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As Políticas e Ações de Livro e Leitura

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Apresentação em tema: "As Políticas e Ações de Livro e Leitura"— Transcrição da apresentação:

1 As Políticas e Ações de Livro e Leitura
do MEC Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação Foto: João Bittar Brasília, 7 de outubro de 2009

2 PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA E AS AÇÕES DO MEC
Eixo 1 - Democratização do acesso Fortalecimento das bibliotecas escolares e espaços de leitura nas escolas Distribuição de livros gratuitos e em formatos acessíveis Eixo 2 – Fomento à leitura e à formação de mediadores Formação de professores na área da leitura Realização de estudos nas áreas do livro e da leitura Publicação de materiais para formação de professores

3 PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA E AS AÇÕES DO MEC
Eixo 3 – Valorização da leitura e comunicação Campanhas institucionais de valorização da leitura Realização de seminários sobre o livro e a leitura Eixo 4 – Desenvolvimento da economia do livro Programas de distribuição, circulação e consumo de bens de leitura

4 O QUE É LEITURA? Concepção ampla, que extrapola os limites do texto escrito, embora o suporte livro ainda seja prioridade. Leitura como prática sociocultural deve, pois, estar inserida em um conjunto de ações sociais e culturais e não exclusivamente escolarizadas. Extrapola o âmbito da escola, mas não pode prescindir dela. Leitura em vários suportes e a partir de vários códigos: cinema, música, teatro, fotografia e outros além da literatura. Binômio entre leitura e escrita. Democratização do acesso a bens culturais e sociais.

5 AÇÕES DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE LEITORES
1. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2. Publicações: Revista LeituraS Kit de Formação de Leitores – três documentos PNBE: pesquisa sobre leitura e biblioteca nas escolas públicas brasileiras Coleção Explorando o Ensino: Leitura e Literatura 3. Programa Nacional Biblioteca do Professor 4. Formação continuada de professores e mediadores de leitura 5. Pesquisa Comparativa Argentina, Brasil, Chile e México

6 PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA
Integra a Política de Formação de Leitores Retoma a biblioteca escolar como foco de ação Acervos de uso coletivo voltados para a ampliação das bibliotecas e espaços de leitura Atendimento universal das escolas de educação básica

7 PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA
1. Atendimento do Programa: instituições de EDUCAÇÃO INFANTIL e escolas de ENSINO FUNDAMENTAL e de ENSINO MÉDIO 2. Distribuição de livros de literatura dos seguintes tipos e gêneros textuais: poemas contos, crônicas, teatro, texto de tradição popular romance memória, diário, biografia, ensaio obras clássicas histórias em quadrinhos

8 PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA
Por meio do PNBE foram selecionadas e distribuídas obras de literatura, de diversos gêneros, de acordo com a seguinte sistemática: em 2006, foram atendidas as escolas dos anos iniciais do EF; em 2007 e 2009, foram atendidas as escolas dos anos finais do EF; em 2008, pela primeira vez, as instituições de educação infantil (4 e 5 anos) foram contempladas com acervos do PNBE, além das escolas dos anos iniciais do EF; em 2010, pela primeira vez, as instituições de educação infantil (0 a 3 e 4 e 5) serão atendidas, além dos anos iniciais do EF e a EJA. Ocorrerá, ainda, a distribuição de obras em formatos acessíveis.

9 PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA
Critérios de seleção das obras: Qualidade literária do texto Adequação temática Projeto gráfico Foto: João Bittar

10 PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA
ALUNOS ESCOLAS LIVROS FINANCEIRO PNBE 1998 20.000 ,00 PNBE 1999 36.000 ,00 PNBE 2000 18.718 ,00 PNBE 2001 ,60 PNBE 2002 ,00 PNBE 2003 ,00 PNBE 2005 ,00 PNBE 2006 46.700 ,56 PNBE 2008 (EI) 85.179 ,30 PNBE 2008 (EF) ,72 PNBE 2008 (EM) 17.049 ,48 Fonte: MEC/FNDE

11 Revista LeituraS Publicação que tem como objetivo divulgar os trabalhos de promoção da leitura desenvolvidos por escolas públicas e sistemas de ensino. Além disso, apresenta entrevistas com autores, ilustradores, professores; orientações didáticas para o trabalho com a literatura e artigos relacionados ao mundo das leituras.

