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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica POLÍTICA.

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1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA Ministério da Educação da Educação Brasília, 16 de abril de 2009.

2 O que é a Política de Formação de Leitores? Proposta de ação pública e articulada entre os entes federados que tem como objetivo proporcionar melhores condições de inserção dos alunos das escolas públicas na cultura letrada no momento de sua escolarização, tendo em vista a formação de leitores e o estímulo à leitura.

3 Por que uma Política de Formação de Leitores? A instituição de uma política de formação de leitores é condição básica para que o poder público possa atuar sobre a democratização das fontes de informação, sobre o fomento à leitura e à formação de alunos e professores leitores.

4 Processo de construção da Política de Formação de Leitores Discussão preliminar do documento em 10 Seminários Regionais, realizados em 2005, com a participação de secretários municipais e estaduais. Realização de pesquisa avaliativa sobre o impacto do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), disponível na página do MEC.

5 Concepção ampla, que extrapola os limites do texto escrito, embora o suporte livro ainda seja prioridade. Leitura como prática sociocultural deve, pois, estar inserida em um conjunto de ações sociais e culturais e não exclusivamente escolarizadas. Extrapola o âmbito da escola, mas não pode prescindir dela. O que é leitura ?

6 Leitura em vários suportes e a partir de vários códigos: cinema, música, teatro, fotografia e outros além da literatura. Binômio entre leitura e escrita. Democratização do acesso a bens culturais e sociais. O que é leitura ?

7 Ações da Política de Formação de Leitores Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) Publicação de Periódico – Revista LeituraS Kit de Formação de Leitores – 03 documentos Formação continuada de professores e mediadores de leitura Publicação e distribuição da pesquisa PNBE

8 Programa Nacional Biblioteca da Escola Integra a Política de Formação de Leitores Retoma a biblioteca escolar como foco de ação Acervos de uso coletivo voltados para a ampliação das bibliotecas e espaços de leitura Atendimento universal das escolas de educação básica

9 1. Atendimento do Programa Instituições de EDUCAÇÃO INFANTIL e escolas de ENSINO FUNDAMENTAL e de ENSINO MÉDIO 2. Distribuição de livros de literatura dos seguintes tipos e gêneros textuais: Poemas Contos, crônicas, teatro, texto de tradição popular Romance Memória, diário, biografia, ensaio Obras clássicas Histórias em quadrinho Programa Nacional Biblioteca da Escola

10 Em 2008, pela primeira vez, os alunos da educação infantil foram contemplados com acervos do PNBE: foram distribuídos acervos de 20 livros, de acordo com o número de alunos matriculados. Em 2009, serão atendidos os alunos do segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio. Foram selecionadas 600 obras. A distribuição começará em julho de Para 2010, serão selecionadas obras a educação infantil, séries/anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Todas em formatos acessíveis. Programa Nacional Biblioteca da Escola

11 O PNBE distribuiu, em 2007, para o Ensino Médio, acervos compostos por 139 obras, entre literatura e referência, nas áreas de: Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Humanas; Linguagem e Códigos A distribuição foi feita por faixa de matrícula: até 500 alunos = 1 acervo (139 títulos) de 501 a alunos = 2 acervos (278 títulos) acima de alunos = 3 acervos (417 títulos)

12 Programa Nacional Biblioteca da Escola PROGRAMAALUNOSESCOLASLIVROSFINANCEIRO PNBE ,00 PNBE ,00 PNBE ,00 PNBE ,60 PNBE ,00 PNBE ,00 PNBE ,00 PNBE ,56 PNBE 2008 (EI) ,30 PNBE 2008 (EF) ,72 PNBE 2008 (EM) ,48 Fonte: MEC/FNDE

13 LeituraS Publicação que tem como objetivo divulgar os trabalhos de promoção da leitura desenvolvidos por escolas públicas e sistemas de ensino. Além disso, apresenta entrevistas com autores, ilustradores, professores; orientações didáticas para o trabalho com a literatura e artigos relacionados ao mundo das leituras. Revista

