A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento estratégico de carreiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento estratégico de carreiras"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento estratégico de carreiras
Prof. Alexandre Sassaki

2 DEFINIÇÕES EM ESTRATÉGIA
O que é Estratégia ? es.tra.té.gia   sf   (gr strategia) 1 Arte de conceber operações de guerra em planos de conjunto. 2 Ardil, manha, estratagema. 3 Arte de dirigir coisas complexas. (Michaelis) Definição geralmente aceita: (Wright et. al. 1992:3) “planos da alta administração para atingir resultados consistentes com as missões e objetivos da organização”...

3 CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTRATÉGIA
A estratégia fixa a direção A estratégia focaliza o esforço A estratégia provê consistência

4 MECANISMO DE AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
Consistência: Não pode apresentar objetivos inconsistentes Consonância: Resposta adaptativa ao meio ambiente Vantagem: Deve propiciar a criação / manutenção de vantagem na área Viabilidade: Não deve sobrecarregar a pessoa, nem criar problemas insuperáveis.

5 MODELO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Fixação de objetivos Metas quantitativas Auditoria Externa – Ameaças e Oportunidades Check-lists (listas de verificação) Construção de cenários Auditoria Interna – Pontos Fortes e Pontos Fracos Avaliação da Estratégia

6 ESCOLA DE POSICIONAMENTO
A essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente. Isto pode ser utilizado para sua carreira também  relacionar o mercado de trabalho com suas qualificações.

7 OBJETIVOS E DESAFIOS EMPRESARIAIS
Objetivo: é o alvo que se pretende atingir Desafio: é a quantificação, com prazos definidos, do objetivo estabelecido e que exigem esforços extras. Juntando os dois conceitos: É o alvo ou ponto quantificado, com prazo de realização e responsável estabelecidos, que se pretende atingir com esforço extra.

8 VANTAGENS DOS OBJETIVOS
Direciona os esforços para onde vale a pena Melhora o estabelecimento de prioridades Gera uma maior motivação Gera um maior conhecimento pessoal, inclusive dos recursos.

9 PLANOS DE AÇÃO O plano de ação é o elos de ligação entre os objetivos e a execução Através de um conjunto de planos de ação você vai chegar aos seus objetivos. Lembrando que estratégia é o planejamento deliberado dos meios para atingir determinados fins.

10 EXECUÇÃO E CONTROLE • Controlar significa monitorar, avaliar e melhorar as diversas atividades que ocorrem dentro da organização. • Acompanhamento constante e controle das atividades; e • Avaliação final do planejamento.

11 EXECUÇÃO • concentrar os esforços nos resultados esperados do planejamento; • ser flexível, dentro de uma medida razoável; • ser realista na avaliação pessoal; • aprender com os erros e corrigir no próximo planejamento pessoal.

12 CONTROLE • Avaliar o seu desempenho (em relação ao planejado) ;
Comparar o seu desempenho com os objetivos e padrões; Tomar a atitude corretiva necessária. NÃO ESPERAR O PRAZO SE ENCERRAR.

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS Lembre-se que o seu planejamento melhora com o tempo O objetivo central é saber direcionar os esforços A aprendizagem gerada no processo já vale todo o sacrifício.


Carregar ppt "Planejamento estratégico de carreiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google