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Ferramentas da Qualidade – Sistemas ISO

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Apresentação em tema: "Ferramentas da Qualidade – Sistemas ISO"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas da Qualidade – Sistemas ISO
Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Metrologia Prof. Ricardo Vitoy

2 NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação de alguma coisa.

3 SQ ORGANIZAÇÃO

4 Sistema da Qualidade Um sistema da qualidade é basicamente um sistema de informação. Fornece respostas referente às principais perguntas que as pessoas fazem para gerir as atividades (qualidade) da empresa: o que deve ser feito como fazer por que fazer quando fazer quem é o responsável onde e quanto produzir.

5 ISO 9000: organização: “conjunto de pessoas e infraestrutura com um arranjo de responsabilidades, autoridades e interrelações”

6 ISO 9000: produto: “resultado de um processo”
processo: “conjunto de atividades inter- relacionadas que transformam entradas em saídas”

7 controle de um processo
eficacia na conversão de entradas em saídas (*) entradas (*) saídas (*) monitoramento do processo (*) (*) medidas recursos informação

8 procesos relacionados com o produto
Cobranças Aceite Pedidos Contratos Previsão Vendas Marketing Credito + Habilitação Desenho Programa Atividades Faturamento Inspeção Produção Compras insumos M. primas $ Mercado Mercados Olfato

9 Estrutura da Documentação
Reflete e descreve a política da qualidade da Organização Proveêm instruções e designan responsabilidades para as atividades do sistema de qualidade Manual de Administração da Qualidade Detalham os requisitos de tarefas específicas, passo a passo Manuais de Procedimientos Criterios, arquivos, normas, planos, regulamentos, desenhos, especificaciones, etc., relacionados com o sistema de qualidade Instruções de Trabalho Registros da Qualidade

10 Manual de Administração da Qualidade
Manuais de Procedimientos Instruções de Trabalho Registros da Qualidade Política de Qualidade Um Documento Referência no Manual de Qualidade Um Documento para cada função Um Documento para cada atividade Referencia en Procedimientos Registros internos (informações, listas) Registros externos (especificaciones e normas de clientes, especificaciones e normas técnicas da industria, requerimientos legais)

11 O que é ISO? Sede : Genebra , Suiça
ORGANIZACION INTERNACIONAL PARA LA ESTANDARIZACIÓN INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION Sede : Genebra , Suiça Missão : Desenvolver e promover normas comuns a nível internacional Membros: Mais de 100 Países 3

12 Histórico da ISO Mais de 100 países membros
Mais de 180 Comitês Técnicos 1987 emite a primeira Norma Série 9000 (Conjunto de normas e guias internacionais sobre Sistema de Gestão da Qualidade) 1994 emite a primeira Revisão da Norma e a segunda Revisão em 2000 Aplica-se a produtos e serviços

13 ISO ISO - International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normalização) localizada em Genebra, Suíça. A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade. O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 91 países membros. O Inmetro é o representante brasileiro

14 ISO Conceitos Foco da ISO: Cliente Produto. Não incorpora requisitos específicos de outros sistemas de gestão, tal como ambiental, segurança e saúde ocupacional etc.

15 ISO 9000 A ISO 9000:2000 é uma série de 3 padrões internacionais para "Gestão da Qualidade. Ela não é destinada a um "produto" nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de gestão da qualidade nas organizações. Não podem ser feitas exclusões, a não ser em itens do requisito 7, desde que ñ afetem o produto. A série ISO 9000 foi adotada no Brasil, palavra por palavra pela ABNT com o nome de NBR ISO

16 ISO 9000 A ISO 9000 e a ISO 9004 são guias e a ISO é a norma certificadora. ISO 9000: Sistemas de Gestão da Qualidade – conceitos e terminologia ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos ISO 9004: Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para melhoria de desempenho. ISO 19011: Diretrizes para auditorias de Sistemas de Gestão.

17 ISO 9000 – Impacto nos Negócios
Fundamental para negociar produtos e serviços a nível mundial. Empresas já certificadas estão exigindo dos seus fornecedores e prestadores de serviços a implantação de sistemas de qualidade na linha da ISO 9000.

18 Fatores essenciais na implantação
Envolvimento da diretoria Planejamento: as medidas devem ser planejadas e sistemáticas, de acordo com a política da companhia. Existência de coordenação entre os vários departamentos: responsabilidade para com a qualidade.

