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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

2 EMENTA Sistemas Produtivos – Objetivos, evolução, conceitos e tipologia; Visão Geral dos Sistemas de Produção e Operações; Orientações Produtivas; PCP – Planejamento de Controle da Produção; PCP – Planejamento da Produção; PCP – Capacidade e Sequenciamento da Produção; Produtividade – Dimensionamento da Capacidade Produtiva; Produtividade – Cargas de Máquinas e de Mão de Obra; Produtividade – Exercitando Cálculos de Carga; Modelos de Estoque de Reservas – Análise dos Estoques; Introdução a Sistemas de Automação – MRP e MRP II; Introdução a Sistemas de Automação – Just in Time; Introdução a Sistemas de Automação – OPT (Optimized Production Technology); Introdução a Sistemas de Automação – ERP (Enterprise Planning Resources); Gestão da Qualidade.

3 APRESENTAÇÃO Até a década de 1970 a indústria brasileira se concentrava nas regiões Sul e Sudeste; A partir da década de 1980, houve um grande avanço no desenvolvimento industrial brasileiro; Atualmente as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste participam significativamente da conjuntura produtiva do país; Grande procura por profissionais qualificados na área da produção industrial;

4 (OBJETIVOS, EVOLUÇÃO, CONCEITOS E TIPOLOGIA)
SISTEMA PRODUTIVO (OBJETIVOS, EVOLUÇÃO, CONCEITOS E TIPOLOGIA)

5 OBJETIVOS DOS SISTEMAS PRODUTIVOS
A gestão da produção define a maneira pela qual as empresas deverão produzir seus bens e serviços de modo eficiente e eficaz; Tudo que consumimos (bens e serviços), é concebido através de processos produtivos; A gestão da produção é responsável pelo gerenciamento de recursos e processos para a produção de bens e serviços que visam atender as necessidades e os desejos dos clientes.

6 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS
Evolução da humanidade através das inovações dos processos produtivos ao longo da história; No início, o processo produtivo era caracterizado pelo artesanato; Os profissionais desenvolveram fortes características empreendedoras que permitiam administrar suas próprias oficinas; A produção artesanal é considerada a primeira forma de produção organizada, com prazos de entrega, especificações preestabelecidas e preços fixos por encomenda; Como desvantagem da produção artesanal podemos citar os altos custos de produção e a falta de padronização dos produtos;

7 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS
Revolução Industrial: Motores a vapor substituíram a produção artesanal ; Grandes fábricas produtoras de artefatos de aço e ferro; Desenvolvimento de economias de escala e o estabelecimento de unidade fabris; A Revolução Industrial, trouxe novos conceitos de produção como: Padronização de produtos; Padronização dos processos de fabricação; Treinamento e habilitação da mão de obra; Criação e desenvolvimento dos quadros gerenciais e supervisão; Desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle de produção.

8 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS
Frederick Taylor desenvolveu no final do século 19 estudos ligados a eficiência para aumentar a produtividade, ou seja, fazer mais com menos recursos; Taylor criou a administração científica, que consiste em quebrar as tarefas em subtarefas para tornar o processo produtivo mais eficiente. Em 1910 Henry Ford, desenvolveu os princípios da produção em massa utilizando os conceitos de Taylor, criando as linhas de montagem em série; Ford produziu produtos padronizados, mas com pouca variedade; Criou uma das maiores indústrias automobilística do mundo.

9 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS
Características da produção em massa: Linha de montagem; Posto de trabalho; Estoques intermediários; Arranjo físico ou Layout; Produtos em processo; Manutenção Preventiva.

10 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS
FORD MODELO T

11 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS
LINHA DE PRODUÇÃO

12 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS
Em 1927 a General Motors utilizou os mesmos conceitos de linha de montagem, mas aumentou a variedade dos produtos; Passou a dominar o mercado oferecendo automóveis com cores e modelos variados, a preços pouco maiores que Ford; Com o passar dos anos este modelo de produção passou a apresentar deficiências como: Criação de grandes estoques; Altos índices de desperdício. Nos anos de 1950, surge Sistema Toyota de produção, capaz de suprir as necessidades de uma ampla variedade de produtos com qualidade assegurada, produção de acordo com a demanda e redução de custos.

