A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFICIÊNCIA MENTAL Ou Retardamento Mental = funcionamento intelectual abaixo da média (a pessoa apresenta dois ou mais desvios padrão abaixo da média,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFICIÊNCIA MENTAL Ou Retardamento Mental = funcionamento intelectual abaixo da média (a pessoa apresenta dois ou mais desvios padrão abaixo da média,"— Transcrição da apresentação:

1 DEFICIÊNCIA MENTAL Ou Retardamento Mental = funcionamento intelectual abaixo da média (a pessoa apresenta dois ou mais desvios padrão abaixo da média, um desvio corresponde a 15 pontos de quociente intelectual (QI) estabelecido mediante provas que relacionam a idade cronológica e a idade mental). Manifesta-se durante o período de desenvolvimento e caracteriza-se pela inadequação no comportamento adaptativo (capacidade da pessoa para atingir os padrões esperados para sua faixa etária no tocante à independência pessoal e responsabilidade social no contexto cultural que está inserida). (ASSOCIAÇÃO AMERICANA PARA A DEFICIÊNCIA MENTAL).

2 INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2000)
Brasil possui 24,5 milhões de pessoas com alguma deficiência, cerca de 3 milhões de pessoas possui algum tipo de deficiência mental (12,2%).

3 CAUSAS Fase pré-natal: infecções (rubéola e toxoplasmose); drogas (tabaco e chumbo); radiações; genéticos (má formação); condições crônicas (hipertensão, diabetes e incompatibilidade sanguínea). Fase peri-natal: prematuridade; complicações na hora do parto e durante o mesmo (anóxia, sofrimento fetal e hemorragias). Fase pós-natal: enfermidades agudas (meningites e encefalites originadas do sarampo); traumas (acidentes com a cabeça); distúrbios progressivos ligados a doenças degenerativas do sistema nervoso central; ambientes pobres de estimulação.

4 Coeficiente intelectual Idade mental correspondente
CLASSIFICAÇÃO - OMS Coeficiente intelectual Denominação Idade mental correspondente Menor de 20 Profundo 0-2 anos Entre 20 e 35 Severo Entre 36 e 51 Moderado 2-7 anos Entre 52 e 67 Leve 7-12 anos

5 NÍVEL EDUCACIONAL A pessoa portadora de deficiência mental pode ser classificada como: Educável: deficiência mental leve Treinável: deficiência mental moderada e severa Dependente: deficiência mental profunda

6 DM LEVE atraso leve no desenvolvimento das habilidades motoras e atividades de vida diária (AVDs). geralmente não diferenciam da média das crianças até a idade escolar. são independentes e apresentam limitação na linguagem. tem possibilidade de dominar as habilidades acadêmicas básicas até 3º ou 4º série primária. Já em idade adulta tem dificuldades para acompanhar o programa escolar regular.

7 dificuldades em relações espaciais, temporais, numéricas, atenção e concentração.
quando adultos são capazes de independência social e econômica. se forem devidamente orientados podem adquirir comportamento social aceitável. podem alcançar o desenvolvimento das habilidades profissionais.

8 ATIVIDADES: precisam apenas de apoio limitado durante a educação física (possibilidade de inclusão é maior). atividades esportivas podem ser o principal caminho para o sucesso e a autoestima (possuem baixa tolerância a frustrações). normalmente gostam de basquetebol, futebol, beisebol e dança, embora às vezes tenham dificuldade na elaboração de conceitos (jogo em equipe, estratégia e regras). estimular a relação força/potência/tamanho corporal e coordenação fina.

9 DM MODERADA em sua maioria apresentam problemas neurológicos (distúrbios motores e especialmente da fala). tem comportamentos sociais. independência nas AVDs. desenvolvimento global é lento. capacidade escolar ao nível de pré-escola. maior demora na aprendizagem do andar e falar.

10 ATIVIDADES: devido ao alto percentual de gordura corporal deve-se trabalhar visando melhora da coordenação. características físicas são notadas devido a problemas envolvendo a coordenação motora e equilíbrio. faz reconhecimento de palavras e números. orientar relaxamento para os problemas respiratórios (nariz chato e às cavidades orais pequenas).