14 Kit Política de Formação de Leitores É composto por três documentos: 1.Por uma Política de Formação de Leitores 2.Biblioteca na Escola 3.Dicionários em Sala de Aula

15 1. Atendimento do Programa: Todas as escolas de ENSINO FUNDAMENTAL e de ENSINO MÉDIO 2. Abrange a distribuição de: Livros didáticos Acervos complementares Dicionários Periódicos Programa Nacional do Livro Didático

16 Ensino fundamental de 09 anos – atendimento das crianças de seis anos. Segundo o edital para o PNLD 2010, caberá a esses primeiros anos: 1) inserir a criança como sujeito pleno no universo escolar e, portanto, levá-la a compreender o funcionamento particular da escola, num processo que não poderá desconhecer nem a singularidade da infância, nem a lógica que organiza o seu convívio social imediato; 2) garantir o seu acesso qualificado ao mundo da escrita e à cultura letrada em que vivemos, sem no entanto desconsiderar sua cultura de origem; 3) desenvolver na criança a autonomia progressiva nos estudos. Programa Nacional do Livro Didático

17 Ano de escolaridade Tipo de obraComponente curricular 1º ano e 2º ano Coleções definidas por componente curricular, cada uma com um livro consumível para o ano em questão. 1) Letramento e alfabetização lingüística 2) Alfabetização matemática 2º anoColeções definidas por componente curricular, cada uma com um livro não- consumível para o ano em questão Ciências, História e Geografia 3º ano 4º ano 5º ano Coleções definidas por componente curricular, cada uma com um livro não- consumível para o ano em questão Ciências, Língua Portuguesa, História, Matemática e Geografia Programa Nacional do Livro Didático

18 Estas obras se configuram como instrumento eficaz de apoio: ao processo de alfabetização e de formação do leitor; ao ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares; ao acesso do aluno ao mundo da escrita e à cultura letrada. Ano de escolaridade Tipo de obrasÁreas do conhecimento 1º e 2º anosObras complementares cujos conteúdos contemplem as diferentes áreas do conhecimento. Ciências da Natureza e Matemática, Ciência Humana, Linguagens e Códigos. Programa Nacional do Livro Didático – Acervos complementares

19 Composto por obras com as seguintes características: aborde ludicamente, mas com objetivos pedagógicos, conteúdos de interesse para esse nível de escolarização; recorra a projetos editoriais capazes de motivar o interesse e despertar a curiosidade de crianças dessa faixa etária; use linguagem verbal e recursos gráficos adequados a alunos em fase inicial do processo de alfabetização; seja, por esse conjunto de características, capaz de colaborar com esse nível do ensino-aprendizagem, especialmente em situações de sala de aula. Programa Nacional do Livro Didático – Acervos complementares

20 Programa Nacional do Livro Didático – Dicionários Dicionários especialmente voltados para o nível de domínio do código escrito e para as possibilidades de uso no ensino fundamental. Dicionários de tipo 1 Número de verbetes: mínimo de 1000 e máximo de Proposta lexicográfica adequada à introdução do alfabetizando ao gênero dicionário. Dicionários de tipo 2 Número de verbetes: mínimo de 3.500, máximo de Proposta lexicográfica adequada a alunos em fase de consolidação do domínio da escrita. Dicionários de tipo 3 Número de verbetes: mínimo de e máximo de

21 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – ENSINO MÉDIO O Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio distribui livros didáticos de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, História e, em 2009, também de Física e Geografia. No PNLD 2012, serão atendidas todas as disciplinas para esta etapa de ensino.

22 Ano de aquisição Ano do PNLD (Ano letivo) Alunos Beneficiados Escolas Beneficiadas FÍSICO Financeiro LivrosDicionários , , , , , , , , , , , , ,00 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO FONTE: MEC/FNDE

23 Ministério da Educação Secretaria da Educação Básica Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos


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