12 KIT POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE LEITORES
É composto por três documentos: Por uma Política de Formação de Leitores Biblioteca na Escola Dicionários em Sala de Aula

13 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MEDIADORES DE LEITURA
Pró-letramento - é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. O Programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.

14 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MEDIADORES DE LEITURA
GESTAR - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – é um programa de formação continuada, destinado aos professores da 5ª a 8ª série (do 6º ao 9º ano) do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O programa é um conjunto de ações pedagógicas, que incluem discussões sobre questões prático-teóricas.

15 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
1. Atendimento do Programa: todas as escolas de ENSINO FUNDAMENTAL e de ENSINO MÉDIO 2. Abrange a distribuição de: livros didáticos acervos complementares dicionários periódicos

16 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
Ensino fundamental de 9 anos – atendimento das crianças de seis anos. Segundo o edital para o PNLD 2010, “caberá a esses primeiros anos: 1) inserir a criança como sujeito pleno no universo escolar e, portanto, levá-la a compreender o funcionamento particular da escola, num processo que não poderá desconhecer nem a singularidade da infância, nem a lógica que organiza o seu convívio social imediato; 2) garantir o seu acesso qualificado ao mundo da escrita e à cultura letrada em que vivemos, sem no entanto desconsiderar sua cultura de origem; 3) desenvolver na criança a autonomia progressiva nos estudos.”

17 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
Ano de escolaridade Tipo de obra Componente curricular 1º ano e 2º ano Coleções definidas por componente curricular, cada uma com um livro consumível para o ano em questão. 1) Letramento e Alfabetização Lingüística 2) Alfabetização Matemática Coleções definidas por componente curricular, cada uma com um livro não- consumível para o ano em questão Ciências, História e Geografia 3º ano 4º ano 5º ano Ciências, Língua Portuguesa, História, Matemática e

18 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO ACERVOS COMPLEMENTARES
Essas obras se configuram como instrumento eficaz de apoio: ao processo de alfabetização e de formação do leitor; ao ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares; ao acesso do aluno ao mundo da escrita e à cultura letrada. Ano de escolaridade Tipo de obras Áreas do conhecimento 1º e 2º anos Obras complementares cujos conteúdos contemplem as diferentes áreas do conhecimento. Ciências da Natureza e Matemática, Ciência Humana, Linguagens e Códigos.

19 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO ACERVOS COMPLEMENTARES
Composto por obras com as seguintes características: aborde ludicamente, mas com objetivos pedagógicos, conteúdos de interesse para esse nível de escolarização; recorra a projetos editoriais capazes de motivar o interesse e despertar a curiosidade de crianças dessa faixa etária; use linguagem verbal e recursos gráficos adequados a alunos em fase inicial do processo de alfabetização; seja, por esse conjunto de características, capaz de colaborar com esse nível do ensino-aprendizagem, especialmente em situações de sala de aula.

20 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DICIONÁRIOS
Dicionários especialmente voltados para o nível de domínio do código escrito e para as possibilidades de uso no ensino fundamental. Dicionários de tipo 1 Número de verbetes: mínimo de 1000 e máximo de 3000. Proposta lexicográfica adequada à introdução do alfabetizando ao gênero dicionário. Dicionários de tipo 2 Número de verbetes: mínimo de 3.500, máximo de Proposta lexicográfica adequada a alunos em fase de consolidação do domínio da escrita. Dicionários de tipo 3 Número de verbetes: mínimo de e máximo de

21 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO ENSINO MÉDIO
O Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio distribui livros didáticos de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, História e, em 2009, também de Física e Geografia. No PNLD 2012, serão distribuídas obras didáticas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol).

22 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO Ano do PNLD (Ano letivo)
Ano de aquisição Ano do PNLD (Ano letivo) Alunos Beneficiados Escolas Beneficiadas FÍSICO Financeiro Livros Dicionários 1995 1996 ,00 1997 ,00 1998 ,00 1999 ,00 2000 ,00 2001 ,00 2002 ,00 2003 ,00 2004 ,00 2005 ,00 2006 ,00 2007 ,98 2008 ,00 FONTE: MEC/FNDE

23 Ministério da Educação Secretaria da Educação Básica Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica Coordenação-geral de Materiais Didáticos

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