19 NORMAS ISO SÉRIE 9000/2000 Estrutura das Norma ISO 9000:2000
Demonstrar a capacidade para fornecer produtos que atendam as necessidades dos clientes e requisitos regulamentares aplicáveis Aumentar a satisfação do cliente por meio da efetiva aplicação do SGQ. O SGQ deve incluir processos para a melhoria contínua e garantir a conformidade com os requisitos do cliente e os requisitos regulamentares aplicáveis. Requisitos do SGQ ISO 9001:00 Ser aplicável a todos os processos da organização Enfoque em obter melhoria contínua, medida por meio da satisfação dos clientes e outras partes interessadas. Diretrizes para Melhorias de Desempenho ISO 9004:00 Descrever os fundamentos do SGQ e descrever os termos relacionados à família ISO 9000 Fundamentos e Vocabulário ISO 9000:00 OBJETIVO ABRANGÊNCIA NORMA

20 Norma NBR ISO 9001:2000 Alicerce - 8 Princípios da Gestão da Qualidade
Foco no Cliente Liderança Envolvimento de Pessoas Abordagem de Processos Abordagem Sistêmica para a Gestão Melhoria Contínua Abordagem factual à tomada de decisões Benefícios mútuos nas relações c/ fornecedores

21 Normas ISO Série 9000:2000 Nova Estrutura da Norma ISO 9001:2000
Tópicos Importantes da Norma: 4. Sistema de Gestão da Qualidade 5. Responsabilidade da Direção 6. Gestão de Recursos 7. Realização do Produto 8. Medição, Análise e Melhoria Claramente baseada no Ciclo de Deming: PDCA - Plan - Do - Check - Act

22

23 SGQ Baseado em Processo
NORMAS ISO SÉRIE 9000:2000 SGQ Baseado em Processo Melhoria Contínua do Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade da Direção Gestão de Recursos Medição, Análise e Melhoria CLIENTES CLIENTES R e q u i s i t o s S a t i s f a ç ã o Realização do produto ENTRADA Produto SAÍDA

24 ISO 9000 Obter a certificação de acordo com as normas da série ISO 9000 significa que o Sistema da Qualidade da Empresa foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma. Validade: 3 anos, com auditorias semestrais ou anuais.

25 Passos para a Certificação ISO 9001
1 - Preparação da organização (incluindo auditorias internas) 2 - Contratação do Órgão Certificador 3 - Realização da pré auditoria 4 - Realização da auditoria inicial 5 - Auditorias de manutenção (semestral) 6 - Auditoria de re-certificação Jun/12 Dez/12 Jun/13 Dez/13 Jan/14 Dez/14 Jun/15

26 Requisitos da norma ISO 9001
4 – Sistema de Gestão da Qualidade Política do SG documentada Manual do SG Procedimentos (origem interna/externa) Registros 5 – Responsabilidade da Direção Instituição de Objetivos da Qualidade Análises Críticas 6 – Gestão de Recursos Financeiros e Infra-estrutura (melhorias) Recursos Humanos

27 Requisitos da norma ISO 9001
7 – Realização do Produto Vendas: Capacidade de Atender SAC Projeto e Desenvolvimento Compras Requisitos do produto a ser adquirido Seleção e Monitoramento de Fornecedores Controle da Produção 8 – Medição, Análise e Melhoria Satisfação dos clientes Auditorias Internas, Ações Corretivas/Preventivas

28 Os Críticos Se tudo o que se faz deve estar escrito, a empresa pode tornar-se engessada e com pouco espaço para flexibilidade. “a empresa se preocupou tanto em preencher os requisitos do burocrático processo de certificação que se esqueceu de ser competitiva” (CAMPOS apud LOBOS, 1996).

29 Os Críticos “a alta gerência delega o quanto pode para os níveis hierárquicos inferiores, a fim de minimizar a quebra de suas próprias atividades”; “na verdade, a organização estará operando dois sistemas: um para mostrar ao auditor e outro que realmente ocorre”;

30 Principais Benefícios
1. Melhor controle gerencial - processos; 2. Utilização do padrão como ferramenta promocional; 3. Aumento do nº de clientes/ Market Share ISO 9001

31 Principais Benefícios
4. Melhoria dos produtos e serviços com clientes; 5. Facilidade com a eliminação de problemas com os processos; 6. Melhoria no processo de adaptação de novos empregados;

32 Normas ISO 14000

33 ISO 14000 Quem as fez? O Comité Técnico 207 da ISO é o encarregado de elaborar as 17 normas da série ISO e, para isto, formou 6 subcomités, os quais trabalham diferentes disciplinas : Sistema de gestão ambiental Auditorías ambientais Análise do ciclo de vida Avaliação do desempeño ambiental Ecoetiquetagem (Ecorotulagem) Termos e definições

34 ISO 14000 Quais são? 14001: Sistemas de Gestão Ambiental. Guía para uso 14004: Diretrizes gerais concernentes a principios, sistemas e técnicas de implantação. 14010: Diretrizes para auditoría ambiental. Principios gerais 14011: Procedimentos de auditoría 14012: Criterios de qualificação para os auditores ambientais 14050: Termos e definições

35 ISO 14001 Que vantagens oferece?
Dá valor agregado perante os clientes. Melhora no cumprimento dos requisitos ambientais legais. Reduz os riscos ambientais e permite preparar-se adequadamente para evitá-los. Facilita acesso a incentivos econômicos. Previne a contaminação e reduz os resíduos de forma rentável.

