Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profº Humberto Henrique Truppel Matemática
Aulões para o ENEM 2009 Profº Humberto Henrique Truppel Matemática
2
As provas do ENEM tem as seguintes características:
Caráter interdisciplinar; Interpretação das variáveis e valores envolvidos no problema; Muitos cálculos envolvendo raciocínio lógico, proporção, regra de três simples, porcentagem,cálculo de probabilidade, média aritmética, potenciação e operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão); A maioria dos exercícios trazem comparação entre tabelas e análise de gráficos, para tomada de decisões; Sugerem compreensão do ambiente em que vivemos, transformando linguagens, interpretando indicadores de saúde, confrontando diferentes pontos de vista; Questões contextualizadas para resolver situações- problema do cotidiano;
3
Nova matriz de referência do ENEM 2009
Essa nova matriz do ENEM apresenta as habilidades e competências que o candidato precisa conhecer para realizar uma prova com tranquilidade. As principais habilidades que podemos destacar são: Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma para solução de problemas do cotidiano; Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano; Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais; Identificar representações algébricas que expressem relações entre as grandezas( razões, frações, produto, quociente, percentuais, divisão com decimais ); Analisar informações expressas em tabelas e gráficos para tirar conclusões, através da construção de argumentos; Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de Estatística e Probabilidade.
4
Dicas para resolver as questões objetivas do ENEM
A grande maioria das questões traz a resposta no próprio enunciado e está conectada com temas atuais. Leia de tudo: jornais, revistas,livros, sites. Assista telejornais, observando não só o conteúdo das notícias, como também as charges, ilustrações, quadrinhos, gráficos e estatísticas. Continue estudando com afinco os conteúdos, mas com maior preocupação em entendê-los, e não em decorá-los, fazendo uma inter-relação do conteúdo com as várias áreas do conhecimento. Leia com muita atenção o enunciado das questões, grifando as palavras- chave, as afirmações e a pergunta formulada.
5
Quanto aos gráficos, diagramas e tabelas
Ao se deparar com gráficos, diagramas e tabelas, observe e entenda bem o significado das palavras que encabeçam os raios dos gráficos, os ¨pedaços de pizza ¨ dos diagramas, e o topo e as laterais( se houver) das tabelas. No caso dos gráficos, estabeleça as relações de proporcionalidade, comparando grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. No caso de tabelas, lembre-se de comparar os dados de cada item da tabela.
6
A prova do ENEM valoriza as respostas antenadas com a ética e com a crítica, respeitando à diversidade, o meio ambiente e a defesa de uma sociedade democrática.
13
Questão 12- ENEM-2007 A queima de cana aumenta a concentração de dióxido de carbono e de material particulado na atmosfera,causa alteração do clima e contribui para o aumento de doenças respiratórias. A tabela abaixo apresenta números relativos a pacientes internados em um hospital no período da queima da cana.
14
Escolhendo-se aleatoriamente um paciente internado nesse hospital por problemas respiratórios causados pelas queimadas, a probabilidade de que ele seja uma criança é igual a: 0,26, o que sugere a necessidade de implementação de medidas que reforcem a atenção ao idoso internado com problemas respiratórios. B) ,50, o que comprova ser de grau médio a gravidade dos problemas respiratórios que atingem a população nas regiões das queimadas. C) ,63, o que mostra que nenhum aspecto relativo à saúde infantil pode ser negligenciado. D) ,67, o que indica a necessidade de campanhas de conscientização que objetivem a eliminação das queimadas. E) ,75, o que sugere a necessidade de que, em áreas atingidas pelos efeitos das queimadas, o atendimento hospitalar no setor de pediatria seja reforçado. Resposta: E
15
Texto para as questões 23 e 24
O Aedes aegypti é vetor transmissor da dengue. Uma pesquisa feita em São Luís – MA, de 2000 a 2002, mapeou os tipos de reservatório onde esse mosquito era encontrado. A tabela abaixo mostra parte dos dados coletados nessa pesquisa.
16
A) pneus e caixas d’água. B) tambores, tanques e depósitos de barro.
Questão 23- ENEM 2007 De acordo com essa pesquisa, o alvo inicial para a redução mais rápida dos focos do mosquito vetor da dengue nesse município deveria ser constituído por: A) pneus e caixas d’água. B) tambores, tanques e depósitos de barro. C) vasos de plantas, poços e cisternas. D) materiais de construção e peças de carro. E) garrafas, latas e plásticos.
17
Questão 24 Se mantido o percentual de redução da população total de A. aegypti observada de 2001 para 2002, teria sido encontrado, em 2003, um número total de mosquitos: menor que 5.000 B) maior que e menor que C) maior que e menor que D) maior que e menor que E) maior que
18
Questão 9- Simulado ENEM - 2009
As condições de saúde e a qualidade de vida de uma população humana estão diretamente relacionadas com a disponibilidade de alimentos e a renda familiar. O gráfico I mostra dados da produção brasileira de arroz, feijão, milho, soja e trigo e do crescimento populacional, no período entre 1997 e 2003. O gráfico II mostra a distribuição da renda familiar no Brasil, no ano de 2003.
21
Considere que três debatedores, discutindo as causas da fome no Brasil, chegaram às seguintes conclusões: Debatedor 1 – O Brasil não produz alimento suficiente para alimentar sua população. Como a renda média do brasileiro é baixa, o País não consegue importar a quantidade necessária de alimentos e isso é a causa principal da fome. Debatedor 2 – O Brasil produz alimentos em quantidade suficiente para alimentar toda sua população. A causa principal da fome, no Brasil, é a má distribuição de renda. Debatedor 3 – A exportação da produção agrícola brasileira, a partir da inserção do País no mercado internacional, é a causa majoritária da subnutrição no País. Considerando que são necessários, em média, 250 kg de alimentos para alimentar uma pessoa durante um ano, os dados dos gráficos I e II, relativos ao ano de 2003, corroboram apenas a tese do(s) debatedor(es): (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 1 e 3 (E) 2 e 3
22
Questão 33- ENEM 2008 A figura abaixo representa o boleto de cobrança da mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de 2008.
23
Se M(x) é o valor, em reais, da mensalidade a ser paga, em que x é o número de dias em atraso, então: A) M(x) = ,4x. B) M(x) = x. C) M(x) = ,4x. D) M(x) = x. E) M(x) = ,4x.
24
Questão 45- ENEM -2008 Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas viverá na zona urbana. O gráfico a seguir mostra o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas, e apresenta uma previsão para 2030, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 2030.
25
De acordo com o gráfico, a população urbana mundial em 2020 corresponderá, aproximadamente, a quantos bilhões de pessoas? A) 4,00 B) 4,10 C) 4,15 D) 4,25 E) 4,50
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.