13 EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS
BASES DOS SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO: Eliminação de desperdícios; Células de Produção; Fluxo de nivelamento de produção; Melhoria contínua; Produção enxuta; Just in Time - sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata; Kanban - Significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria; Benchmarking - Significa a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior.

14 CONCEITOS A produção é um fator central para a Organização, pois produz bens e serviços que são a razão de sua existência; Todas as outras áreas da Organização estão ligadas de alguma forma com a produção; A função da produção tem como objetivo principal o uso eficiente dos recursos para a produção de bens e serviços para satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes; A gestão da produção deve ajudar a organização na busca de vantagens competitivas e sobrevivência a longo prazo da Organização.

15 CONCEITOS PRODUÇÃO ATIVIDADES IGREJA UNIVERSIDADE FABRICANTE DE MÓVEIS
Marketing Convocação dos fiéis Desenvolvimentos de folhetos explicativos e despacho pelo correio Propaganda e determinação de política de preço e vendas Contabilidade e Finanças Contabilização de contribuições e administração de recursos Pagamento de profissionais e monitoramento dos gastos Pagamento de profissionais e fornecedores e orçamentos Desenvolvimento de produtos e serviços Busca do significado da existência Desenvolvimento de novos cursos e de programas de pesquisa Design de novos móveis e coordenação de cores e tendências da moda PRODUÇÃO Celebrações como casamentos, missas batizados Transmissão de conhecimento e condução de pesquisas Fabricação de componentes e montagem dos móveis Recursos Humanos Treinamento de padres, pastores Treinamento de funcionários e avaliação de desempenho Recrutamento e treinamento de funcionários. Compras Compra de material de consumo e desenvolvimento de fornecedores Compra de material de consumo e compra de equipamentos Compra de matéria prima, madeira, tecidos para forração, etc...

16 CONCEITOS Responsabilidades diretas da produção:
Entender os objetivos estratégicos da produção, saber o que está se buscando atingir (metas e objetivos) Desenvolvimentos de um conjunto de princípios que orientam as tomadas de decisão em decisão ao cumprimento dos prazos; Elaboração de um projetos de produtos,serviços e processos; Planejamento e controle da produção; Responsabilidades indiretas da produção: Informar as demais áreas da Organização, sobre oportunidades e restrições da capacidade instalada de produção; Discutir com as demais áreas sobre os planos de produção; Encorajar as demais áreas a contribuir com sugestões para que a função da produção possa prestar um melhor serviço a estas áreas.

17 VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Sistema – Qualquer coleção de interação de elementos que funciona para alcançar um objetivo comum que evolui no tempo: Componentes do sistema: Fronteiras – Limites do sistema que podem ter existência física ou apenas uma delimitação imaginária para efeito de estudo; Subsistemas – Elementos que compõe o sistema; Entradas – Representam os insumos (recursos a serem transformados, como as matérias-primas e mais os recursos transformadores como a mão de obra, o capital, as máquinas, os equipamentos, as instalações, etc.; Processamento – São as atividades desenvolvidas pelos subsistemas que interagem entre si para converter entradas em saídas; Saídas – São os insumos transformados em manufaturas; Retroalimentação (Feedback) – São as influências que as saídas exercem sobre as entradas para ajusta-las ao funcionamento do sistema.

18 MODELO DE TRANSFORMAÇÃO
Qualquer operação produz bens ou serviços, ou um misto dos dois, e faz isso por um processo de transformação

19 VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Produção – Definida como um processo que permite a transformação de algum insumo num determinado produto ou serviço. Os três tipos de produção: Primária ou extrativista Secundária ou de transformação; Terciária ou prestadora de serviço.

20 COMPONENTES DO SISTEMA DE PRODUÇÃO
São compostos de elementos (peças, máquinas, mão de obra, etc.) e as relações entre eles; O elemento pode ser associado a um conjunto de atributos mensuráveis pertinentes ao fim para qual foi previsto o referido elemento, estes atributos podem ser constantes ou variáveis: Atributos constantes – Definem a natureza perene do elemento, tais como tipo, características, dimensões, etc.; Atributos variáveis – São os que evoluem com o tempo (estado de ocupação de uma máquina, período de parada, etc..

