A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO PROCESSOS CRIATIVOS E INOVAÇÃOES EM ENFERMAGEM PROF.º Julio C.V.Nova COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO PROCESSOS CRIATIVOS E INOVAÇÃOES EM ENFERMAGEM PROF.º Julio C.V.Nova COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO PROCESSOS CRIATIVOS E INOVAÇÃOES EM ENFERMAGEM PROF.º Julio C.V.Nova COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO

2 CriatividadeCriatividade O indivíduo criativo na empresa

3 Falaremos sobre... Valorização Conceito Processo Indíviduo criativo e suas habilidades Desenvolvimento Criatividade na empresa Estímulos e barreiras

4 Criatividade é algo cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho. Por quê? As pessoas são vantagens competitivas da empresa.

5 Vantagem Competitiva É justamente o que diferencia uma empresa de outras, em um mesmo segmento de mercado. Pessoas comprometidas, criativas, motivadas e inovadoras representam um diferencial para uma empresa.

6 Mas, o que é criatividade?... É um termo muito usado mas muito difícil de definir. Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

7 Criatividade seria.... Fruto de uma inspiração mágica??? Ter uma idéia que surge “do nada” e resolve nossos problemas? Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

8 Exercício Definir com uma palavra o que entende por criatividade Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

9 Criatividade envolve a produção de algo novo, que é aceito como útil e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo. STEIN em ALENCAR & FLEITH (2003) Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

10 Processo de se tornar sensível a problemas, deficiências e lacunas no conhecimento; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados. TORRANCE em ALENCAR & FLEITH (2003) Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

11 Pontos principais vistos até agora: Novidade Utilidade Sugestões, idéias e hipóteses Reconhecimento das pessoas Conhecimento Comunicar Tempo Curiosidade, desejo, problema, necessidade Testar, validar

12 “Genius is one percent inspiration, ninety-nine percent perspiration. “ Thomas Edison Necessidade de concentrado esforço mental sobre um tema antes de um momento criativo.

13 Processo Criativo Percepção Preparação Incubação Iluminação Verificação KNELLER em WESCHLER (1993)

14 Processo Criativo Percepção de um problema/ necessidade/ curiosidade KNELLER em WESCHLER (1993)

15 Processo Criativo Preparação: investigação do problema KNELLER em WESCHLER (1993)

16 Processo Criativo Incubação: desenvolvimento insconciente KNELLER em WESCHLER (1993)

17 Processo Criativo Iluminação: momento da criação Verificação: crítica sobre a idéia KNELLER em WESCHLER (1993)

18 Habilidades Criativas Fluência: Flexibilidade: Originalidade: Elaboração: Sensibilidade para problemas: ALENCAR (1996) Quantidade de idéias Identificar soluções sob diferentes perspectivas Respostas incomuns Detalhamento, enriquecimento Capacidade para encontrar uma necessidade

19 Indivíduo criativo É difícil ser criativo em tudo: somos mais criativos em algumas coisas e menos em outras. Existem atributos encontrados em pessoas que se destacam por suas idéias criativas. Uma personalidade mais ou menos criativa é definida por vários fatores como a educação recebida na infância e um maior ou menos incentivo aos talentos natos.

20 Atributos da Personalidade Criativa Iniciativa e envolvimento na atividade realizada Otimismo x coragem para enfrentar os riscos Abertura à novas experiências e à ambigüidade. Persistência: capacidade de resistir às frustrações

21 Como desenvolver a criatividade? Através de exercícios... Tempestade de idéias (fluência): - Não há crítica nem julgamento - Quanto mais melhor - Elaborar idéias próprias e dos outros - Humor livre WESCHLER (1993)

22 Mais exercícios... Para estruturar idéias: técnica da teia de aranha Poluição Atmosférica Emissão de gases dos carros Emissão de vapores das fábricas Destruição da camada de ozônio Maior fiscalização dos órgãos de controle Penalida des altas Acabar com irregularidades Conscientização Educação Chuva ácida Comunidade Exigente Despoluição WESCHLER (1993)

23 Mais exercícios... Para a produção de idéias: SCAMCEA - Substituir - Combinar - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar - Modificar - Colocar outros usos - Eliminar - Arranjar WESCHLER (1993)

24 EX: estudar o lançamento de um novo produto - Substituir: outro material, nome, processo? - Combinar: combinar materiais, interesses do consumidor? - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar: quais as adaptações possíveis? Maior? Mais qualidade? Refazer uma sequência de utilização do produto? - Modificar: alterar cor, sabor, forma? - Colocar outros usos: outras utilidades? - Eliminar: reduzir tamanho, peso? - Arranjar: virar do avesso? colocar de perfil?

25 Exercício prático Produto atual: bola de futebol oficial Lançar um produto novo, que atenda as necessidades do consumidor - Substituir - Combinar - Adaptar/ Aumentar/ Arrumar - Modificar - Colocar outros usos - Eliminar - Arranjar

26 Criatividade na empresa Cenário atual das organizações: mudanças em ritmo acelerado, maior complexidade de tarefas, incertezas, globalização e intensa competição. Criatividade: elemento importante a ser cultivado no ambiente de trabalho

27 Criatividade e Inovação A inovação depende de uma conjunção de fatores para tornar-se realidade. INOVAÇÃO Recursos Materiais Conhecimento Idéias Criativas Motivação ALENCAR (1996) Vantagem Competitiva

28 Criatividade na empresa Para sobreviver e expandir-se as empresas necessitam: - diversificar produtos; - antecipar demandas do mercado; - melhorar a qualidade de produtos; - recrutar e reter talentos.

29 Estímulo à criatividade na empresa - autonomia: grau de liberdade para inovar - premiação x desempenho - abertura e apoio para novas idéias - equipes multidisciplinares - envolvimento pessoal

30 Barreiras à criatividade na empresa -centralização de decisões; -muitas regras e formalismos; -resistência a mudanças; -falta de recursos: humanos, financeiros, informações, tempo; - barreiras individuais: medo de correr riscos, insegurança, resistência à ambiguidade, inflexibilidade. Apresentado por Martha Bambini em 22/07/2005

31 Exercício Ingredientes da criatividade Pode ser... uma receita de bolo... um poema... o que você quiser... uma fórmula matemática...

32 Obrigada pela atenção!


Carregar ppt "CURSO DE ENFERMAGEM 7º PERÍODO PROCESSOS CRIATIVOS E INOVAÇÃOES EM ENFERMAGEM PROF.º Julio C.V.Nova COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google