nível médio Treinamento de entrevistadores e examinadores com certificação Bolsas de pós-doutorado em Epidemiologia Bolsas para jornalistas – desenvolvimento de jornalismo científico Cursos de curta duração em congressos especializados


Carregar ppt "Estela Aquino ISC/UFBA (Coordenadora CI BA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google