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Teorias da Administração

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Apresentação em tema: "Teorias da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias da Administração
Antonio de Lima Ribeiro Capa da Obra 2ª edição |2009|

2 Teorias da Administração
Capa da Obra Teorias da Administração Antonio de Lima Ribeiro Mestre em Educação e MBA em Marketing estratégico pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Trabalhou como executivo em empresas de grande porte, como Petrobras, BNDES e Fleischmann Royal/Nabisco (atual Kraft Foods). Recebeu, nos Estados Unidos, o prêmio Richard Thoman/Nabisco por qualidade de gestão e foi destaque em Administração e Consultoria pelo CRA-RJ. Possui mais de 20 anos de experiência como conferencista e professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições. Atualmente, dirige uma consultoria de Melhoria de Gestão. Contato com o autor:

3 Teorias da Administração
Capa da Obra Teorias da Administração O livro chega à segunda edição ainda mais completo e atualizado. A abordagem didática e moderna dos principais tópicos da matéria facilita a compreensão e torna o aprendizado ainda mais prazeroso. Da mesma forma que assuntos da atualidade são tratados, como globalização, planejamento estratégico e gestão estratégica de recursos, temas essenciais para o entendimento da evolução da administração não foram esquecidos, como a Administração Científica e as principais escolas de pensamento. Além disso, os capítulos são permeados por exemplos práticos, questões para estudo e dicas de sites para melhor entendimento do assunto. Tudo isso faz da obra instrumento essencial de consulta para estudantes de graduação e pós-graduação em administração, além de docentes e administradores. Este livro pode ser utilizado na disciplina Teoria Geral de Administração.

4 Capítulo 7 Escola Burocrática

5 Origens da Escola Burocrática
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Origens da Escola Burocrática As origens desta escola são provenientes do antagonismo entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, que não conseguiam apresentar uma visão geral da organização – a burocracia surge da necessidade de criar um modelo organizacional que considerasse todos os aspectos organizacionais, fossem eles humanos ou estruturais.

6 Visão de Max Weber sobre a burocracia na organização
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Visão de Max Weber sobre a burocracia na organização Weber é considerado o pai da teoria da burocracia, cujo sentido não é aquele atribuído pejorativamente pela sociedade, ele considerava a burocracia um sistema ou modelo em que a estrutura é organizada por normas escritas visando racionalidade e igualdade de tratamento de todos os casos e situações.

7 A burocracia ideal de Weber
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra A burocracia ideal de Weber Divisão de trabalho. Hierarquia de autoridade. Seleção formal. Regas e regulamentos formais. Impessoalidade. Orientação de carreira.

8 Objetivo da burocracia na organização
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Objetivo da burocracia na organização Visa atingir certas consequências desejadas, dentre elas a previsibilidade do comportamento das pessoas dentro da organização, ou seja, uma certa padronização do desempenho humano, buscando alcançar a máxima eficiência da organização.

9 Tipos de sociedade apresentados
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Tipos de sociedade apresentados por Weber Tradicional: características patriarcais, patrimonialistas, como a família, o clã etc. Carismática: características místicas, arbitrárias e personalísticas, partidos políticos, nações revolucionárias. Legal, racional ou burocrática: normas impessoais, racionalidade, nas grandes empresas, nos exércitos etc.

10 Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Teoria da autoridade Para cada tipo de sociedade, teremos o correspondente tipo de autoridade, que, segundo Weber, é a probabilidade de ser obedecido dentro de determinado grupo, portanto, há três tipos de autoridade legítima – Carismática; Tradicional; e Legal, racional ou burocrática.

11 Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra A autoridade racional está presente em todas sociedades modernas e que se agrupam em 3 categorias: Formalidade s Impessoalidade Profissionalismo

12 Opinião de Robert K. Merton sobre o modelo burocrático weberiano
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Opinião de Robert K. Merton sobre o modelo burocrático weberiano Passou a diagnosticar e caracterizar as disfunções desse modelo e notou que, em lugar da máxima eficiência pretendida, tais disfunções levavam à ineficiência da organização.

