A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fechamento de Projetos - GMD1 Missão do Programa Gestão de Mídias Digitais da Cidade do Conhecimento “Contribuir para a formação de gestores de mídias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fechamento de Projetos - GMD1 Missão do Programa Gestão de Mídias Digitais da Cidade do Conhecimento “Contribuir para a formação de gestores de mídias."— Transcrição da apresentação:

1 Fechamento de Projetos - GMD1 Missão do Programa Gestão de Mídias Digitais da Cidade do Conhecimento “Contribuir para a formação de gestores de mídias digitais, priorizando os usos sociais das tecnologias da informação através do desenvolvimento de projetos comunitários” Cidade do Conhecimento Instituto de Estudos Avançados Universidade de São Paulo

2 Calendário de atividades 14 e 15/03 : Avaliação e Preparação da apresentação final Até 31/03: enviar projetos para Pró-Reitoria 31/03: Apresentação Final em Solenidade com Aula Magna e Prestação de Contas da Cidade do Conhecimento, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, USP, 10 às 14 horas

3 Calendário de atividades 31/03 : Apresentação final dos projetos Entrega dos certificados Mesa-redonda sobre programas de inclusão digital Convidados: Governos estadual e municipal, USP, potenciais financiadores, líderes da comunidade, amigos e inimigos, parentes…

4 Calendário de atividades 11 a 13/06 : CONIP 2003 - maior encontro de informática pública e comunitária –www.conip.com.br 17 a 21/08 : COMDEX 2003 –Apresentação dos projetos no "Geração COMDEX", programa voltado para a juventude da maior feira de informática do país www.comdex.com.br

5 Implementação Exposição (publicação, prêmios, contato) Captação de recursos financeiros ($$$) Ex. Banco Mundial, Fundação Banco do Brasil, Brazil Foundation, Fapesp, CNPq, Alis, COLAM, etc.) CEATS/FIA PESC – Parceria com empresas, ONGs

6 GMD II Fórum Permanente de Inclusão Digital –reuniões e debates, –boletim online mensal (Impressão Digital) Equipe de comunicação Produção de conteúdo Compromisso da USP – oferecer um mínimo de recursos para viabilizar o Fórum e o boletim ao longo de 2003

7 Roteiro para os dias 14 e 15 de março Otimização Cooperativa e Incubadora Método F.O.D.A. nos projetos Preparar Apresentações do dia 31

8 Otimização Cooperativa Otimização: Segundo o Dicionário Aurélio... otimizar. [De ótimo + -izar.] 1. Tornar ótimo. 2. Aceitar ou reconhecer como ótimo. 3. Informática: Aperfeiçoar (um programa) a fim de que realize sua função no menor tempo ou no menor número de passos possível.

9 Otimização Cooperativa Aperfeiçoar (um programa) a fim de que realize sua função no menor tempo ou no menor número de passos possível. Ou... Aperfeiçoar um PROJETO a fim de que realize sua função no menor tempo e com o menor custo possível.

10 Otimização Cooperativa No menor tempo possível: é importante o conceito de projeto PILOTO Resultados experimentais, podem ajudar a corrigir erros, perceber novas oportunidades e provar para aliados e patrocinadores a sua viabilidade

11 Otimização Cooperativa Com o menor custo possível: é importante que os vários projetos criados no GMD possam COOPERAR e COMPARTILHAR, em sua fase PILOTO, recursos (humanos, financeiros, equipamentos, instalações)

12 PILOTO + OTIMIZAÇÃO COOPERATIVA = INCUBAÇÃO

13 INCUBADORAS Ajudam um recém-nascido ainda frágil a amadurecer mais antes de cair na vida... Necessariamente por TEMPO LIMITADO!!! GMD = incubadora de projetos-piloto (captação de recursos para todos)

14 S.W.O.T. F.O.D.A. STRENGTHS - - - - FORÇAS WEAKNESSES - - - - DEFICIÊNCIAS OPPORTUNITIES - - OPORTUNIDADES THREATS - - - - - - - - AMEAÇAS

15 A análise SWOT é uma ferramenta muito comum em design de projetos e planejamento estratégico nas organizações. É uma forma resumida de contrapor aspectos internos (a força e as deficiências da organização ou do projeto) e externos (oportunidades e ameaças criadas no ambiente onde essa organização atua, em que o projeto é implementado). Para concluírmos o desenho dos projetos, vamos completar com textos sobre essas 4 dimensões, como um resumo executivo em cada uma das propostas e como roteiro para o Powerpoint.

16 Força Para determinar os pontos fortes do projeto, escreva sobre: * Seu projeto tem características únicas, que o fazem se destacar frente a outros projetos, ou seja, idéias ou práticas que ninguém conseguirira imitar facilmente, que ninguém fez ainda, porque se devem a características especiais do seu grupo? O que faria um financiador escolher o projeto e não outro? O que no projeto levaria a comunidade-alvo a apoiá-lo? O que te faz sentir forte e engajado como líder ou participante desse projeto?

17 Oportunidades Para determinar as oportunidades do projeto, escreva sobre: Onde estão e quais são oportunidades que seu projeto oferece para sua comunidade? Quais são as novas tendências, demandas, preocupações que a comunidade tem apontado e que podem ser parcial ou totalmente atendidas pelo projeto? Que desdobramentos futuros o projeto pode ter, se ele der certo? Que outros projetos na comunidade ou que você conheça poderiam cooperar com o seu? Ou seja, quem faz parecido (concorrente) pode vir a ser parceiro e cooperar para que uma rede ganhe mais força e crie mais oportunidades? Quem são esses concorrentes/parceiros? Você mantém contato e quando? Que argumentos podem ser usados para criar oportunidades de cooperação?

18 Deficiências Para determinar as deficiências do projeto, escreva sobre: Existem procedimentos no projeto que ainda podem ser melhorados mesmo depois do seu início? Que tipo de avaliação e desafio estarão permamentemente dificultando a realização do projeto? Projetos concorrentes/ semelhantes têm aspectos melhores que o seu? Há projetos parecidos que você conhece que já tentam atingir o mesmo segmento da comunidade? Qual a força deles?

19 Ameaças Para determinar as ameaças do projeto, escreva sobre: Que forças/ fatores dificultam a realização do projeto na comunidade? E nas instituições com quem você já colabora ou participa (governo, ONGs, associações, entidades, outras lideranças)? Você tem contato com essas forças ou tem entrado em conflito com elas? Qual o histórico de conflitos/ soluções na sua comunidade de projetos parecidos? Você ou alguém que você conhece já tentou e não conseguiu? Tecnologias podem mudar e tornar o seu projeto obsoleto? Qual o risco de novas tecnologias surgirem e exigirem mudanças no projeto? Mudanças políticas na comunidade ou no país podem dificultar a implementação do projeto?


Carregar ppt "Fechamento de Projetos - GMD1 Missão do Programa Gestão de Mídias Digitais da Cidade do Conhecimento “Contribuir para a formação de gestores de mídias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google