11 pode beneficiar-se de treinamento em habilidades profissionais simples.
quando adultos são capazes de aproveitar os programas de treinamento sistematizado. necessitam de orientação e supervisão quando enfrentam dificuldades sociais e econômicas. raramente se casam e/ou conseguem independência social.

12 DM SEVERA podem apresentar lesões no sistema nervoso central (SNC) por isso as respostas motoras são inadequadas e descoordenadas. anormalidades físicas como: epilepsia, perda de audição e visão podem ocorrer. anormalidades dos movimentos como rigidez e espasmo. quando adultos podem ser treinados sistematicamente e beneficiar-se nas áreas das AVDs tornando-se independentes.

13 dificilmente ocorrem aprendizagens em áreas acadêmicas.
atividades apresentadas devem ser rotineiras e repetitivas. podem ter um bom desempenho em tarefas simples (supervisionadas).

14 DM PROFUNDA necessitam de ajuda constante nas AVDs.
alguns necessitam de adaptações no mobiliário. necessitam de cuidados de enfermagem permanente. existe grande variedade de problemas neurológicos devido às alterações no sistema nervoso central associados a outras patologias.

15 não respondem ou pouco reagem ao treinamento pessoal.
alguns conseguem aprender a andar e se alimentar. tem dificuldades na aprendizagem da linguagem e da fala. são incapazes de se beneficiarem por qualquer tipo de treinamento ou educação, necessitando portanto de assistência por toda a vida.

16 ATIVIDADES: SEVERA/PROFUNDA
precisam de um programa educacional que envolva o desenvolvimento da aptidão física e motora. locomoção é obtida tardiamente ou está ausente. Muitos permanecem no leito ou cadeira de rodas. as vezes conseguem se alimentar sozinhos. não tem sido colocados em classes inclusivas nas escolas públicas, sim em classes ou instituições especiais (requerem apoio generalizado).

17 DICAS BÁSICAS 1. progredir lentamente (oferecendo primeiramente atividades familiares). 2. introduzir atividades novas ou não-familiares (primeira parte da aula). 3. dar orientações claras e definidas sobre a tarefa a ser realizada. 4. apresentar as ideias de forma lenta e pequena quantidade de informações por vez. 5. usar exemplos concretos (dificuldade abstrato): estímulo pode ser visual, auditivo, cinestésico.

18 6. progressão do conhecimento deve ocorrer gradualmente (tem curtos períodos de atenção) precisando planejar várias atividades para manter a atenção. EX: habilidade motora de pular em um pé só, deve-se planejar diferentes atividades com a mesma habilidade, utilizando demonstrações. 7. apresentar metas que estejam no nível de desenvolvimento dos alunos e que possam ser alcançadas. 8. enfatizar a terminologia das atividades. 9. elogiar as tentativas e reforçar o bom desempenho. 10. incluir estrutura e rotina na aula.

19 COEXISTÊNCIA: outras deficiências
Autismo (leve 9%; severa 20%). Epilepsia (leve 4 a 7%; severa 20 a 32%). Paralisia Cerebral (leve 6 a 8%; severa 25 a 30%).

20 SÍNDROME DE DOWN A mais reconhecida condição genética associada à deficiência mental, 1/700 crianças nasce com Síndrome de Down.

21 CAUSAS Mais comum, trissomia 21, por causa da presença de um cromossomo extra 21. Isso faz com que o número total de cromossomos seja 47 em vez de 46 que é o número normal (23 cromossomos recebidos de cada genitor). Não-disjunção, isso ocorre quando um par de cromossomos não se divide durante a divisão celular por meiose, fazendo com que uma célula haplóide tenha 24 cromossomos e a outra 22. Mais rara, translocação, ocorre quando dois cromossomos crescem juntos de tal forma que mesmo aparentando ser um único cromossomo, na verdade contêm material genético de dois.

22 CARACTERÍSTICAS baixa estatura. boca pequena e lábios finos.
cabeça pequena: rosto e parte posterior da cabeça achatada. cabelo esparso e fino. falta de equilíbrio. hipermobilidade das articulações (mobilidade acima do normal).

23 manchas brancas na íris dos olhos.
mãos e pés largos, com dedos curtos e grossos. nariz pequeno com a ponta achatada. obesidade de leve a moderada. pernas e braços curtos em relação ao tronco. pescoço curto. visão e audição limitadas.

