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Comunicação Organizacional. vídeo Vídeo1 Objetivo Identificar o emprego da Comunicação Social no contexto das organizações.

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Apresentação em tema: "Comunicação Organizacional. vídeo Vídeo1 Objetivo Identificar o emprego da Comunicação Social no contexto das organizações."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Organizacional

2 vídeo Vídeo1

3 Objetivo Identificar o emprego da Comunicação Social no contexto das organizações

4 Roteiro 1. Gestor de comunicação 2. Processo de planejamento de comunicação social 3. Públicos 4. Identificação dos stakeholders

5 Roteiro 1. Gestor de comunicação 2. Processo de planejamento de comunicação social 3. Públicos 4. Identificação dos stakeholders

6 - Função administrativa “Como função administrativa, as relações públicas, por meio de suas atividades específicas, visam atingir toda a organização, fazendo as articulações necessárias para maior interação entre setores, grupos, subgrupos etc.” (Margarida M. K. Kunsch) Funções do gestor

7 - Função estratégica “Assessorar os dirigentes, identificando problemas e oportunidades relacionadas com a comunicação e a imagem institucional da organização no ambiente social, avaliando como o comportamento dos públicos e da opinião pública pode afetar os negócios e a própria vida da organização.” (Margarida M. K. Kunsch) Funções do gestor

8 - Função estratégica Funções do gestor

9 - Função estratégica Funções do gestor

10 - Função estratégica Funções do gestor

11 - Função estratégica Funções do gestor

12 - Função estratégica Funções do gestor

13 - Função estratégica Funções do gestor

14 - Função estratégica Funções do gestor

15 - Função estratégica Funções do gestor

16 - Função mediadora “Não se trata, no caso da função mediadora, simplesmente de informar, prestar informações, mas de praticar a comunicação no seu verdadeiro sentido etimológico. Isto é, comunicar significa tornar comum, estabelecer comunhão, participar da comunidade, através de intercâmbio de informações.” (Margarida M. K. Kunsch) Funções do gestor

17 - Função mediadora Funções do gestor

18 - Função mediadora Funções do gestor

19 - Função política “... gerenciar problemas de relacionamentos internos e externos, surgidos ou provocados pelo comportamento de determinados públicos e/ou por certas decisões das organizações. E é no âmbito do poder micro e macro que tudo isso ocorre.” (Margarida M. K. Kunsch) Funções do gestor

20 - Função política Funções do gestor

21 - Função política Funções do gestor

22 - Função política Funções do gestor

23 - Função política Funções do gestor

24 - Função política Funções do gestor

25 - Função política Funções do gestor

26 - Função política Funções do gestor

27 vídeo Vídeo 2

28 Roteiro 1. Gestor de comunicação 2. Processo de planejamento de comunicação social 3. Públicos 4. Identificação dos stakeholders

29 1. Pesquisa 2. Planejamento 3. Implementação 4. Avaliação Etapas do planejamento

30 1. Pesquisa - Identificação e conhecimento da situação Etapas do planejamento

31 1. Pesquisa - Identificação e conhecimento da situação - Levantamento de dados Etapas do planejamento

32 1. Pesquisa - Identificação e conhecimento da situação - Levantamento de dados - Mapeamento e identificação dos públicos Etapas do planejamento

33 1. Pesquisa - Identificação e conhecimento da situação - Levantamento de dados - Mapeamento e identificação dos públicos - Análise da situação Etapas do planejamento

34 1. Pesquisa - Identificação e conhecimento da situação - Levantamento de dados - Mapeamento e identificação dos públicos - Análise da situação - Construção de diagnósticos Etapas do planejamento

35 2. Planejamento - Fixação de políticas de comunicação Etapas do planejamento

36 2. Planejamento - Fixação de políticas de comunicação - Definição de objetivos e metas Etapas do planejamento

37 2. Planejamento - Fixação de políticas de comunicação - Definição de objetivos e metas - Determinação de estratégias Etapas do planejamento