13 Disfunções que levavam a ineficiência das organizações:
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Disfunções que levavam a ineficiência das organizações: Despersonalização do relacionamento entre os participantes; Uso da categorização como técnica do processo decisório; Excesso de formalismo e de papelada; Exibição de sinais de autoridade;

14 Disfunções que levavam a ineficiência das organizações:
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra cont... Disfunções que levavam a ineficiência das organizações: Alta conformidade em relação às regras e regulamentos da organização; Propensão dos participantes a se defenderem de pressões externas; Resistências a mudanças; e Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público.

15 Algumas vantagens da burocracia:
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Algumas vantagens da burocracia: Maior eficiência s Atendimento padronizado Divisão do trabalho Impessoalidade no relacionamento Hierarquia da autoridade

16 Algumas desvantagens da burocracia:
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Algumas desvantagens da burocracia: Ineficiência s Excesso de formalismo Excesso de documentos (papéis/arquivos) Despersonalização do relacionamento Decisões muito padronizadas

17 Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Processo decisório No sistema burocrático, as decisões estão centralizadas no topo da hierarquia – as regras têm prioridade sobre o conteúdo tratado.

18 Consequências das disfunções dos ambientes burocráticos:
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Consequências das disfunções dos ambientes burocráticos: O sistema se fecha, voltando-se para si mesmo e gerando regras para beneficiar o próprio grupo; Os funcionários limitam-se a cumprir normas e regras, sem nenhum esforço particular. O exterior é visto como ameaça e a organização age em defesa própria. Verifica-se o distanciamento dos objetivos básicos e conflitos de atendimento, gerando insatisfação popular.

19 Desburocratizando a empresa
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Desburocratizando a empresa As medidas para desburocratizar estão sempre na pauta de prioridades, para que a empresa se veja aliviada dos excessos – a melhor forma de desburocratizar é delegar poder decisório aos subordinados.

20 Os maiores obstáculos à eliminação
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Os maiores obstáculos à eliminação das filas são: Custo dos investimentos para melhorar a operação; Falta de espaço; Indolência de profissionais; e Mentalidade burocrática.

21 Regras para melhorar o atendimento e eliminar filas
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Regras para melhorar o atendimento e eliminar filas Acesso Coloque o serviço no local de mais fácil acesso. Equipamentos Fazem trabalho mais rápido que pessoas (e, às vezes, mais preciso). Material Tenha todo o material necessário à mão. Instruções Os atendentes devem receber instruções e treinamento-padrão.

22 Regras para melhorar o atendimento e eliminar filas
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Cont... Regras para melhorar o atendimento e eliminar filas Horários Precisam ser adequados ao volume de usuários e ao número de atendentes. Monitoramento Acompanhe a fila, orientando os dados e as informações ao usuário, para agilizar.

23 Sobre a organização informal
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Sobre a organização informal A extrema rigidez vem obrigar as pessoas a organizarem-se de forma mais flexível – a organização informal surge como derivação do sistema burocrático após a constatação da impossibilidade de impor padrões de comportamento humano dentro de uma organização.

24 Críticas sobre a Escola Burocrática
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra Críticas sobre a Escola Burocrática Umas das principais é o excessivo racionalismo existente na organização de tipo burocrático, que desconsidera a natureza organizacional, procurando racionalizar tudo e todos, e não considera o ambiente em que se insere, vendo-a como um sistema fechado.

25 A burocracia pode ser um risco para a empresa
Capítulo 7 Escola Burocrática Capa da Obra A burocracia pode ser um risco para a empresa A burocracia é uma forma de administração sujeita ao exagero de regulamentos e controles, que podem tornar o sistema ineficiente em relação aos objetivos a alcançar. Risco para a empresa


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