21 TIPOLOGIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
O sistema de produção é a maneira pela qual a empresa organiza seus órgãos e realiza suas operações de produção, adotando uma interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que as matérias-primas saem do almoxarifado até chegar ao depósito de produto acabado. Sua tipologia envolve três sistema de produção tradicionais: Sistema de Produção sob encomenda: É o sistema de produção utilizado em que a empresa produz somente após ter recebido o pedido. A empresa oferece ao mercado, mas sem tê-lo para pronta entrega. Exemplos: produção de navios, geradores e motores de grande porte, construção civil, etc.. Apresenta as seguintes características: Cada produto é único e específico; Cada produto exige uma variedade de máquinas e equipamentos; Cada produto exige uma variedade de produtos especializados; Cada produto tem uma data definida de entrega; É difícil fazer previsões de produção.

22 TIPOLOGIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
b) Sistema de Produção em lotes: É o sistema em que as empresas produzem uma quantidade limitada de um produto de cada vez (que é o lote de produção). Cada lote é dimensionado para atender um determinado volume de vendas previsto. Aqui a produção é feita de forma antecipada ao mercado, garantido mais independência e flexibilidade na programação, exige manutenção de estoque de produto pronto. Exemplos: indústrias têxteis, cerâmica, eletrodomésticos, motores elétricos, brinquedos, etc. Apresenta as seguintes características: A fábrica é capaz de produzir produtos diferentes com diferentes características; As máquinas são agrupadas em baterias do mesmo tipo; Em cada lote de produção as máquinas e ferramentas devem ser modificadas, adaptadas e arranjadas para atender os diferentes produtos; Utilização regular e plana da mão de obra sem grandes picos; Exige grandes áreas de estocagem de produtos acabados e um grande estoque de materiais em processamento; Impõe a necessidade de um plano de produção bem feito e que possa integrar novos lotes à medida que outros sejam completados;

23 TIPOLOGIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
c) Sistema de Produção contínua: Utilizado por empresas que produzem determinado produto, sem modificações, por um longo período de tempo. O ritmo de produção é acelerado e como o produto é sempre o mesmo, o processo não sofre mudanças, e assim, pode ser aperfeiçoado continuamente. Exemplos: indústria de papel e celulose, cimento, energia elétrica, água tratada. Apresenta as seguintes características: O produto é mantido em produção durante longo período de tempo sem modificação; A produção contínua facilita o planejamento detalhado; Exige máquinas e ferramentas altamente especializadas e dispostas em formação linear e sequencial; Como o produto é produzido em enormes quantidades ao longo do tempo, os custos associados podem ser depreciados num período mais longo (menor custo de produção); Facilita as ações corretivas e também a verificação diária do rendimento; O sucesso depende totalmente do planejamento detalhado que deve ocorrer antes da produção iniciar um novo produto;

24 TIPOLOGIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO EM SERVIÇOS
Serviços profissionais: Clientes despendem tempo no serviço; Flexibilidade; Autonomia na linha de frente; Baseados em pessoas, não em equipamentos; Ênfase no processo, não no produto. Exemplos: consultores, advogados, arquitetos, serviços na área de TI; Serviços de massa: Baseados em equipamentos; Orientados para o produto; Mais retaguarda do que linha de frente; Divisão do trabalho; Procedimentos pré-estabelecidos. Exemplos: supermercados, aeroportos, livrarias, emissora de televisão, serviço público;

25 TIPOLOGIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO EM SERVIÇOS
Lojas de serviços: Número de clientes médio; Média autonomia na linha de frente; Combinação de atividades de retaguarda e linha de frente; Combinação de ênfase em processo e produto; Baseado em pessoas e equipamentos. Exemplos: bancos, shopping, aluguel de automóveis, restaurantes.

26 EXERCÍCIOS Explique a diferença entre o sistema produtivo de Ford, da GM e da Toyota. Descreva um sistema de produção de bens que caracterize: Processo contínuo; Processo em lote; Processo sob encomenda. Exemplifique as principais diferenças entre a produção de serviços e de bens. Explique como se deu o processo de transformação da produção artesanal para a industrial. Conceitue as responsabilidades diretas e indiretas da produção.

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