36 ISO 14001 A quem se aplica? É aplicável a qualquer organização, independente do tipo, tamanho e condições geográficas, culturais e sociais: Implementar, manter e melhorar seu Sistema de Gestão Ambiental. Garantir, por si mesma, sua conformidade com a política ambiental estabelecida. Demostrar tal conformidade a outros. Buscar certificação/registro por parte de uma organização externa. Fazer uma autodeterminação e autodeclaração de conformidade com a norma.

37 ISO 14001 ISO 9001 Vs. ISO 14001 Elementos comuns:
Destinação de recursos. Responsabilidade e autoridade Treinamento Controle de documentos Registros Não conformidade e ação corretiva e preventiva Auditorías internas Revisão da gerência Melhoria Contínua

38 ISO 14001 ISO 9001 Vs. ISO 14001 Diferença: PROPÓSITO
ISO “NECESSIDADES DO CLIENTE” ISO “NECESSIDADES DA SOCIEDADE PARA A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE” DIRIGIDO A ISO 9000 “ QUALIDADE DO PRODUTO” ISO “MEIO AMBIENTE”

39 REQUISITOS EXIGIDOS NA NORMA NBR ISO 14001
NTC

40 4.1 REQUISITOS GERAIS APOIO DA GERÊNCIA PARA EXPLORAR
NOVOS CAMINHOS E SER MAES COMPETITIVOS. SUPORTE DO PESSOAL DE DIREÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES PARA PRODUZIR AS MUDANÇAS. DETERMINAÇÃO DAS PESSOAS QUE TERÃO RESPONSABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO. REVISÃO AMBIENTAL INICIAL.

41 4.2 POLÍTICA AMBIENTAL É UMA DECLARAÇÃO VOLUNTÁRIA DA ORGANIZAÇÃO SOBRE SUAS INTENÇÕES E PRINCÍPIOS EM RELAÇÃO A SEU DESEMPENHO AMBIENTAL GLOBAL, QUE PROVÊ UMA ESTRUTURA PARA A AÇÃO E PARA ESTABELECER OBJETIVOS E METAS.

42 4.3.1 IDENTIFICAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS
4.3 PLANEJAMENTO IDENTIFICAÇÃO ASPECTOS AMBIENTAIS ASPECTOS AMBIENTAIS IMPACTOS AMBIENTAIS Emissões atmosféricas Contaminação do ar Descargas de águas residuais Contaminação água Embalagens Cargas en aterros sanitarios Manutenção de geladeiras Depleção da camada de ozono Combustão de combust. fósseis Mudanças climáticas Escapes em tanques de armazen. Contaminação solo e água sub. Aplicação de herbicidas Contaminação solo e água sub. CAUSAS CONTROLES OPERACIONAIS OBJETIVOS E METAS AMBIENTAIS

43 4.3.2 REQUISITOS LEGAIS UNIDADES AMBIENTAIS URBANAS ORGANIZAÇÕES
AUTÓNOMAS REGIONAIS MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE PREFEITURAS MINISTERIO DA SAÚDE CÂMARAS MUNICIPAIS MINISTERIO DE RELAÇÕES EXTERIORES

44 4.4 IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO
ISO 14000 4.4 IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO ESTRUTURA E RESPONSABILIDADES GRUPO DIRIGENTE TREINAMENTO, CONHECIMENTO E COMPETÊNCIA POLITICA E PROCEDIMENTOS IMPACTO AMBIENTAL DE SUAS ATIVIDADES FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES PARA ATENDER A POLITICA CONSEQÜÊNCIAS DE DESVIOS DOS PROCEDIMIENTOS

45 4.4 IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO
ISO 14000 4.4 IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO COMUNICAÇÕES Externas: Entidades Governamentais partes interessadas clientes Internas: Colaboradores DOCUMENTAÇÃO DO SGA Estabelecer informação que defina os elementos centrais do SGA. Direcionar a documentação.

46 4.4 IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO
ISO 14000 4.4 IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO CONTROLE DE DOCUMENTOS Localizar documentos Atualizá-los Retirar obsoletos CONTROLE OPERACIONAL Operações e atividades associadas com os aspectos ambientais significativos.

47 4.4 IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO
ISO 14000 4.4 IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO PREPARAÇÃO DE EMERGENCIAS Identificar situações potenciais de emergência e realizar simulações. incêndios acidentes derrames

48 4.5 VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA
ISO 14000 4.5 VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA MONITORAMENTO E MEDIÇÃO Avaliar a conformidade com legislação Características chaves Registro do desempenho calibrado NÃO CONFORMIDADE, AÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA Qual é a causa do erro? Como evitar que se repita?

49 4.5 VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA
ISO 14000 4.5 VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA REGISTROS Identificação, mantenutenção e disposição de registros ambientais AUDITORIAS AO SGA

50 ISO 14000 4.6 REVISÃO PELA GERENCIA Se cumpriram as metas? Em que falhamos e quais foram os acertos ? No que precisamos melhoria? Que novos objetivos planejamos?

51 Mensagem Busca o bem Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.  Amós 5:14

52 Bibliografia Edgardo A. Prado . Apresentação. Sistemas de Qualidades - Normas. UPF Acessado em: 09 de Novembro de <


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