24 INFORMAÇÕES IMPORTANTES
40% desenvolvem doenças cardíacas congênitas. comum defeito nos intestinos (requerem cirurgia). infecções respiratórias. quase todos os que vivem + de 40 anos desenvolvem a doença de Alzheimer. todos apresentam deficiência mental.

25 PROGRAMAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
Hipotonia e a hipermobilidade das articulações (frouxidão ligamentar) frequentemente causam problemas ortopédicos e posturais (lordose, ptose, deslocamento dos quadris, cifose, pé chato e cabeça deslocada para frente). OBS: exercícios e atividades que causam hiperflexão são contraindicados por causarem um desgaste indevido ao corpo podendo provocar hérnias, deslocamentos, distensões. Devem ser incentivados exercícios e atividades que fortalecem os músculos em torno das articulações, estabilizando-as. Dificuldade de audição e visão requer o uso de equipamentos adaptados e estratégias de ensino adequadas.

26 Subluxação atlantoaxial (aumento da flexibilidade entre a primeira e a segunda vértebras cervicais) a instabilidade dessa articulação representa um risco de lesão à medula espinhal, caso os indivíduos afetados participem de atividades que exigem hiperextensão ou flexão radical do pescoço (cabeceio de bola de futebol, algumas atividades da ginástica artística, nado estilo borboleta, quaisquer exercícios de aquecimento que causem estresse desnecessário na cabeça e no pescoço, salto em altura e saltos ornamentais). Muitas crianças com DM, particularmente as portadoras de Síndrome de Down, são cardiopatas (estar atento com a autorização de um médico).

27 Deficiência mental Doença mental
Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor Desenvolvimento neuropsicomotor normal Inteligência abaixo da média Inteligência normal Em geral não apresenta dificuldade nos contatos sociais Relacionamento interpessoal com o mundo externo prejudicado Ligação afetiva presente Ligação afetiva ausente Surge no nascimento à primeira infância Surge na adolescência ou vida adulta Atendimentos em centros especializados Tratamento psiquiátrico e de enfermagem Raramente terapêutica medicamentosa Necessário terapêutica medicamentosa Tratamento visa o ensino de habilidades para a vida cotidiana pela primeira vez Tratamento reeducação da pessoa para assumir o retorno a vida normal

28 Associação Brasileira de Desporto de Deficientes Mentais (ABDEM)
Fundada em 17/05/1989, seu reconhecimento como órgão representativo aconteceu após a criação de seu próprio estatuto, com autonomia e independência das Apaes, que ocorreu em 08/1995. Entidade responsável pela coordenação do desporto para pessoas portadoras de DM em todo território nacional, cabendo-lhe a representação no país, inclusive junto ao Comitê Paraolímpico Brasileiro, e no exterior, para o intercâmbio com as entidades internacionais.

29 OLIMPÍADAS ESPECIAIS (1968)
Trata-se de um programa internacional de treinamento e competição esportiva aberto para pessoas com deficiência mental e idade igual ou superior a 8 anos, independentemente de suas habilidades. Esportes proibidos por apresentarem um alto e desnecessário risco de lesão são: arremesso de dardo, disco e martelo, salto com vara, boxe, saltos ornamentais, todas as artes marciais, esgrima, tiro, luta, judô, caratê, trampolim.

30 JOGOS E BRINCADEIRAS Boneco articulado (noção esquema corporal: posições, partes, habilidade manual, raciocínio).

31 Dominó (numerais, soma, subtração, pensamento).

32 Pezinhos (coordenação ampla, equilíbrio, direita/esquerda, postura).

33 Completando a casa (motricidade, discriminação visual, formas, tamanhos, habilidade manual).

34 Figuras (alfabetização, vocabulário, atenção, gêneros masculino/feminino, pares, coordenação fina).

35 Sacola surpresa (atenção, concentração, vocabulário, percepção tátil, texturas, forma/tamanho, quantidade, coordenação fina).


Carregar ppt "DEFICIÊNCIA MENTAL Ou Retardamento Mental = funcionamento intelectual abaixo da média (a pessoa apresenta dois ou mais desvios padrão abaixo da média,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google