A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS TURISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS TURISMO."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS TURISMO

2 TURISMO Dá-se o nome de turismo ao conjunto de atividades realizadas pelos indivíduos durante as suas viagens e estadias em lugares diferentes do seu entorno habitual por um período de tempo consecutivo inferior a um ano. Geralmente, a atividade turística é realizada com fins de lazer, negócios e outros motivos .

3 HISTÓRIA DO TURISMO O turismo nasceu no século XIX na sequência da Revolução Industrial, que possibilitou as deslocações tendo por objetivo o descanso, o ócio, ou ainda motivos sociais ou culturais. Anteriormente, as viagens prendiam-se mais com as atividades comerciais, os movimentos migratórios, as conquistas e as guerras.

4 HISTÓRIA DO TURISMO Inglês Thomas Cook terá sido o pioneiro no turismo enquanto atividade comercial . Em 1841, levou a cabo a primeira viagem organizada da história, um antecedente daquilo que hoje é um pacote turístico. Uma década mais tarde, fundou a primeira agência de viagens do mundo: a Thomas Cook and Son.

5 TIPOS DE TURISMO Turismo de massa:
Um grupo de pessoas agrupado por um operador turístico. Turismo Individual : Viajantes que decidem as suas atividades e itinerários sem a intervenção de operadores.

6 Turismo Cultural: Pessoas que se deslocam para conhecer marcos artísticos ou histórico .
Turismo de Formação: Relacionado com os estudos. Turismo Gastronômicos: Para desfrutar da comida tradicional de um determinado local.

7 Turismo Ecológico: Baseado no contato não invasivo com a natureza
Turismo de Aventura: Praticar desportos de risco/aventura de caráter recreativo Turismo Religioso: Relacionado com acontecimentos de caráter religioso. Turismo Espacial: Negócio recente que organiza viagens para o espaço.

8 TURISTA Pessoa que visita um lugar que não seja o de sua residência por um período de, pelo menos 24 horas. Finalidade da viagem pode ser classificada sob um dos seguintes tópicos: Lazer, negócios, família, missões e conferências.

9

10 TURISMÓLOGO É o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda turismo em sua totalidade.

11 ATRIBUIÇÕES DO TURISMÓLOGO
Elaborar políticas de Turismo. Elaborar o planejamento do espaço turístico. Analisar e elaborar planos para o desenvolvimento do turismo, baseando-se em fatores sociais, culturais e econômicos presentes em cada região. Elaborar e coordenar trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e projetos em diferentes áreas do turismo.

12 Coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas vocacionadas para o turismo. Coordenar áreas e atividades de lazer para o público em geral. Coordenar e orientar projetos de treinamento e /ou aperfeiçoamento de pessoal, em nível técnico ou de prestação de serviço, além de planejar e organizar eventos e viagens.

13

14 LAZER LAZER = “ócio” vem da etimologia latina otium, o que significa DESCANSO Se conhece como lazer, embora muitos tendem a chamá-lo de tempo livre, todas aquelas atividades com liberdade de escolha e oportunidades que envolvem casos individuais não estando vinculadas a qualquer emprego formal e são executadas por pessoas, precisamente o tempo livre, tempo de lazer, e aquele tempo que lhe resta depois de ter feito o seu trabalho.

15

16 A falta de tempo livre gera o stress e as doenças associadas.
O tempo livre de lazer é para relaxar e descansar a mente dos seus problemas. A falta de tempo livre gera o stress e as doenças associadas. Atividades opostas ao lazer: o trabalho profissional, o trabalho suplementar ou complementar e o trabalho doméstico. ESSE TEMPO VARIA DE ACORDO COM A FORMA E INTENSIDADE DE ENGAJAMENTO DO INDIVÍDUO NAS OBRIGAÇÕES : TEMPO LIBERADO TEMPOR LIVRE TEMPO INOCUPADO.

17 VIAGEM VIAGEM = ( do latim “viaticu”, pelo provençal “ viatge”) é o movimento de pessoas entre locais relativamente distantes, com qualquer propósito e duração, e utilizando ou não qualquer meio de transporte (público ou privado). Transportar-se, ir a um outro lugar, percorrer determinada distância objetivando chegar, desligar-se de tudo, refletir, ficar intencionalmente inconsciente.

18 TIPOS DE VIAGENS Recreativos Visitar amigos ou família
Realizar negócios Trabalhar Motivo de saúde Migrações, fuga a guerras

19 VIAGEM PODE SER: Local Regional Nacional (doméstica)
Internacional ( exige passaporte ou visto).

20 VIAGEM TURÍSTICA Viagem para fora do entorno habitual do indivíduo, com duração inferior a um ano, e cujo propósito principal não é o exercício de atividades remunerada por entidades do local visitado.

21

22

23 ATRATIVO TURÍSTICO Também chamado de ponto turístico. É um lugar de interesse que os turistas visitam, geralmente por seu valor cultura inerente ou exibido, importância histórica, beleza natural ou artificial, originalidade , porque é raro, misterioso, ou para recreação e diverção.

24

25

26

27 ATRAÇÕES TURÍSTICAS CLASSIFICAM-SE EM:
Eventos programados Folclore Museus e manifestações histórico-culturais. Realizações artísticas, científicas ou técnicas contemporâneas Sítios naturais

28 ROTA Itinerário que se percorre para ir de um lugar a outro, especialmente por via marítima ou aérea; caminho; direção; rumo. As rotas fornecem as ligações entre as áreas prioritárias para o investimento do turismo e destinos. Geralmente, as rotas unem tanto os espaços, como as experiências.

29

30

31 ROTEIROS É um documento com descrição pormenorizada de um plano de viagem, onde o cliente (turismo) tem a noção dos locais a serem visitados, principais horários pré-estabelecidos, serviços inclusos e o tipo de equipamento utilizado durante todo o percurso da viagem.

32

33

34

35 CIRCUITO TURÍSTICOS Circuito Turístico compreende um conjunto de municípios com relativa proximidade em determinada área geográfica, caracterizado pela predominância de certos elementos da cultura, da história e da natureza, como possibilidades de atrair e seduzir turistas. As semelhanças culturais delimitam o tamanho de um circuito.

36

37

38

39 OFERTA TURÍSTICA É o conjunto de bens e serviços turísticos, atrações, acessos e facilidades colocados no mercado, á disposição de visitantes e turistas, em conjunto ou individualmente, visando atender suas necessidades, solicitações ou desejos.

40

41

42 POTENCIAL TURÍSTICO São alguns lugares do planeta que se tornaram uma verdadeira febre turística, isso, porque contam com belezas naturais que atraem olhares de todos os outros cantos do mundo.

43

44

45 DEMANDA TURÍSTICA Pode ser conhecida através de pesquisa direta, realizada no núcleo emissor do turista. Contudo, trata de um planejamento turístico, mudanças no mercado, produtos turísticos, perfil e a satisfação de interesse do turista.

46

47


Carregar ppt "CONCEITOS TURISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google