A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE – 3 ANO Professora: Daniele Ferreira

2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA TAYLORISMO X
TOYOTISMO. TAYLORISMO – (1856 – 1915) Conceito da Administração Científica – Frederick Taylor; Foco na Tarefa: especialização do operário, racionalização do trabalho, conseqüente: aumento da produtividade, Diminuição de custos com a produção, Aumento do lucro dos empresários, Torna-se possível o aumento dos salários, diminuição da carga horária, com dias e folga.

3 VÍDEO: YOUTUBE TEMPOS MODERNOS
CHARLES CHAPLIN

4 Teoria Taylorista – Frederick Taylor
Conhecido como pai da Administração científica. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas. O objetivo maior é o de aumentar a eficiência da produção, ou seja, tornar o nível operacional mais produtivo e consequentemente, mais lucrativo. Suas ideias começaram a ser divulgadas no Século XX . A Administração científica também contou com alguns outros fundadores, como: o casal Frank e Lilian Gilbreth, Henry Gant. Henry Ford costuma ser também considerado como um dos criadores deste modelo de administração, pelas medidas práticas ligadas a concepção teórica semelhante à de Taylor, que ele adotou em suas fábricas.

5 Teoria Taylorista – Frederick Taylor
Pode-se considerar que o fato mais marcante sobre sua contibuição à Teoria Científica, seja a publicação do Livro Princípios da Administração Científica, publicado em Sua proposta nesta obra é quanto a condução da administração de uma empresa ser similar a uma ciência. A ideia principal do livro é a racionalização do trabalho, ou seja, ênfase nas tarefas, criticando a Administração por incentivo e iniciativa (*). (*) Quando um trabalhador por iniciativa própria sugere ao patrão ideias que possam dar lucro à empresa, incentivando seu superior a dar-lhe uma recompensa ou uma gratificação pelo esforço demonstrado.

6 Teoria Taylorista – Frederick Taylor
Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e treiná-lo na função específica que iria desenvolver. Também propunha melhores salários, uma vez que os custos unitários com a produção diminuiriam.

7 Caracteriza-se pelo modo de organização da produção
TOYOTISMO Caracteriza-se pelo modo de organização da produção Capitalista com origem no Japão, resultante do pós- Guerra, quando o Páis se encontrava em um momento Desfavorável. O toyotismo foi criado na fábrica da TOYOTA, este modo de organização produtiva foi caracterizado como filosofia orgânica da produção Industrial, chamado modelo japonês, elaborado pelo japonês Taiichi, adquiriu projeção Global.

8 Caracteriza-se pelo just in time, onde o elemento principal
TOYOTISMO Caracteriza-se pelo just in time, onde o elemento principal é a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produção, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. O objetivo era de que a produção se desse exatamente no momento em que fosse demandada. Dessa forma, pretende-se que a QUALIDADE dos produtos seja a máxima possível. Essa é outra característica do modelo japonês: QUALIDADE TOTAL.

9 TOYOTISMO – JUST IN TIME

10 TEORIA TAYLORISTA X TOYOTISTA

11 CURIOSIDADE

12 QUAIS OS PRINCIPAIS NEGÓCIOS E SEGMENTOS É
POSSÍVEL E EFETIVA A UTILIZAÇÃO DO MODELO JIT

13 Dentre muitas empresas hoje no Brasil que
utilizam o JIT, podemos citar algumas em destaque no mercado: - Avon, Petrobrás, O Grupo Votorantim, Unilever, Embraer, Ford, Fiat, Gm, Nestlé.

14 Por Hoje é só! Até nossa próxima aula!


Carregar ppt "CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google