38 2. Planejamento - Fixação de políticas de comunicação - Definição de objetivos e metas - Determinação de estratégias - Proposição de planos, projetos e programas de ação Etapas do planejamento

39 2. Planejamento - Fixação de políticas de comunicação - Definição de objetivos e metas - Determinação de estratégias - Proposição de planos, projetos e programas de ação - Escolha e seleção dos meios de comunicação Etapas do planejamento

40 2. Planejamento - Fixação de políticas de comunicação - Definição de objetivos e metas - Determinação de estratégias - Proposição de planos, projetos e programas de ação - Escolha e seleção dos meios de comunicação - Elaboração de planos alternativos e emergenciais Etapas do planejamento

41 2. Planejamento - Fixação de políticas de comunicação - Definição de objetivos e metas - Determinação de estratégias - Proposição de planos, projetos e programas de ação - Escolha e seleção dos meios de comunicação - Elaboração de planos alternativos e emergenciais - Determinação dos recursos necessários Etapas do planejamento

42 2. Planejamento - Fixação de políticas de comunicação - Definição de objetivos e metas - Determinação de estratégias - Proposição de planos, projetos e programas de ação - Escolha e seleção dos meios de comunicação - Elaboração de planos alternativos e emergenciais - Determinação dos recursos necessários - Obtenção de apoio e aprovação da direção Etapas do planejamento

43 2. Planejamento - Fixação de políticas de comunicação - Definição de objetivos e metas - Determinação de estratégias - Proposição de planos, projetos e programas de ação - Escolha e seleção dos meios de comunicação - Elaboração de planos alternativos e emergenciais - Determinação dos recursos necessários - Obtenção de apoio e aprovação da direção - Orçamento Etapas do planejamento

44 3. Implantação - Correção de desvios Etapas do planejamento

45 3. Implantação - Correção de desvios - Controle e monitoramento Etapas do planejamento

46 3. Implantação - Correção de desvios - Controle e monitoramento - Divulgação para o público envolvido Etapas do planejamento

47 4. Avaliação - Estabelecimento de critérios de avaliação Etapas do planejamento

48 4. Avaliação - Estabelecimento de critérios de avaliação - Mensuração dos resultados

49 Etapas do planejamento 4. Avaliação - Estabelecimento de critérios de avaliação - Mensuração dos resultados - Relatório conclusivo

50 Roteiro 1. Gestor de comunicação 2. Processo de planejamento de comunicação social 3. Públicos 4. Identificação dos stakeholders

51 Públicos Vídeo 3

52 1. Conceito de público - “Público é qualquer grupo que tem interesse ou impacto real ou potencial sobre as condições de a empresa atingir seus objetivos.” (Philip Kotler) - “A presença de uma controvérsia, a oportunidade de discussão e o aparecimento de uma decisão ou opinião coletivas marcam as características do agrupamento elementar chamado de público.” (Cândido T. Andrade) Públicos

53 2. Mapeamento - “É preciso caracterizar propriamente os públicos, considerando sempre que: Públicos

54 2. Mapeamento - “É preciso caracterizar propriamente os públicos, considerando sempre que: - não existe a entidade “público”, pois público é um mito; Públicos

55 2. Mapeamento - “É preciso caracterizar propriamente os públicos, considerando sempre que: - não existe a entidade “público”, pois público é um mito; - não há um, mas vários públicos; Públicos

56 2. Mapeamento - “É preciso caracterizar propriamente os públicos, considerando sempre que: - não existe a entidade “público”, pois público é um mito; - não há um, mas vários públicos; - os assuntos criam seus próprios públicos; Públicos

57 2. Mapeamento - “É preciso caracterizar propriamente os públicos, considerando sempre que: - não existe a entidade “público”, pois público é um mito; - não há um, mas vários públicos; - os assuntos criam seus próprios públicos; - a natureza específica de uma empresa pode, normalmente, criar seus próprios públicos; Públicos

58 2. Mapeamento - “É preciso caracterizar propriamente os públicos, considerando sempre que: - não existe a entidade “público”, pois público é um mito; - não há um, mas vários públicos; - os assuntos criam seus próprios públicos; - a natureza específica de uma empresa pode, normalmente, criar seus próprios públicos; - organizações com propostas e objetivos similares têm públicos similares.” (Waldyr Gutierrez Fortes) Públicos

59 2. Mapeamento - Existem diversos interesses e grupos distintos. Assim sendo, para cada um deles deverão ser instituídas possibilidades para o fornecimento das informações indispensáveis a criação, conquista e permanência dos públicos. Nesse caso, listar os grupos e classificá-los como públicos é fator imprescindível.” (Waldyr Gutierrez Fortes) Públicos

60 2. Classificação dos públicos - Público interno - administração superior - empregados - familiares e dependentes - funcionários terceirizados Públicos

61 2. Classificação dos públicos - Público misto - investidores - fornecedores - intermediários - cooperados (Waldyr Gutierrez Fortes) Públicos

62 2. Classificação dos públicos - Público externo - comunidade - grupos organizados - sindicatos e entidades representativas - celebridades - escolas - imprensa em geral - governo - concorrentes e competidores - consumidores - países e grupos internacionais (Waldyr Gutierrez Fortes) Públicos

63 2. Classificação dos públicos - Público em potencial - “Proveniente da massa, o público em potencial é composto por aqueles pessoas ou grupos organizados que têm pouca ou nenhuma expectativa. Encontram-se adiante do público externo, a empresa não os conhece, e seus “componentes” mantêm um tipo de indiferença ou desconhecimento relativo à empresa.” (Waldyr Gutierrez Fortes) Públicos

64 Roteiro 1. Gestor de comunicação 2. Processo de planejamento de comunicação social 3. Públicos 4. Identificação dos stakeholders

65 1. Identificar os stakeholders da organização - “O termo stakeholder (parte interessada) é um trocadilho em língua inglesa com stockholder (acionista).” (Waldyr Gutierrez Fortes) Stakeholders

66 1. Identificar os stakeholders da organização - “Os atuais grupos de relacionamento das organizações passaram a se comportar como se fossem os ‘novos proprietários’ da empresa, os quais não compreendem somente os donos da companhia, investidores institucionais e individuais e credores, mas igualmente todos os indivíduos e grupos de interesse que exercem pressão sobre os procedimentos estratégicos das corporações e estão sujeitos a serem afetados de diferentes maneiras pelas decisões do comando das organizações.” (Waldyr G. Fortes) Stakeholders

67 1. Identificar os stakeholders da organização - “Os stakeholders abrangem: empregados, empregados em potencial e ex-empregados, sindicatos, fornecedores, intermediários, poderes públicos, comunidade, ONGs, fábricas, escritórios, ecologistas e grupos de interesse ambiental, etc.” (Waldyr G. Fortes) Stakeholders

68 2. Conhecer estratégias de relacionamento com os stakeholders - “Fundamentam-se os relacionamentos estratégicos quando a empresa tem capacidade de adaptar suas políticas e seus desempenhos às tendências emergentes, adiantando novos julgamentos sobre a sua personalidade social. Nesse papel renovado, será sensível às necessidades e às aspirações das pessoas, estará ligada aos valores humanos e vigilante às exigências por um melhor equilíbrio entre o homem e a natureza.” (Waldyr G. Fortes) Stakeholders

69 vídeo Vídeo 4

70 Roteiro 1. Gestor de comunicação 2. Processo de planejamento de comunicação social 3. Públicos 4. Identificação dos stakeholders

71 Objetivo Identificar o emprego da Comunicação Social no contexto das organizações

72 "A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer" Sócrates

73 2º Tenente REP Saulo Roberto de VARGAS Fone (61) 3966-9655 E-mail vargassrv@cecomsaer.aer.mil.br vargassrv@cecomsaer.aer.mil.br


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